You are on page 1of 8

introduo...

Todas as geraes tem seus desafios. A gerao do incio do sculo,no mundo, enfrentou as grandes guerras mundiais; no Brasil, as geraes dos anos 40 e 50 enfrentaram a ditadura militar, as censuras e torturas. Na histria da humanidade, foram diversos desafios e oportunidades experimentados pelas geraes, trazendo progresso ou acarretando problemas para as futuras. Os conflitos sociais, as crises econmicas, catstrofes e desequilbrio ambientais so apenas alguns exemplos dos desafios que a gerao atual est se deparando. No h dvida que os problemas so grandes, muitos dizem que o maior deles, pois ameaa aquilo que h de mais importante: nosso planeta. Entretanto, o melhor a se fazer focar na soluo. Como fornecer ferramentas e instrumentos para capacitar essas novas geraes para solucionar esse grande desafio? Em todo o mundo surgem movimentos, comunidades, ideias e vontades para contrapor aos sistemas convencionais que esto em crise. Sendo, diversas metodologias espalhadas pelos continentes. Analisando rapidamente estas podese inferir que esto embasadas em dois princpios em comum: o primeiro, acredita-se que essencial trabalhar as relaes humanas, por isso necessrio formar uma relao construtiva, respeitosa e mutuamente benfica entre elas; o segundo ponto esta relacionado com a educao, necessrio uma nova gerao com comportamento atento e uma maior conscincia das necessidades dos outros e do planeta.

introduo...
Quando fala-se em educao, no se refere s escolas estabelecidas como instituies, moldadas em padres industriais, onde as crianas so divididas por idade e sempre estimuladas a pensar de uma mesma forma, buscando apenas uma reposta certa para uma questo, desenvolvendo o pensamento linear e sistemtico que inibi a criatividade e inovao. Fala-se em um outro tipo de educao, embasada nos princpios de muitos sbios educadores como Paulo Freire, Jos Pacheco e Tio Rocha. Acreditase que a educao s acontece no plural, pois a troca cria possibilidades para construo do aprendizado com propsito. Esse processo valoriza a capacidade de observar muitas respostas para uma mesma pergunta. Diferente do pensamento linear, esse tipo de pensamento divergente proporciona a induo da criatividade e novas solues para um problema generalizado. O estudo de educador americano Ken Robinson demonstra que crianas e jovens possuem pensamento divergente bastante aguados, por isso, quanto antes, melhor para explorar seu potencial criativo. Por isso, essencial oferecer essa oportunidade de construir algo junto e de forma diferente, para que esse hbito perdure em suas vidas e gere novas vises e propsitos para o futuro. Nesse sentido, a Assemblia infanto-juvenil tem como objetivo corroborar com as novas tendncias de transformao do Planeta. A finalidade oferecer ferramentas que possam empoderar crianas e jovens para tomadas de decises, estimular o poder criativo e de inovao, aprender viver em comunidade, lidar com diferenas e desafios do cotidiano.

preparando a assemblia...
O objetivo ao realizar a assemblia infanto-juvenil proporcionar s crianas e jovens o empoderamento e participao nas tomadas de decises de sua comunidade. Atravs da prtica de reunies, com a finalidade de capacit-los na produo de relaes iguais, embora as pessoas sejam diferentes; desenvolvendo o protagonismo e a participao coletiva; apropiando-se do esprito solidrio e afetivo nos grupos. Utilizando a Roda para falar de atividades desenvolvidas, refletir e avaliar cada uma delas. Esperando como resultado gerar aes prticas, como mutires e oficinas em benefcio coletivo, transformando este momento em espao de ao/reflexo/ao. essencial que as reunies aconteam em roda, pois a roda privilegia o dilogo e a no-excluso. A matria-prima do processo de aprendizagem so as pessoas, pois educao acontece no plural. Cada um sujeito da aprendizagem com suas experincia de vida, contribuindo com sua formao e a dos demais, em um espao horizontal e igualitrio. .

preparando a assemblia...

importante ter um facilitador, a princpio ele pode ser adulto. O facilitador tem a funo de tornar a reunio mais efeciente e objetiva. Ele deve conduzir a reunio de forma alegre, leve sem perder o foco na pauta, e cuidar para que todos falem e sejam ouvidos. Caber tambm ao Facilitador o fortalecimento da autoestima dos participantes, promover a integrao da equipe, a igualdade de direitos. Realizar apresentaes e conhecimento do grupo, atravs de dinmicas e tcnicas de apresentao. Elaborar a pauta, onde constam as atividades a serem desenvolvidas, discutir necessidades, combinar atividades (o que, quem, quando, onde e como). Inicia-se a assemblia estabelecendo a viso, misso e valores do grupo. Esse primeiro passo tem o objetivo de alinhar as idias e propsitos do grupo. Alm disso, tambm importante estabelecer os acordos, que devem ser claros e simples, primeiramente contemplando questes bsicas, como pontualidade, ordem das falas, silncio no discurso alheio, objetividade na pauta, cumprimento da agenda e outras questes gerais que ajudam a manter a ordem. Cada grupo deve escolher regras que melhor se adapte s suas necessidades e valores. muito importante registrar esses acordos, viso, misso e valores de maneira visvel, onde todos tenham acesso, mesmo nas reunies seguintes.

preparando a assemblia...
O encontro deve ser participativo e envolver personagens de diversas idades, pois a interao intergeracional proporciona troca de experincias e aprendizado mtuo entre eles. O conceito de liderana sistmica circular deve ser transmitido e praticado pelo grupo. Nesse sistema de liderana o poder trabalhado conjuntamente, no existe hierarquia, todos pedem ajuda quando necessrio, interagem entre si e acreditam na filosofia do mudhita (o meu sucesso, seu sucesso). A roda fortalece esse sistema, por que a engrenagem da Roda, transforma-se em espao em que todos podem se olhar nos olhos e se expressar com liberdade.

Ningum educa ningum, ningum educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
Paulo Freire

resultados prticos...
A partir das reunies vital para o grupo realizar aes prticas, para aproveitar toda energia e criatividade da juventude, e no tornar as reunies desgastantes e desestimulantes. Alm de proporcionar aos participantes propsito, capacitao e sentimento de voluntariado, tornando um hbito comum em suas vidas. Por isso uma meta do grupo pode ser a realizao de um mutiro para benefcio coletivo periodicamente.

Um dos resultados do grupo ser a realizao de oficinas de aprendizagem. Para iniciar, o grupo deve fazer uma investigao no bairro, com seus pais, familiares e funcionrios para descobrir os seus talentos. Acredita-se que todos tenham pelo menos um talento, pode ser at mesmo o conto de uma simples histria, uma receita de famlia ou um hobbie. Aps a identificao desses talentos, promove-se oficinas de aprendizagem para que esse conhecimento seja compartilhado e multiplicado.

concluso e referncias...

Voltando a falar em geraes, acredita-se que empoderando os jovens de hoje, unindo suas ideias e trabalhando o coletivo possvel desenvolver sociedades educativas e sustentveis mais democrticas, e assim comear a falar em futuro mais saudvel, forte e real.

Referncias: Pedagogia da Roda http://www.fbb.org.br/tecnologiasocial/detalhar-tecnologia-258.htm Mudando o Paradigma da Educao http://www.youtube.com/watch?v=DA0eLEwNmAs&featu re=share Educao para o desing em Ecovilas/ Gaia Education/ www.gaiaeducation.net

You might also like