You are on page 1of 10

A combinao entre muito sal na dieta, sedentarismo e maus hbitos em geral deflagra uma doena que atinge de 5 a 7% das

grvidas brasileiras. Trata-se da hipertenso gestacional, um problema que pode comprometer a sade e a vida da futura mame e a do beb.

A hipertenso gestacional uma complicao que acompanha entre 5 e 7% das grvidas brasileiras. O aumento da presso um mal que pode comprometer a sade e a vida tanto da me quanto do beb. Alberto DAuria, mdico obstetra e diretor do Hospital Maternidade Santa Joana, na capital paulista, taxativo: Maus hbitos e alimentao desequilibrada. A est a origem de praticamente todos os problemas de sade. Para ele, ainda, o aumento da presso durante a gestao se inclui nessa sentena.

Patrcia Miziara Montalvo, 26 anos, advogada, um exemplo de como a unio de maus hbitos alimentares pode ser fatal. Ela no poupou seu paladar, sempre voltado para comidas salgadas, durante a gestao, no fez restries alimentares e no praticava atividades fsicas, at mesmo porque nunca apresentou problemas de peso. Patrcia estava no sexto ms da sua primeira gravidez quando, num exame de rotina de pr-natal, constatou o aumento da presso. Entre idas e vindas ao mdico, picos da presso de at 18/11 e vrias tentativas em control-la com medicamentos, ela chegou ao limite entre a vida e a morte. Patrcia mora em Santa Maria do Tocantins e teve que ser levada s pressas para Braslia. A mdica que a recebeu se assustou com seu estado: ela estava muito inchada e, assim que foi internada, comeou a ter convulses. O parto foi induzido algumas horas depois: Quando tiraram Ana Letcia e junto a placenta, na hora minha presso se normalizou, conta Patrcia. Mas no apontaram a placenta como a nica causa da hipertenso. Tive uma gravidez tumultuada, com muito estresse e hbitos alimentares pssimos. Tinha desejo por tomate cru com sal todos os dias!

Entenda o que a hipertenso gestacional, os motivos que caracterizam a doena e saiba o que voc deve fazer para se prevenir.

1. O que a hipertenso na gravidez? O aumento da presso sangunea diagnosticado durante a gestao em mulheres que nunca haviam antes demonstrado o problema classificado como doena hipertensiva especfica da gestao (DHEG). Esse um dos distrbios mais comuns em grvidas e se apresenta de duas formas: como pr-eclmpsia e eclmpsia.

A pr-eclmpsia o aumento da presso arterial acompanhada da eliminao de protena pela urina. Normalmente, essa complicao comea depois da 20 semana de gravidez. Quando no tratada adequadamente, pode culminar na prpria eclmpsia, a

reta final da doena. Ela se caracteriza pela presso muito elevada escoltada de outros sintomas mais graves, como convulses e inchaos. Nesse estgio da DHEG, a vida da me e do beb entra em risco.

2. Quais so as causas da hipertenso na gravidez? No existe uma nica causa. H o consenso de que o problema resultado, entre outras coisas, da m adaptao do organismo materno a sua nova condio. Outros motivos so a alimentao desequilibrada, com o excesso de sal, e o sedentarismo. Mas os principais agravantes da hipertenso so mesmo os hbitos alimentares, embora o comeo do problema esteja na formao da placenta, explica o obstetra Alberto DAuria.

3. Quais os sinais de que o problema est se tornando preocupante? Alm da presso sangunea muito alta, dores de cabea e abdominais, escotomas (viso comprometida com pontos brilhantes) e inchao em todo o corpo indicam que o quadro da gestante srio e merece cuidados mdicos de pronto.

4. D para controlar a doena sem medicao? Depende. Para isso, preciso ficar de olho na alimentao e no ganho de peso. A dieta, por exemplo, deve ser rica em cido flico, j que esse nutriente tem ao vaso dilatadora, e pobre em sal, o gatilho para o disparo da presso. Se mesmo com esses cuidados a presso teimar em subir, a os remdios anti-hipertensivos costumam ser necessrios.

5. Mulheres que j tinham presso alta antes da gravidez devem tomar cuidados extras? Sim. Quem j era hipertensa deve, junto com o cardiologista e o ginecologista, estudar solues para assumir as rdeas do problema durante a gestao. Muitas vezes, os especialistas optam por trocar o anti-hipertensivo que a mulher j tomava por outro medicamento da mesma classe e mais indicado para esse perodo. E, claro, preciso redobrar os cuidados com o aumento do peso e a alimentao. Outra providncia aumentar a suplementao de cido flico. As futuras mames que j tinham hipertenso antes de engravidar no se enquadram nos casos de doena hipertensiva especfica da gestao (DHEG), que, como o prprio nome entrega, geralmente se restringe a esse perodo. No entanto, a partir do momento em que a presso no para de subir, os sintomas e os procedimentos adotados pelos mdicos so similares aos da preclmpsia e da eclmpsia.

6. Existe um perfil de mulheres que desenvolvem a hipertenso gestacional? Mulheres que engravidam tardiamente costumam ter maior chance de desenvolver o problema cerca de 14% delas. De modo geral, so mulheres que trabalham muito e esperaram a estabilidade para engravidar. Por isso tambm so mais estressadas, sofrem muita presso e, comumente, ingerem muito caf. Esse um pblico cativo da hipertenso na gestao, relata o obstetra DAuria. A pr-eclmpsia tambm tem maior incidncia na primeira gravidez e, do mesmo modo, gestaes mltiplas tm grandes chances de desenvolver o problema.

7. A pr-eclmpsia pode prejudicar a formao do beb? A sade do pequeno no comprometida quando a me est com a pr-eclmpsia. Mas, se no for tratada, e a gestante chegar ao estgio de eclmpsia, o risco da perda da criana alto.

8. Quais so os comprometimentos para a me? Quando a presso no consegue mais ser controlada com o auxlio de remdios e os outros sintomas da eclmpsia esto evidentes, no existe outra sada: o nascimento do beb precisa ser acelerado com um parto induzido. Caso contrrio, o pequeno e a me correm o risco de morte. importante considerar que 75% dos bitos por hipertenso arterial na gravidez tm como causa a eclmpsia, alerta DAuria.

Patrcia Miziara mais uma vez o exemplo desse extremo. Ela chegou ao hospital com a presso em 16/11 e extremamente inchada mesmo depois de duas semanas tentando diversos anti-hipertensivos. Assim que foi internada, vivenciou as primeiras convulses, tpicas da eclmpsia. Se tivesse esperado mais seis horas para realizar o meu parto, segundo a mdica, teria perdido meu beb e a minha vida, conta Patrcia. Ela sobreviveu e no precisou sequer ficar hospitalizada. J Ana Letcia, sua pequena, ficou na UTI por mais trs meses, lutando para sobreviver.

9. Quem teve hipertenso na gravidez tem maior chance de ter presso alta ao longo da vida? Qualquer doena durante a gestao um indcio de uma predisposio. uma iluso pensar que o surgimento de algumas complicaes seja totalmente aleatrio, diz DAuria. A exemplo disso esto os nmeros do diabete gestacional. Cerca de 20% das mes desenvolvem a doena depois da gravidez, completa. comum em pacientes que desenvolveram a doena hipertensiva especfica na gravidez tenham a presso

normalizada ou pelo menos reduzida logo em seguida ao parto. Mas, ainda assim, em muitos casos elas continuam com o anti-hipertensivo por cerca de 40 dias.
O que hipertenso gestacional?
Hipertenso gestacional uma forma de presso alta na gravidez. Ela ocorre em cerca de 5 por cento para 8 por cento de todas as gestaes. Outro tipo de presso arterial elevada a hipertenso crnica - presso arterial elevada que est presente antes da gravidez comea.

Hipertenso gestacional pode desenvolver pr-eclmpsia em Esta doena ocorre mais freqentemente em mulheres jovens com uma primeira gravidez. mais comum em gestaes gemelares, em mulheres com idade acima de 35 anos, em mulheres com hipertenso crnica, diabetes, Africano-europeu mulheres, e em mulheres que tiveram hipertenso em uma gravidez anterior.

Hipertenso gestacional diagnosticado quando as leituras de presso arterial so maiores do que 140/90 mm Hg aps 20 semanas de gravidez com presso arterial normal.

Pr-eclmpsia (tambm conhecida como toxemia) diagnosticada quando uma mulher com hipertenso gestacional tambm tem aumentado de protena em sua urina.

Eclmpsia uma forma grave da pr-eclmpsia. Mulheres com eclampsia tm convulses resultantes da doena. Eclmpsia ocorre em cerca de um em cada 1.600 gestaes e se desenvolve perto do final da gravidez, na maioria dos casos.

Sndrome HELLP uma complicao da pr-eclmpsia grave ou eclmpsia. Sndrome HELLP um grupo de mudanas fsicas, incluindo a destruio das clulas vermelhas do sangue, alteraes no fgado, e as plaquetas baixas (clulas encontradas no sangue que so necessrios para ajudar o sangue a coagular, a fim de controlar o sangramento).

O que causa? Hipertenso gestacional?


A causa da hipertenso gestacional desconhecida. Algumas doenas podem aumentar o risco deste desenvolvimento, incluindo o seguinte:

pr-existentes a hipertenso (presso arterial elevada) doena renal diabetes hipertenso com uma gravidez anterior idade da me com menos de 20 anos ou mais de 40 fetos mltiplos (gmeos, trigmeos) Africano-europeu corrida

Por que? Hipertenso gestacional uma preocupao?


Com presso arterial elevada, h um aumento na resistncia dos vasos sanguneos. Isto pode dificultar o fluxo sanguneo em muitos sistemas de rgos diferentes na gestante, incluindo o fgado, rins, crebro, tero e placenta.

Existem outros problemas que podem surgir como resultado da hipertenso gestacional. Descolamento prematuro da placenta (descolamento prematuro da placenta do tero) podem ocorrer em algumas gestaes. Hipertenso gestacional tambm pode levar a problemas fetal, incluindo a restrio de crescimento intra-uterino (crescimento fetal pobres) e natimorto.

Se no tratada, a hipertenso gestacional grave pode causar convulses perigosas e at mesmo a morte da me e do feto. Por causa destes riscos, pode ser necessrio para que o beb ser entregue no incio, antes de 37 semanas de gestao.

Quais so os sintomas de? Hipertenso gestacional?

A seguir esto os sintomas mais comuns da presso alta na gravidez. No entanto, cada mulher pode sentir sintomas de forma diferente. Os sintomas podem incluir:

aumento da presso arterial protena na urina edema (inchao) ganho de peso repentino alteraes visuais, como viso turva ou dupla nuseas, vmitos do lado direito dor na parte superior abdominal ou dor ao redor do estmago urinar pequenas quantidades alteraes no fgado ou testes de funo renal

Como diagnosticada a hipertenso gestacional?


O diagnstico muitas vezes baseada no aumento dos nveis de presso arterial, mas outros sintomas podem ajudar a estabelecer a hipertenso gestacional como o diagnstico. Testes para hipertenso gestacional podem incluir o seguinte:

aferio da presso arterial teste de urina avaliao do edema freqentes medidas de peso exame oftalmolgico para verificar se h alteraes na retina as funes heptica e renal testes de coagulao do sangue

Tratamento para hipertenso gestacional:


Tratamento especfico para a hipertenso gestacional ser determinada pelo seu mdico baseado em:

sua gravidez, sade geral, e histria mdica extenso da doena sua tolerncia para medicamentos especficos, procedimentos ou terapias expectativas para o curso da doena sua opinio ou preferncia

O objetivo do tratamento impedir que a doena se agrave e para impedi-lo de causar outras complicaes. Tratamento para hipertenso gestacional podem incluir:

bedrest (em casa ou no hospital pode ser recomendado) hospitalizao (como pessoal e equipamento especializado pode ser necessrio)

sulfato de magnsio (ou outros medicamentos anti-hipertensivos para a hipertenso gestacional) monitoramento fetal (para verificar a sade do feto quando a me tem hipertenso gestacional) podem incluir:

movimento fetal contagem - Curso manuteno de chutes e movimentos fetais. A mudana no nmero ou freqncia pode significar o feto est sob stress. testes nonstress - um teste que mede a freqncia cardaca fetal em resposta aos movimentos do feto. perfil biofsico - um teste que combina o teste nonstress com ultra-som para observar o feto. Doppler estudos - tipo de ultra-som que usa ondas sonoras para medir o fluxo de sangue atravs de um vaso sanguneo.

testes de laboratrio contnuo de urina e de sangue (para mudanas que pode ser sinal de agravamento da hipertenso gestacional) medicamentos, chamados corticosterides, que podem ajudar a amadurecer os pulmes do feto (imaturidade pulmonar um problema grave de bebs prematuros) o nascimento do beb (se os tratamentos no controle da hipertenso gestacional ou se o feto ou a me est em perigo). Parto cesariano pode ser recomendada, em alguns casos.

Preveno da hipertenso gestacional:


Identificao precoce de mulheres em risco de hipertenso gestacional pode ajudar a prevenir algumas complicaes da doena. Educao sobre os sintomas de alerta tambm importante porque a identificao precoce pode ajudar as mulheres a receber tratamento e prevenir o agravamento da doena.

HIPERTENSO NA GRAVIDEZ

A DHEG (doena hipertensiva especfica da gravidez) pode ser definida como uma manifestao clnica e laboratorial resultante do aumento dos nveis pressricos em uma gestante, previamente normotensa, a partir da 20a semana de gestao. A incidncia da DHEG em mdia 5 a 10%, com taxas de mortalidade materna e fetal em torno de 20%. Outras formas de hipertenso arterial podem tambm estar presentes na gestao (hipertenso crnica e hipertenso transitria). A DHEG compreende a pr-eclmpsia e eclmpsia. Pr-eclmpsia: o desenvolvimento da trade proteinria (principalmente albumina), hipertenso ou edema (no fisiolgico da gravidez) entre a 20a semana de gestao e o final da 1a semana ps-parto.

Eclmpsia: a pr-eclmpsia associada convulso (crises) e/ou coma, sem causa aparente. Sintomas/Sinais e Diagnstico O mais importante em termos prticos a diferenciao entre a hipertenso que ocorre antes da 20a semana de gestao ou que a antecede, e a que ocorre pela primeira vez a partir da 20a semana. . Hipertenso crnica e gravidez: gestao que ocorre em pacientes com hipertenso preexistente antes da 20 semana. . DHEG: aps a 20 semana de gravidez. . hipertenso arterial transitria: hipertenso que ocorre pela 1a vez na gestao ou nas primeiras 24 horas aps o parto, sem a presena dos sinais que definem a pr-eclmpsia ou a hipertenso crnica. Obs.: hipertenso: PAD (presso arterial diastlica) 90 mmHg e PAS (presso arterial sistlica) 140 mmHg. Tratamento A pr-eclmpsia e a hipertenso arterial transitria da gestao so formas curveis de hipertenso, pois o parto normalmente elimina as causas da doena. Na hipertenso arterial crnica, a doena geralmente progressiva com risco maternofetal. A primeira droga de escolha no tratamento da DHEG e na hipertenso crnica da grvida a alfa-metildopa que tm mostrado ser uma droga segura, sem efeitos colaterais para o concepto. Na profilaxia da eclmpsia a droga utilizada na maioria das vezes o sulfato de magnsio. Nas emergncias hipertensivas, a escolha recai sobre o nitroprussiato de sdio. O acompanhamento materno-fetal deve ser freqente e rigoroso. Dicas: Em vrios casos, mudanas no peso, dieta e estilo de vida podem ajudar a diminuir a presso arterial, observe-se: 1- O hbito de fumar cigarros no uma causa da hipertenso, mas as pessoas que tm hipertenso e fumam correm o maior risco de desenvolver complicaes. Existe uma ligao entre o hbito de fumar e a doena das artrias coronrias. Tanto os cigarros como a presso alta aumentam as chances de problemas no corao e, por isso, deixar de fumar pode reduzir o risco. 2- Se a pessoa estiver acima do peso, deve reduzi-lo, manter-se firme na dieta at alcanar o peso apropriado para a sua idade, sexo e altura, e ento tentar mant-lo.

Tambm aqui no existe uma evidncia slida de que a hipertenso seja controlada somente pela reduo do peso. As pessoas com peso normal so sujeitas presso alta. Alm disso, pessoas com peso normal so menos propensas a contrair certas doenas graves associadas hipertenso. 3- Evite adicionar sal comida e diminua a ingesto de alimentos ricos em sdio. 4- Tente tornar a agenda de trabalho menos exigente e aprender a contornar as crises. Alguns estudos revelam que uma pessoa que est se apressando em busca do prximo objetivo, que fala mais do que ouve, e que olha constantemente para o relgio est mais sujeita doena das artrias coronrias. 5- O lcool deve ser evitado. O consumo de bebidas alcolicas pode aumentar a presso sangunea e interagir com os medicamentos para a presso alta. 6- Uma hipertenso bem leve s vezes pode ser tratada sem medicamentos, por meio de exerccios, reduo de peso, diminuio da ingesto de sdio e tcnicas de relaxamento. Porm, a pessoa deve consultar um mdico. http://www.e-familynet.com/artigos/articles.php?article=330 O perigo da hipertenso na gravidez O mal acomete um nmero considervel de grvidas e pode trazer conseqncias tambm para o beb. Felizmente, possvel assumir as rdeas do problema. Veja como A combinao entre muito sal na dieta, sedentarismo e maus hbitos em geral deflagra uma doena que atinge de 5 a 7% das grvidas brasileiras. Trata-se da hipertenso gestacional, um problema que pode comprometer a sade e a vida da futura mame e a do beb. A hipertenso gestacional uma complicao que acompanha entre 5 e 7% das grvidas brasileiras. O aumento da presso um mal que pode comprometer a sade e a vida tanto da me quanto do beb. Alberto DAuria, mdico obstetra e diretor do Hospital Maternidade Santa Joana, na capital paulista, taxativo: Maus hbitos e alimentao desequilibrada. A est a origem de praticamente todos os problemas de sade. Para ele, ainda, o aumento da presso durante a gestao se inclui nessa sentena. Patrcia Miziara Montalvo, 26 anos, advogada, um exemplo de como a unio de maus hbitos alimentares pode ser fatal. Ela no poupou seu paladar, sempre voltado para comidas salgadas, durante a gestao, no fez restries alimentares e no praticava atividades fsicas, at mesmo porque nunca apresentou problemas de peso. Patrcia estava no sexto ms da sua primeira gravidez quando, num exame de rotina de pr-natal, constatou o aumento da presso. Entre idas e vindas ao mdico, picos da presso de at 18/11 e vrias tentativas em control-la com medicamentos, ela chegou ao limite entre a vida e a morte. Patrcia mora em Santa Maria do Tocantins e teve que ser levada s pressas para Braslia. A mdica que a recebeu se assustou com seu estado: ela estava muito inchada e, assim que foi internada, comeou a ter convulses. O parto foi induzido algumas horas depois: Quando tiraram Ana Letcia e junto placenta, na hora minha presso se normalizou, conta Patrcia. Mas no apontaram a placenta como a nica causa da hipertenso. Tive uma gravidez tumultuada, com muito estresse e hbitos alimentares pssimos. Tinha desejo por tomate cru com sal todos os dias! Entenda o que a hipertenso gestacional, os motivos que caracterizam a doena e saiba o que voc deve fazer para se prevenir.

1. O que a hipertenso na gravidez? O aumento da presso sangunea diagnosticado durante a gestao em mulheres que nunca haviam antes demonstrado o problema classificado como doena hipertensiva especfica da gestao (DHEG). Esse um dos distrbios mais comuns em grvidas e se apresenta de duas formas: como pr-eclmpsia e eclmpsia. A pr-eclmpsia o aumento da presso arterial acompanhada da eliminao de protena pela urina. Normalmente, essa complicao comea depois da 20 semana de gravidez. Quando no tratada adequadamente, pode culminar na prpria eclmpsia, a reta final da doena. Ela se caracteriza pela presso muito elevada escoltada de outros sintomas mais graves, como convulses e inchaos. Nesse estgio da DHEG, a vida da me e do beb entra em risco. 2. Quais so as causas da hipertenso na gravidez? No existe uma nica causa. H o consenso de que o problema resultado, entre outras coisas, da m adaptao do organismo materno a sua nova condio. Outros motivos so a alimentao desequilibrada, com o excesso de sal, e o sedentarismo. Mas os principais agravantes da hipertenso so mesmo os hbitos alimentares, embora o comeo do problema esteja na formao da placenta, explica o obstetra Alberto DAuria. 3. Quais os sinais de que o problema est se tornando preocupante? Alm da presso sangunea muito alta, dores de cabea e abdominais, escotomas (viso comprometida com pontos brilhantes) e inchao em todo o corpo indicam que o quadro da gestante srio e merece cuidados mdicos de pronto. 4. D para controlar a doena sem medicao? Depende. Para isso, preciso ficar de olho na alimentao e no ganho de peso. A dieta, por exemplo, deve ser rica em cido flico, j que esse nutriente tem ao vaso dilatadora, e pobre em sal, o gatilho para o disparo da presso. Se mesmo com esses cuidados a presso teimar em subir, a os remdios anti-hipertensivos costumam ser necessrios. 5. Mulheres que j tinham presso alta antes da gravidez devem tomar cuidados extras? Sim. Quem j era hipertensa deve, junto com o cardiologista e o ginecologista, estudar solues para assumir as rdeas do problema durante a gestao. Muitas vezes, os especialistas optam por trocar o anti-hipertensivo que a mulher j tomava por outro medicamento da mesma classe e mais indicado para esse perodo. E, claro, preciso redobrar os cuidados com o aumento do peso e a alimentao. Outra providncia aumentar a suplementao de cido flico. As futuras mames que j tinham hipertenso antes de engravidar no se enquadram nos casos de doena hipertensiva especfica da gestao (DHEG), que, como o prprio nome entrega geralmente se restringe a esse perodo. No entanto, a partir do momento em que a presso no para de subir, os sintomas e os procedimentos adotados pelos mdicos so similares aos da preclmpsia e da eclmpsia. 6. Existe um perfil de mulheres que desenvolvem a hipertenso gestacional? Mulheres que engravidam tardiamente costumam ter maior chance de desenvolver o problema cerca de 14% delas. De modo geral, so mulheres que trabalham muito e esperaram a estabilidade para engravidar. Por isso tambm so mais estressadas, sofrem muita presso e, comumente, ingerem muito caf. Esse um pblico cativo da hipertenso na gestao, relata o obstetra DAuria. A pr-eclmpsia tambm tem maior incidncia na primeira gravidez e, do mesmo modo, gestaes mltiplas tm grandes chances de desenvolver o problema.

7. A pr-eclmpsia pode prejudicar a formao do beb? A sade do pequeno no comprometida quando a me est com a pr-eclmpsia. Mas, se no for tratada, e a gestante chegar ao estgio de eclmpsia, o risco da perda da criana alto. 8. Quais so os comprometimentos para a me? Quando a presso no consegue mais ser controlada com o auxlio de remdios e os outros sintomas da eclmpsia esto evidentes, no existe outra sada: o nascimento do beb precisa ser acelerado com um parto induzido. Caso contrrio, o pequeno e a me correm o risco de morte. importante considerar que 75% dos bitos por hipertenso arterial na gravidez tm como causa a eclmpsia, alerta DAuria. Patrcia Miziara mais uma vez o exemplo desse extremo. Ela chegou ao hospital com a presso em 16/11 e extremamente inchada mesmo depois de duas semanas tentando diversos anti-hipertensivos. Assim que foi internada, vivenciou as primeiras convulses, tpicas da eclmpsia. Se tivesse esperado mais seis horas para realizar o meu parto, segundo a mdica, teria perdido meu beb e a minha vida, conta Patrcia. Ela sobreviveu e no precisou sequer ficar hospitalizada. J Ana Letcia, sua pequena, ficou na UTI por mais trs meses, lutando para sobreviver. 9. Quem teve hipertenso na gravidez tem maior chance de ter presso alta ao longo da vida? Qualquer doena durante a gestao um indcio de uma predisposio. uma iluso pensar que o surgimento de algumas complicaes seja totalmente aleatrio, diz DAuria. A exemplo disso esto os nmeros do diabete gestacional. Cerca de 20% das mes desenvolvem a doena depois da gravidez, completa. comum em pacientes que desenvolveram a doena hipertensiva especfica na gravidez tenham a presso normalizada ou pelo menos reduzida logo em seguida ao parto. Mas, ainda assim, em muitos casos elas continuam com o anti-hipertensivo por cerca de 40 dias.

You might also like