SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste II Criado por Portaria No 8.677/09 – D. O.

17/04/2009 Rua José Domingos Silva Neto, no 01 – Ribeira do Pombal – Bahia

PROFESSOR (A) RAFAEL CRUZ ALUNO (A)

DATA 14/12/2012

PROVA IV UNIDADE

TURNO matutino

DISCIPLINA BIOLOGIA CURSO 1º ano (Ed./Agro)

01 - (UEFS 2010.2) O esquema ilustra as etapas da divisão celular por meiose em organismos de padrão eucarionte. A partir da compreensão dessas etapas e da importância desse mecanismo de divisão para a diversificação da vida é correto afirmar: a) A meiose é caracterizada como divisãoincompleta por duplicar o material genético presente no núcleo celular. b) A separação das cromátides-irmãs é um dos destaques presentes na meiose I. c) As células-filhas apresentam a mesma quantidade de DNA da célula-mãe. d) Nos seres humanos, os gametas sofrem meiose durante a sua formação, mas garantem o restabelecimento da diploidia no momento da fecundação. e) A meiose evoluiu como uma divisão que permite produzir descendentes com a informação genética sempre igual entre eles. 02 - Na figura abaixo, estão ilustradas células de um organismo em diferentes fases da divisão celular. As células 1, 2 e 3 estão, respectivamente, em: a) anáfase meiótica I, anáfase meiótica II e metáfase mitótica II. b) anáfase mitótica, anáfase meiótica I e metáfase meiótica II. c) metáfase meiótica I, anáfase meiótica I e metáfase meiótica. d) anáfase meiótica I, anáfase meiótica II e metáfase meiótica II. e) metáfase meiótica II, metáfase meiótica I e metáfase mitótica 03 - Um cromossomo (duplicado) é formado por duas cromátides-irmãs, sendo que, cada uma corresponde a uma longa molécula de DNA associada a proteínas. Isso permite afirmar que o núcleo de uma célula somática (2n) humana em ...A... possui ...B... moléculas de DNA. Qual das alternativas indica os termos que substituem corretamente as letras A e B? a) A = qualquer fase do ciclo celular; B = 92 d) A = fim de mitose (telófase); B = 23 b) A = fim de intérfase (G2); B = 23 e) início de intérfase (G1); B = 46 04 (UEFS 2007- adaptado) - A ilustração representa as diversas etapas de um ciclo celular típico com mitose. A partir de sua interpretação, pode-se inferir que: a) O alinhamento dos cromossomos, em pares de homólogos no plano equatorial da célula é um evento característico da mitose. b) A duplicação do material genético celular ocorre em uma fase específica da prófase. c) A separação dos cromossomos de cada par se realiza na anáfase. d) A constância de um mesmo número de moléculas de DNA é evidenciada durante todo o ciclo. e) n.d.a. 05 - (UNIFESP-SP) A figura representa um cromossomo em metáfase mitótica. Portanto, os números I e II correspondem a: a) cromossomos emparelhados na meiose, cada um com uma molécula diferente de DNA. b) cromátides não-irmãs, cada uma com uma molécula idêntica de DNA. c) cromátides-irmãs, cada uma com duas moléculas diferentes de DNA. d) cromátides-irmãs, com duas moléculas idênticas de DNA. e) cromossomos duplicados, com duas moléculas diferentes de DNA. c) A = início de mitose (prófase); B = 46

06 – Em quais etapas se divide a interfase? Quais os eventos que ocorrem em cada uma delas? 07 – Como podemos diferenciar mitose de meiose? 08 .Em qual fase ocorre o crossing over? Qual a importância deste evento? Sucesso!!! .