Lição 12 “A Coligação de Meu Povo”

A coligação de Israel é um tema proeminente em Doutrina e Convênios. Antigamente, quando as doze tribos de Israel entraram em apostasia, foram levadas em cativeiro pelos inimigos e espalhadas entre as nações da Terra, exatamente como o Senhor avisara que aconteceria. Apesar de os profetas haverem-se entristecido com a iniqüidade do povo, alegraram-se quando previram a época em que, nos últimos dias, Israel tornaria a ser coligada. (Ver Guia para Estudo das Escrituras: “A Coligação de Israel”.) Esse importante processo começou com a restauração do evangelho e com o chamado de missionários para “[anunciar] boas-novas de grande alegria a esta geração”. (D&C 31:3)

“Tudo quanto foi escrito pelos profetas, desde os dias do justo Abel, até o último homem que deixou um testemunho escrito para nossas considerações sobre a salvação de Israel nos últimos dias, procura mostrar que essa salvação consiste na obra da [coligação]”. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, Joseph Fielding Smith (org.), 1975, pp. 81–82.)

O que é a coligação de Israel?
Leia a décima regra de fé e D&C 45:71
Coligação espiritual. A coligação espiritual de Israel acontece à medida que as pessoas aprendem o evangelho, achegam-se a Cristo, são batizadas na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e guardam os convênios que fizerem. Dessa maneira elas são tiradas do mundo e coligadas na Igreja, ou no reino de Deus na Terra. Coligação física. A coligação física de Israel acontece à medida que os membros da Igreja reúnem-se em um determinado lugar ou nas estacas de Sião em todo o mundo.

http://escoladominicalsud.blogspot.com/

Qual o objetivo da coligação? D&C 29:1–2, 7–8
Nesta dispensação, a coligação começou em Nova York, com algumas pessoas. Atualmente ela se está espalhando por toda a Terra, trazendo milhares de pessoas todos os anos para a Igreja do Senhor. Em dezembro de 1830, somente oito meses depois da organização da Igreja, pela primeira vez nesta dispensação, o Senhor ordenou que os membros da Igreja se coligassem fisicamente. Ele revelou a Joseph Smith que os membros da Igreja deveriam sair de Nova York e reunir-se em Ohio. (D&C 37:3)

1830, dezembro a janeiro de 1831 . O Senhor ordena aos santos que se reúnam em Ohio. (Ver D&C 37; 38:31–32.)

http://escoladominicalsud.blogspot.com/

Sair de Nova York? D&C 38:31-32; 39:15

Lugar Central de Sião

http://escoladominicalsud.blogspot.com/

Adão-ondi-Amã. Adão abençoou seus descendentes justos neste lugar três anos antes de morrer. (Ver D&C 107:53–57.) Haverá uma reunião grandiosa neste local pouco antes da Segunda Vinda do Salvador. (Ver Daniel 7:9–14; D&C 78:15; 116. Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, org. Joseph Fielding Smith, s/d. p. 154.)

http://escoladominicalsud.blogspot.com/

Em abril de 1973, o Presidente Harold B. Lee, décimo primeiro Presidente da Igreja, citou essas palavras na conferência geral; com isso, ele anunciou, na prática, que a fase pioneira de coligação estava encerrada.

“A coligação, a partir dessa época, deveria ser feita na Igreja em todas as nações.” (A Liahona, janeiro de 1993, p. 77.)

Dezembro de 1830 ESTABELECER SIÃO... até julho 1844 (chegada em Lago salgado) 1973 A coligação, a partir dessa época, deveria ser feita na Igreja em todas as nações.

...Depois de os membros da Igreja haverem-se estabelecido em Utah...

Que condições da Igreja ocasionaram essa mudança, de modo que os membros devam coligar-se em seu próprio país em vez de em um lugar central?

http://escoladominicalsud.blogspot.com/

O Presidente Ezra Taft Benson disse: “Atualmente, Israel está sendo coligada às várias estacas de Sião. (…) As estacas têm, no mínimo quatro propósitos: 1. A unificação e o aperfeiçoamento dos membros que morem em [seus] limites, proporcionando-lhes os programas e ordenanças da Igreja e os ensinamentos do evangelho. 2. Os membros das estacas devem ser exemplos, modelos de retidão. 3. As estacas devem ser uma proteção. Isso se consegue quando os membros se unem sob a liderança das autoridades do sacerdócio e se comprometem a cumprir suas obrigações e guardar os convênios que fizeram. (…) 4. As estacas são refúgios contra a tempestade que se abaterá sobre a Terra”.

http://escoladominicalsud.blogspot.com/

Quais são as nossas responsabilidades no que se refere a ajudar a coligar as pessoas na Igreja do Senhor? D&C 33:7; 38:40; 39:11; 88:81

D&C 38:24-27

Que conselho o Senhor deu nesses versículos quando o Seu povo se preparava para reunir-se em Ohio?

http://escoladominicalsud.blogspot.com/

Porque a união é importante na Igreja?

O que o Senhor prometeu a quem atendesse ao mandamento de que se reunissem? (Ver D&C 38:39.)

http://escoladominicalsud.blogspot.com/

O Profeta Joseph Smith ensinou: “Qual foi o objetivo de coligar (…) o povo de Deus em qualquer era do mundo? “O objetivo principal foi construir ao Senhor uma casa em que Ele pudesse revelar ao Seu povo as ordenanças de Sua casa e as glórias de Seu reino, e ensinar ao povo os caminhos da salvação. (…) É com esse mesmo objetivo que Deus coliga o Seu povo nos últimos dias, para que se edifique ao Senhor uma casa em que Ele o prepare para as ordenanças e investiduras, abluções e unções”. (History of the Church, 5:423–424)

http://escoladominicalsud.blogspot.com/