You are on page 1of 1

MATRIZ DO 5º TESTE DE FILOSOFIA – 11ºANO / Duração: 90 minutos / Ano lectivo: 2010/2011 2011 / Professora: Sara Raposo Conteúdos

1. A ciência. 1.1. A distinção entre senso comum e conhecimento científico. 1.2. Os problemas da demarcação e do método científico. 1.3. A perspectiva de Popper sobre a evolução da ciência e a objectividade do conhecimento científico. 2.O problema filosófico do sentido da vida. 2.1. As perspectivas subjectivista e objectivista. 2.2. O sentido da vida e a questão da transitoriedade.

Objectivos
1. Caracterizar o conhecimento nhecimento vulgar (senso comum) e o conhecimento científico. 2. Identificar exemplos de conhecimentos do senso comum e científicos. 3. Esclarecer porque motivo as crenças do senso comum possuem mais estabilidade do que as teorias científicas. 4. Comparar, a partir da análise de exemplos, as explicações do senso comum e as explicações científicas. 5. Formular o problema da demarcação. 6. Conhecer dois critérios para justificar o carácter científico das teorias : a verificabilidade e falsificabilidade. itérios à análise de exemplos. 7. Aplicar estes dois critérios 8. Conhecer as principais objecções ao critério de verificabilidade. 9. Explicar o critério da demarcação demarcação, defendido por Popper a partir da análise de casos concretos. concretos 10. Identificar proposições e teorias falsificáveis e não falsificáveis. 11. Conhecer a noção de corroboração. 12. Caracterizar a perspectiva indutivista do método científico. 13. Caracterizar a perspectiva falsificacionista do método científico. 14. Comparar as perspectivas do indutivi indutivismo smo e o falsificacionismo quanto ao método científico. 15. Apresentar duas objecções à perspectiva indutivista e duas objecções à perspectiva falsificacionista do método científico. 16. Descrever, segundo Popper Popper, a evolução da ciência. 17. Esclarecer a posição de Popp Popper quanto à objectividade do conhecimento científico e à verdade. 18. Distinguir a abordagem filosófica da questão do sentido da vida da do senso comum. 19. Discutir se a reflexão sobre o sentido da vida tem alguma importância na vida prática. 20. Comparar as respostas s dadas pelas teorias subjectivistas e objectivistas ao problema filosófico do sentido da vida. 21. Dar exemplos concretos que ilustrem as respostas das por ambas as teorias. 22. Esclarecer em que consiste o “paradoxo do hedonismo”. 23. Relacionar a questão do sentido da vida com a transitoriedade. 24. Conhecer diferentes respostas ao problema de saber se a transitoriedade retira o sentido àvida. 25. Defender, com os argumentos estudados nas aulas ou outros, uma posição pessoal em relação ao problema filosófico do sentido da vida.

Tipo de questões
- Escolha múltipla. - Itens Verdadeiros/falsos. - Identificação e análise de exemplos.
- Análise e interpretação textos.

- De resposta(s) curta(s). - De resposta extensa e orientada.
---------------------------Manual: - págs. 171 à 175; 185 à 208; 295 à 303.

Posts do Blogue Dúvida Metódica nas etiquetas: - Senso comum; - Ciência; - Filosofia da ciência; - Sentido da vida.

Bom Trabalho!