Introdução à Otimização de Buscas na Web

Otimização de Buscas na Web

Treinamentos e Workshops PaperCliQ
A PaperCliQ – Comunicação e Estratégia Digital oferece treinamentos e workshops para empresas, escolas ou grupos. Os slides a seguir são a adaptação de um workshop que compôs um conjunto de cinco workshops para treinamento interno em Comunicação Digital para uma empresa baiana.

Professores
Marcel Ayres Diretor de Criação e Mídias Sociais marcel.ayres@papercliq.com.br @marcelayres

Renata Cerqueira Diretora de Atendimento e Conteúdo renata.cerqueira@papercliq.com.br @renatacbc

Tarcízio Silva Consultor de Mídias Sociais tarcizio.silva@papercliq.com.br @tarushijio

Otimização de Buscas na Web

Sumário
1. Introdução 2. Como me posicionar bem? 3. MOB 4. Ferramentas

Otimização de Buscas na Web

1. Introdução Otimização de Buscas na Web .

outros buscadores. Otimização de Buscas na Web .Segunda página mais visitada nos EUA: google.com .Página mais visitada no Mundo: google.Página mais visitado no Brasil: google.com.Página mais visitada na Ucrânia: google.ua . o único site que ameaça ou desbanca a supremacia do buscador Google é o Facebook (rede social com 400 milhões de usuários) ou.Página mais visitada na Argentina: google.com.com .com .ar Em todo o mundo.Internet e buscadores: cenário . mesmo.

75. Pesquisa realizada em 2009 pela WBI Brasil Otimização de Buscas na Web . 28% vão até a segunda e 52% vão até a terceira. .93% clicam em resultados espontâneos.07% clicam nos Links Patrocinados.Buscadores: dados .20% seguem até a primeira página dos resultados.24. .

A importância do posicionamento na 1ª SERP
- SERP significa Search Engine Results Page. - A tabela ao lado mostra a distribuição de cliques na primeira página, entre os 10 primeiros resultados. - O primeiro resultado é quase 4x mais clicado que o segundo! - Os três primeiros resultados somam 61,7% dos cliques.

Otimização de Buscas na Web

Internet: buscadores
- Primeiro buscador do mundo: 1994 - Preferência de 1,7%

- Maior buscador do mundo: 1998 - Preferência de 95,4%

- Um dos mais recentes buscadores: 2009 - Preferência de 2,9%
Pesquisa realizada em 2009 pela WBI Brasil

Otimização de Buscas na Web

Buscadores: universo
Web indexável x Web visível x Web Profunda

- Web Indexável: 11,5 bilhões de páginas - Web Invisível: 500 bilhões de páginas - Buscas: 2% da web

Otimização de Buscas na Web

2. Como me posicionar bem? Otimização de Buscas na Web .

.Técnicas são obtidas empiricamente. Otimização de Buscas na Web .Mecanismos de busca não divulgam critérios.Buscadores: critérios de posicionamento .

Processo para melhorar resultados de busca de um site.Marketing de Otimização de Buscas (MOB) . Otimização de Buscas na Web . . .Equivale a SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing).Principais fatores: Relevância e Palavras-chaves.

.É medida pelo PageRank. .Profundidade – links que apontam para fora da página.A Relevância é um dos principais critérios para que os buscadores apresentem uma página aos usuários.links apontados para a página. Otimização de Buscas na Web .Link de Popularidade .Relevância . . O que determina a relevância? . um algoritmo que mede a importância da página.Pode ser verificado no Google Tool Bar. Índice varia de 0 a 10.

PageRank Otimização de Buscas na Web .

Quanto mais um website souber utilizar palavras-chaves a seu favor. apresentem uma maior equivalência com as palavras-chaves solicitadas pelo internauta. . mais chances ele terá de ser encontrado por aqueles que compõem o seu público de interesse.Palavras-chaves . Otimização de Buscas na Web .Os buscadores atuam para encontrar e fornecer as páginas que. .Os sistemas de buscas realizam pesquisas a partir das palavras-chaves digitadas pelo usuário. entre outros critérios.

adequadas ao contexto da página. Mas como encontrá-las? Otimização de Buscas na Web . agregando um bom volume de buscas e . .comprovadamente usadas pelos usuários.nunca são dispostas em excesso pelo website.Palavras-chaves Boas palavras-chaves são : .

com/select/KeywordToolExternal Otimização de Buscas na Web .google.Palavras-chaves Ferramentas Especializadas: Adwords Fonte: https://adwords.

com/select/KeywordToolExternal Otimização de Buscas na Web .Palavras-chaves: ‘desenvolvimento de softwares’ Fonte: https://adwords.google.

MOB .Otimização on-page.Estratégias .Otimização off-page. . Otimização de Buscas na Web .

Conteúdo das páginas Web. Otimização de Buscas na Web . 2.Códigos.Otimização On-Page 1. Estruturas e 3.

Presença em diretórios.Estratégias em mídias sociais. 5. 2. 4.Submeter URL aos buscadores. Otimização de Buscas na Web .Links Patrocinados.Construção de links.Otimização Off-Page 1. 3. 6.Uso de ganchos.

Estratégias de otimização em mídias sociais.Links Patrocinados. 3. 5. 6.Presença em diretórios. 4.Otimização Off-Page 1. Otimização de Buscas na Web .Uso de ganchos.Submeter URL aos buscadores.Construção de links. 2.

Custo por clique. . . . .São exibidos parceiros/afiliados.Aparecem na forma de anúncios.Vendas de palavras-chaves.Não interfere na busca orgânica: resultados surgem em área delimitada.Links Patrocinados . em buscadores e páginas de Otimização de Buscas na Web .

Otimização de Buscas na Web .Links Patrocinados Esses são os espaços reservados para os Lps Esta área central traz os resultados da busca orgânica.

Links Patrocinados Plataforma AdWords Otimização de Buscas na Web .

em média. em média. Recebe 60 a 70% dos cliques. independente de conteúdo do site/página. de Martha Carrer Cruz Gabriel Otimização de Buscas na Web . Os resultados são proporcionais ao investimento feito na compra de palavras-chaves e à sua comunicação nos textos dos links. Recebe de 30% a 40% dos cliques. Gráfico retirado do livro “Marketing de Otimização de Buscas na Web.Otimização Orgânica x Links Patrocinados Otimização Orgânica Links Patrocinados Posição do site controlada pelo buscados. Apresentação do site na área de resultados orgânicos dos buscadores. Produz resultados em médio e longo prazo. Existe CPC. Pode-se criar a comunicação como se desejar. A comunicação apresentada nos resultados depende do conteúdo dos sites e das páginas. Os resultados dependem do conteúdo/código dos sites e dos buscadores e suas regras. Posição do site controlada pelo administrador da campanha. Apresentação do site nas áreas de links patrocinados dos buscadores e sites parceiros e afiliados. Não existe custo por clique no link para o site. Produz resultados imediatos.

Otimizar para muitas palavras-chaves.Links Patrocinados: quando usar? . . .Palavras muito concorridas.Campanhas Temporárias. Otimização de Buscas na Web .Testar as melhores palavras-chaves.Erros de digitação. .Rapidez. . .

Nas páginas de destino. chame o usuário para ação de diferentes maneiras e teste o uso de diferentes formulários para o internauta preencher. . não abuse de recursos animados.Criar anúncios atrativos e que respondam dúvidas do internauta.Evitar uso de páginas genéricas como landing pages. Otimização de Buscas na Web . informe onde o visitante está.Links Patrocinados: recomendações . . e palavras específicas costumam obter mais conversão. .Atentar que palavras-chaves genéricas tendem a atrair tráfego.

Links Patrocinados: direcionamento Pesquisa: “perfume amor amor” Otimização de Buscas na Web .

‘Amor Amor’. Otimização de Buscas na Web .Links Patrocinados: direcionamento Resultado sem qualquer referência ao termo pesquisado.

Links Patrocinados: direcionamento Pesquisa: “perfume carolina herrera” Otimização de Buscas na Web .

Otimização de Buscas na Web .Links Patrocinados: direcionamento Resultado inteiramente voltado para o perfume pesquisado.

3. MOB Otimização de Buscas na Web .

Otimização de Buscas na Web . Controle e ajustes. Otimização do Website. 4.MOB – Gestão e Etapas 1. 5. Análise Preliminar. 2. Monitoramento Constante do Posicionamento nas Buscas. 3. Determinação e seleção de palavras-chaves.

2. Otimização de Buscas na Web .MOB – Gestão e Etapas 1. Determinação e seleção de palavras-chaves. Controle e ajustes. 3. Otimização do Website. 5. Análise Preliminar. Monitoramento Constante do Posicionamento nas Buscas. 4.

estabeleça as diretrizes para a otimização. .Análise Preliminar .Avalie as páginas que devem ser otimizadas . .do que elas precisam? .Trace uma estratégia interdisciplinar.Defina os objetivos de Comunicação. Otimização de Buscas na Web . .Avalie o posicionamento e a situação de possíveis concorrentes.A partir do item anterior.

Monitoramento Constante do Posicionamento nas Buscas. Análise Preliminar.MOB – Gestão e Etapas 1. Otimização do Website. 2. Otimização de Buscas na Web . Determinação e seleção de palavras-chaves. Controle e ajustes. 3. 5. 4.

Fuja de adivinhações.Tendo temas em vista. Já vimos o adwords. passe para a seleção dos termos.Determinação e Seleção de Palavras-chaves . o que importa é o usuário: quais palavras ele utiliza em sua pesquisa? . Existem programas específicos para detectar o volume de pesquisas de determinadas expressões.Faça uma discussão interna. Neste momento. a partir de seus objetivos de comunicação e dos seus públicos de interesse: quais são as temáticas que mais interessam ao meu website? . mas também existem outros recursos favoráveis. Otimização de Buscas na Web .

2.Etapas 1. 5. Otimização de Buscas na Web . Otimização do Website. Determinação e seleção de palavras-chaves. Análise Preliminar. 3. Monitoramento Constante do Posicionamento nas Buscas. Controle e ajustes.MOB . 4.

Tratam-se apenas de recomendações e que.Com as palavras-chaves escolhidas. devido ao processo dinâmico de „rankeamento‟.Otimização do Website: um breve olhar .Lembrem-se: não existem regras para otimizar um website. . estão sempre sujeitas a reavaliação. chegou a hora de usar as técnicas de otimização. Otimização de Buscas na Web .

insira palavras-chaves no endereço do site.Otimização do Website: um breve olhar .Sempre que possível. Otimização de Buscas na Web .

prefira hífen a underline. Além disso. buscando sempre refletir o conteúdo da página. URL confusa e uso de underline.Prefira usar palavras na URL. URL precisa e uso de hífen Otimização de Buscas na Web .Otimização do Website: um breve olhar .

Não use mais de 150 caracteres em sua descrição.Otimização do Website: um breve olhar . Não use mais de 70 caracteres em seu título. Escreva com precisão e de forma atrativa o conteúdo da página. keywords.Insira palavras-chaves nas metas-tags (em title. Otimização de Buscas na Web . description).

Otimização do Website: um breve olhar Plugin “All in One SEO Pack”. disponível no wordpress Otimização de Buscas na Web .

Otimização do Website: um breve olhar . descritivos. Retirados do site da Revista Boa Forma Otimização de Buscas na Web . Título longo acabou cortado.Crie títulos únicos. curtos e adequados para as páginas.

) Otimização de Buscas na Web . (Trecho de um blog sobre SEO.Otimização do Website: um breve olhar .Insira links de um texto para o outro.

Insira palavras-chaves nos links internos.) Otimização de Buscas na Web . (Trecho de um blog sobre SEO.Otimização do Website: um breve olhar .

„Realidade Aumentada‟. (Trecho de um blog sobre Novas Tecnologias.No corpo do texto.Otimização do Website: um breve olhar .) Otimização de Buscas na Web . destaque (usando negrito) os trechos e palavras-chave mais importantes. entre elas.) (Trecho de um blog sobre Moda.

(Trecho de um blog sobre séries televisivas.) Otimização de Buscas na Web .Otimização do Website: um breve olhar .Descreva o conteúdo dos elementos multimidiáticos.

Otimização do Website: um breve olhar -Mantenha a freqüência de palavras-chaves na faixa de 3 a 8% em uma página.Ferramenta para medir densidade: http://www.com. .br/ferramentas-seo/densidadekeywords-local/ Anti-link Attack Otimização de Buscas na Web .mestreseo.

. Otimização de Buscas na Web .Ao escrever o título.Otimize páginas com suas especificidades.Atualize sempre. . mas mantenha também a coerência com todo o website.Crie um site com uma boa navegação.Otimização do Website: um breve olhar . procure colocar as palavras-chave mais importantes do texto inteiro. .

.Keyword Stuffing. . .Cloacking.Anti-link Attack. Otimização de Buscas na Web .Link Farm. .Técnicas Inadequadas .Conteúdo Duplicado. .Doorway Page.Texto Invisível. .

Análise Preliminar. 4.MOB . 5. Determinação e seleção de palavras-chaves. Otimização do Website. Monitoramento Constante do Posicionamento nas Buscas. 2. Controle e ajustes. 3. Otimização de Buscas na Web .Etapas 1.

Monitoramento .Registro em relatórios. Otimização de Buscas na Web . .Verificação regular sobre posição ocupada nos buscadores.

Análise Preliminar. Otimização de Buscas na Web . Controle e ajustes. 4. 2. 5.MOB . Otimização do Website. Monitoramento Constante do Posicionamento nas Buscas. 3.Etapas 1. Determinação e seleção de palavras-chaves.

Otimização de Buscas na Web .Controle e Ajustes .Refinar processos.Determinar eficiência das ações. .

Dicas . mas mantenha também a coerência com todo o website.Otimize páginas com suas especificidades. Otimização de Buscas na Web .

4. Ferramentas Otimização de Buscas na Web .

Abrange um conjunto de estatísticas baseadas no volume de busca. distribuições geográficas e categoria de pesquisas específicas.Google Insights Endereço: www.google.com/insights .Permite: comparar tendências sazonais. Otimização de Buscas na Web . .

Google Insights Exemplo de busca: „ronaldinho‟ x „robinho‟ Otimização de Buscas na Web .

Google Insights Comparativo de buscas Otimização de Buscas na Web .

Google Insights Buscas por estados Otimização de Buscas na Web .

Google Insights Pesquisas mais comuns e pesquisas crescentes Otimização de Buscas na Web .

br/ferramentas-seo/banido-no-google/ -PageRank: http://www.mestreseo.mestreseo.com.Ferramentas -Banido do Google? http://www.br/ferramentas-seo/seo-score/ Otimização de Buscas na Web .mestreseo.com.br/ferramentas-seo/pagerank/ -Seo Score: http://www.com.

.Não adianta esperar muito de um website. Otimização de Buscas na Web .Concluindo . se ele não está bem posicionado para as palavras-chaves de seu interesse. e não aos mecanismos. mas o objetivo final é adequar-se aos internautas. .Um bom posicionamento pode atrair apenas tráfego. As técnicas devem ser aplicadas em todas as páginas. .Os resultados são a longo prazo. com o intuito de acelerar o processo (sob pena de não ser mais indexado pelos mecanismos de busca). não garante conversão. Tenha paciência e não deixe de agir eticamente.Otimização é um processo demorado e feito de modo detalhado.Lembre-se: as técnicas são realizadas em sintonia com os buscadores. .

fabioricotta. de Martha Carrer Cruz Gabriel. Editora Esfera 2008 Otimização de Buscas na Web .com Livros Otimização de sites para mecanismos de buscas (Guia do Google) “Marketing de Otimização de Buscas na Web”.mestreseo.Fontes Links http://www.br http://www.com.

papercliq.+ Conteúdo: www.slideshare.br/blog www.papercliq.com.br www.net/papercliq No Twitter: @papercliq @marcelayres @renatacbc @tarushijio Otimização de Buscas na Web .com.