Energia Eólica na Fantástica Casa Ecológica

Componentes: Ana Carolina, Ana Gabriela, Claudia, Eric, Estefânia, Matheus, Rafaela e Sandra. Turma: 3º ano “A”.

O homem vive num oceano de energia. A queda de água poderia proporcionar força hidrelétrica suficiente para suprir 80% da energia total consumida pelo homem. não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões". Como funciona a energia eólica? O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. expendendo energia em tão inesgotáveis quantidades que dela o homem pode aproveitar apenas uma fração. Quando vários mecanismos como esse . A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e. é importante que eles sejam regulares. Energia Eólica no Mundo . diz o engenheiro mecânico Everaldo Feitosa. A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento) e não se tem registro de sua descoberta. eles poderiam produzir duas vezes mais eletricidade do que a força da água o faz agora. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade. embora ele use apenas um ou 2% dela. claro. mas estima-se que foi há milhares e milhares de anos. do regime de ventos na região em que está instalada. E não pense que o ideal é contar simplesmente com ventos fortes. em escala comercial. limpa e disponível em todos os lugares. Se os ventos fossem dominados.são ligados a uma central de transmissão de energia. A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável. teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de ideias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia. vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica.conhecido como turbina de vento . temos uma central eólica. Ao redor dele a natureza trabalha constantemente. "Além da velocidade dos ventos.

Enquanto em 1980 se gastavam 120 para ganhar um megawatt de energia através dos ventos. . . passando para 4. . As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil). . Energia eólica no Brasil Apesar de ter um território vasto com ótimo potencial de geração de energia elétrica utilizando o vento. desenvolver um arsenal tecnológicos capaz de captar energia dos ventos com maior eficiência e custo reduzido. nos últimos anos. é preciso tomar cuidado antes de apostar na energia eólica.localizado no semiárido baiano. Com estes novos parques eólicos.Parque Eólico Alegria: instalado na cidade de Guamaré (Rio Grande do Norte).Parque Eólico de Osório: instalado no munício gaúcho de Osório.Usina de Energia Eólica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Ceará). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts. o Brasil produz cerca de 1. passaremos a produzir cerca de cinco mil megawatts. o Brasil ainda produz pouca energia a partir desta fonte. a boa notícia é que o governo federal contratou 140 novos empreendimentos que deverão estar em operação até o final de 2013. Esta expansão está atraindo grandes empresas internacionais que apostam no crescimento deste tipo de energia no Brasil.2 bilhão de reais. . Possui a capacidade instalada de 51 megawatts. hoje o custo não passa de 40 dólares.Parque Eólico Eco Energy: instalado na cidade de Beberibe (Ceará).Complexo Eólico Alto Sertão I . nosso país está dando um grande passo na direção do desenvolvimento sustentável. é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. medição e previsão dos ventos. o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1.200 megawatts. Inaugurado em junho de 2012. ela não é uma fonte confiável.Parque Eólico do Rio de Fogo: instalado na cidade de Rio do Fogo (Rio Grande do Norte). mecânicos e elétricos conseguiram. .Tanto no exterior como no Brasil. Atualmente. Desvantagens Apesar de todos os pontos positivos. pois se trata de uma fonte renovável e limpa.2% de participação no sistema elétrico nacional. três vezes menor. Não há muitos dados sobre o regime de ventos no Brasil. Possui a capacidade instalada de 104 megawatts. Se não forem feitos os estudos de mapeamento. Possui capacidade instalada de 25 megawatts. é o segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). engenheiros civis. correspondendo a apenas 0. São apenas 46 parques eólicos (usinas eólicas) em todo território nacional (dados de 2012) Porém.6% de participação no sistema elétrico nacional. e eles costumam serem aproveitáveis somente durante parte do ano. Principais Parques Eólicos no Brasil: . A geração de energia elétrica através desta fonte é de extrema importância para o Brasil. Possui capacidade instalada de 41 megawatts. Com a energia eólica.

Além disso. eletrônicos. O grande potencial eólico no mundo aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energética do planeta e reduzir a dependência ao petróleo.0% de toda a energia elétrica. É uma fonte renovável. os parques eólicos produzem poluição sonora e visual. um de cada vez. Em 2011 na União Europeia ela já representa 6. cata-vento ou um display iluminado). e no mundo mais de 3. * Com dois modos de funcionamento: através do painel solar ou a pilhas. Também podem interferir na rota migratória de pássaros. todo o equipamento é caro. Características: * ECO HOUSE é um kit de montagem educativo que aprende os princípios básicos de robótica. * Excelente para ensinar e demonstrar o funcionamento de uma energia limpa e sustentável. com a tendência de redução nos custo de produção de energia eólica. deve se tornar uma das fontes de energia mais barata. não emite gases de efeito estufa. já que os atuais aero geradores têm dezenas de metros de altura. o que pode inviabilizar a criação de parques eólicos. o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental. * Interruptor liga/desliga Material: Peças encaixáveis em acrílico colorido Dispositivos acionados pelo painel solar: . poderão ser acionados (sirene. Vantagens A produção de energia elétrica através de energia eólica tem várias vantagens das quais podemos ressaltar as principais. Iremos representar a energia eólica na Fantástica Casa Ecológica com também dispositivos para energia solar. energia solar e energia eólica. * Vem com um painel solar no teto que quando exposto ao sol três dispositivos.3% da matriz energética. Além disso. Finalmente. e com o aumento da escala de produção. gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação. e os aero geradores interferem na paisagem do local. Os parques eólicos são compatíveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuária.

org .com.br http://www.com http://planetasustentavel.suapesquisa.com.br www.abril.portalsaofrancisco.wikipedia.* A sirene é acionada quando a porta é aberta (alarme da casa) * Cata-vento gira (energia eólica) * Um Display acende na frente da casa (vem 3 plaquinhas decorativas iluminadas por LED) Bibliografia http://www.