20/03/2013 Aprenda a fazer uma boa apresentação oral

Veja dicas e técnicas para otimizar sua apresentação oral

Fazer uma apresentação oral para os colegas não é uma missão fácil. Mais do que timidez, algumas pessoas chegam mesmo a ficar em pânico frente à tarefa. Porém, tanto para a vida acadêmica quanto para a profissional, aprender a falar para um público pequeno ou grande é essencial. A seguir ensinamos algumas técnicas e dicas que podem ajudar em seu ano letivo.

melhor. já que você terá que falar de forma confortável sobre ele -. . o público tende a se interessar mais nas informações apresentadas.quanto mais domínio. opte por aquele que lhe desperte o interesse.Quando é possível escolher um tema para fazer sua apresentação oral. Escolher um tema original também é importante: desta forma.

Com toda a bibliografia em mãos. É importante sempre usar suas próprias palavras ao escrever -.Após a escolha do tema. selecionando e resumindo os tópicos que pretende abordar.isso evita plágio e facilita a memorização. vem a parte mais importante: a pesquisa.portanto. é importante acrescentar curiosidades e fatos não conhecidos -. Para manter a atenção do público. você deve organizar as informações. recomenda-se ler o texto em voz alta e calcular o tempo gasto. Para não selecionar informações em excesso. não vale a pena repetir ideais já difundidas e dizer apenas o óbvio. .

com os principais tópicos que irá desenvolver livremente. é muito difícil decorar todo o texto. melhor será sua apresentação. mas sim apenas tópicos e frases curtas. que remetam ao assunto abordado. leve um guia de apoio. Este guia não deve conter frases extensas. Não se esqueça de fazer o guia com uma letra legível para não atrapalhar seu discurso. Lembre-se que quanto mais organizado o seu guia.Apesar de sua apresentação ser um resumo. . Para facilitar. O uso de um marcador é importante para destacar o que não deve faltar. mas dominar o tema é essencial.

ajudam a ilustrar o material. por exemplo. . pois desta forma a plateia ficará focada em ler e não ouvir suas explicações. .Escrever no quadro é uma forma simples de mostrar ao público quais são os principais tópicos de sua apresentação.Ferramentas ajudam a melhorar o aspecto de sua apresentação. use cores e formatos diferentes para chamar a atenção. mas não abuse: exiba apenas trechos curtos para não ofuscar a apresentação. . tente sempre mostrar fotos ao público para ajudar a transmitir sua mensagem. O ideal é não colocar muito texto nos slides. pois tem imagens e movimento. assim como os vídeos.Imagens.Apresentação digital é a forma mais organizada de fazer sua apresentação oral: use o PowerPoint ou outros programas disponíveis na internet. veja algumas dicas: .Vídeos sempre despertam a atenção da plateia. . mesmo que não use imagens no PowerPoint. use bem esse papel de 'professor' que você tem disponível.

vocês estará apto a responder perguntas do público que venham a surgir. se puder pedir ajuda a alguma pessoa.assim você vai treinando como se comportar diante de uma plateia. Para dominar o tema. melhor ainda -. ao dominar o tema abordado.É importante ressaltar que. organize as ideias e treine em voz alta. leia bastante sofre ele. .

Desta forma.msn. Procure ser criativo e original na abordagem. a postura também é importante.com/educacao/guia-do-estudante/aprenda-a-fazer-uma-boa-apresenta %c3%a7%c3%a3o-oral#image=7 .Antes e durante a apresentação você deve se concentrar para ficar calmo e mostrar que está concentrado no tema. Evite olhar demais para o seu guia ou para o professor -.br. Boa apresentação! Fonte: http://noticias. você transmitirá ao público a sensação de confiança e de domínio do tema.o ideal é dirigir os olhares para os espectadores e usar um tom de voz pausado e claro.