You are on page 1of 8

A dissertação Profª.

Roziane Keila Grando Dissertar é expor algum assunto de modo sistemático, abrangente e profundo, oralmente ou por escrito; discorrer. (Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa) Nela, deve-se emitir opinião com clareza; Organizar ideias, fatos e argumentos. Estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Introdução: deve conter a ideia principal a ser desenvolvida. Desenvolvimento: é a exposição de argumentos que vão fundamentar a ideia principal. Conclusão: é a retomada da ideia principal, que deve aparecer de forma mais convincente, uma vez que já foi fundamentada durante o desenvolvimento. Cada parágrafo ao ser desenvolvido, deve ser organizado em torno de certas frases-básicas, que têm as suas funções originais: Tópico Frasal: é a frase inicial, desenvolvida a partir da temática da orientação. Para se achar a temática de uma orientação, basta resumir o conteúdo principal do tema apresentado. (quem é e o que é); Parte para o desenvolvimento: é desenvolvido a partir das respostas à pergunta "por quê é?", feita ao tópico frasal. Geralmente, um parágrafo se desenvolve com duas ou três dessas frases. Frase de Conclusão: fecha a ideia do parágrafo. Devemos levar em consideração nesse caso, em especial, o “para que?”. Esquema-Padrão Inicialmente, é preciso não confundir esquema com rascunho. É importante atentar para um fato: cada disse rtação, dependendo do tema e da argumentação, pede um esquema. Uma dissertação subjetiva, por exemplo, permite ao produtor do texto utilizar certos recursos que seriam descabidos numa dissertação objetiva. Esquema é um guia que estabelecemos para ser seguido, no qual colocamos em frases sucintas (ou mesmo em simples palavras) o roteiro para a elaboração do texto. No rascunho, vamos dando forma à redação, porque nele as ideias colocadas no esquema passam a ser redigidas, tomando a forma de frases até chegar a um texto coerente.
O primeiro passo para a elaboração de um esquema é ter entendido o tema proposto, pois de nada adiantará um ótimo esquema se ele não estiver adequado ao tema.

É fundamental que você perceba o seguinte: a divisão de um texto em parágrafos (cada um correspondendo a uma determinada ideia que nele se desenvolve) tem a função de facilitar, para quem escreve, a estruturação

fugindo-se um pouco dessa forma que lhe fornecemos. Conclusão Confirmação da tese Paralelo entre tese e antítese Consequências Perspectivas Afirmação ou tese É o seu posicionamento sobre o tema ou o título dado. É externar juízos de valor sobre um determinado acontecimento.coerente do texto e de possibilitar. Mas. apresente seu ponto de vista a respeito do tema. a quem lê. Introdução Afirmaçã o ou tese Argumento Argumento b. Diante de um título. recorrendo a conceitos abstratos. sua argumentação. os dados concretos da realidade. Desenvolvimento Argumento Fatos comprovados Fatos comprovado s Ou também: Contraargumentos Fatos comprovativos Fatos comprovati vos vos c. O esquema a seguir dá-lhe uma ideia mais objetiva de como é estruturado um texto. ou tema. se você deseja ter um texto diferente e mais criativo. Dissertar. Não existe é uma única forma de se estruturar um texto. uma melhor compreensão do texto em sua totalidade. defendendo-o baseados na literatura disponível para a área em questão. mas optamos pela mais objetiva para quem está no ambiente acadêmico. fenômeno social. neste sentido. pergunte-se: o que eu . fato. e em seguida. É aquilo que você acha do assunto em pauta. é interpretar e analisar. a. ou comportamento pessoal. na introdução.

ou o dado que faz com que você afirme algo sobre um determinado assunto. reação social e índice de variação do assunto. policial. Conclusão. Observe no exemplo dado: Por que eu afirmei que deve existir a fidelidade partidária? Baseado em que faço tal afirmação? Fatos Dados da realidade que fundamentam a argumentação. É preciso que o governo assuma verdadeiramente seu papel e crie mudanças de combate à violência. Parágrafo: localização de tempo e espaço. gerando grandes revoltas por parte da população. Localização de tempo e espaço. cada um com as funções abaixo: 1º. a sociedade paulista e também nacional se chocou com o comportamento de policiais militares que usaram do poder que lhes é peculiar. ou dissertação. é a resposta à pergunta: “por que eu acho isso?” ou “por que eu afirmei isso?”. A resposta a essa pergunta depende muito do conhecimento que você tem sobre o assunto. feita ao tópico frasal. apresenta um aumento assustador do índice de violência policial. Exemplo: O Brasil é um país em que nos últimos anos. Parágrafo: exemplificação. reação social e/ou nacional e o fato. A produção não deve ultrapassar dois parágr afos. Ou seja. Os fatos são resultantes da seguinte pergunta: “o que me comprova que deve haver a fidelidade partidária?”. Abrange ainda o "falar a respeito". Há cerca de dois anos. que pode ser in iciado a partir das ideias obtidas à pergunta "por quê?". 2º. Exemplo: Fidelidade Partidária Qual é a minha opinião sobre a fidelidade partidária? O que diz a Lei? Argumento É a causa do que foi afirmado. estude sobre os assuntos. é claro. sobretudo. Por isso. . Afinal as pessoas têm direito à uma vida mais digna e tranquila.acho disso? Qual é a minha opinião sobre tal assunto? A resposta será certamente a sua tese ou afirmação. é preciso preocupar-se com a função dos parágrafos. Os policiais atualmente são vítimas do desinteresse político que julga a preparação integral desses profissionais como uma atividade secundária. além. para torturar pessoas inocentes com o objetivo de tirar-lhes dinheiro. Evidencia seu ponto de vista direta ou indir etamente. da preocupação estética. Construção de Parágrafos Ao desenvolver uma redação.

a renda per capita fica . no texto dissertativo. o tópico frasal é enunciação argumentável. supõe desdobramento ou explicação. e que não se pode exigir mais do que é esperado. O modo de tratar o cavalo parece rude. a maioria do povo ganha menos. uma prova. em especial das conjunções que explicitam as relações entre as ideias expostas. quando e quanto exigir do cavalo. Portanto. que dirige a atenção do leitor diretamente para o tema central. Como o enunciado da tese. A ideia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo. O TÓPICO FRASAL _______________________________________________________________ A ideia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal (também chamado de frase-síntese ou período tópico). O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos. conhece as qualidades e defeitos do animal. dele nascem outros períodos secundários ou periféricos. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo. o tópico frasal ajuda o leitor a agarrar o fio da meada do raciocínio do escritor. Quando se lança mão de uma figura de linguagem. a elaboração de um texto dissertativo não estar centrada na “função poética da linguagem” e sim na colocação e na defesa de ideias e na forma como essas ideias são articuladas. ela deverá sempre ser utilizada com valor argumentativo. Embora a renda per capita brasileira seja estimada em U$$2. que contém a frase-chave. muitos nordestinos recebem a metade do salário mínimo. seguida de outros períodos que explicam ou detalham a ideia central. ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo. que vale U$$112 mensais. prevalece o sentido denotativo das palavras e a ordem direta das orações. o tópico frasal é enunciação. A maioria dos trabalhadores ganha o salário mínimo. exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo. Exemplos: Ao cuidar do gado. Assim. como um instrumento a mais para a defesa de uma determinada ideia. a coerência das ideias e a utilização de elementos coesivos. mas o vaqueiro jamais é cruel. detalhes. enquanto uma minoria ganha dezenas ou centena de vezes mais.E a linguagem? Quanto à linguagem. A distribuição de renda no Brasil é injusta. ou a ideia central com o potencial de gerar ideias-filhote.000 anuais. sabe onde. Ele sabe como o animal foi domado. o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. Também são muito importantes. ele é o período mestre. Dividindo essa pequena quantia por uma família onde há crianças e mulheres. o tópico frasal introduz o assunto e o aspecto desse assunto. como a tese. afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação. como a tese.

o xadrez pode ilustrar o fato de que. O contraste entre o pouco que muitos ganham e o muito que poucos ganham prova que a distribuição de renda em nosso país é injusta. dois seres.. sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho. Veja o exemplo: Embora a vida real não seja um jogo. ou U$$ 120. apesar das críticas que recebe. dali em diante. por meio de filmes. seja por meio de contrastes das diferenças. Tópico frasal desenvolvido por descrição de detalhes É o processo típico do desenvolvimento de um parágrafo descritivo: Era o casarão clássico das antigas fazendas negreiras. cursos. diversão. Assobradado.000 mensais. ainda. não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. através de programas de entretenimento (shows. Trata-se de estabelecer um confronto entre duas ideias. dois fatos. de pedra até meia altura e. sem reavaliar as constantes mudanças da situação geral. Por que isso acontece de maneira tão generalizada? Porque.. No xadrez. cada jogada depende da resposta à anterior. erguiase em alicerces o muramento. As adivinhações agradam particularmente às crianças. de pau-a-pique (. tem trazido muitos benefícios às pessoas. pois o jogador não pode seguir seu planos sem considerar os contra-ataques do adversário. debates. com alpendre e parapeito desgastado. mas algo muito sério. da experiência infantil de conquista da . a renda diminui um pouco mais. cultura. competições esportivas). representam a forma concentrada. Tópico frasal desenvolvido por enumeração. tais como: informação. mais ou menos.ainda mais reduzida. seja do paralelo das semelhanças. O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido.(Monteiro Lobato) Tópico frasal desenvolvido por confronto. na medida em que se apresentam. numa relação entre pais e filhos. senão será prontamente abatido. adaptado) Tópico frasal desenvolvido por razões No desenvolvimento apresentamos as razões. quase simbólica.) À porta da entrada ia ter uma escadaria dupla. os motivos que comprovam o que afirmamos no tópico frasal.000 anuais. por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo. (Bruno Betelheim. outras ganham muito mais. Exemplo: A televisão. contando-se o número de desempregados. Há pessoas que ganham cerca de U$$10.

de figuras indecifráveis. apregoando o sonho de uma vida mais justa. 1ª edição. pedem-nos que “sejamos realistas. 4ª edição. exijamos o impossível”. para ela. adaptado) Referências FIGUEIREDO. por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado. a emoção da procura da surpresa. persuadir e ensinar. Brasília. A Redação pelo Parágrafo. de evasão. Estudos de Redação. EXERCÍCIOS SOBRE PARÁGRAFO Alguns jornais em circulação no país julgam que parágrafos muito longos causam cansaço no leitor. por brincadeira. Para uma criança. nas teorias de filósofos e cientistas sociais que. Editora UnB. convencê-lo a adquirir certo produto. 1995. Escrevendo Melhor. Luiz Carlos. Isso tem sua parcela de verdade. Netto. adaptado) Tópico frasal desenvolvido pela exemplificação Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico frasal por meio de exemplos: A imaginação utópica e inerente ao homem. sempre existiu e continuará existindo. divertir. São Paulo. Editora Ática. como remédio para tal problema. Porém. de acontecimentos incompreensíveis. (Samuel P. relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração. (Gianni Rodari. 1ª edição. Douglas.realidade. A primeira diz respeito à difusão de notícias. TOFANO. A terceira procura persuadir o indivíduo. adaptado) Tópico frasal desenvolvido por análise É a divisão do todo em partes. Sua presença é uma constante em diferentes momentos históricos: nas sociedades primitivas. sob a forma de lendas e crenças que apontam para um lugar melhor. (Teixeira Coelho. 8ª série. A própria presença da criança no mundo é. uma adivinhação a ser resolvida. nas formas do pensamento religioso que falam de um paraíso a alcançar. 1995. de divertimento por parte do público. A quarta é realizada de modo intencional ou não. Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar. orientam seus redatores a prepararem seus textos com parágrafos . São Paulo. Dileta. Editora Moderna. DELMANTO. o mundo está cheio de objetos misteriosos. 1996.

mas de maneira bem sintética para que ele possa caber logicamente num único parágrafo. vá para o item 3): a) Quantos períodos1 você utilizou? _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ b) Todos eles referem-se ao tema? _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ c) Qual deles representa melhor o sentido do parágrafo todo? _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ d) Os demais períodos referem-se ao principal? Como? 3. Releia o parágrafo que escreveu e tente responder às questões seguintes (se tiver dúvidas.: O povo anseia que haja uma eleição justa. Redija um parágrafo sobre o maior problema do país. podendo ser: • Simples: Quando constituído de uma só oração (um verbo).cuja extensão não ultrapasse um certo limite de linhas. Na verdade. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________. Faça os seguintes exercícios. 1. Ex. Procure escrever de acordo com o que é pedido e aprenda a avaliar seu próprio parágrafo. • Composto: Quando é constituído de duas ou mais orações(mais de dois verbos). Desenvolva o tema em três períodos no mínimo. observe o seguinte exemplo: 1 O período é uma frase que possui uma ou mais orações. o que faz com que certos blocos de ideias que deviam formar parágrafos. Se você não entendeu essas questões. Ex. pois a última obviamente não o foi. procurando deixar sua ideia o mais clara possível. 2. na sua opinião. . deve-se paragrafar um texto de acordo com seu conteúdo. sejam inadequadamente separados.: João ofereceu um livro a Joana.

Refaça."A educação é o principal problema do Brasil. no exemplo dado acima. Para um país progredir. o tópico frasal seja o primeiro período do parágrafo — mas isso não é regra absoluta. porém. como no exemplo dado. Redija agora um parágrafo sobre carnaval. No nosso país. o item 2. a merenda é eventual. _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Perceba que. este sistema está falido: as escolas são mal aparelhadas. é o mais importante: os outros existem apenas como referência a ele (reveja o item d acima). É recomendável que. c) O primeiro. é preciso um bom sistema educacional. O quarto explica por que a educação é ruim em nosso país. E. para haver um povo assim. Releia o parágrafo que escreveu e observe: a) Que aspecto do tema você destacou? _____________________________________________________________________ b) Todos os períodos referem-se a esse aspecto? _____________________________________________________________________ c) Qual deles é o tópico frasal? _____________________________________________________________________ d) Os demais períodos referem-se ao tópico frasal? Como? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________ . os professores recebem pouquíssimo". d) Sim. é necessário um povo educado e consciente. que representa melhor o sentido do parágrafo todo. se necessário. 4. b) Sim. Esse período de maior importância é chamado de tópico frasal. a) Quatro. Ache seu tópico frasal e experimente colocá-lo no início do parágrafo. o primeiro período. O segundo e o terceiro explicam por que a educação é importante para um país.