You are on page 1of 4

Nmero 9 - Abril de 2013

O Congresso da UNE significa, ao mesmo tempo, o encerramento e a abertura de um novo ciclo poltico do movimento estudantil. Os kizombolas do Brasil tem motivos para comemorar o balano do perodo que se encerra. A cara da UNE nos ltimos dois anos foi a da mobilizao dos/as estudantes brasileiros/as e das vitrias concretras para a democratizao da educao brasileira. Comeamos a gesto da entidade com uma primeira reunio no acampamento de greve da FASUBRA e iniciamos uma das maiores jornadas de lutas dos ltimos anos, em agosto de 2011, com 15 mil jovens nas ruas de Braslia exigindo a diminuio dos juros e mais recursos para a educao pblica. Nesse ritmo seguimos e participamos ativamente da greve das federais. A participao da UNE na greve foi fundamental para o fortalecimento da entidade nas federais, na construo da unidade do movimento educacional brasileiro e na transformao daquela mobilizao em agendas e vitrias polticas concretas. Tendo como sua principal bandeira a defesa dos 10% do PIB para a educao pblica, a UNE foi a grande responsvel pela aprovao da medida na Cmara dos Deputados, o que sem dvidas se tratou de uma das conquistas mais expressivas obtidas nos ltimos anos pelo movimento educacional brasileiro. Neste sentido, a UNE conseguiu encarnar claramente o esprito da construo de uma pauta ps-neoliberal, que tem como objetivo garantir mais direitos ao povo brasileiro. A adoo pelo governo federal da bandeira da UNE para destinar 100% dos royalties do Petrleo e 50% do Fundo Social do Pr-Sal para a educao pblica, tornando mais concreta a possibilidade do pas investir 10% do seu PIB no setor, um exemplo desta nova perspectiva. A vitria da aprovao de cotas em todas a universidades pblicas no Brasil tambm tem a marca da UNE. Trata-se de uma bandeira histrica do movimento educacional brasileiro. A UNE sempre esteve entre os/as que defenderam uma democratizao radical do acesso a universidade. Essa vitria refora o processo de mudana do ensino superior no Brasil. Temos tambm que realar o resgate dos valores mais significativos para qualquer entidade do movimento social:

Participe do 53 CONUNE
Eu sou Kizomba pra lutar!
A Kizomba completa 14 anos de existncia e chega com toda fora a mais um Congresso da UNE. Tratase do principal espao de organizao do movimento estudantil brasileiro. Momento mpar para fortalecer a UNE junto ao conjunto dos/as estudantes e fortalecer a legitimidade da entidade. momento tambm de disputarmos mentes e coraes para a construo da Kizomba, em defesa da nova cultura poltica, do internacionalismo, do fim do machismo, do racismo e qualquer forma de discriminao. A Kizomba vive um importante momento de ampliao de sua presena no movimento estudantil brasileiro. Cada vez mais jovens se somam ao nosso coletivo com o objetivo de construir uma Nova Cultura Poltica. Buscamos contribuir para a transformao da realidade da educao brasileira por meio do fortalecimento da UNE. Participamos da campanha pelos 10% do PIB para a Educao Pblica, da aprovao da destinao dos royalties do Pr-Sal para a educao, da aprovao da lei de cotas nas universidades brasileiras, pelo fim dos trotes machistas e racistas e o combate a qualquer forma de discriminao nas universidades, defendemos o SUS, a Criao da Comisso da Verdade da UNE e a organizao da II Conferncia Nacional de Educao. Nos ltimos anos, o movimento estudantil e a esquerda brasileira deu incio a um novo ciclo de transformaes polticas. No entanto, estamos cientes de que h ainda muito cho para percorrermos e que demandas sociais e polticas importantes clamam cada vez mais por aprovao. preciso aprofundar as mudanas e avanar na processo de revoluo democrtica em curso. Nossa caminhada no pode parar. E neste intuito que a Kizomba vem mais uma vez dialogar com o conjunto dos estudantes brasileiros e que do significado ao nosso grito: Eu sou Kizomba pra Lutar!

a defesa intransigente da democracia. Neste sentido, a criao da Comisso da Verdade da UNE, cumpre o papel de resgatar a histria da entidade, dos lutadores brasileiros e do prprio pas. Alm de todos esses avanos na democratizao da universidade brasileira, nesta gesto vimos avanar ainda mais as diretorias ocupadas pela Kizomba. A campanha Somos Todas Feministas, organizada pela Diretoria de Mulheres da entidade realizou aes pblicas que deram grande visibilidade pauta feminista. Da divulgao de virais nas redes sociais colao de lambe-lambes, o combate ao machismo avanou alguns degraus na entidade. Fora isto, a campanha contra os trotes machistas nas universidades contou com uma notvel expanso, ocorrendo em diversas universidades do Brasil sempre com a participao do campo poltico que compe a UNE. Por fim, a realizao do 5 Encontro de Mulheres Estudantes EME demonstra que a pauta feminista tem uma construo permanente nas sucessivas gestes da UNE. Na poltica de combate ao racismo, tivemos as manifestaes organizadas contra trotes de carter racista e a vitoriosa luta pela aprovao da lei de cotas para as universidades federais. Alm disto, cada vez mais estudantes

negras e negros vem se organizando junto ao movimento estudantil na pauta de combate ao racismo graas existncia de uma poltica especfica para a juventude negra na entidade. Por fim, a UNE avanou em uma questo muito especial para a grande maioria do povo brasileiro, a defesa da sade pblica e do SUS. Trata-se talvez da pauta mais claramente antineoliberal defendida pela entidade, que deixa claro a defesa do pblico em detrimento do privado. A viso da sade como um direito universal foi colocada em pauta e amplamente defendida atravs do 1 Encontro em Defesa do SUS, que ocorreu na Bienal de Arte e Cultura da UNE. Trata-se de uma articulao indita da entidade que expande sua pauta para alm dos muros da universidade e busca dialogar com todos que vem no SUS a possibilidade de uma sade em funo da vida e no em funo do mercado. As vitrias do ltimo perodo colocam a luta em defesa da educao pblica, gratuita e de qualidade em um novo patamar. Marcas como a destinao dos 10% do PIB para a educao pblica, a aprovao das cotas e democratizao do ensino superior avanam no enfrentamento a lgica do mercado na educao. Muitos desafios persistem. Mas a UNE e a Kizomba esto cada vez mais fortes para super-los.

2
MAIS VITRIAS PARA REFORAR AS LUTAS DEMOCRTICAS
Desde 2008, o capitalismo neoliberal encontra-se em uma crise estrutural e de graves consequncias para todos os pases, em especial para os/as trabalhadores/as. A sada da crise depende dos desdobramentos da luta poltica no interior dos pases e nos conflitos internacionais. O que tudo indica que se abre uma transio para um novo perodo histrico do capitalismo que ainda est em disputa, mas pode-se dizer que e marcado pela luta para reconfigurar o sistema politico internacional e pela construcao de alternativas pos-neoliberais, opondo os paises do centro do capitalismo avancado e os paises do sul do mundo, como o Brasil. Ao contrrio dos pases centrais, que impe medidas econmicas ultraliberais contra a vontade da maioria da populao, o Brasil tem exercido forte influencia nas novas caracteristicas da ordem internacional. O sucesso das medidas economicas anti-neoliberais e as tres vitorias eleitorais sobre os representantes do neoliberalismo nao so confirmam a grande influencia das posicoes politicas brasileiras, diante da profunda crise de legitimidade do neoliberalismo em escala mundial, como tambem diferenciam a dinamica nacional da internacional, protegendo o pais de estragos maiores em meio a crise.

FORTALECER A UNE PARA AVANAR!


Negros, Negras e Cotistas da UNE, que retomou a organizao do VER-SUS como instrumento de aprofundamento do pblico e da participao popular na sade brasileira, que participou ativamente da greve das federais, construindo a partir dessa mobilizao a vitria dos 10% do PIB para educao pblica. O Encontro de Mulheres Estudantes e o Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE tm respondido uma realidade de um ensino superior cada vez mais majoritariamente feminino e com a presena de mais jovens negros/ as. A participao da UNE na realizao do VER-SUS insere a entidade na agenda de fortalecimento da sade pblica, fundamental para o avano das lutas democrticas no pas. necessrio tambm reforar a sua interveno nos espaos de organizao LGBTs e criar espaos prprios como os de autoorganizao das estudantes mulheres e dos/as estudantes negros/as. Por fim, fundamental para o prximo perodo a participao da UNE na II Conferncia Nacional de Educao. A experincia recente de participao na I CONAE reforou a unidade e apontou para vitrias polticas do movimento educacional brasileiro como os 10% do PIB e a criao do Frum Nacional de Educao. A UNE atualizou seu projeto de reforma universitria no seu ltimo CONEB, apontando a centralidade da luta pela ampliao da qualidade no ensino superior brasileiro. A participao em todas as etapas da II CONAE deve ser prioritria para o conjunto dos/as estudantes brasileiros/as, tendo como norte estratgico o Projeto da UNE de Reforma Universitria e a atuao conjunta com o movimento educacional brasileiro.

A ampliao da legitimidade e o fortalecimento da Unio Nacional dos Estudantes perante o conjunto dos estudantes esto inteiramente relacionados aos avanos das lutas democrticas conquistados e ainda por conquistar. Caminhamos para o fechamento de uma gesto marcada por muito ativismo, militncia e defesa, autnoma e intransigente, das pautas que mobilizaram e unificaram amplos setores dos movimentos educacionais e sociais. A agenda positiva do movimento educacional brasileiro e o balano dessa gesto permitem UNE reforar o seu protagonismo na defesa da educao pblica, gratuita e de qualidade e da juventude em geral. Est ao nosso alcance conquistar no prximo perodo a aprovao de medidas que destinam 100% dos royalties do Petrleo e 50% do Fundo Social do PrSal para a educao pblica, tornando mais concreta a possibilidade do pas investir 10% do seu PIB no setor. Esse novo cenrio nos permite concentrar nossas lutas em torno da expanso e melhoria da qualidade da educao pblica no pas. Isso significa aprofundar as polticas de democratizao do ensino superior pblico; reorganizar democraticamente as estruturas administrativas, pedaggicas e curriculares das universidades; e regulamentar o ensino superior privado, no sentido da sua completa desmercantilizao. Essas so agendas que devem estar no centro da pauta e das nossas lutas no prximo perodo. A UNE tem tambm o grande desafio de organizar politicamente os amplos setores que tm acessado o ensino superior por meio do PROUNI, do REUNI, do ENEM/SISU e das Polticas de Cotas e Aes Afirmativas e expressar as novas demandas que surgem para aprofundar a democratizao das universidades.

Nesse sentido, a UNE, representada por sua direo nacional e pela rede de CAs e DCEs, precisa ampliar a sua capacidade de dilogo e sua interveno criativa para aprofundar e acelerar a dinmica de democratizao da entidade, permitindo maior transparncia e diviso de responsabilidades para a sua conduo. Do mesmo modo, necessrio continuar criando espaos de participao da plurarilidade de vozes que compe o movimento estudantil. Saudamos a criao da Comisso da Verdade da UNE, a publicao das contas da entidade no site da UNE, o empenho e seriedade na conduo dos trmites para o incio das obras da sede da UNE na Praia do Flamengo, 132. Por outro lado, fundamental instalar efetivamente os Conselhos Fiscais e Editoriais da entidade, pensar coletivamente formas de democratizar radicalmente os fruns e eleborar estratgias autnomas e participativas de financiamento da rede do movimento estudantil.

Ao mesmo tempo, esse esforo mais til ao fortalecimento da UNE se vier combinado com a ampliao dos espaos em que a formulao e a direo da UNE socializada com o conjunto dos estudantes. A diversificao do perfil e dos interesses dos/as novos/as estudantes que acessaram o ensino superior exige a criao de novos espaos para alm dos tradicionais fruns de deliberao da UNE. Nos marcos fundacionais da Kizomba est a defesa de uma nova cultura poltica. Para ns, socialistas do movimento estudantil brasileiro, construir uma nova cultura sempre teve haver com a democratizao da UNE, a ampliao da sua capacidade de dilogo com os estudantes, a defesa do feminismo, do anti racismo e do combate a homofobia. Por isso nos orgulhamos de fazer parte da gerao que retomou os CONEBs da UNE, que colocou no centro da entidade o debate feminista e anti-racista atravs da organizao do Encontro de Mulheres Estudantes e do Encontro de

facebook.com/KizombaME

A UNE E A REVOLUO DEMOCRTICA


Os avanos conquistados em nosso pas so provenientes de um modelo de desenvolvimento ps-neoliberal que tem retomado a valorizao do trabalho e da participao popular e deixam a classe trabalhadora em situacao muito mais favoravel para avancar em conquistas de reivindicacoes historicas no pais. Ao mesmo tempo, temos ainda questes estruturais a serem enfrentadas e superadas para o aprofundamento da revoluo democrtica, isto , de transformaes democrticas na estrutura social, econmica e poltica do Estado brasileiro que permitam a superao do neoliberalismo e reponham a opo socialista no horizonte. A natureza liberal do Estado brasileiro fica evidenciada, mesmo apos 10 anos de governos populares, atraves da hegemonia dos capitalistas sob o sistema financeiro, a formacao privada/oligopolizada da opiniao publica e a concentracao da propriedade. A agenda da revoluo democrtica no Brasil reside na capacidade da esquerda brasileira reafirmar o pblico sobre o privado nas diversas esferas sociais. Consiste em uma ampla agenda de valorizao e retomada de legtmidade dos servios pblicos, na construo de uma reforma poltica democrtica capaz de republicanizar o Estado brasileiro, no enfretamento aos oligoplios nacionais e internacionais que dominam os meios de comunicao no Brasil, na desmercantilizao das relaes sociais, sobretudo no que tange a vida das mulheres e a diviso sexual do trabalho, e na construo de um agenda poltica que repare as desigualdade histrica entre brancos e negros no pas. O avano nas agendas propostas esto intimamente ligadas com o fortalecimento da UNE. Ao mesmo tempo em que avanamos nas polticas da entidade ampliamos nossa capacidade de disputa da hegemonia no Brasil. A entidade fica mais forte, amplia sua legitimidade social e aumenta sua capacidade de intervir nos rumos do pas a cada vitria conquistada. A construo do campo democrtico popular na UNE fundamental para expandirmos o processo da revoluo democrtica no Brasil. Essa unidade est na base das recentes vitrias do movimento estudantil brasileiro e do processo de ampliao da legimitidade da UNE no seio dos estudantes. A unidade desse campo avana na ofensividade e reorganizao colocada hoje aos movimentos sociais no Brasil e fortalece

nossa entidade enquanto impulsionadora desse campo poltico e social. construda com base na responsabilidade e na unidade estratgica exigida diante do momento histrico de mudanas e calcada na certeza de que trilhamos o caminho da construo do socialismo democrtico no Brasil. Defendemos a unidade de todos os setores democrticos e socialistas do movimento estudantil brasileiro para posicionar a UNE no bloco histrico da revoluo democrtica

A Kizomba se prpoe a ser a cada dia mais parte deste processo de transformao. Por isso, ampliamos nos ltimos anos nossa presena e nossa responsabilidade com a atuao na UNE e nas diversas entidades do movimento estudantil brasileiro. Nos propomos a compor com cada vez mais responsabilidade e mais capacidade de imprimir nossas tradies socialistas na construo da UNE, do movimento estudantil brasileiro e do bloco histrico da revoluo democrtica.

Pra mudar a universidade #SomosTodasFeministas


que afirmem o direito autonomia econmica das mulheres e diviso igualitria do trabalho domstico e de cuidados, se somando na luta pelas creches pblicas e universitrias e reivindicando uma poltica clara de assistncia estudantil. Lutamos pela legalizao do aborto como uma forma de garantir a sade e autonomia das mulheres e exigimos o fim das prticas racistas e machistas nas universidades. Lutamos pelo direito de determinamos a forma de viver a nossa sexualidade, sem que tenhamos que sofrer violncia por isso. Lutamos por um futuro pleno para mulheres e homens, negros e negras, transformando a universidade, transformando o nosso pas. Sabemos tambm que o contedo que estudamos em nada reflete a vida das mulheres e isso passa por todas as reas do saber como na sade, histria, direito. A contribuio das mulheres s cincias pouco valorizada e as grades curriculares continuam a ignorar as desigualdades de gnero. Alm disso, os espaos de poder dentro da estrutura universitria continuam dominados pelos homens, havendo poucas mulheres reitoras, chefes de departamentos e de pr-reitorias. Outro aspecto importante que se destaca logo na entrada das estudantes ao ambiente universitrio a realidade dos trotes machistas. Essa prtica, ao contrrio de ser uma brincadeira, tem o claro objetivo de marcar, logo no incio da vida universitria das mulheres, uma posio de subordinao e desigualdade. Em vrias cidades, se repete um estilo de trote, em que as mulheres se submetem a simulaes de conotao sexual, lembrando que a sexualidade das mulheres est sempre cerceada e ditada pelos homens. O trote machista uma expresso real dos desafios que as mulheres vivenciam no ambiente universitrio e deve ser objeto de campanha dos D.C.Es e D.As, assim como tem sido objeto de denncia pela Unio Nacional dos Estudantes.

Mulheres na Universidade
As mulheres estudantes hoje compe metade do corpo discente das universidades brasileiras e, a partir deste espao, continuam detectando a presena do machismo, que est arraigado no modo de organizao da nossa sociedade e, tambm, do ambiente educacional. Ao entrar na universidade essa realidade j ntida. Uma parcela significativa das estudantes ainda ingressa majoritariamente em cursos considerados femininos, ligados s cincias humanas ou aos cursos associados ao cuidado.

As estudantes organizadas no movimento estudantil articulam coletivos de mulheres nas suas universidades, se revoltam contra os trotes machistas, reivindicam questes nas suas entidades estudantis e produzem nas suas prprias experincias acadmicas produtos sobre a realidade das mulheres. As estudantes organizadas constroem o feminismo

em oposio ao machismo e lutam para desconstruir todas as prticas sexistas, racistas, homofbicas e lesbofbicas. As estudantes afirmam a luta feminista para construir uma sociedade libertria. A partir da auto-organizao somos capazes de compartilhar experincias e nos fortalecer enquanto sujeitos coletivos de luta e emancipao. Portanto, central construir processos

4
Por uma universidade afirmativa!
Uma nova gerao de oportunidades, uma nova gerao de direitos
estudantis e restaurantes universitrios, alm da ampliao do nmero e o valor das bolsas de permanncia e o fim da contra partida trabalhista. preciso defendermos Aes Afirmativas Por Inteiro, indispensveis ao estudante cotista para que a ele/a seja garantido tambm o acesso pesquisa, uma vez que arcabouo racista ainda presente na universidade restringe o acesso dos/as negros/as produo de conhecimento, reduzindo ainda mais suas possibilidades de galgar espaos mais elevados de formao. preciso descolonizar o ensino, a pesquisa e a extenso. A cultura e histria afrodescendentes devem estar inseridas nos currculos, o que j um direito afirmativo adquirido, mas que no vem se efetivando graas influncia da cultura eurorefenciada que secundariza e anula as construes histricas e intelectuais do povo negro. inadmissvel que aps 10 anos de criao da Lei 10.639/2003, que obriga escolas e os currculos do ensino superior a incorporar a Historia e Cultura da frica, sua aplicao seja uma exceo. Enegrecer a universidade enegrecer o conhecimento! enfrentam uma realidade muitos mais dura que a das universidades pblicas no que concerne garantia de condies de permanncia e da articulao entre ensino, pesquisa, extenso. A presena de estudantes negros/ as, trabalhadores/as e de menor renda muito maior nas instituies privadas, seja pela presena do ProUni, pela extenso do ensino privado ou seja ainda pela dificuldade dos setores mais populares alarem a universidade pbica, ainda muito elitista. A grande maioria dessas instituies no oferecem estruturas como Restaurantes Universitrios, Casa de Estudantes, cheches e bolsas de pesquisa e permanncia suficientes para atenderem real demanda da comunidades acadmica. Essa realidade muitas vezes diminui as condies de aprendizagem e compromete o desenvolvimento desses/as estudantes inseridos pelo ProUni e FIES, tornando a poltica de perda de bolsa no caso de uma reprovao desproporcional s condies que so oferecidas ao estudante. A regulamentao das Cotas pela Lei 12.711, um paradigma nas instituies federais de ensino superior. A garantia de, no mnimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Mdio em escolas pblicas combinada com as cotas raciais proporcionais representao de negros/ as e indgenas em cada estado, intensifica o processo de reparao ao cerceamento de direitos sociais e humanos e ao extermino ao povo negro pelo racismo, processo de escravido e seus desdobramentos, bem como promove a insero das camadas populares no ensino superior. As cotas so um projeto republicano, de educao como um direito, como um bem pblico. A nova realidade que se constri nas universidades federais a partir Lei de Cotas cria novas representaes, novos rostos e cores e impem ainda mais que o Estado garanta a permanncia no ensino superior, que oferea condies para que todos/as tenham direito ao pleno desenvolvimento acadmico. Trata-se de um novo panorama, que exige que estrutura da universidade se modifique para esse momento de democracia e qualidade. Uma poltica de assistncia estudantil eficiente conjectura a qualidade do ensino; garantia de condies materiais e objetivas de permanncia, aprendizagem e produo do conhecimento. fundamental que as universidades garantam condies de moradia, alimentao, transporte, creches, acesso cultura e incluso digital para que haja uma educao de qualidade. Lutamos para que possamos superar R$ 2 bilhes para assistncia estudantil, para a reforma e construo de moradias

Cotas J em todas as Pblicas!


De acordo com o Censo da Educao Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), o total de matrculas nas universidades brasileiras em 2011 chegava a 6,7 milhes. Dentre as pblicas, as federais receberam 1,03 milho de matrculas, as estaduais 619 mil e as municipais, 121 mil. O numero de vagas em universidades estaduais e municipais corresponde a mais de 70% das federais. Muitas vezes, essas universidades esto presentes em cidades e regies dos estados em que a federal no chega. Por motivos como esses, vemos que essa importante e significativa parcela do ensino superior pbico no pode estar fora do sistema de cotas. O conjunto de instituies pblicas do ensino superior deve estar a servio de um nico projeto de desenvolvimento, democrtico e popular.

ProUni
O Programa Universidade para Todos ProUni responsvel pela entrada de mais de 1.200.000 estudantes no ensino superior. A ampliao do acesso desses estudantes advindos da rede pblica de ensino para as universidades privadas atravs do exerccio do direito educao, garante a esses/as estudantes novas oportunidades e condies de vida. Contudo, as universidades privadas

PARTICIPE DA PLENRIA DE NEGROS, NEGRAS E COTISTAS NO 53 CONUNE


A universidade brasileira esta em reforma e a UNE protagonista desse momento junto aqueles/as que historicamente questionaram o ensino superior como um espao privilegiado das elites, distante da vida e da realidade da maior parcela da sociedade brasileira: a populao negra e da classe trabalhadora. A Kizomba convoca o conjunto do movimento estudantil para a Plenria de Negros e Negras e Cotistas da UNE, a ser realizado pela Diretoria de Combate ao Racismo durante o 53. CONUNE. O momento de mais significativa democratizao do ensino superior nos cobra a construo de um debate aprofundado da conjuntura que estamos, dos nossos avanos e desafios, e de fortalecimento da luta anti-racista da UNE.

1 Encontro Nacional dos Estudantes em Defesa do SUS


A gesto 2011-2013 da UNE impulsionou diversas lutas que apontam para a construo de uma educao de qualidade a partir da disputa de valores. Nesse sentido o debate da Sade foi ponto fundamental nessa articulao, pois ao mesmo tempo em que revigorou a pauta na entidade, aproximou uma parcela de estudantes que andavam meio distantes do movimento geral em defesa da educao. Acertamos quando decidimos pela parceria na construo do VER-SUS (Estgio de Vivncia em reas do SUS), pois acreditamos que a partir da mudana na formao dos/as futuros/as profissionais, podemos ter uma maior insero na luta em defesa do SUS. Alm disso, a rede articulada em torno dos estgios de vivncia permitiu uma troca de experincias positivas, na qual a UNE junto com as UEEs, DCEs, CAs e executivas de curso se envolveram intensamente na divulgao e mobilizao desses estgios. A partir desse processo, estamos no centro das discusses que tm o grande desafio de construir alternativas para o grande problema da gesto dos HUs (Hospitais Universitrios), uma vez que a EBSERH (Empresa Brasileira de Servios Hospitalares) amplamente questionada pelos movimentos sociais. Esse movimento ampliou a capilaridade das discusses e lutas, freando a implantao da empresa em algumas IFES e construindo, no 13. CONEB, a posio da UNE que reforou um ciclo virtuoso de lutas unificadas em defesa da Sade Pblica no Brasil.

Durante a 8. Bienal de Cultura e Arte da UNE, construimos o 1 Encontro de Estudantes em Defesa do SUS, junto com s executivas de curso e as/ os egressas/os do Ver-Sus. Destacou-se a necessidade de apropriao e defesa por parte dos estudantes e sociedade em geral, por Sistema de Sade pblico, estatal e de qualidade, reforando-se para isso a necessidade de reformas que vo

alm das curriculares e dialogam com as noes de conquista do direito sade e incluso social. Samos do encontro com o compromisso de realizar o 1 Seminrio de Formao da UNE em Defesa do SUS. Estamos trabalhando para que isso acontea e contamos com a ajuda de todas e todos, se somando em mais essa frente de luta que j faz parte da nossa histria.

Colaboraram com essa edio: Clarissa Alves da Cunha, Estevo Cruz, Tiago Ventura, Cristian Ribas e Tmara Terso. Projeto Grfico e Diagramao: Marcelo Coelho | Tiragem: 15.000

You might also like