Algoritmos de Substituição de Páginas

1 .Algoritmo ótimo de substituição de páginas Rotular as páginas com o número de instruções que serão executadas antes de cada página ser executada pela primeira vez.  Remove a página com maior rótulo  Ex: Página 1 será executada pela primeira vez após 8 milhões de instruções Página 2 será executada pela primeira vez após 6 milhões de instruções Remove página 1  .

M -> Modificado. Sempre coloca 1 quando faz escrita na página  .2 .Algoritmo de substituição de página não usada recentemente (NRU) Trabalha com os bits de status associados à página virtual referenciada pela MMU: R -> referenciado. Sempre coloca 1 quando a página é lida ou escrita.

2 . Classe 3 – referenciada. Classe 1 – não referenciada.Algoritmo de substituição de página não usada recentemente (NRU) Ordem de remoção: Classe 0 – não referenciada. Classe 2 – referenciada. modificada. modificada  . não modificada. não modificada.

onde a página mais antiga sempre está no topo da lista. pois nem sempre a página mais antiga necessariamente é a menos usada . primeiro a sair   Utiliza uma lista encadeada.Algoritmo de substituição de página primeiro a entrar. Raramente é usado.3 . consequentemente sempre será a removida.

.Algoritmo de substituição de página segunda chance     Combinação dos algoritmos 2 e 3 desta apresentação. será colocado em 0. caso verifica os bits referenciado e modificado. retira a página Se o bit referenciado for 1.4 . contudo. Mantém uma lista encadeada com os mais antigos no topo. Se o bit referenciado for 0. a página irá para o final da lista e o tempo de carregamento da mesma será reiniciado.

aplica o algoritmo 3.Algoritmo de substituição de página segunda chance  Caso todas as páginas foram reiniciadas.4 . .

5 . para evitar inserir páginas no final da lista. contudo mantém todas as páginas em uma lista circular.Algoritmo de substituição de página do relógio  Utiliza o algoritmo 4. .

Algoritmo de substituição de página usada menos recentemente (LRU)   Quando ocorre uma falta de página. será eliminada a página não utilizada pelo período de tempo mais longo.6 . A lista das páginas mais usadas recentemente precisará ser atualizada a cada referência na memória .

6 .Algoritmo de substituição de página usada menos recentemente (LRU)  A lista das páginas por hardware .

Conjunto de trabalho -> conjunto de páginas que foram referenciadas durante os últimos T segundos de tempo virtual Busca páginas que não estão em conjunto de trabalho e tentam removê-las . Também é chamado de pré-paginação.Algoritmo de substituição de página do conjunto de trabalho      Não faz paginação por demanda. Tempo virtual -> quantidade de tempo de CPU que um processo empregou desde que foi inicializado. mas tentam gerenciar o conjunto de trabalho referente a cada processo e assegura que esteja presente na memória antes do processo ser executado.7 .

7 .Algoritmo de substituição de página do conjunto de trabalho .

Algoritmo de substituição de página WSClock .8 .

Exercícios .