You are on page 1of 13

UNIFACS EAD

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FRANCISCO DE SOUZA SANCHO

Camaçari 22 de outubro de 2010

Francisco de Souza Sancho 2ª ATIVIDADE DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES Camaçari 22 de outubro de 2010 .

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 PESQUISA SOBRE AS 4 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4 3 DESCRIÇÃO SOBRE OS PROFISSIONAIS DE RH 8 11 4 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 12 .

3 1 – INTRODUÇÃO Este trabalho vem com o intuito de esclarecer algumas das atividades dos profissionais da área de formação do cursando. onde resumidamente serão explanadas todas as responsabilidades deste tipo de profissional. . Serão também demonstrados nesta atividade os principais conceitos desenvolvidos pelos profissionais da área de RH. visando demonstrar como funcionam alguns tipos de atividades exercidas pelos profissionais da área de Administração. também uma das funções do profissional em Administração. demonstrando a importância deste no ambiente organizacional para a plena satisfação tanto dos empregados quanto dos interesses da empresa. mantendo um ambiente sempre estável e satisfatório para ambas as partes.

Segundo Daft (2006.  Possibilita a resolução antecipada de problemas e conflitos.  Possibilita um grau maior no acerto das decisões. trouxe uma remodelação dessas funções. controlar. Peter Drucker. ficando assim definido: planejar. Porém após as abordagens da teoria Neoclássica da Administração. p.4 2 – PESQUISA SOBRE AS 4 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Fayol foi um dos primeiros a definir as funções básicas da administração. organizar. principalmente quais são os seus propósitos e objetivos e como serão alcançadas as suas metas. Sendo assim pode-se definir mais precisamente o planejamento da seguinte forma: É um processo contínuo que consiste em um conjunto de ações integradas. O planejamento envolve principalmente quais são as decisões que serão tomadas no presente de modo que as metas e os propósitos sejam alcançados no futuro.  Produtos e serviços entregues conforme especificações e requisitos exigidos pelos clientes. coordenar e comandar (POCCC). segundo ele eram: planejar. dirigir e controlar (PODC). que atualmente se resume apenas em Dirigir. Estas quatro funções envolvem a organização com a finalidade de alcançar a eficiência e eficácia por meio da administração constituindo o processo administrativo. coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro.152) “é o ato de determinar objetivos e os meios de alcançá-los”. organizar. Vale ressaltar que nesta alteração houve uma transformação na abordagem referente a "coordenar e comandar". . Segue a finalidade de cada função: Planejamento: Define o futuro da empresa. onde um dos seus maiores contribuintes. Quais as vantagens de se realizar um planejamento bem sólido?  Controle apropriado.

. observa-se que organizar é o processo onde se dispõem dos recursos em uma estrutura que vise facilitar a realização de objetivos organizacionais. assim pode-se observar que organizar e planejar estão diretamente relacionados. pois envolve o ato de influenciar as pessoas para que se volte a trabalhar em conjunto para um objetivo em comum. Dirigir: É um dos processos mais importantes. são eles:  Nível institucional: Presidente e diretores. Apesar de ser uma das principais funções ela não se resume ao alto escalão das organizações.  Definir os níveis de autoridade: atribuindo a autoridade as pessoas seguindo a hierarquia e amplitude de controle. responsabilidades e autoridade se resumem. Organizar: Consiste em desenvolver os melhores métodos possíveis para usufruir dos recursos da organização. Assim.5 Enfim o objetivo do planejamento é evitar problemas na fase de execução.  Definição das responsabilidades: obrigações e deveres das pessoas envolvidas nas tarefas. não saberemos como nos organizar para chegar lá”. portanto ele é distribuído nos três níveis organizacionais. tanto recursos humanos quanto recursos materiais.  Nível intermediário: gerência. Segundo Montana e Charnov (2000) “se não soubermos para onde estamos indo. O processo de organização passa por cinto etapas:  Análise de objetivos: definir qual o principal objetivo da organização. minimizando a necessidade de revisão durante a execução.  Desenhar a estrutura organizacional: onde todas as decisões sobre a divisão do trabalho.  Divisão do trabalho. Esses métodos são desenvolvidos com o intuito de integrar se ao planejamento de forma a auxiliar no alcance dos objetivos e metas da organização.

de nível intermediário onde são realizados os controles orçamentários e de custos. . e não apenas nos comportamentos individuais. de nível institucional onde são realizados os balanços financeiros. prédios ou qualquer outra coisa. Segundo Chiavenato (1999.6  Nível operacional: supervisores. controle de lucros e perdas e análise de retorno sobre os investimentos. Controlar: O controle é uma forma sistematizada e estruturada de monitoramento para garantir que os processos e tarefas estão adequados ao plano desenvolvido para garantir os resultados e objetivos traçados pela empresa.  Função administrativa: parte do processo administrativo. Segundo McGregor o que faz a empresa funcionar.  Controle operacional. detectando possíveis falhas e irregularidades. é na verdade as pessoas.  Função de regulação: mantém o controle do fluxo e o funcionamento do sistema.  Controle tático. O controle se divide em três tipos:  Controle estratégico.633). mas é importante ressaltar que a direção é exercida sobre pessoas. entre outras. o controle tem várias formas de ser visto:  Função coercitiva e restritiva: tem a função de coibir. tecnologia. p. tais como: benchmarking. grupos e equipes. pois sem o fator humano nada disso consegue ser suficiente para atingir os objetivos. de nível operacional que é voltado às atividades em qualquer área funcional e aos recursos utilizados para sua realização. administração participativa. É importante ressaltar que foram desenvolvidas algumas teorias de gestão. empreendedora. sendo assim a melhor forma de direção é aquela que consegue reunir os recursos materiais e humanos para alcançar os objetivos da organização. delimitar e manipular as pessoas. pois sem o fator humano não basta ter equipamentos. a fim de corrigi-las a tempo.

7 O uso correto da função de controle é fundamental para assegurar que o que foi planejado será alcançado. .

onde foi definido um critério para seleção do funcionário.  Plano de cargos: nada motiva mais os funcionários do que saber que a empresa onde trabalha possui um plano de cargos. O RH é responsável.  Treinamento e desenvolvimento: é importante para a empresa não só ao contratar o funcionário. cuida das questões de admissão e demissão. das promoções. são essas as funções:  Planejamento: onde é discutido o processo de movimentação de pessoal dentro da organização. isso demonstra que se o funcionário tem um bom desenvolvimento nas suas atividades e este se mostrou capaz de exercer uma nova função. pode facilitar na escolha de um candidato ao cargo. pois são eles os responsáveis para demonstrar para a empresa e para o próprio funcionário que ele não é só mais um recurso da empresa. mas sim um bem muito valioso e que sem ele a empresa perde muito o seu potencial competitivo. se sentindo parte da organização.  Seleção: passo seguinte ao do recrutamento após a fase de recrutamento.  Recrutamento: que consiste em estabelecer um critério mínimo para seleção de funcionários. o profissional de RH tem estar atento na realização de entrevistas e testes do processo seletivo. Para isso o RH dispõe de várias funções que o auxiliam a manter os funcionários motivados. porém para isso é necessário reconhecer as necessidades de cada cargo e das especificações de cada tarefa. mas sempre estar realizando treinamentos para seus funcionários. pois . além de identificar os currículos de profissionais e suas capacidades. através do planejamento onde o RH pode identificar os currículos dos profissionais e suas capacidades. por exemplo.8 3 – DESCRIÇÃO SOBRE OS PROFISSIONAIS DE RH Os profissionais de RH possuem uma árdua tarefa. observando as qualificações e competências exigidas para o cargo. obedecendo às qualificações e competência necessária para desenvolver a nova atividade este pode estar se desenvolvendo dentro da empresa. em traçar o perfil do profissional que a empresa necessita desenvolver planos de treinamento e desenvolvimento.

serve para demonstrar ao funcionário que a empresa dá valor aos seus empregados. pois quando existe a transparência entre as informações dadas pela empresa o funcionário se sente mais seguro quanto ao seu futuro dentro da empresa. Além disso. pois é o principal motor da motivação dos funcionários. de forma a poder trabalhar em cima dos pontos fracos para que no futuro tenha uma oportunidade de crescimento dentro da empresa. pois se preocupa em mantê-los sempre atualizados quanto aos processos de produção. pois visa informar os funcionários sobre o cenário externo da empresa. mas sim de alguns benefícios cedidos pela empresa.  Avaliação de desempenho: tem como principal função a avaliação da qualidade do trabalho de cada funcionário. cláusulas contratuais e acordos sindicais. é de suma importância a área de RH levar muito a sério este quesito. as oportunidades de carreira dentro da empresa entre outras informações imprescindíveis para o bom desenvolvimento da organização. pois visa deixar o empregado empenhado em realizar as suas tarefas da melhor forma possível. os investimentos.  Benefícios: assim como a remuneração é muito importante para a motivação do funcionário os benefícios também devem ser levados em conta. pois um dos principais motivos de revolta de funcionários é a questão da remuneração. assim otimizando a produção da empresa. seguro de vida entre outros.9 estes se tornam cada vez mais qualificados e dessa forma desempenham melhor suas atividades.  Relações de Trabalho: Além de cumprir com as leis trabalhistas. através desta os funcionários têm como identificar seus pontos fracos e fortes. o profissional de RH deve trabalhar de forma a manter um . pois muitas vezes o funcionário não depende somente da remuneração. deve-se sempre levar em conta a atividade de cada profissional adequando a remuneração oferecida à atividade desenvolvida pelo empregado.  Remuneração: muito importante dentro do ambiente organizacional. os objetivos futuros da organização. mostrando o interesse em manter o funcionário dentro dos planos futuros da empresa. Este tipo de avaliação é muito comum ser realizados nos cargos de executivos dentro da organização. tais com: plano de saúde. Deve-se observar também a questão para pagamento de prêmios por desempenho.  Comunicação: é de suma importância dentro de uma empresa.

. stress e até mesmo acidentes.10 ambiente de trabalho agradável e confortável. reduzindo assim o risco de desmotivação. um time de assistentes sociais. Assim estes profissionais dispõem de técnicas como terapia em grupo. para que caso necessite oferecer assistência aos funcionários propicie o melhor serviço possível. evitando desconforto por parte dos funcionários.

foi visto também que existem vários setores onde o profissional pode atuar sendo estes de suma importância para a empresa e ou organização. Pode-se também perceber que vários níveis hierárquicos de uma organização podem sofrer conseqüências das decisões tomadas tanto nos níveis mais essenciais à produção quanto nos níveis responsável pelo gerenciamento da empresa.11 4 – CONCLUSÃO Ao término deste trabalho foi possível conhecer o perfil do profissional da área de Administração. . Também foram descritos nesta atividade as várias funções do profissional de Recursos Humanos dentro do ambiente organizacional e sua importância dentro da saúde empresarial e dos negócios da instituição. sendo este um grande responsável pelo desenvolvimento dos negócios da empresa. isto mostra que o profissional desta área deve estar preparado para assumir riscos e conseqüências de cada ação tomada dentro de um ambiente empresarial. pois como foi visto na atividade em um ambiente onde todos estão satisfeitos com suas atividades e seu ambiente de trabalho os negócios da empresa tendem sempre a manter um padrão de excelência ou até mesmo melhorar.

com/topico/60961/o-quee-planejamento->. 2010 SCRIBD. scribd.org/wiki/Administração>. 2010 .com/doc/8594846/Funcoes-Administrativas>. Disponível em: <http://www. 2010 VIA 6. Acesso em: 30 set.wikipedia. Disponível em: <http://www. Administração. Disponível em: <http:// pt. via6.12 5 – REFERÊNCIAS WIKIPEDIA. Acesso em: 30 set. Acesso em: 30 set. Rede social profissional. A enciclopédia livre.