Capítulo 01

Instalando e Configurando TwinCAT System

TwinCAT PLC

1.0 Pré Requisitos de Hardware e Software
Processadores 486 ou superior

Para operar o TwinCAT é necessário um processador família X86 (32bits) ou superior. O computador também deve ter um co-processador aritmético.
16 Mb de RAM O computador deve ter no mínimo 16Mb de memoria RAM. A exigência mínima para memória pode ser influenciada (para maior) pelo tamanho de aplicações ou se softwares adicionais são executados em paralelo com o TwinCAT. Sistema Operacional Microsoft ® Windows NT, 2000, XP, Vista, 7 (X86) TwinCAT é um software compatível apenas com sistemas Operacionais Microsoft Windows. TwinCAT 2.10 é executado sob o Sistema Operacional Microsoft Windows 2000/ XP /Vista. TwinCAT 2.9 é executado sob o Sistema Operacional Microsoft Windows NT, XP, Vista. Sistemas Operacionais como Windows NT V3.X, Windows 95 ou V3.x e Sistemas Operacionais windows de 16bits não suportam instalação e operação TwinCAT.

TwinCAT roda em Windows CE. Atenção

1.1 Iniciando programa de Instalação
Executar o arquivo setup.exe presente no CD de instalação. O TwinCAT é disponibilizado para download em nosso site: www.beckhoff.com Versão Biuld (Número Compilação)

É recomendado a utilização da última versão do TwinCAT.

Nota

1

TwinCAT PLC

Após executar o arquivo de instalação, a seguinte tela deverá ser aberta: Clique em Next:

1
Clique em Aceitar os termos de licença proposto pela Beckhoff para uso do software.

2
2

TwinCAT PLC

Informe o Serial Number, caso tenha o registro, ou deixar o campo em branco para instalação em modo DEMO.

3
Selecione o nível de software para Instalação do TwinCAT:

4

3

TwinCAT PLC

TwinCAT CP: Inclui drivers ADS, utilizado para comunicação OPC Server, Beckhoff Control Panels e outras comunicações que utilizem o ADS. TwinCAT IO: Inclui o Software System Manager para configuração de hardware, usado para implementação em conjunto com linguagem de programação como: C, C++, JAVA, Delphi, .NET. TwinCAT PLC: Editor de programação IEC61131-3, inclui as linguagens: IL, LD, FBD, SFC, CFC e ST. TwinCAT NC PTP: Controle Numérico Ponto a Ponto. TwinCAT NC I: Controle Numérico para Interpolação de eixos.

5
Licença de Engenharia gratuita. Runtime (PC será o controlador) gratuita durante o período de 30 dias Atenção Selecione a forma de registro: 30 days demo Version: Todas as funcionalidades (Engenharia + Runtime) serão disponibilizados durante 30 dias. Durante os 30 dias o modo RunTime (execução do programa) estará disponível para execução. Após esse período apenas o modo Engenharia será disponível. Reinstalação do TwinCAT fornece mais 30 dias (Engenharia + Runtime). Register Now: Um System ID será gerado para ativação via Internet ou telefone. (Forma não usual). A prática recomendada é selecionar a opção: 30 days demo Version e, em seguida, enviar uma imagem do System ID por e-mail, assim um Reg Key (chave de ativação) será gerado pela Beckhoff, possibilitando a ativação do software, caso seja necessário (procedimento não válido para registro do TwinCAT no Windows CE®)

4

TwinCAT PLC

Alguns adendos de software são disponibilizados para seleção, selecione a opção desejada e clique em Next.

6
TwinCAT IO: Instala todos os arquivos necessários para reconhecimento do Hardware. TwinCAT Scope View: Software muito parecido com um osciloscópio, utilizado para monitoração de variáveis em tempo real. TwinCAT Cam Server: Recursos de usinagem. Disponibiliza um recurso para utilizado e geração de tabelas para interpolação. TwinCAT EDS and GSD files: Arquivos de configuração para redes de comunicação DeviceNet e Profibus. TwinCAT Remote Manager: Utilizado para configuração de comunicação remota. TwinCAT Drive Manager: Utilizado parta configuração de drives AX5000.

Recomendado instalar todos os opcionais

Nota

5

TwinCAT PLC

Selecione o caminho para instalação: É altamente recomendado que se utilize o caminho padrão informado pelo programa de instalação: C:\TwinCAT\, pois todos os arquivos e diretórios, tais como: (xml, bibliotecas, recursos, boot projects, InfoSystem) utilizados pelo TwinCAT estão referenciados nesse caminho.

7

Após o término da instalação, reinicialize o computador para completar o programa de instalação.

Após a reinicialização o ícone de operação do TwinCAT será exibido

Atenção

Para funcionamento adequado do TwinCAT é necessário desabilitar o firewall do windows

8

6

TwinCAT PLC

1.2 Informações Adicionais – TwinCAT

O modo Engenharia + Runtime (local) é compatível apenas para sistemas operacionais Microsoft Windows (versão ver no tópico Pré-Requisitos) plataforma X86 (32 bits). Atenção Para o Sistema Operacional Windows 7 X64 (64 bits) o modo Runtime não é compatível, ficando disponível apenas o modo Engenharia.

Modo Engenharia: Usuário pode criar, editar programas, function block, bibliotecas de funções, edição de telas Visualization de um Target Remoto.

Modo Runtime: Utilizado para execução da lógica de programação “local”, ou seja, o seu notebook ou PC será o controle de PLC, funcionando em Tempo Real. Com o modo Runtime é possível fazer simulações de programa sem a necessidade de um hardware físico.

Em resumo: Versões 2.11 para Sistemas Operacionais Microsoft Windows NT, 2000, XP, 7 (X86) o modo Engenharia + Runtime é instalado automaticamente. Para o Sistema Operacional Microsoft Windows 7 x64 não é compatível o Runtime. Ou seja, não é possível simulação de programas, assim como, tornar o notebook ou PC o controle de PLC. Porém é possível abrir, editar e desenvolver programas.

7

TwinCAT PLC

1.3 Preparando o PC - Instalando Serviço e Protocolo de Tempo Real
Para o correto funcionamento da comunicação Real Time Ethernet (TCP IP) e EtherCAT, é necessário instalar o Serviço e Protocolo de comunicação Beckhoff. A Instalação do serviço e protocolo Real Time Beckhoff, só é disponível para Sistemas Operacionais Microsoft Windows X86 (32 bits). Para o Windows 7 X64 (64 bits) esse serviço e protocolo não é disponível.

Atenção

As propriedades de conexão de rede podem variar um pouco em função do Sistema Operacional Microsoft. Para esse exemplo, foi utilizado o Sistema Operacional Microsoft Windows XP, Service Pack 03.

Info

Para Windows 7, utilizar a central de rede e compartilhamento

2

1

2
3

4

4. Instale primeiramente o Serviço

5

8

TwinCAT PLC

6
6. Selecione o Fabricante: BECKHOFF

7

8. Depois de instalar o serviço, selecione: Protocolo

8

9

Info
Em alguns casos o Windows pode apresentar uma mensagem informando que o programa não passou nos testes de programa original Microsoft, o que não interfere no funcionamento e instalação do TwinCAT.

10

9