You are on page 1of 7

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano I - n 1

156

DIREITO COMUNITRIO NA UNIO EUROPIA


Rozane da Rosa Cachapuz* 1

RESUMO A crescente complexidade das sociedades, sobretudo os conflitos gerados atravs das guerras, tem levado os povos busca de uma unio de esforos, fundamentada na proteo da liberdade, da paz e de uma economia estabilizada. o fenmeno da globalizao, onde as naes abrem as portas de seus interesses pessoais e do as mos para buscarem solues conjuntas. O direito europeu tem se tornado um espelho para o mundo, atravs da formao de um direito comunitrio, que tem facilitado, sobremaneira, a integrao dos povos. PALAVRAS-CHAVE: Direito Comunitrio; Integrao, Globalizao.

1. INTEGRAO: NOES INTRODUTRIAS O Homem, desde a sua criao, no foi gerado para viver s. Foi-lhe necessrio um(a) companheiro(a) para que estivesse ao seu lado. Os primatas, habitantes das cavernas informes, quase irracionais, j podiam perceber a importncia de no estar s. Krusner afirma que um s ser humano no ser humano e conclui seu pensamento, dizendo: as qualidades que nos fazem humanos s emergem atravs das maneiras pelas quais nos relacionamos com os outros.

*Docente do Curso de Direito do Centro Universitrio Filadlfia UniFil. Docente na Universidade Estadual de Londrina UEL. Mestre em Direito Negocial (Civil e Processo Civil) pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Direito Internacional pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Advogada. E-mail: rozane_cachapuz@hotmail.com

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano I - n 1

157

O que nos leva a entender que a integrao tem seus antecedentes nos idos da Histria e que o mesmo impulso inicial ocasionou a busca da integrao grupal, no intuito de uma globalizao das relaes scio-poltico-culturais e econmicas, dando forma e contedo s relaes entre as pessoas, sem perder de vista as suas individualidades. Integrao segundo o entendimento de SOLS 1 vem a significar ... constituir, formar, fazer um todo ou conjunto com partes diversas. Assinala o referido autor, que a grande dificuldade da integrao est identificada com o nmero e diversidade de partes a integrar. A integrao geralmente impulsionada por interesses econmicos, afinidades culturais e facilitada pela posio geogrfica entre os pases. O que leva os povos a buscar uma atuao conjunta, com o intuito de alcanar melhores resultados de participao social e econmica, no ajuste equilibrado de soberanias. O universo das relaes dirige-se cada vez mais na tentativa de oportunizar uma poltica de trocas, onde as soberanias absolutistas foram cedendo lugar a uma disposio crescente de intercmbio. E a integrao pode ser considerada como o grande vetor para derrubar fronteiras e unir os povos, colaborando, ainda, para o melhor relacionamento entre as naes. H que se considerar a grande importncia da integrao ao estimular a competitividade empresarial, firmada em melhor produtividade e maior produo, com menor preo, desbravando fronteiras para que o similar estrangeiro venha disputar espao comercial. o que podemos constatar nos ensinamentos de IANNI 2 : Os efeitos da globalizao dos mercados mundiais e da transnacionalizao do capital tm registro, entre outros fatores, na operacionalidade resultante da nova diviso internacional do trabalho e padro de produo e distribuio em larga escala, sob a gide do mximo lucro e menor custo, mediante a deteno do conhecimento de sofisticadas tecnologias informatizadas e a utilizao da ideologia de consumo de massas. Tambm a desburocratizao deve ser levada em conta, por se tratar de um mecanismo que facilita sensivelmente uma economia liberta de dificuldades, as quais servem apenas para ocasionar ou facilitar a corrupo.
NIETO SOLS, J. A. Fundamentos y polticas de la Unin Europea, p.4. IANNI, O. A sociedade global. Rio dej Janeiro : Civilizao Brasileira, 1994. IANNI, O. As teorias da globalizao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1992.
2 1

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano I - n 1

158

No se est deixando de levar em considerao a relevncia operacional do Estado, que a mola propulsora de uma sociedade organizada, entretanto, possvel constatar que a integrao desenvolve-se melhor, no terreno da iniciativa privada, mesmo necessitando das leis que vm do Estado. 2. A INTEGRAO NA UNIO EUROPIA A cultura europia tem suas razes firmadas no Cristianismo. Nos idos de 1950 e 1960 que comea, verdadeiramente, o processo de integrao econmica, at ento manifestado por formas isoladas e prematuras de pases que visavam apenas vantagens comerciais. A comunidade europia, em seu processo integracionista, no ps-guerra, de 1945, levanta-se imponente de mos dadas com seus vizinhos, Alemanha, Frana, Itlia, Inglaterra, para resolverem os problemas a serem enfrentados na reconstruo dos escombros herdados dos conflitos, pela via de habilidade poltica, artesanalmente constituda e industrialmente conduzida, pelo motor imperativo da economia, envolvendo, igualmente, to profundas quanto aparentemente irreversveis estruturaes mentais. o que se pode observar no novo rumo a ser tomado pela Europa, superando um percurso de guerra, rumo solidariedade, com o intuito de resgatar o que h de mais importante no ser humano, que justamente sua viso de humanidade, para que possa alcanar instituies e prticas governamentais mais abertas e mais justas. Principalmente, entendendo-se que em tal momento-tempo, conforme definido por KING 3 : ... o novo contexto internacional um mundo problemtico, resultante da influncia recproca de diversos fatores, que tornam praticamente impossveis as solues isoladas, por estarem despidas de fora conjunta, o que vem criar um clima de incertezas, onde se multiplicam as ameaas. A necessidade de um acordo global do continente, se fazia indispensvel, para que pudesse proteger a paz de seu, to sofrido povo, diante do risco de novos conflitos armados. , pois, inevitvel a redistribuio de foras e o repensar da ordem internacional, levando a uma nova adaptao da reflexo jurdica na busca da paz social. Paz essa, to magistralmente defendida por KANT 4 , em seu projeto de paz perptua, afirmando que os monarcas almejam a guerra por entenderem seus estados como seu patrimnio pessoal.

3 4

KING, V. A. The state of the planet. Pergamon Press, 1980. KANT, Immanuel. Projet de paix perptuelle.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano I - n 1

159

Da a necessidade premente de se repensar uma nova poltica social, frente impossibilidade do Estado promover de uma forma adequada, suas metas e objetivos, a no ser que se integre a outros Estados, atravs de mecanismos de organizao de interesse comum. Principalmente, considerando-se as crises e necessidades dos Estados, em momentos histricos determinados que se consegue vislumbrar um processo de vontade poltica na busca de implantar uma comunidade de integrao de economias nacionais, firmadas atravs de um mercado comum e de polticas econmicas e monetrias em direo unio total ou de uma completa integrao econmica. Devendo-se ter sempre em considerao, que a meta principal de qualquer projeto de integrao econmica, pela sua prpria ordem natural, fundamenta-se na livre circulao de bens e na harmonizao de polticas macroeconmicas. 3. A COMUNIDADE EUROPIA A Comunidade Europia traa suas primeiras diretrizes quando iniciativa franco-alem se juntam a Itlia e os trs pases do BENELUX, j unidos, em esforo comum, para a integrao econmica na Europa. Consolidando-se, institucionalmente, quando da assinatura do Tratado que cria a Comunidade Europia do Carvo e do Ao (CECA) ocorrida em Paris, em 18 de abril de 1951, e sua posterior ratificao e entrada em vigor em 25 de julho de 1952. Inicialmente formou-se uma unio aduaneira, com o intuito de amenizar conflitos oriundos da segunda grande guerra mundial, a fim de resolver problemas de ordem nacional, como a organizao de um sistema novo de poltica de segurana. Aps o primeiro estgio, j se verifica a busca da supresso de barreiras quantitativas entre os Estados-membros, determinando a eliminao de todos os obstculos livre circulao de mercadorias, como um dos principais objetivos do Tratado da Comunidade Econmica Europia. Essa matria teve inmeros contedos jurisprudenciais, onde foi sendo pormenorizado seu alcance e contedo, superando os ditames da formulao genrica e abstrata do Tratado. Desde os tratados constitutivos foi determinado no TCEE em seu artigo 37.6 ... que a regulamentao da matria, no ordenamento comunitrio, seria feita atravs de recomendaes de carter no-vinculante, embora sejam estas demasiadamente numerosas e de alcance limitado para serem referidas.
Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano I - n 1

160

4. DA UNIO EUROPIA A Unio Europia tem suas origens fundamentadas pelos Tratados de Paris e de Roma, alterados desde 1958 pelos Tratados de Bruxelas de 08 de abril de 1965, de Fuso de Executivos, o de Luxemburgo de 22 de abril de 1970 e de Bruxelas de 22 de julho de 1975, o Ato nico Europeu, assinado em Luxemburgo e em Haia, 17 e 28 de fevereiro de 1986, o Tratado da Unio Europia, assinado em Maastricht, em 7 de fevereiro de 1992, o de Amsterd, em 17 de junho de 1997 e, o mais recente, assinado em maro, na cidade francesa de Nice, em 2000. O Tratado de Maastricht considerado como um alicerce fundamental da Unio Europia, principalmente no que tange a poltica social, implantando a cidadania europia, onde os estados-membros comprometeram-se a harmonizar suas legislaes em relao ao controle alfandegrio, imigrao dentre outros. O Tratado de Maastricht de 07/02/1992 um marco de unio entre os pases da Europa, no acordo sobre a poltica. Prev direitos proteo diplomtica, direito livre circulao, livre estabelecimento e residncia, direito elegibilidade para o Parlamento Europeu em estado diverso ao de origem, direito de petio ao Parlamento Europeu e direito de queixa ao Ouvidor, entre outros. A Unio Europia constituda por um conjunto de normas prprias, efetivadas por dois tribunais supranacionais, em cooperao com os tribunais nacionais. formada por organismos polticos, tais como o Conselho da Europa, que foi incorporado pelo Ato nico Europeu, integrado pelos chefes de Estados dos governos dos pases-membros, acompanhados de seus Ministros de Relaes Exteriores; pelo Parlamento Europeu, formado pelos integrantes dos povos dos estados-membros da Unio Europia; Conselho de Ministros, integrado por um representante de cada estado-membro, devendo assegurar a coordenao das polticas econmicas gerais; Comisso, composta por dezessete membros nacionais de cada estado-membro, onde exercem suas funes com absoluta independncia; Tribunal de Justia, integrado por trs juzes eleitos por um perodo de seis anos, designados de comum acordo pelos governos dos estados-membros; e por um Tribunal de Contas, constitudo por doze membros com conhecimentos das instituies de controle em seus respectivos pases. 5. O DIREITO COMUNITRIO No curso da integrao da Unio Europia, o direito comunitrio foi um instrumento primordial. O direito comunitrio pode ser compreendido como uma disposio jurdica, supra nacional, com autoridade e eficcia, se estendendo em todo territrio dos estados-membros.
Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano I - n 1

161

o que ensina VIEIRA 5: O direito comunitrio um sistema parte, que tem fonte prpria, e se aplica sobre todo o territrio dos estados-membros, criando direitos e obrigaes para Estados e indivduos. importante salientar o aspecto dualstico do Direito Comunitrio. Ele composto pelo direito originrio, contido nos Tratados constitutivos, pelos quais foi gerada uma ordem jurdica prpria, da qual resulta um direito derivado, criado pelas instituies comunitrias, sob diversas roupagens jurdicas. Na realidade, o Mercado Comum Europeu pode ser considerado como resultado de um tratado supranacional, com a finalidade de construo de um espao interno, sem fronteiras. Sua compreenso normativista, o que representa uma limitao dinmica soberania do Estado, verificando-se que os estados-membros cederam parcela de suas soberanias s instituies comunitrias. A unio conjunta das instituies comunitrias, o Conselho, o Parlamento Europeu, a Comisso e o Tribunal de Justia vm demonstrar a ligao intracomunitria pela aplicao dos tratados constitutivos orientados para a ...defesa da paz e da liberdade, e apelando para os outros povos da Europa que partilham dos seus ideais para que se associem ao seu esforo. 6 6. CONSIDERAES FINAIS O Estado contemporneo abriu as portas para uma nova realidade, onde visa associao de interesses, no comrcio externo e no interagir, alm fronteiras, de esforos comerciais, de busca por mercados, enfim, por uma unio com os ideais fraternos de paz social. Os direitos fundamentais consagram-se em contextos de pases com modos de organizaes e necessidades peculiares, defrontando-se com mudanas e impasses. Da a importncia de democratizar o processo de integrao e desenvolvimento dos cidados para que se atenue a crise poltica. necessrio unir foras, na tentativa de um mundo melhor. Erasmo de Roterdo,7 j ensinava que: ... o mais alto ideal a ser alcanado pela humanidade seriam a paz e a concrdia, a tranquillitas orbis Christiani.

VIEIRA, Oscar Vilhena. Direito global, p.23. NUGENT, Neill. The government and poltics of the european community. 3.ed. Durham: Duke UP, 1991. 7 ROTERDO, Erasmo de. Lamento da paz, p.51 a 59.
6

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano I - n 1

162

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CASELLA, Paulo Borba. Comunidade europia e seu ordenamento jurdico. So Paulo: LTr, 1994. DINH, Nguyen Quoc; DAILLIER, Patrick; PELLET, Alain. Direito Internacional Pblico. (Trad. Vtor Marques Coelho). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1999. DROMI; EKMEKDJIAN; RIVERA. Derecho comunitrio, regimen del Mercosur. Buenos Aires. Ediciones Ciudad, 1996. IANNI, O. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1994. IANNI, O . As teorias da globalizao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1992. KANT, Immanuel. Projet de paix perptuelle. Paris: Nathan, 1991. KING, V. A. The state of the planet. Pergamon Press, 1980. NIETO SOLS, J. A. Fundamentos y polticas de la Unin Europea. Madrid: Editorial Sntesis Econmica, 1997. NUGENT, Neill. The government and poltics of the European Community Durham: Duke UP, 1991. PIMENTEL, Luiz Otvio. Direito da integrao e relaes internacionais: ALCA, MERCOSUL E Unio Europia. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2001. ROTERDO, Erasmo de. Lamento da paz, 1517. (Apud Die Idee Europa, herausgegeben Von R.H. FOERSTER). VIEIRA, Oscar Vilhena. Direito global. (Coordenao de Carlos Ari Sundfeld e Oscar Vilhena Vieira). So Paulo: Max Limonad, 1999.

Artigo

You might also like