You are on page 1of 8

ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL CAMINHOS DE IRACEMA José de Alencar o escritor mais importante do Brasil.

Nascido em Messejana - Fortaleza, no Estado do Ceará, em 1º de maio de 1829. Aos 8 anos de idade sua família, muda-se para o Rio de Janeiro, onde se gradua como advogado e começa sua atividade como escritor, romancista e teatrólogo escrevendo e publicando 16 livros, 7 peças de teatro, 3 críticas e textos para vários jornais. Destaque para a obra indianista Iracema – Lenda do Ceará lançada no ano de 1865, tornando-se o maior romancista brasileiro, segundo Machado de Assis. Foi para homenagear este autor e, por extensão, o escritor romancista cearense, é que um grupo de profissionais deu o nome de Caminhos de Iracema a ONG CAMINHOS DE IRACEMA, fundada em 17 de setembro de 2009 na cidade de Fortaleza, por uma equipe multidisciplinar, na qual fazem parte escritores, editores, turismólogos, educadores patrimoniais, produtores culturais e arte educadores além de músicos e artistas plásticos, eles. A Ong Caminhos de Iracema se propõe a criar projetos, programas e roteiros nas áreas da educação, cultura, meio ambiente, turismo, urbanismo, empreendedorismo e de inclusão social. Tem como finalidade precípua, a promoção da cultura cearense, criação de projetos de educação patrimonial e de incentivo ao turismo cultural na região, além da elaboração e administração de rotas e roteiros turísticos culturais e ambientais. Nosso público alvo é o cidadão cearense nas diferentes faixas etárias, com ênfase as crianças, jovens, público da terceira idade e pessoas com deficiências físicas. Desenvolvemos também ações turísticas direcionadas aos visitantes nacionais e internacionais que visitam Fortaleza. ENDEREÇO: ONG – Caminhos de Iracema CNPJ 11.263.466/0001-04 Rua Leandro Monteiro, 2897 – Benfica Cep 60025-200 Fortaleza - Ceará CONTATO: TEL (85) 3237.2687 – 88359915 - 85049318 e-mail: caminhos de Iracema@yahoo.com.br caminhosdeiracema@bol.com.br Face Book: Caminhos de Iracema

.SETFOR contribui com o fortalecimento da identidade cultural da população de Fortaleza e incrementou o setor do turismo com mais uma opção diferenciada e inclusiva na capital.PRINCIPAIS PROJETOS E AÇÕES EXECUTADAS Roteiro Caminhos de Iracema . pelos monumentos e equipamentos culturais alusivos ao escritor (Praça e Monumento de José de Alencar. Fly com a roteirização Caminhos de Iracema e camisas do passeio) A ONG Caminhos de Iracema e a Secretaria do Turismo de Fortaleza . O roteiro passou pelos principais bairros e logradouros históricos da capital (Barra do Ceará.) além da visitação às cinco estátuas da índia “Iracema – a virgem dos lábios de mel”. a Casa de José de Alencar. . o Teatro José de Alencar.. Centro. Revistinha em quadrinhos. O Roteiro Caminhos de Iracema possibilitou aos fortalezenses o conhecimento da vida e a obra do escritor cearense José de Alencar (18291877) nascido em Messejana e de sua personagem mais famosa – a índia Iracema. no período de 22 de março a 13 de abril de 2011. No evento realizado pela ONG foram idealizadas peças didáticas promocionais (Livro de Iracema – Lenda do Ceará .Fortaleza A Prefeitura Municipal de Fortaleza através do Orçamento Participativo . tendo como ponto de partida a capital alencarina. Mucuripe. direcionados as comunidades das 06 Secretarias Regionais Executivas. O Projeto lançado em parceria ONG Caminhos de Iracema em Fortaleza irá também contribuir para o fortalecimento da rota Caminhos de Iracema em 80 municípios do Estado do Ceará. Praia de Iracema. Messejana e Parangaba). criação da personagem infantil Aracê. romance criado em 1865. possibilitou a execução de 22 passeios culturais pelos bairros da capital.OP e da Secretaria do Turismo de Fortaleza – SETFOR.

cursos profissionalizantes. A convite da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará – SETUR. uma ação cultural somando-o às tentativas de promoção e divulgação da cultura do caju no estado do Ceará. pelo Ministério do Turismo – Mtur. no 6º Salão de Turismo de São Paulo. Foram 11 passeios desenvolvidos no mês de julho de 2011. O projeto será dividido em vários segmentos e etapas desde projetos de educação patrimonial nas escolas. Roteiro Caminhos de Iracema .Projeto Amar Fortaleza O projeto Amar Fortaleza realizado pelo Instituto Semeando e promovido pela SETFOR possibilitou a roteirização do Caminhos de Iracema. O roteiro foi lançado coo uma das Rotas Brasileiras Oficiais da região Nordeste. o Projeto Caju Cultura. O projeto foi implantado no Shopping Benfica e .Mtur e o roteiro Caminhos de Iracema tornou-se um dos oficiais do Ceará . Fomos convidados para participar em 2011 do Salão de Turismo em São Paulo do Ministério do Turismo .presentes do Guia Roteiros do Brasil – Ceará pela Secretaria do Turismo do estado do Ceará – SETUR. Projeto Cajucultura Em 2010 a ONG Caminhos de Iracema e o Museu do Caju do Ceará – MCC lançou no Shopping Benfica. implantada como roteiro nacional. Roteiros do Brasil No ano de 2011 o Roteiro Caminhos de Iracema foi escolhido pela Secretaria de Turismo do Estado do Ceará – SETUR como uma das rotas inovadoras para a região. teatralização e a roteirização pelos principais atrativos culturais e naturais dos 80 municípios que fazem parte da rota no estado.Ceará Desde o início de 2012 tramita na Secretaria do Governo do Estado do Ceará – SETUR e no Ministério do Turismo – Mtur o Projeto Caminhos de Iracema para as cidades do interior do Estado do Ceará. o roteiro Caminhos de Iracema passou a ser uma das rotas turísticas oficiais do estado. com um público médio de 30 pessoas entre cidadãos cearenses e turistas por ônibus – Cerca de 330 pessoas beneficiadas. oficinas de artes e artesanato.

desenho animado para a promoção e divulgação da nova rota turística cultural do Ceará. o pop urbano em suas proliferações. criação da personagem infantil Aracê. literatura escrita por índios. a fotografia em seu constante estado atual de reinvenção. as artes plásticas em suas desmesuras. Curta Metragem de Animação A Ong Caminhos de Iracema e o Shopping Benfica no ano de 2010 apoiaram a criação do filme “ Urso Despolar”. Projeto Revista Arraia Pajeurbe Em 2010 a ONG Caminhos de Iracema ganhou um prêmio do Ministério da Cultura – MINC pela criação e produção da Revista Arraia Pajeurbe.atendeu um público médio de 1.Aracê. com a venda de variados produtos derivados da fruta.colaborativa de literatura e artes interligadas. Revistinha em quadrinhos . A revista foi elaborada pelo . É uma revista de papel. O criador e diretor da obra Maxwell Nascimento Duarte nascido em Fortaleza CE em 26\09\80 que conseguiu alcançar sua estréia com esse projeto e também ser o único do nordeste a ser selecionado entre os 10 melhores do edital do Ministério da Cultura e Ministério do Meio Ambiente.000 pessoas dia durante um mês. com interface eletrônica como uma nova plataforma “criática” de expansão . um espaço de convivência coletiva com incontáveis colaboradores abarcando a literatura em seus diferentes modos de ser. árvore cajueiro. Fly com a roteirização Caminhos de Iracema e camisas do passeio) Filme Desenho Animado Aracê A Ong Caminhos de Iracema e Nuca da Universidade Federal do Ceará – UFC está produzindo um filme . Produção de Peças promocionais e didáticas No evento realizado pela ONG foram idealizadas peças didáticas promocionais (Livro de Iracema – Lenda do Ceará. Houve a instalação de um stand estilizado em formato de caju. a cultura tradicional popular em suas radicidades. uma obra cinematográfica de curta metragem de animação com a temática ambiental: “Aquecimento Global e Mudanças Climáticas” que foi selecionada no edital pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério do Meio Ambiente.

dotada do acervo completo da obra indianista do escritor. Projeto de Oficinas de Qualificação para os Profissionais do Trade Turístico e Estudantes de Turismo de Fortaleza O projeto tem o objetivo de promover oficinas de qualificação com a temática do Projeto Caminhos de Iracema direcionadas ao trade turístico da capital . situada no espigão das Avenidas Rui Barbosa com a Beira Mar. As oficinas foram feitas em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico – SDE e o Programa Diferenciart. bem como réplicas dos monumentos e demais souvenirs alusivos a obra do autor em Fortaleza. No local também será instalada a 2ª Estátua do escritor José de Alencar em Fortaleza. Salienta-se também a necessidade de implantação de uma Oca Turística Cultural localizada na Praia de Iracema.escritor renomado Carlos Emílio Correia Lima e produtor cultural e editor Luiz Carlos Falcão Lordelo – presidente da ONG. Customização de bolsas. Em 2012 foi lançado a Revista Arraia Pajeurbe em algumas capitais brasileiras São Paulo.DIFERENCIART O projeto realizado em 2011 teve como objetivo promover oficinas de qualificação com a temática do Caminhos de Iracema para as pessoas com deficiência da cidade atendidos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. sobre os temas (atrativos históricos e culturais dos bairros contemplados no roteiro e a vida e a obra Iracema do escritor José de Alencar).para estudantes e profissionais de turismo. em 19 tótens de 3 metros por 1 de largura. Foram trabalhadas as oficinas de designer do artesanato coma temática Iracema. O lançamento oficial da revista será na FUNART de São Paulo em junho de 2012. da obra Iracema de José de Alencar. A Ong . O espaço cultural poderá ser gerenciado pelo Projeto Caminhos de Iracema.e bio joias. São realizadas aulas de campo. passeios na capital. trabalhos em biscuit miniaturas de Iracema . na integra. Projeto de Oficinas de Artesanato para o Público de Deficientes Físicos . aproveitando a requalificação da orla marítima da cidade. Fortaleza Rio de Janeiro etc. o maior livro urbano do mundo. Livro Urbano Iracema Em 2010 a ONG Caminhos de Iracema concebeu para a cidade de Fortaleza a publicação. As oficinas são feitas desde 2009 com estudantes de turismo da capital.

Planejamento da Cidade de Fortaleza para a Copa do Mundo de 2014 A Ong Caminhos de Iracema participou do seminário no ano de 2012 nas temáticas de turismo e cultura. Passeios Turísticos e Culturais pela cidade de Fortaleza Oferecemos a comunidade e aos turistas passeios culturais completos pela cidade de Fortaleza.Itarema I Seminário da Secopa . Santo Antônio dos Pitaguaris . Órgão ligado a Prefeitura Municipal de Fortaleza. edições do romance. São palestras.Maracanaú e Tremembés . Tapeba . A aula de campo finaliza a campanha na escola. Visita as Etnias Indígenas do Ceará Desde 2009 a Ong Caminhos de Iracema faz visitas as principais etnias indígenas do Ceará com o objetivo de incluir as comunidades na roteirização. peças indígenas e apresentação do Filme Iracema da Embrafilm.Caucaia. Das 13 etnias 04 foram visitadas: Jenipapo Kanindé Aquiraz. Em 2012 a ONG Caminhos de Iracema passa a ser uma das representantes da Comissão de Cultura e Turismo da Fundação Cultural de Fortaleza – FUNCET. exposições fotográficas.aguarda a parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico – SDE e o Banco do Nordeste do Brasil – BNB. . O Projeto Caminhos de Iracema foi uma das ações escolhidas pelos representantes as sociedade civil e pública para a Copa do Mundo de 2014. São cerca de 20 atrativos entre monumentos e equipamentos culturais alusivos ao escritor José de Alencar e a personagem Iracema que são visitados no roteiro. Campanha: Caminhos de Iracema nas Escolas Desde 2009 a ONG Caminhos de Iracema oferece as escolas públicas e particulares uma Campanha de Sensibilização sobre a Obra literária Iracema – Lenda do Ceará.

Com o apoio da Ong caminhos de Iracema o vereador elaborou o projeto de lei nº 0091/2011 que oficializa a personagem Iracema. Projeto de Lei Nº 9884 do dia 30 de dezembro de 2011 Plano Estadual da Cultura A Ong Caminhos de Iracema participou no dia 20 e 21 de fevereiro de 2013 do Seminário de Validação do Plano Estadual da Cultura (PEC). O Seminário faz parte das atividades de implantação do Sistema Estadual de Cultura do Ceará. sociedade civil organizada. Na audiência houve a participação de mais de 500 pessoas.Audiências Públicas solicitadas pela ONG Caminhos de Iracema No ano de 2011 foi realizada na Faculdade Ateneu uma Audiência Pública do Projeto Caminhos de Iracema liderada pelo represente da Câmara Municipal o Vereador João Alfredo – Psol. OFICIALIZAÇÃO DO ÍCONE IRACEMA Projeto de lei A ONG Caminhos de Iracema viabilizou a criação do ícone da cidade de Fortaleza através da Câmara Municipal – Autor da Lei Vereador Guilherme Sampaio – PT e sancionada pela Prefeita Luizianne de Oliveira Lins. . promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará – SECULT.SECULTFOR para elaboração e definição do Plano Municipal de Cultura. criada pelo escritor José de Alencar. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara de Fortaleza na sessão do dia 14 de dezembro. O objetivo de apresentar e discutir as estratégias que irão nortear as políticas culturais para os próximos dez anos. entre políticos. como ícone cultural da Capital. ongs e poder público municipal com olhos voltados para uma mesma causa: a construção participativa do Sistema Municipal de Cultura. estudantes de turismo e população em geral. Em de fevereiro de 2011 houve a audiência pública sobre o Projeto de Lei para criação do Dia de Iracema – 01 de maio e Iracema como ícone cultural da cidade pelo Vereador Guilherme Sampaio do PT. que representa uma das principais demandas da Secretaria. Em 2012 da audiência pública realizada na Câmara Municipal e promovida pela Secretaria da Cultura . O projeto Caminhos de Iracema foi também colocado em pauta. A Classe artística.

disponibilizou o apoio técnico ao Programa Fortaleza a Pé. turismo e cultura no estado do Ceará... Museu do Caju do Ceará – MCC Desde 2009 a ONG Caminhos de Iracema vem apoiando as ações culturais do projeto Museu do Caju do Ceará – MCC instalado em 2007. criado no ano de 1995. Expoece. no município de Caucaia. entidade ligada a cultura.PARCERIAS CULTURAIS Programa Fortaleza a Pé Em 2009 a ONG Caminhos de Iracema. além de roteirizar todos os bairros tradicionais da cidade. Feiras e Eventos ligados a Cajucultura Desde 2009 a ONG Caminhos de Iracema participa de vários eventos ligados a área da cajucultura. O programa possui cerca de 10 roteiros no Centro antigo da capital. . O veículo FUSCAJU é utilizado para promover e divulgar a cultura do caju e o Museu do Caju do Ceará. projeto pioneiro de educação patrimonial do Centro de Fortaleza. sob a direção do turismólogo e educador Gerson Linhares. Frutal. Destaque para os principais eventos Cajunordeste. que vem fortalecendo a cultura do caju através de um espaço alusivo a fruta típica do Ceará.