You are on page 1of 4

Definies de Torque de Aperto Mximo em Porcas Garras

Definies de Torque de Aperto Mximo em Porcas Garras

Definies de Torque de Aperto Mximo em Porcas Garras

1. APLICAO A linha de Porca Garra foi desenvolvida para atender a necessidade de fixaes estruturais em mveis fabricados em madeiras diversas com densidade de baixa a mdia.

2. CARACTERSTICAS A porca possui, como caracterstica principal, garras que so cravadas na madeira para permitir o aperto do elemento com rosca externa (parafuso, haste, barras, etc.). Para esta operao, deve-se executar previamente na madeira um furo com dimenso que permita o alojamento do cilindro central roscado, conforme tabela 2.

Garras para fixao.

Cilindro central roscado

Ilustrao 1 Porca Garra.

3. APLICAO As porcas garras devem ser aplicadas na madeira, alojando o cilindro central em furo apropriado, e golpeando-as at que as garras fiquem cravadas na madeira e o flange, onde se encontram as garras, fique assentado na superfcie onde aplicada.

Definies de Torque de Aperto Mximo em Porcas Garras

O elemento de rosca externa dever ser aplicado do lado contrrio da superfcie de assentamento do flange, quando se necessitar a aplicao de torque de aperto com funo estrutural. Em situaes em que a aplicao tiver a funo de utilizar o elemento de rosca externa como elemento de regulagem, pode-se aplicar pelo lado do flange.

Lado do Flange: Para Regulagens

Lado oposto ao flange: Fixaes Estruturais

Figura 1 Posies para Fixao

4. TORQUE DE APERTO

Recomendam-se como valores de torque de aperto o indicado na tabela 1.


Tabela 1 Valores de Torque Orientativo de Aperto.

Bitola 1/4" 5/16"

Torque de Aperto (N.m) 8 16

4.1 Falhas nas Aplicaes As falhas nas aplicaes decorrem, normalmente, de valores de torque de aperto elevados (principalmente nos casos onde no h a possibilidade de tal controle). As falhas podero ser de uma das duas naturezas citadas a seguir: - Espanamento da rosca da porca; ou

Definies de Torque de Aperto Mximo em Porcas Garras

- Cisalhamento (rasgamento) do cilindro central. Em ambos os casos, mesmo que no se consiga visualizar a olho nu, as aplicaes j esto comprometidas. Em ensaios realizados, pode-se observar que os parafusos alongaram antes das porcas falharem. O alongamento dos parafusos acontece pouco antes de sua ruptura (quebra), entretanto, a falha da porca, tanto por cisalhamento como por espanamento da rosca, acontecem antes da quebra dos parafusos. Caso haja a falha das porcas, em situaes normais de aplicao, se deve verificar a possibilidade de adequao do torque de aperto.

5. FURO DE PASSAGEM A furao para alojamento do cilindro central deve permitir a sua passagem sem grandes esforos na aplicao, assim, evita-se tenso excessivas e a possibilidade de rachaduras na madeira. A tabela 2 recomenda furos de passagem do cilindro central da porca.
Tabela 2 Furos de Passagem do Cilindro

Bitola 1/4" 5/16"

Furo de Passagem (mm) 7,5 9

6. CONCLUSO As adequaes dos valores de torques de aperto devem ser feitas sempre que houver falhas nas aplicaes em situaes normais de aperto. Parafusos mais apertados (arrochados ao extremo), nem sempre geram uma aplicao adequada.

You might also like