O óleo de Lorenzo O pequeno Lorenzo Odone levava uma vida normal como todas as outras crianças: andava, brincava

, comunicava-se, e ia à escola. Até que aos cinco anos de idade foi diagnosticado com uma doença que mudou o rumo de sua vida e da vida de seus pais. A Adrenoleucodistrofia, também conhecida como ALD, é uma doença rara do grupo das leucodistrofias e ligada ao cromossomo feminino que se caracteriza por um defeito congênito no metabolismo que provoca a degeneração do cérebro levando a perda de funções corporais à medida que o tempo passa. Os axônios correspondem à parte dos neurônios, que compõem o sistema nervoso, responsável pela condução dos impulsos para o desempenho de inúmeras funções. Tais axônios são revestidos por uma substância lipoide denominada mielina, que tem a função de facilitar a transmissão dos impulsos nervosos. No caso da ALD, o que ocorre é a destruição da bainha de mielina, comprometendo, assim, o envio de estímulos aos respectivos órgãos. Essa destruição ocorre devido à deficiência de uma enzima responsável pela metabolização de ácidos graxos de cadeia longa que se acumulam no cérebro e destroem essa mielina. Os primeiros sintomas aparecem a partir dos cinco anos de idade: Lorenzo começa a apresentar alteração no comportamento, dificuldades em desempenhar funções que antes lhe eram comuns, como andar de bicicleta, falar e se locomover. A desmielinização dos axônios provoca os sintomas citados e traz, ainda, perdas mais graves nas áreas cognitivas e motoras, impedindo, inclusive, a deglutição. Os médicos indicaram uma dieta baseada na eliminação da ingestão de gorduras saturadas, porém, o organismo, para compensar a falta, passa a produzi-las aumentando, assim, o nível dessas gorduras no sangue. Os pais de Lorenzo descobrem que para amenizar essa produção, outro tipo de gordura deveria ser adicionado à dieta do pequeno, então passaram a dar-lhe ácido oleico.

ALD (Adrenoleucodistrofia) é uma doença rara do grupo das leucodistrofias que caracteriza-se pelo defeito congênito no metabolismo que provoca a degeneração do cérebro através da corrosão da bainha de mielina. Se o cérebro se degenera, o corpo perde suas funções. Mielina= Substância lipoide que envolve os nervos para a condução dos impulsos

de movimentação. A ALD só é transmitida pela mãe. o X.Dificuldades de aprendizagem. já que está ligada aos cromossomos femininos...Lorenzo= nível anormal de gordura no sangue uma cadeia muito longa de gordura saturada que se acumula. Há uma enzima que metaboliza essas gorduras. mas nos pacientes com ALD ela é defeituosa e recolhe células nervosas. Ácido oleico e ácido erúcico . Sintomas observados. na fala.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful