You are on page 1of 4

Acadmica: Marisoni dos Santos Professor-Tutor Externo: Reguita Krger Cunha Centro Universitrio Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Licenciatura

em Pedagogia (PED 0271) 20/11/12


1 INTRODUO Este trabalho nos proporcionou entender a importncia do tema debatido (Ludicidade no processo de incluso) na educao infantil e possibilitando a busca de maior conhecimento em relao a esse tema, que se subdivide em tantos aspectos. A Ludicidade tem como objetivo tornar certas abordagens e certos procedimentos mais leve e assim ocorre com a incluso tambm, pois as crianas da educao infantil, podem aprender, aceitar e respeitar as mais diferentes realidades e situaes atravs de brincadeiras e de uma forma ldica. Aprendendo a se comunicar, partilhar e construir vises do mundo baseadas no respeito diversidade. com base nesta perspectiva que este trabalho est organizado.

2 A EXPERINCIA Antes do estgio estivemos na Creche para um perodo de 04 horas, fazendo a observao. Na oportunidade fomos muito bem recebidas pela Diretora da Creche, que nos apresentou todo o espao fsico que a instituio dispe. A creche apresenta um espao fsico bem grande, tudo bem subdivido. As salas de aula so amplas e todas possuem um espao chamado solrio, que tem sada pela prpria sala de aula e as crianas podem sair para este espao a qualquer momento. O refeitrio com espao bom, sendo que os professores fazem o lanche em um espao reservado, mas tendo como alimentao o mesmo que servido para as crianas. A cozinha de tamanho pequeno, mas com timas condies de higiene, tendo tambm uma cozinha separada onde so guardadas as mamadeiras das crianas na geladeira e onde so preparadas as madeiras das crianas que ainda se alimentam dessa forma. As merendas so prescritas por uma nutricionista da prefeitura, que faz para todas as escolas e creches do municpio. Os banheiros em timas condies de higiene, o ptio com boa estrutura e com um pequeno jardim ao lado e uma parede de azulejo branco onde as crianas podem pintar com tinta a base de gua. Todas as salas so equipadas com aparelho de som e DVD, bem como com televiso. Possuem tambm brinquedos para uso e socializao entre as crianas.

A Secretaria e sala da direo ficam em anexo uma a outra. O prdio apresenta boa estrutura e manuteno. Ao fazer a observao em sala de aula, nos foi passado rotina da turma que segue: Das 07h00min at as 08h00min, recebimento das crianas (durante este tempo, usaremos os matrias que disponibilizado na sala de aula, como por exemplo, jogos, vdeos, msicas). Das 08h00min at 08h30min 1 refeio (caf da manh). 08h30min escovao dentria. Das 08h45min at 09h30min, ptio (brincadeiras ao ar livre). Das 09h30min, at 10h30min, atividades voltadas para o ensino (trabalhos em sala de aula voltados a aprendizagem formal). Das 10h30min, at 11h30 descanso. Das 11h30min at as 13h00min, os pais comeam a buscar seus filhos, durante este tempo as atividades so dirigidas e ldicas. O Projeto de Estgio e o Plano de Aula foram desenvolvidos para que fizssemos o estgio com durao de 20 horas, na turma do Pr I, (05 anos), turma est que formada por 13 alunos, sendo 07 meninas e 06 meninos. O estgio foi realizado na instituio Creche Pequeno Prncipe, no bairro Vila Nova, no municpio de Ituporanga. O Projeto de estgio teve como tema Ludicidade no Processo de Incluso, tema este que pode ser levado para a realidade no contexto de sala de aula durante o estgio, pois o ldico deve estar sempre presente na educao infantil, j esta deve ocorrer da forma mais agradvel e natural possvel. A incluso tambm to importante no processo educacional infantil, algo que deve ocorrer de forma contnua, pois incluso vai alm do significado restrito da palavra. Posso dizer que foi muito importante este contato que tive com a educao infantil, pois este me trouxe um grande aprendizado. 3 ATIVIDADE DESENVOLVIDA O tema Ludicidade no processo de incluso que foi a nossa proposio no projeto que desenvolvemos, nos possibilitou o aprofundamento no tema e mais que isso nos possibilitou a abordagem prtica no decorrer do estgio. Uma das atividades que desenvolvemos no decorrer deste estgio foi a apresentao de um vdeo

que contava a estria dos Trs Porquinhos, mas numa verso apresentada em LIBRAS, e para nossa grande surpresa e satisfao as crianas alm de gostar muito, tiveram o entendimento que ns espervamos. Importante salientar que a aceitao por parte das crianas do novo alfabeto que apresentamos a elas, foi uma coisa totalmente natural. Desta forma pude tambm perceber que nesta idade a aceitao de algo novo, algo que flui de uma forma muito natural, nos deixando a lio de que nascemos livres de preconceitos e de tatus e que a criana sabe lidar talvez melhor do que o prprio adulto com a incluso.
[...] o entretenimento deve ser visto como sinalizao de um estado interior frtil, saudvel, disponvel para agir e interagir, para cooperar e/ou competir, para imitar, criar e recriar um processo contnuo de mudanas e retrocessos. Por outro lado, o entretenimento deve ser visto como uma ferramenta til nos processos de socializao, comunicao de aquisio de conhecimento e habilidades, consequentemente, de humanizao e do indivduo. (SANTOS, p. 84)

O plano de aula foi usado na integra e as crianas tiveram a oportunidade de conhecer o alfabeto em LIBRAS, e muito importante salientar a grande capacidade de aprendizado que estas crianas apresentam nesta idade. Esta foi minha primeira experincia com a educao infantil e pude perceber a importncia e a responsabilidade do professor. Alm de ensinar, o professor tambm deve agir como educador. Ser professor no tarefa simples, no apenas um emprego, pois alm de formao, o profissional deve ter algo a mais, algo que poderia chamar de vocao. No processo pedaggico atravs do ldico que se inicia formalmente na educao infantil, o professor tem a funo pedaggica de oferecer a possibilidade de seleo de bons materiais e brinquedos, e a funo social, de possibilitar aos alunos a possibilidade de acesso a brinquedos que talvez fora deste ambiente no teriam a oportunidade de t-los. E estas funes so primordiais, pois o aluno que o educador tem sua frente um ser completo e que pode ser aperfeioado. E este trabalho de aperfeio-lo inicia-se na educao infantil.
Para aprender, a criana precisa sentir-se bem na escola. Precisa sentir que a escola sua. Precisa sentir que amada por voc professor, que se interessa por ela e est ali para ajud-

4 la. Procure, por tanto, tornar o ambiente escolar estimulante, agradvel e acolhedor. (BITTENCOURT, 1981, p. 9).

Posso afirmar que aprendi muito, e que esta experincia servir como complemento para minha formao. Senti um pouco de dificuldade no incio, porm, com o passar do tempo me adaptei e no final acabamos sentindo falta de tudo isso. A importncia deste contato e desta experincia, so visveis, seja em aspecto de domnio de turma, aquisio de conhecimentos, ou at mesmo em termos de entrosamento entre os alunos e o professor. Sendo tambm importante para que tenhamos mais segurana quanto a nossa atuao profissional. REFERNCIAS BITTENCOURT, Myrian F. Alfabetizao...uma aventura para a criana. Florianpolis: EDEME, 1981. ,SANTOS, Santa Marli Pires. Brinquedoteca o ldico em diferentes contextos. Petrpolis: EDITORA VOZES, 2009.

You might also like