You are on page 1of 4

TGA Questionrio Captulo 4 01 - Porque a teoria clssica conhecida como teoria de cima para baixo e a Administrao Cientfica de baixo

o para cima? A teoria clssica se inicia no topo da pirmide com escala hierrquica centralizada e pega toda a estrutura organizacional,distribuindo as responsabilidades na forma escalar. A administrao cientfica concentra-se na base da pirmide, na parte operacional. 02 Explique as seis funes da empresa segundo Fayol: 1. Funes tcnicas, produo de bens ou de servios da empresa. 2. Funes comerciais, compra, venda e permutao. 3. Funes financeiras, procura e gerncia de capitais. 4. Funes de segurana, proteo e preservao dos bens e das pessoas. 5. Funes contbeis, inventrios, registros, balanos, custos e estatsticas. 6. Funes administrativas, uni e harmoniza as outras funes. 03 Quais as funes do administrador? Prever. Visualizar o futuro e traar o programa de ao. Organizar. Constituir o duplo organismo material e social da empresa(manter a estrutura humana e material). Comandar. Dirigir e orientar o pessoal. Coordenar. Ligar, unir, harmonizar todos os Controlar. Verificar que tudo ocorra de acordo com o previsto. 04 Explique a proporcionalidade das funes administrativas: No se concentra s no topo da escala, mas distribuda proporcionalmente por todos os nveis hierrquicos. 05 Qual a diferena entre administrao e organizao? Administrao um todo do qual a organizao uma das partes. 06 Diferencie os dois significados do termo organizao: Organizao como unidade ou entidade social e organizao como funo administrativa. 07 Explique a diviso do trabalho de acordo com Fayol: Consiste na especializao e na diferenciao das tarefas. 08 Diferencie autoridade e responsabilidade: Autoridade o direito de dar ordens e ser obedecido. Responsabilidade o dever de prestar contas.

09 Relacione disciplina e unidade de comando: Unidade de comando. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. o princpio da autoridade nica. Disciplina. Depende de obedincia, aplicao, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. Relao: Tem que ter obedincia para realizar as ordens. 10 Estabelea uma relao entre centralizao e cadeia escalar: Centralizao: concentrao da autoridade no topo da hierarquia da organizao. Cadeia escalar: a distribuio de autoridade e responsabilidade em nveis hierrquicos. 11 Relacione estabilidade de pessoal e remunerao de pessoal: Estabilidade do pessoal. A rotatividade do pessoal prejudicial para a eficincia da organizao. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa. Remunerao do pessoal. Deve haver justa e garantida satisfao para os empregados e para a organizao em termos de retribuio. Relao: A remunerao atribuda aos trabalhadores deve ser justa e proporcional aos seus esforos. 12 Porque Fayol dizia que deveria existir uma subordinao dos interesses individuais ou gerais? Os interesses da empresa devem estar em primeiro lugar, ou seja, sobrepor-se aos interesses particulares. 13 Explique ordem, equidade e iniciativa: Ordem. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. a ordem material e humana. Equidade. Amabilidade e justia para alcanar a lealdade do pessoal(direitos iguais). Iniciativa. A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso. 14 Diferencie as divises em que pode acontecer a diviso do trabalho: Vertical: Nveis de autoridade e responsabilidade na escala hierrquica. Horizontal: Diferentes nveis de atividade desenvolvidas na departamentalizao. 15 Qual a diferena entre rgos de linha e rgos de staff? rgos de linha: Seguem rigorosamente o princpio escalar , a linha hierrquica. rgos de de staff: Prestam uma assessoria e no tem autoridade de comando e sim autoridade especialista. 16 O que organizao linear? Apresenta uma forma piramidal e segue uma superviso linear baseada numa unidade de comando.

organizao,

ou

seja,

17 Diferencie a teoria clssica de Fayol com a administrao cientfica de Taylor: Teoria clssica: Dava nfase a toda estrutura organizacional. Administrao cientfica:dava nfase a execuo das tarefas (tempos, movimentos..).

TGA Questionrio Captulo 5 01 - Quais as origens da teoria das relaes humanas? 1.A necessidade de humanizar e democratizar a administrao; 2.O desenvolvimento das cincias sociais e humanas; 3.As concluses da experincia de Hawthorne; 4.As ideias filosficas pragmticas de John Dewey e da psicologia de Kurt Lewin. 02 Explique resumidamente a experincia de Hawthorne: Foi o estudo baseado em alteraes do ambiente de trabalho para observar o comportamento dos funcionrios. 03 Porque dizemos que o nvel de produo resultante da integrao social dos empregados? Porque quanto mais integrados os funcionrios estiverem, maior a disposio para o trabalho. 04 Explique o comportamento social dos empregados: Trabalhadores no agem ou reagem isoladamente como indivduo, mas como membros de grupos. 05 O que so grupos informais? So grupos que constituem a organizao humanada empresa, ou seja, grupos espontneos de pessoas que formam as organizaes informais. 06 Qual a importncia do contedo do cargo para Elton Mayo? A maior especializao do trabalho no a forma mais eficiente de diviso do trabalho porque no cria a organizao mais eficiente. O que influencia a moral do trabalhador o contedo e a natureza do trabalho. 07 Diferencie as funes bsicas da organizao: Funo econmica: Relacionada com a produo de bens e servios. Funes sociais:Relacionada com a satisfao dos participantes. 08 Em que podemos observar a aplicao da experincia de Elton Mayo nas organizaes de hoje? A jornada de trabalho tem que ter intervalo para incentivar o funcionrio. Os grupos informais, a preocupao que as empresas tem com a fadiga.

09- Faa um comparativo entre Teoria Clssica e a Teoria das relaes humanas: Teoria Clssica:Observa a estrutura da empresa. Teoria Relaes Humanas: Observa o aspecto humano das organizaes.

You might also like