You are on page 1of 3

REGRAS DE “S” NA TERCEIRA PESSOA NO PRESENTE O Present Simple (Presente Simples) em inglês é muito fácil de ser conjugado.

Para dizer " eu gosto" você dirá "I like"; para dizer "você gosta", é só dizer "you like"; para "nós gostamos", é só falar "we like"; e, para "eles gostam", "they like". Note que em português o final do verbo (-o, -a, -amos, -am) muda de acordo com a pessoa (eu, você, nós, eles). Já em inglês o verbo - no caso, like - continua o mesmo, a única coisa que muda é a pessoa (I, you, we e they).

Até aí tudo é simples e descomplicado. O problema é quando você tem de usar os pronomes he, she e it. Felizmente, não é tão complicado assim. O problema é que as pessoas costumam complicar! E quanto mais tentam simplificar, mais complicado fazem parecer. Pois bem! Se você tiver que dizer em inglês "ele gosta" ou "ela gosta", terá de dizer assim: • • he likes she likes

Observe que acrescentamos um 's' ao verbo like. Isto é preciso! Pois se trata da forma como eles conjugam os verbos no Present Simple para os pronomes he, she e it. Se você quiser dizer "ele escreve", basta pensar no seguinte: "ele" em inglês é "he", "escrever" é "write"; logo, coloque os dois juntos e lembre-se de colocar o 's' no final do verbo; assim, "he writes".

Esta regra vale para a maioria dos verbos em inglês - want, read, dance, tell, play, speak, talk, check, walk, work, sit, stay, run... Mas alguns verbos merecem atenção especial. Nada de mais! Nada de entrar em desespero, veja só:

1) Se o verbo terminar com as letras -o, -s, -ss, -sh, -ch, -x e -z você terá de acrescentar -es. Esta tal regra só vale para verbos que terminem com as letras -o, -s, -sh, -ch, -x e -z. Veja alguns exemplos: • • • • • • • I go > She goes I do > She does I miss > She misses I wash > She washes I watch > She watches I fix > She fixes I buzz > She buzzes

Os verbos usados acima terminam com as letras -o (do e go), -s (miss), -sh (wash), -ch (watch), -x (fix) e -z (buzz). Por isto receberam -es quando conjugados com she.

ficharionline.com O DO e DOES são verbos auxiliares. Verbos que terminem com vogal e 'y' prevalece a regra geral. que com estes pronomes vira 'has': • • • They have > He has We have > She has I have > He has De forma bem "simples" é isto! Mas tenha em mente que não é decorando regras como esta que você vai se tornar fluente em inglês. O DO E DOES são utilizados nas frases interrogativas para indicar que uma determinada ação está no tempo presente. she doesn´t ( = does not ) DO they like romantic movies? ( Eles gostam de filmes românticos ? ) Yes. acrescente apenas o ' s'.mundovestibular. As dicas acima valem para uma prova de inglês. Tem um verbo que tem forma própria para as terceiras pessoas do singular (he. she e it). • • • You stay > He stays You play > He plays You pray > He prays 3) Como não poderia deixar de ser. um concurso. they do // No. Somente depois de algum tempinho é que elas se tornam naturais e você as usa sem preocupação. Trata-se do verbo have. há uma exceção a tudo isto. I don´t (= do not ) DOES she work on Saturdays? ( Ela Trabalha aos sábados? ) Yes. um vestibular e coisas assim! Enfim. cry e outros .com. .2) Caso o verbo termina em uma seqüência de consoante e 'y' . prá que eles servem? Eles servem pra indicar em que tempo uma determinada conversa . Veja. they don´t ( = do not ) DOES he know my name? ( Ele sabe meu nome ? ) Yes. valem para o inglês escrito! Já para o inglês falado é preciso tempo para se acostumar com elas.br www.você deverá jogar o pobre do 'y' na lata do lixo e colocar '-ies'. Mas. hurry.exemplos são t ry. she does // No. he doesn´t ( does not ) Where DOES she live? ( Onde ela mora ? ) She liveS in São Paulo. Então observe os exemplos: DO you study English every day? ( Você estuda Inglês todos os dias? ) Yes. he does // No. Acesse: www. reply. I do // No. • • • • You try > He tries You reply > He replies You hurry > He hurries You cry > He cries Preste atenção ao fato de isto se aplicar apenas a verbos terminados em uma seqüência de consoante e 'y'. ou seja. Fluência vem com a prática! Com o tempo! Eu só me acostumei a usar estas regras aí naturalmente depois de um bom tempo estudando inglês. por exemplo está acontecendo.

assim como nas interrogativas . pessoa do singular em sentenças interrogativas e negativas. He doesn´t study English. Através dos exemplos acima. mas não se esqueça de colocar um S no verbo para indicar a 3a. acrescido do ” not ” ( = don´t ) O Does é um verbo auxiliar que indica presente. . observe os exemplos abaixo: I don´t study English. acrescido do ” not ” ( = doesn´t ) Nas respostas do tipo Yes/No. conclua: O Do é um verbo auxiliar que indica presente. pessoa do singular em sentenças interrogativas e negativas .então não se põe o S no verbos para a 3a. observe que você apenas precisa inverter o verbo auxiliar e o sujeito. pessoa do singular.Why DO you buy so many flowers? ( Por que você compra tantas flores ? ) Because I love flowers. // She doesn´t live in São Paulo. ações que expressam rotina e é usado para sujeitos que NÃO são 3a. Notou? Nas negativas. nada muda. Nas respostas completas. Para as sentenças completas negativas. // I don`t love flowers.ações que expressam rotina e é usado para sujeitos que SÃO 3a. quando afirmativas.o verbo auxiliar aparece. pessoa do singular.