Entrevista: Terapeuta naturopata desvenda os fundamentos da medicina Ayurveda - Parte I

17-12-2007 Holismo Dicas para viver com saúde plena através de terapias naturais "Ayurveda = ciência da vida" "Ayurveda: espécie de manual de sobrevivência da humanidade" "Principais armas de combate ao estresse são: alimentação, atividade física, relaxamento, meditação, sono, higiene moral e otimismo" Gilberto Coutinho: "Os três grandes suportes da qualidade de vida são o sono, a sexualidade e a alimentação" por Gilberto Coutinho, O Ministério da Saúde não reconhece a medicina Ayurveda, alegando que não existe comprovação científica sobre sua eficácia terapêutica. Por esta razão, no Brasil, o médico Ayurveda, recebe o certificado de terapeuta naturopata. Mas na prática, exerce as mesma funções de um médico, só que sob um ponto de vista holístico e através de métodos naturais. A diferença não pára por aí, o consultório do terapeuta naturopata Gilberto Coutinho é levemente aromatizado com incenso. Nas paredes cerca de vinte diplomas, acumulados em doze anos de trabalho, fazem contraponto com um quadro da sílaba OM (significa Deus ou som cósmico primordial) e com a escultura de Shiva – deidade mais famosa da Índia. Nesta entrevista ao Vya Estelar, Gilberto diz que os três grandes suportes da qualidade de vida são o sono, a sexualidade e a alimentação. Ele fornece dicas para elevar o nível de saúde, combater o estresse e a insônia através da medicina indiana Ayurveda. Esclarece a diferença entre meditar e relaxar. E revela os principais fundamentos da medicina Ayurveda e sua história. Ele ensina um mantra védico que proporciona bem-estar.

Vya Estelar - O que é a medicina Ayurveda? Gilberto - A palavra Ayurveda origina-se do sânscrito, antiga língua sagrada da Índia. Ayur significa vida, e Veda, ciência. Portanto, Ayurveda pode ser traduzido como "A Ciência da Vida". O Ayurveda é considerado o mais antigo e o maior sistema terapêutico holístico e naturopático existente na atualidade. Naturopatia significa "prevenção e tratamento (cura) das doenças por meio da natureza". Esse aprimorado sistema de saúde foi criado pelos mesmos maharishis (grandes sábios e eruditos) que criaram também os originais sistemas indianos de meditação (Dhyana), de Yoga, de massagem terapêutica, de acupuntura Ayurveda e de astrologia. O Ayurveda é muito mais do que um sistema holístico de saúde. Muitas vezes citado por alguns pesquisadores como sendo um "manual de sobrevivência para a humanidade", engloba agricultura, botânica, veterinária, filosofia, enfermagem, odontologia e outras ciências. Vya Estelar - Como e quando surgiu a medicina Ayurveda? Gilberto - O "Charaka Samhita", considerado um dos mais antigos tratados de medicina Ayurveda, descreve o surgimento da terapia indiana através de uma reunião dos maiores rishis (sábios) da antiga Índia nas proximidades dos Himalaias. Eles tiveram o objetivo de reunir e sistematizar, todos os conhecimentos existentes, naquela época, a respeito das doenças e de seus efetivos tratamentos. A medicina ou a terapia Ayurveda nasceu provavelmente, antes ou por volta de 6.000 anos atrás, com o ideal de erradicar do mundo os sofrimentos e as doenças, não apenas da raça humana mas também de todas as criaturas viventes. Os três grandes suportes da qualidade de vida Vya Estelar - O que você sugere para que as pessoas possam ter bem-estar e uma melhor qualidade de vida?

nos horários recomendados (pela manhã. à tarde. Não fazer uso de carne de porco e de derivados.Gilberto . Dicas para uma vida saudável Alimentação correta. pelo menos dois litros de água mineral (de melhor qualidade) ou purificada. que é rica em gordura polinsaturada (saudável). frutas. respirar ar puro. Preferir sempre as carnes magras e frescas. diariamente. auto-realização e tratamento das enfermidades através de remédios botânicos e de procedimentos terapêuticos menos agressivos. saudável. cereais integrais e legumes). com moderação. banhos freqüentes (para se evitar que as impurezas sejam reabsorvidas pela a pele). cereais e pobre em carboidratos refinados (açúcares e amidos). Alimentação saudável é um santo remédio Vya Estelar . atividade sexual saudável e moderada. Evitar as frituras. Beber.Entre os fatores que mais influem na saúde integral. nutritiva e livre de aditivos químicos (na medida do possível). da saúde e da longevidade. de natureza pura. o sono e o repouso são os restauradores do organismo. em produtos animais e em gorduras saturadas (terrivelmente prejudiciais à saúde). auto-estima (sentimento de que tenho valor e de que sou capaz). alegria e otimismo. após às 17:00 horas no horário de verão).Teria como ensinar uma técnica de meditação ou de relaxamento? . até às 11:00 horas. Adotar uma dieta balanceada. fresca. exercícios físicos moderados e regulares. jejum moderado. nos vegetais. Dê preferência à carne de peixe. beber água em abundância. suadouros (para se eliminarem as impurezas do organismo). combater o fumo. Vya Estelar .Quais são os elementos essenciais para uma boa saúde? Gilberto . o álcool e as drogas. os hábitos alimentares são os principais. à base de vegetais. higiene moral (abster-se de pensamentos destrutivos). banhos de sol. rica em fibras dietéticas (encontradas nas frutas. a sexualidade (abrahmacharya) e a alimentação (ahara) os três grandes suportes da vida.A medicina Ayurveda considera o sono (nidra).

Vya Estelar . o termo meditação é muitas vezes interpretado como a ação de refletir profundamente sobre um determinado assunto ou coisa (objeto). para que a consciência humana atinja um estado de harmonia. No Ocidente. meditação (dhyana) significa um estado psíquico de profunda e prolongada concentração (dharana). A meditação yogue.Quais os benefícios do relaxamento e da meditação para a saúde? . Relaxamento Relaxamento ou relaxação é a diminuição voluntária da tensão psíquica (emocional) e do tônus da musculatura. manter a mente em atividade. Pode-se concluir. na qual a mente se torna completamente livre dos pensamentos. então. Nesse estágio. ou ainda. é uma técnica que requer o controle do corpo. uma oração mental. é capaz de direcionar a sua atenção para um determinado objeto externo ou para uma região de seu corpo durante o tempo que quiser. Método terapêutico que produz uma sensação de repouso e bem-estar e contribui para a recuperação das forças exauridas pelo stress e a fadiga física e mental. O relaxamento muscular é um estado no qual os músculos conservam apenas a contração ou a tensão mínima necessária à manutenção de seu tônus. é importante conhecer os significados de ambos os termos.Gilberto . que podem vir a interromper a concentração. Refletir requer pensar.Antes de tudo. ou seja. examinar e comparar os pensamentos. O praticante de meditação. as distrações (os pensamentos e os sentidos). da respiração e da mente. bem treinado. que o relaxamento neuropsíquico e muscular é importante para a prática de meditação. de integração e de plenitude com a natureza (o universo). não chegam mais à consciência (a mente). Meditação Para o original sistema da filosofia yogue. devido a um engano na tradução pelos ingleses do termo sânscrito "dhyana". o que não acontece no sistema de meditação indiana. originária da antiga Índia.

2º) Freqüência cardíaca reduzida e batimentos cardíacos mais efetivos. é um termo muito utilizado nos tempos modernos.O stress. 4º) Aumento das secreções digestivas. à afetividade. os problemas familiares. diminuição dos sinais e dos sintomas do cansaço físico e mental. por exemplo. o fluxo sangüíneo é desviado para os órgãos internos. o stress prolongado impõe uma carga muito intensa e nociva a muitos sistemas de órgãos. é capaz de estimular determinadas regiões do cérebro. resposta do organismo a qualquer solicitação ou agressão que ele tenha de enfrentar. o excesso de trabalho e de preocupações são bons exemplos de fatores "stressantes".Gilberto . menor transpiração. Recentes estudos e avaliações neurológicas no cérebro humano constataram que a meditação yogue. a região frontal esquerda. maior disposição física e mental etc.Quais dicas você daria para combater o stress e a insônia? Gilberto . especialmente ao coração. pressão sangüínea reduzida. Vya Estelar .Os benefícios fisiológicos mais observados são: 1º) Bem-estar: diminuição da tensão psíquica e muscular. especialmente para os que estão envolvidos na digestão. melhorando a digestão. As pressões do trabalho. 3º) Menor freqüência respiratória. às glândulas adrenais (que liberam adrenalina e são responsáveis pela manutenção do equilíbrio de muitas funções corporais) e ao sistema imune. as dificuldades financeiras. aos vasos sangüíneos. porque a demanda de oxigênio é menor durante os períodos de repouso. pois uma pessoa calma e relaxada não apresenta respiração nervosa. em nossa sociedade acelerada. diminuição da atividade do sistema nervoso simpático . os níveis de açúcar no sangue são mantidos na variação fisiológica normal. ligadas à alegria. sede das emoções positivas. quando praticada regularmente. diminuição das dores. . à benevolência e à solidariedade. Porém.que tem a função de proteger o organismo contra um perigo imediato ou iminente.

álcool.. maconha e outras drogas. meditação. cocacola. é importante eliminar os fatores que interferem nos padrões normais de sono. [ chá de erva-cidreira fresca e de laranjeira . adoçado com mel puro. o sono. quais foram as contribuições da medicina Ayurveda? Gilberto . hipoglicemia (baixa taxa de glicose). atividade física. vitaminas B e C. medo de insônia. sono. o repouso físico. as técnicas de relaxamento. alteração ambiental. uso inadequado e noturno de cafeína e álcool. tomado 30 minutos antes de se deitar. o grande terapeuta Charaka já havia especificado as qualidades essenciais para uma . a higiene moral (abster-se de pensamentos destrutivos) e o otimismo.Historicamente. excitamento emocional ou intelectual. sendo as principais: ansiedade ou tensão psíquica. fobia do sono. a freqüência cardíaca). dor ou desconforto. ervas que contenham estimulantes. higiene moral e otimismo Os elementos essencias de combate ao estresse são: apoio nutricional com níveis adequados de potássio. por exemplo.Centenas de anos antes de Cristo. ] Um chá natural preparado à base de erva-cidreira fresca de folhas redondas e de laranjeira. relaxamento. o biofeedback (técnica terapêutica que visa o controle consciente de funções fisiológicas involuntárias como. a atividade física moderada e regular. zinco e magnésio). chá. como café. a meditação. pois perde suas propriedades naturais. Segundo o tratamento Ayurveda. ambiente conflitante. Deve ser adicionado após o preparo do chá. Principais causas da insônia Insônia é uma impossibilidade ou uma dificuldade para se adormecer e suas causas devem ser investigadas e tratadas. o mel não deve ser fervido ou aquecido.Principais armas de combate ao estresse são : alimentação.. a autohipnose. pode ajudar muito na conciliação do sono. quando estiver morno. Vya Estelar . Para o combate da insônia.

desenvolveu 121 instrumentos cirúrgicos e procedimentos cirúrgicos que ainda hoje fazem parte da moderna cirurgia. saúde. Os mantras são também utilizados para se obter a cura de uma enfermidade. ou conter diversos sons e palavras.Mantra é um som "especial" de poder que auxilia a mente a se concentrar e a transcender os estados comuns de consciência. A medicina Ayurveda estudou e catalogou plantas medicinais. a ganância e a violência e enchei nossos corações de amor e paz. as mãos justapostas (gesto de reverência e de interiorização) no centro do peito e na altura do coração. Descreveu e registrou com perfeição a circulação sangüínea no corpo humano. a inveja. Uma antiga oração Védica "Oh! Senhor. como "OM". Conduzi-nos à luz da sabedoria. William Harvey (médico inglês) conseguisse descrevê-la no Ocidente. Vya Estelar . Mantra para o seu bem-estar Um mantra de que gosto muito e em que acredito no momento ser muito importante para as pessoas e para o mundo é uma antiga oração védica. diariamente.enfermeira ou enfermeiro. que podem ou não ter um significado explícito. alguns milhares de anos antes que o Dr.Você sugere algum mantra? Gilberto . criador do universo e doador da vida. sede benevolente com todos os seres viventes. ou verbalizada. Nesta época." . com concentração e sinceridade. sabedoria e etc. O grande sábio e terapeuta indiano Sushruta especializou-se em cirurgia e plástica. já havia a necessidade de se ter cuidado com a boca e os dentes na preservação da saúde e no combate das doenças. Dissipai as trevas (a ignorância) e o sofrimento. Ela deve ser mentalizada. Pode ser uma única sílaba. proteção. Afastai de todos nós o ciúme. A medicina Ayurveda foi a primeira a observar o diabetes.

nascido há milhares de anos na região do Vale do Rio Indo. é também holístico. é um dos sete sistemas filosóficos da Índia antiga em que a prática Ayurvédica se fundamenta.São ciências irmãs.Como o Yoga é aplicado no auxílio ao restabelecimento da saúde e do bem-estar? . a ciência Yoga é tão importante que um médico ayurvédico que não possui conhecimentos profundos sobre ela é considerado incompleto. É a mais antiga literatura indo-européia e sua origem. Gilberto Coutinho: "As pessoas são como um "livro" vivo. segundo a tradição.). é examinada e tratada. data de 3102 ªC. Da mesma forma. Vya Estelar . Todos os acontecimentos significativos e traumáticos de sua vida podem permanecer registrados temporariamente. pois a pessoa no todo.O que têm em comum o Ayurveda e o Yoga? Gilberto . Tanto o Yoga e o Ayurveda encontram-se registrados nos Vedas (conjunto de escrituras filosóficas da Índia. ou para sempre. Vya Estelar .Parte II Holismo Dicas para viver com saúde plena através de terapias naturais por Gilberto Coutinho. em seu corpo" O Ayurveda (a Ciência da Vida) é uma forma curativa e preventiva de terapia. não somente os sintomas evidentes de uma doença.Gilberto Coutinho é terapeuta naturopata com formação em Medicina Tradicional Indiana Fonte: vya estelar Ayurveda: milenar terapia holística com métodos naturais . O Yoga. Na Índia. o profissional que trabalha com Yogachiktisa (Yogaterapia) também precisa ter profundos conhecimentos sobre o Ayurveda.

adotando-se hábitos saudáveis e combatendo-se aqueles errôneos. O programa terapêutico é composto de Ásanas (exercícios psicofísicos). o organismo procura sempre superar as desordens. há uma constante interação entre a ordem e a desordem. No organismo. exercícios de concentração (Dharana). . para viver feliz e em maior harmonia. de acordo com a sua necessidade. mental. enquanto o estado de doença é uma condição de desordem e desequilíbrio entre estes três aspectos. Marmachikitsa (terapia através da digitopuntura) e Panchakarma (as cinco terapias de purificação orgânica). em geral. Pránáyámas (exercícios respiratórios). e introduzida de forma gradativa nessa milenar e grandiosa ciência terapêutica e filosófica. Meditação Yogue (Dhyana).Em 1946. Yoganidra (exercícios de relaxamento neuropsíquico e muscular).Como os termos saúde e doença são definidos pela Medicina Tradicional Indiana Ayurveda? Gilberto . a mente. Mudrás (gestos simbólicos realizados com as mãos). No entanto. espiritual e social. visto que o ser humano está sempre buscando um ponto de equilíbrio.Em meu consultório. Bandhas (contrações de plexos nervosos que visam à massagem dos órgãos e das glândulas). a pessoa é atendida em grupo ou individualmente. e a consciência. A doença é toda alteração do estado de saúde um conjunto de sintomas e sinais anormais relacionados com distúrbios funcionais ou lesões. Deve-se haver uma maior colaboração com a vida que se manifesta no organismo. É um grande engano acreditar-se que se possam cometer abusos contra as leis da natureza e se neutralizarem os efeitos deletérios apenas mediante a ingestão de drogas químicas e de cirurgias invasivas (agressivas). Vya Estelar . a causas endógenas (internas) ou exógenas (externas).Gilberto . Os resultados têm acompanhamento e são avaliados. devido. O estado de saúde é uma condição de ordem e harmonia entre o corpo. a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu saúde de modo muito semelhante àquele dado pelos antigos sábios e terapeutas indianos em seus originais tratados de medicina. a fim de que não adoeça e deixe de existir. mas também é um estado de total bem-estar físico. Saúde não consiste apenas numa ausência de doença ou enfermidade.

das orelhas e das linhas de expressão da face e etc. palpação (sparsha pariksha) (3) observação da fala e da voz (shabda) (4) exame do pulso . na forma de sinais e manifestar-se nos olhos. do estudo dos sintomas e dos sinais. em seu corpo. o terapeuta ayurvédico empregará métodos específicos de examinação.Através da interrogação ao paciente (prashna pariksha). nas linhas de expressão da face.Como a Medicina Tradicional Indiana Ayurveda determina a natureza de uma doença? Gilberto .íris e esclera (druga pariksha) (7) exame da urina (mutra) (8) exame das fezes (mala) O terapeuta ayurvédico poderá também realizar os exames clínicos das unhas. dos resultados dos exames e etc. da examinação física (panchendriya pariksha). fisiopatológicas (distúrbios funcionais). As pessoas são como um "livro" vivo. ou para sempre. na língua. Para identificar tais desequilíbrios psicofisiológicos e sinais patológicos.artéria radial (nadi pariksha) (5) exame da língua (jihva pariksha) (6) exame dos olhos . São também considerados como a primeira manifestação da "consciência" no campo da matéria. Existem oito métodos clássicos de avaliação: (1) exame físico geral do corpo todo (akruti) (2) exame tátil.A palavra "dosha" significa "defeito. pois todos os acontecimentos mais significativos e traumáticos de sua vida podem permanecer registrados temporariamente. Vya Estelar . das informações e das queixas fornecidas por ele. Em outras palavras.Vya Estelar . nas unhas etc. regulam e governam todas as funções psicofisiológicas. o metabolismo e todos os demais processos psicofisiológicos. falha ou aquilo que pode causar desequilíbrio". os doshas são princípios "energéticos" e "vitais". Os doshas fazem parte dos mecanismos de . no pulso.O que são "doshas"? Gilberto . desde o celular mais simples até os aspectos mais complexos do funcionamento bio-psicológico do corpo humano. nas orelhas.

a fim de que os diversos órgãos funcionem normalmente e desempenhem suas funções com regularidade). significa "três") discorre a respeito da existência de três tipos de doshas. o tabagismo. que começaram a se acumular em seus respectivos locais . uma má alimentação (em todos os sentidos). os terapeutas ayurvédicos conseguem identificar prematuramente os distúrbios desde os seus três primeiros estágios de manifestação. o enfraquecimento do fogo biológico digestivo (agni). a perda da resistência e da integridade dos tecidos. Vya Estelar . o acúmulo de toxinas (ama). a obstrução dos canais de circulação (fisiológicos e energéticos). o dosha ou os doshas começam a agravar-se e a acumular-se em várias partes do corpo.Os fatores que mais contribuem para o surgimento de uma enfermidade são: o desequilíbrio dos doshas. o equilíbrio dos doshas é alterado e. em sânscrito. o sedentarismo (pois o organismo requer exercícios físicos regulares. eles reagem numa tentativa de combater as doenças.proteção do próprio organismo. (2) Prakopa (agravação): Durante o segundo estágio. o álcool e o uso de drogas. Os três doshas A teoria tridosha (tri.Quais são os estágios de manifestação de uma patologia (doença) segundo a Medicina Tradicional Indiana Ayurveda? Gilberto . O sistema de medicina alopática (ocidental) só consegue diagnosticar as doenças após o quarto estágio de manifestação do sistema ayurvédico.Quais são os fatores que mais participam no surgimento e no agravamento de uma doença? Gilberto .Através de exames clínicos. o estresse. São eles Vata (espaço e ar). o dosha ou os doshas. Pitta (fogo e água) e Kapha (terra e água). Vya Estelar . a princípio. Os seis estágios de uma doença (1) Sancaya (acumulação): Durante o primeiro estágio. ao iniciar antecipadamente um tratamento. então. aumentam-se as chances de uma completa recuperação da saúde.

etc. onde são produzidos sinais evidentes de uma disfunção. o organismo pode recuperar-se mais rapidamente. estômago sensível. depressão. Vya Estelar . geralmente. espasmos. espasmos musculares. sede excessiva. dores crônicas. artrite. Pitta e Kapha? Gilberto . diminuindo-se os riscos de persistência de seus efeitos. tendem a ficar cada vez mais irritados (agravados) (3) Prasara (disseminação): No terceiro estágio. Então. o diagnóstico da doença e seus sinais e sintomas principais já são aparentes e podem ser facilmente reconhecidos. suor. Ao se impedir o desenvolvimento da doença. arrepios ou tremores. (6) Bheda (destruição): No último estágio. azedume . hipertensão arterial. até alcançar uma região do organismo que ofereça menos resistência. Constituições com a predominância Vata apresentam tendência à prisão de ventre crônica (constipação). O terapeuta ayurvédico deve identificá-los. (5) Vyakti (manifestação): No quinto estágio. ansiedade. Síntese de alguns sintomas causados pelo desequilíbrio de Pitta: encontra-se em desequilíbrio. cólicas. para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível e de forma efetiva. síndrome pré-menstrual. quando existem doenças inflamatórias. através da corrente sangüínea. decidem a procurar auxílio terapêutico. iniciam-se os sintomas precursores de uma doença.Quais os sintomas de agravação dos doshas Vata. ocorrem alterações fisiológicas e complicações que envolvem outros tecidos e sistemas do corpo. ocorre a acumulação dos doshas irritados em outras partes do corpo. o dosha em desequilíbrio sai de seu local de origem e passa a circular pelos demais tecidos do corpo. fome.Síntese de alguns sintomas causados pelo desequilíbrio de Vata: é indício de que se encontra em desequilíbrio. (4) Sthana samshraya (localização): É nesse estágio que os doentes. quando a pessoa apresenta sintomas de dor. é mais difícil de se tratar uma doença.de origem (sedes). febre. No quarto estágio. pois suas complicações já estão totalmente desenvolvidas. fadiga. sensibilidade intestinal.

uol. sensação de peso.O que são os elementos da natureza descritos pelos antigos sábios indianos? Gilberto . hostilidade. Fonte: Vya estelar http://www1. brotoeja. visão fraca. descarga de mucos. seios nasais congestionados. calor excessivo pelo corpo. Todos os conhecimentos do Ayurveda baseiam-se na teoria dos cinco elementos. o ar (Vayu). pele e esclerótica dos olhos amareladas. úlceras pépticas. a água (Jala) e a terra (Prithivi). azia. acne. ataques cardíacos relacionados ao estresse (cardiopatia). letargia ou sono excessivo. juntas doloridas.no estômago (hiperacidez). Síntese de alguns sintomas causados pelo desequilíbrio de Kapha: está em desequilíbrio. depressão. catarro no peito. retenção de fluidos.A cosmologia hindu postula cinco elementos (bhutas) fundamentais da natureza: o éter ou espaço (Akasha). autocríticas etc. asma e/ou alergias respiratórias.com. erupções cutâneas. quando a pessoa apresenta congestão. Hoje em dia.htm ------------------------------- Sugestão de leitura: SEMENTE DE LINHAÇA TRAZ VÁRIOS BENEFÍCIOS À SAÚDE Holismo Dicas para viver com saúde plena através de terapias naturais Semente de linhaça traz vários benefícios à saúde . Pessoas de constituição com predominância de Pitta demonstram uma tendência a sofrer de problemas ligados à pele (dermatoses). Vya Estelar . calvície e cabelos grisalhos prematuramente. mau funcionamento do fígado e da vesícula biliar. colesterol elevado (colesterolemia). tendência à obesidade. diabetes.br/vyaestelar/holismo. o fogo (Tejas). preguiça crônica pela manhã etc. os físicos e os químicos modernos estão cada vez mais se interessando pelo estudo da Ciência Védica.

a semente de linhaça é cultivada em quase todo o mundo também como importante fonte de alimento. anemia. depois se espalhou por outros Estados: São Paulo. combate à prisão de ventre. de uso industrial e medicinal). Até o final do século XVIII. quanto amarelodourado (mais ricas e adequadas ao uso alimentar e medicinal). que possibilitaram o seu cultivo. Tem sido tradicionalmente empregada pela medicina indiana Ayurveda no combate dos distúrbios digestivos e respiratórios. tecidos de estofamento e toalhas. É amplo o seu campo de aplicação: linhas de costuras. vestuário. foi introduzido na América do Norte e no Brasil (na ilha de Santa Catarina. óleos insaturados e fibras. pertencente à família das lineáceas. o linho é cultivado em regiões temperadas e com elevada umidade. durabilidade e conforto. etc. Na Mesopotâmia. O linho têxtil é apreciado por suas qualidades de resistência. emagrecimento em caso de obesidade (por produzir saciedade). O linho fornece tanto sementes marrom-escuro (de onde se extrai o óleo de linhaça. o tecido de linho é feito com as fibras dessa planta. lençóis. Então. Atualmente. preventivo de vários tipos de câncer. o linho era uma das maiores fontes de onde se extraíam fibras para a confecção de tecidos. Desde os primórdios da civilização humana.. aterosclerose. .. construídos há sete mil anos. uma planta herbácea de excelente fibra têxtil. Paraná e Rio Grande do Sul).Gilberto Coutinho é terapeuta naturopata com formação em Medicina Tradicional Indiana A semente de linhaça (Linum usitatissimum) provém do linho. TPM. ela tem sido utilizada como uma importante fonte de alimento. No início do século XVII. De origem asiática. Benefícios da semente de linhaça: redução da taxa de açúcar. achados arqueológicos revelaram sistemas de irrigação. das doenças reumáticas e da irritação do trato urinário. o algodão torna-se mais popular. a partir daí.

Também é importante no combate: à prisão de ventre (devido ao seu elevado conteúdo de fibras e mucilagem/goma). à imunidade baixa. fitoestrógenos e 4 % de cinzas. oligoelementos.O óleo de linhaça é rico em ácidos graxos poliinsaturados do tipo ômega-3 (ácido alfalinolênico). Basta triturar bem as sementes de linhaça em um liquidificador. e à nefrite. para auxiliar no funcionamento dos intestinos. A ingestão diária do farelo fresco das sementes de linho muito auxilia na redução da taxa de açúcar circulante no sangue nos diabéticos e no emagrecimento em caso de obesidade (por produzir saciedade). fibras solúveis e insolúveis (uma das maiores fontes de fibras úteis. 26% de proteínas. um percentual muito maior à do trigo e à do arroz integral). às doenças degenerativas e cardiovasculares (aterosclerose). do cólon e do pulmão (principalmente como preventivo.7 g de fibra. Estudos evidenciam benefíicos Recentes estudos científicos evidenciam notáveis efeitos medicinais da semente de linho. à asma. Algumas pesquisas sugerem que a ingestão regular de soja e do farelo fresco de linhaça estimula a produção de estrogênio (hormônio sexual) em mulheres na pós-menopausa. 24% de extrato de nitrogênio livre. ao excesso de colesterol (principalmente do LDL e VLDL). aminoácidos. ácido alfa-linolênico (é a mais rica fonte de ômega-3 existente na natureza). sendo a de cor amarelo-dourado a mais rica: minerais. A semente de linhaça apresenta diversos componentes importantes para a saúde. 41% de óleos insaturados. cada 50 g de sementes contém 11. ao câncer de mama. segundo o “Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos”). A naturopatia recomenda ½ xícara diária do farelo fresco da semente de linhaça para prevenir o câncer de mama e duas colheres das de sopa. monossacarídeos. da próstata. ao desequilíbrio hormonal (indicada no combate da síndrome da tensão pré-menstrual e dos sintomas da menopausa). também apresenta uma quantidade significativa de ácido linoléico (ômega-6) e de ácido oléico (ômega9). às afecções dermatológicas (como o lúpus eritematoso). 5% de fibras. lignina. previne e combate a . A semente de linho contém 27 componentes anticancerígenos (um deles é a lignina). à anemia e desnutrição.

3 mg. gorduras: 16. cálcio: 104 mg. Cada 60 g de sementes douradas de linho contêm 9 g de ácidos graxos insaturados ômega-3. o que corresponde à mesma quantidade presente em 1. sopas. hipertrofia da próstata. psoríase. ômega-6: 2. vitamina B12: 0. vitamina B3: 2. treonina e triptofano.5 mg. cromo: 5 mcg. sucos. doenças de pele. Apresenta efeitos terapêuticos semelhantes aos do óleo de prímula (ácido gama-linolênico) e um custo menor do que o de outras fontes de ácidos graxos poliinsaturados.7 g.7 kg de salmão. proteínas: 10. ferro: 2. vitamina E: 59 UI. O farelo fresco da semente de linhaça pode ser adicionado em iogurtes.4 mg. ômega-3: 8.4 mg. diarréia e cálculos biliares. potássio: 338 mg.4 g.0 g. Cada 46 g do farelo fresco das sementes de linho contêm: calorias: 251 kcal. e aminoácidos essenciais: valina. bolos. fenilalanina. acne. massas de pães e em outros alimentos. esclerose múltipla. cobre: 1. alopecia. dificuldade de cicatrização. o farelo fresco e o óleo de linhaça ganharam credibilidade e vêm sendo empregados terapeuticamente e com bons resultados no combate da artrite reumatóide e esclerose múltipla.9 g. A farinha da semente de linhaça serve para fazer cataplasmas emolientes e também apresenta propriedades diuréticas.formação de tumores.1 mg. vitamina A: 8.6 g.5 mg. Após inúmeros estudos e pesquisas. enfraquecimento do tecido conjuntivo e das articulações. sódio: 10. selênio: 4 mcg.9 g. carboidratos: 13. vitamina B2: 1. fibras: 11.3 mg. magnésio: 229 mg.5 UI. saladas.2 mg. manganês: 2. deficiência no crescimento. isoleucina. licina. pele seca. vitamina B1: 0. Suplementação nutricional Modo de usar: como um importante suplemento nutricional. leucina. metionina. multimisturas de fibras. disfunção das glândulas tireoidianas e adrenais. vitamina B6: 0. O seu óleo também pode ser utilizado em receitas culinárias.2 mg. . A deficiência nutricional dos ácidos graxos essenciais pode ocasionar diversos desequilíbrios metabólicos: aumento do colesterol sangüíneo. vitaminas. A semente de linho apresenta uma quantidade superior de ômega-3 em relação aos óleos de peixes.

O ideal é que as pessoas tenham uma aderência total ao exercício. Em simpósio realizado nos Estados Unidos. médico- . mas.consumir diariamente o conteúdo de duas colheres das de sopa do farelo fresco da semente de linhaça. vários especialistas chegaram a uma conclusão que pode ser considerada estarrecedora: perder peso rapidamente é pior que ser obeso. A pessoa que apresenta algum problema de saúde deve procurar. (Dr Turíbio Leite de Barros Neto). é recomendável triturá-las num liquidificador e consumir o seu farelo logo de imediato. Turíbio Leite de Barros Neto). evitando-se a sua oxidação e degradação. Sempre se deve combater a automedicação. pela manhã e à tarde. Cada vez mais estamos perto de afirmar de maneira enfática: “É preferível um gordinho ativo a um magro sedentário!” (Dr. isso já seria altamente significativo do ponto de vista da saúde pública”. sem tardar. uma orientação terapêutica naturopática.Dr. . Para se preservarem as propriedades nutricionais e terapêuticas da semente de linhaça. Sérgio Ferreira de Oliveira.” “As autoridades de saúde pública precisam estimular a população a fazer exercícios físicos. Mas a prevenção às doenças é o melhor dos tratamentos. O que prejudica a saúde são os maus hábitos alimentares e a vida sedentária. Fonte: vya estelar ------------------------------NOTAS “A atitude obsessiva de perder peso com muita rapidez é tremendamente prejudicial à saúde. Somente fazer uso de remédios e medicamentos sob a orientação e a prescrição terapêuticas. mesmo se tivermos uma pequena aderência. As agressões que o organismo sofre em função do chamado “efeito sanfona” (emagrecer e engordar sucessivamente) são piores que a própria obesidade.” “O gordinho pode ser sadio! Peso em excesso não significa necessariamente saúde ruim.

Intoxicam o organismo. Dê preferência aos alimentos naturais. plantas medicinais.. já é um passo muito importante para preservarmos a nossa saúde. bicicleta. Isto é muito importante. legumes. Existem no mercado águas de excelente qualidade. não são uma boa opção terapêutica de saúde. salaminhos e salsichas. para a retirada do cloro e bactérias da água da torneira. 16) “Evite os alimentos industrializados/processados. presentes nos presuntos. dos medicamentos.” “Consuma água de qualidade.. Somente utilizando isto. .” Livros recomendados::: . etc. são um veneno para a saúde. esteira elétrica. exercícios diários. de minas naturais. arrasam com o fígado. sem cloro e flúor. utilize filtros especiais. e preserve o seu fígado (como o fígado agradece! Os que evitam os medicamentos!). bicicleta ergométrica. Fitoterapia. natação. pág.assistente da Unidade Clínica de Aterosclerose e médicocolaborador do Núcleo Diabetes-Coração do Incor-HC “Perder um pouco de peso e fazer meia hora por dia de atividade física é o suficiente para diminuir à beça as chances de um prédiabético desenvolver a doença pra valer”. os rins. inclusive para a boa saúde do estômago. mortadelas. procure os recursos terapêuticos na Medicina Natural. Os remédios em geral fazem mais mal do que bem. cereais integrais. (Revista Saúde! é Vital – edição especial N. Homeopatia. Passe longe dos remédios. frescos. Quando for precise. dança. as academias onde os exercícios são dirigidos por professores de Educação Física. e receitados pelo seu médico de confiança.51.” “Evite medicamentos/remédios de toda espécie. caminhadas. Tome medicamentos somente se for altamente necessário. Não se automedique. Coma bastante verduras e frutas (de 5 a 76 porções diárias). corrida.. Eles estão repletos de substâncias tóxicas que podem causar uma série de enfermidades. Os nitratos e nitratos. sucos diversos. Se possível. orgânicos..

Editora Ground. Wilson Rondó Jr.com “A Menopausa e os Segredos dos Hormônios Femininos”.) (pedidos pelo tel: 0xx-11-3527-1008 ou www.1998. Pedidos: diretamente ao autor: swjcbp@portoweb. Dr.) “Fazendo as Pazes com Seu Peso”.uma publicação Hirsch & Mauad. Rio de Janeiro. 116 páginas (O Livro Explica Como. 326 páginas.com.. 2003. “As Alergias Ocultas nas Doenças da Mama”. José Carlos Brasil Peixoto. Vernon Coleman. São Paulo. 2005. Editora Alliance Publishing Group. “Alimentação que evita o Câncer e outras doenças”. “A dieta do doutor Barcellos contra o Câncer” e todas as alergias. Raphaël Nogier. Dr. Inc. François Choffat. 2007 (Edição em português publicada pela LTVM. Kevin Trudeau. “Leite: Alimento ou Veneno?” do pesquisador e cientista Robert Cohen. um documento explosivo: o consumo de derivados do leite teria uma influência preponderante sobre os cânceres de mama. Porque e Quando o Estresse Causa Problemas Alem de Mostrar Formas Eficientes de Controlar e Minimizá-lo em sua Empresa. São Paulo. São Paulo.com. Sonia Hirsch . 576 páginas. www. “Homeopatia e Medicina” Um novo debate.correcotia. Dr.. Editora Gaia. Spain.A. 3ª Edição. 1996. 1999. Obesidade e Emagrecimento: entendendo um dos grandes problemas deste século. São Paulo. Dr.br . S. 2002. Ícone Editora Ltda.gigashopping.“O Leite que ameaça as mulheres”. médico homeopata. Organização Andrei Editora Ltda. Dr. Imago Editora. Miriam Federmann – Editora Minuano” “Curas Naturais “Que” Eles Não Querem Que Você Saiba”. Raphaël Nogier.br/ ) “Técnicas de Controle do Estresse”. Sidney Federmann/ Dra. Brasil. Edições Loyola.

tradução: Jeni Wolf. 336 páginas. Edição Nova Era. Um guia completo sobre os nutrientes e suas propriedades terapêuticas . Editora Atheneu. Dr.companhiadasletrinhas. 2000. Rio de Janeiro. Marcelo Gleiser.com. 2002. Artmed. Rio de Janeiro. Kilmer McCully e Martha McCully. www. O apocalipse na Ciência e na Religião. “O Fator Homocisteína”. A revolucionária descoberta que mostra como diminuir o risco da doença cardíaca. (Dr. Dr. Dr. 2005 "Atividade Física e Envelhecimento Saudável".“Medicina Ortomolecular”. Pierre Cornillot (Organizador).br/ “Tratado de Homeopatia” . Jorge Carlos Pereira Jotz ). . Editora Companhia das Letras. 616 páginas.Paulo Roberto de Carvalho. Editora Objetiva. professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas (SP). 231 páginas. Gerson Vitor Mairensse. 2002 “O fim da Terra e do Céu”. Rio de Janeiro. Wilson Jacob Filho.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful