You are on page 1of 3

Pulsologia Chinesa: o estudo moderno e a prtica clssica

Nesta palestra vou abordar o tema da pulsologia chinesa. Acredito que para um praticante ocidental compreender um assunto to vasto e to complexo necessrio saber distinguir, organizar, analisar e aplicar as muitas concepes chinesas que se encontram emaranhadas e, no raro, originando incompreenses diversas. Sei que muitos acupunturistas rejeitam a idia de que somos orientados pela razo cartesiana. Sei tambm que dito por seus professores que necessrio pensar como um chins para entender a Medicina Tradicional Chinesa. No entanto, preciso dizer o quanto isso impossvel e improvvel. um ocidental s seria possvel pensar desse modo caso dominasse o idioma chins (e as suas categorias de raciocnio) h longos e longos anos. E sabendo que este no o caso, eu sugiro raciocinarmos a medicina chinesa mediante as nossas prprias categorias de pensamento. Isto, porm, no significa dizer que devemos lanar um olhar etnocntrico (e nefastamente cientfico) sobre a cultura milenar do oriente. De fato, no conseguiremos pensar como chineses, mas podemos, e devemos, pensar como que os chineses pensaram a sua medicina. E faremos isto utilizando as ferramentas tericas da sociologia e da filosofia do ocidente. Neste sentido, proponho trs abordagens para a pulsologia chinesa.

Abordagem Sistemtica
A primeira abordagem consiste na exposio didtica dos vinte e oito tipos de pulso a fim de sistematizar o aprendizado. E fazendo assim, definir as caractersticas fsicas de cada pulso, descrever a natureza yin-yang deles, detalhar sua tcnica de palpao e situar quais as situaes patolgicas onde aparece cada um desses vinte e oito pulsos. Essa abordagem bastante simples e a mais utilizada nos cursos de acupuntura. No entanto, considero importante ressaltar que isto tende superficialidade quando no apoiado por uma reflexo bem mais aprofundada acerca das origens, das mesclas e das aplicaes da pulsologia chinesa.

Abordagem Analtica
No sentido de no permanecer na superficialidade, a segunda abordagem vem embasar o estudo do pulso. Partindo das pesquisas sociolgicas sobre as escolas de pensamento da medicina chinesa e fazendo uso das categorias da filosofia ocidental vamos buscar compreender como:
1. diferentes racionalidades, desde a dinastia Zhou at a Repblica Comunista, se aglutinaram ao longo da histria de modo a compor aquilo que se nomeia conhecimento do pulso; 2. perceber que esse conhecimento se organizou revelia de uma coerncia sistemtica (como ocidental gostaria!); 3. e refletir que na medicina chinesa no h uma nica pulsologia, e sim, dezenas que coexistem ao mesmo tempo dentro do exame e das interpretaes do diagnstico pelo pulso (o que causa muitos conflitos).

Abordagem Prtica
o passo adiante das abordagens didtica e analtica. Constitu-se de duas frentes: (1) treinar a identificao dos pulsos; e (2) praticar a racionalizao do diagnstico. Isto nos conduzir a um estudo racional e a um estudo tctil da pulsologia chinesa. No estudo racional acho positivo nos atermos cinco processos mentais: enumerao, descrio, definio, classificao e comparao dos pulsos e sintomas apresentados pelo paciente. Esta forma de raciocnio foi tanto praticada por Confcio (e influenciou vrios clssicos da medicina chinesa), quanto por Hipcrates, o pai da medicina ocidental. No estudo tctil necessrio seguirmos o mtodo e a tcnica tradicionais.

O Mtodo
O mtodo do pulso chamado de Presso dos Gros de Arroz. Foi descrito nos trs principais clssicos da pulsologia chinesa, a saber: Mai Jing (Clssico do Pulso), Jia Yi Jing (Clssico sistemtico) e Bin Hu Mai Xue (Estudo de Pulso de Bin Hu). O mtodo consiste em pressionar uniformemente com os dedos indicador, mdio e anelar nas posies cun (polegar), guan (barreira) e chi (p) a fim de progressivamente atingir o pulso do paciente em cinco nveis. Esses nveis correspondem : pele, vasos,

msculos, tendes e ossos. No nvel da pele faz-se uma presso equivalente a trs gros de arroz; no nvel dos vasos faz-se uma presso de seis gros de arroz; no nvel dos msculos faz-se uma presso de nove gros de arroz; no nvel dos tendes faz-se uma presso de doze gros de arroz; e no nvel dos ossos faz-se uma presso com os dedos at sentir o osso rdio.

A importncia do mtodo est no fato de que somente atravs da prtica da Presso dos Gros de Arroz o acupunturista desenvolver as habilidades necessrias para conseguir executar a tcnica do pulso.

A Tcnica
conhecida pela denominao clssica de As Sete Buscas e As Nove Localizaes. Com ressalvas tanto histricas quanto utilizao da mesma, podemos dizer que a tcnica foi descrita no Nan Jing (Clssico das Dificuldades). Oposta e complementar ao Mtodo dos Gros de Arroz, a tcnica consiste em pressionar alternadamente com os dedos sobre o pulso do paciente.

Sua execuo ocorre da seguinte forma: primeiro fazer presso leve, presso moderada e presso profunda em cada uma das trs posies no intuito de encontrar a profundidade do pulso. Depois comparar o pulso esquerdo com o pulso direito para distinguir a natureza da molstia. E por fim, pressionar alternadamente sobre as posies cun e chi para e verificar as nuanas quanto ao ritmo da pulsao. As Sete Buscas e As Nove Localizaes visa encontrar o pulso, identificar sua tipologia e saber como est o movimento desarmnico do qi-xue. E desta forma proceder o diagnostico atravs do pulso.

You might also like