You are on page 1of 12

Contextos Clnicos, 3(2):76-87, julho-dezembro 2010 2010 by Unisinos - doi: 10.4013/ctc.2010.32.

01

Trs perspectivas em psicoterapia infantil: existencial, no diretiva e Gestalt-terapia


Three perspectives in childrens psychotherapy: Existential, non-directive and Gestalt-therapy
Cristine Monteiro Mattar
Universidade Federal de Sergipe. Cidade Universitria Professor Jos Alosio de Campos. Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, 49100-000, So Cristvo, SE, Brasil. cristinemattar@ig.com.br

Resumo. O artigo apresenta trs perspectivas em psicoterapia infantil: a psicologia existencial, de acordo com as reexes de Sren Kierkegaard, a proposta no diretiva de inspirao rogeriana e a perspectiva da Gestalt-terapia. As trs possuem aproximaes no que se referem s atitudes do psicoterapeuta e opo pelo mtodo fenomenolgico, o qual visa apreender o sentido do brincar e de outras expresses da criana. Diferem, contudo, quanto concepo do homem, j que a psicologia existencial discorda de que haja neste uma tendncia totalidade ou de que ele seja regido por uma fora que busca sempre o equilbrio. A psicologia existencial vai pautar-se na estratgia de aproximao indireta e paciente que caracteriza a relao de ajuda denida por Kierkegaard, a qual permite ntida aproximao entre a losoa e a psicologia clnica. No trabalho de Axline acerca da ludoterapia, destacamse as oito atitudes denidas como indispensveis para a atuao do psicoterapeuta infantil. A suspenso de todo julgamento e a aceitao incondicional do modo de ser da criana, como quer que esta se apresente, fundamentam uma prtica no diretiva que facilite a expresso dos sentimentos. A Gestaltterapia, por sua vez, vai propor tcnicas e atitudes tambm com o objetivo de facilitar a autoexpresso dos sentimentos vivenciados pela criana e o desenvolvimento da awareness de si e do mundo. Dessa forma, este artigo apresenta as contribuies de trs perspectivas fenomenolgicas para aqueles que se propem a atuar na prtica da psicoterapia com crianas. Palavras-chave: psicoterapia infantil, psicologia humanista, psicologia existencial, Gestalt-terapia. Abstract. This article presents three methodological perspectives in childrens psychotherapy: existential psychology, according to Kierkegaards reections; the non-directive proposition, of Rogerian inspiration and Gestalt-therapys perspective. The three perspectives show some proximity regarding the psychotherapists aitudes and the option for the phenomenological method, which aims at comprehending the sense of playing and other of the childs expressions. They dier, however, in relation to the concept of men that will ground their practices, since existential psychology disagrees that there is in men a tendency to totality or a force always in search of balance, notions which are pertinent to the other two. Existential psychology will be guided by a strategy of patient and indirect approach, characterizing the aid relationship dened by Kierkegaard,

Cristine Monteiro Mattar

which allows clear approximation between philosophy and clinical psychology. In Axlines work about ludotherapy, eight aitudes are highlighted as essential for the childrens psychotherapists performance. The suspension of all judgment and the unconditional acceptance of the childs way of being, although present, sustain a non-directive practice, which makes the expression of feelings easier. Gestalt-therapy, on its turn, proposes varied techniques and aitudes also with the objective of making self-expression of the feelings experienced by the child easier, developing an awareness of him/herself and the world. Therefore, this study seeks to discuss the contributions of these three perspectives to those who intend to perform in the psychotherapy practice with children. Key words: childrens psychotherapy, humanist psychology, existential-phenomenological psychology, Gestalt-therapy.

Apresentao
A escritora de contos infantis Eva Furnari (2000) narra a histria do personagem Lolo Barnab e sua famlia. No incio da narrativa, Lolo e sua mulher viviam em uma caverna e todas as noites eles se reuniam em torno do fogo para conversar. Aos poucos, a fim de obter mais conforto, Lolo comeou a inventar e construir mveis e eletrodomsticos, roupas e objetos. Com o tempo, precisaram de mais espao e construram uma casa. Como estavam muito ocupados, era preciso uma empregada para cuidar da casa e do filho que tiveram. As conversas noite j no aconteciam mais. O bordo que se repete ao longo do texto a cada nova inveno, todos ficaram felizes, mas nem tanto (Furnari, 2000, p. 8), revela que a insatisfao estava sempre presente e que os objetos fabricados no bastavam, trazendo sempre a necessidade de novas invenes. Ao final, Lolo e Brisa j no sabem mais o que inventar. Neste momento, param para pensar. A histria termina sem um final conclusivo, sugerindo ao leitor que reflita, quem sabe vendo na histria um espelho de seus prprios questionamentos. A histria de Lolo e sua famlia, lida com alguns clientes na clnica psicoterpica ou com os pais no contexto da clnica com crianas, vista sempre como algo muito familiar e cotidiano. As preocupaes com o consumo, a falta de tempo, a insatisfao que nada sacia, a criao de necessidades para comprar mais, a procura pela novidade, a agenda cheia, tanto dos pais quanto da criana, so fenmenos corriqueiros na sociedade contempornea e, muitas vezes, valorizados. Em geral, tais preocupaes esto atreladas aos ideais de desempenho, sucesso, perfeio, produo e rapidez,

o que faz com que, muitas vezes, tais questes levem a famlia a procurar psicoterapia para os filhos, caso estes no correspondam ao modelo que deveriam seguir. A criana ideal ser aquela que se mostrar disciplinada, com iniciativa, desinibida, produtiva, que for (hiper) ativa no sentido de ter que dar conta de vrias tarefas em diversos espaos e, ao mesmo tempo, organizada em suas mltiplas atividades alm da escola, a fim de se preparar desde j para o futuro. Quando a criana no se encaixa neste modelo, quando se mostra agitada demais, ou quieta demais, com raiva ou triste, muitos pais decidem procurar o psicoterapeuta, ouvir a palavra do especialista e, se possvel, consertar o que vai mal. O psiclogo, por sua vez, deve estar atento, pois corre o risco de tambm se deixar aprisionar pelos mesmos valores e querer adequar a criana ao padro considerado ideal pelos pais, pela escola, pela mdia. Tentar apress-la, se for lenta, fazla falar, se for tmida, ou acalm-la, se for agitada, ansiosa, hiperativa. Desta forma, estar afinado com as expectativas externas sobre a criana, mas no estar prximo desta. Tendo em vista essa demanda e a necessidade de reflexo sobre a prtica da psicoterapia infantil, este trabalho tem por objetivo apresentar trs perspectivas fenomenolgicas que podero ser teis na clnica com crianas, lembrando sempre que cada criana um indivduo singular e que o mais importante a relao genuna de aceitao, confiana e cumplicidade que se estabelece com ela.

O mtodo fenomenolgico e a epoch na clnica


A fenomenologia surgiu com o matemtico e filsofo Edmund Husserl (1859-1938), que

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

77

Trs perspectivas em psicoterapia infantil: existencial, no diretiva e Gestalt-terapia

buscava uma fundamentao rigorosa para o conhecimento. Voltou-se primeiramente para as cincias exatas e, em seguida, para a filosofia, ao procurar a fundamentao das primeiras. Em 1884, ele comeou a assistir s aulas de Franz Brentano, que ensinava filosofia em Viena, modificando, assim, sua concepo de filosofia. Husserl no a assumia, at ento, como verdadeira cincia, tendo em vista a diversidade de sistemas filosficos, incompatveis com o seu desejo de rigor cientfico. De acordo com Fragata (1959), Brentano contrastava com esta viso pessimista, o que trouxe a Husserl novo entusiasmo:
A pura objetividade com que (Brentano) tocava todos os problemas, a sua exposio por meio de aporias, a finura dialtica com que ponderava todos os argumentos possveis, o discernimento das equivocaes, o retorno s fontes primitivas dos conceitos filosficos na intuio tudo isto, escreve Husserl, encheu-me de admirao e segura confiana (Husserl, 1919, p. 154-155).

conscincia. Esta descrio ser feita pela intuio, quer dizer, olhando de forma penetrante para os fenmenos, apreendendo-os de forma intuitiva em sua plena evidncia, como so em si mesmos. Nada est em contato mais ntimo conosco do que a prpria conscincia, afirma Fragata (1959, p. 81). No se trata, na fenomenologia, de deduzir, partindo dos efeitos s causas para buscar a raiz profunda dos fenmenos. A descrio atende apenas ao que aparece na conscincia, isto , aos objetos singulares apreendidos imediatamente que so considerados como contedo da conscincia, fenmenos. Segundo Fragata (1959, p. 82):
De um modo geral e no seu sentido mais vasto, fenmeno estende-se a tudo aquilo de que podemos ter conscincia, de qualquer modo que seja. Portanto, no s objetos de conscincia, mas tambm os prprios atos enquanto conscientes, sejam eles intelectivos, volitivos ou afetivos, so para Husserl fenmenos.

Husserl compreendeu que a filosofia merecia ser considerada com seriedade, como cincia rigorosa. Para dar consistncia cientfica filosofia, e, a partir dela, a todas as cincias, decide comear estabelecendo seus fundamentos. Este esforo dar incio Fenomenologia husserliana. A palavra fenomenologia deriva do verbo grego phano, que significa fazer brilhar, fazer ver, indicar, mostrar-se, aparecer. Fenmeno o que se mostra ou aparece. Husserl vai tornar independente aquilo que aparece na conscincia do objeto exterior, da existncia da coisa em si mesma, qual o fenmeno estivera aprisionado na tradio. O fenmeno que antes era pensado sempre como relativo a um objeto, exterior, ficar agora encerrado no campo da conscincia:
Sem negar qualquer relao a um objeto exterior, Husserl prescindir dele radicalmente, considerando o fenmeno na sua pureza absoluta, como aparecimento em si mesmo, isto , como a prpria coisa simplesmente enquanto revelada conscincia, - e por isso caracteriz-lo- de puro ou absoluto. [...] A fenomenologia [...], no sentido husserliano, ser, portanto, o estudo dos fenmenos puros ou absolutos, isto , uma fenomenologia pura (Fragata, 1959, p. 80, grifos do autor).

O objetivo da fenomenologia descrever com rigor os fenmenos, ou seja, as coisas consideradas como meros aparecimentos na

Husserl no pe em dvida a existncia do mundo em si, o que ele faz suspender o prprio juzo relativo a esta existncia, mesmo que se trate da existncia do prprio eu e dos seus pensamentos (Fragata, 1959, p. 92). Esta suspenso foi designada com a palavra grega epoch, usada na Antiguidade pelos cticos pirrnicos da filosofia que suspendiam ou se abstinham de qualquer assentimento por no reconhecerem razes decisivamente eliminatrias da incerteza (Fragata, 1959, p. 92). Todavia, Husserl no ir recorrer epoch no sentido dado pelos cticos, mas como um instrumento de depurao, ou seja, em lugar de duvidar da existncia do mundo ou suprimi-lo, ele ser entendido apenas sob o aspecto como se apresenta conscincia, reduzido conscincia (Fragata, 1959, p. 92). A tese do mundo em si mesmo ser colocada entre parnteses. Para sair da atitude natural ou mundana, aquela em que habitualmente vivemos, para a transcendental ou fenomenolgica, Husserl parte da atitude natural, e eleva-nos conscincia transcendental atravs da conscincia psicolgica (Fragata, 1959, p. 100). Esta elevao se faz por meio de duas redues, psicolgica e transcendental. Na primeira, em lugar do mundo em si, surge o mundo consciente, reduzido s vivncias, ou psicolgico, quando se fala na primeira pessoa do singular. Ao sujeitar os fenmenos singulares a uma srie arbitrria de variaes, reduo eidtica, se chega ao que se apresenta como invarivel, comum, a essncia ou eidos.

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

78

Cristine Monteiro Mattar

Fragata (1959, p. 108) exemplifica o mtodo das variaes pelas quais possvel levar do indivduo, este homem, essncia ou eidos ainda empricos, homem branco ou homem negro, e da essncia pura, o homem como tal. Exercitando a epoch de forma mais radical, a subjetividade psicolgica transforma-se em subjetividade transcendental. Atravs desta atitude, coloca-se entre parnteses o eu na sua realidade total, enquanto existente no mundo, e todos os seus atos, a fim de atingir os fenmenos verdadeiramente puros. O eu, assim depurado, o eu puro, apto a conhecer sem vcio, como expectador desinteressado [...] ou imparcial [...], tudo o que se apresenta como , ou melhor, tudo o que dele brota; o eu numa nova atitude oposta natural, - o eu em atitude fenomenolgica ou transcendental (Fragata, 1959, p. 114-115, grifos do autor). A epoch radical permite o contato imediato com as coisas como se apresentam na sua evidncia originria conscincia. O fenomenlogo deve apenas olhar puramente para esses fenmenos puros, deixar-se orientar por eles como se apresentam na sua evidncia originria, explorando, descrevendo as riquezas insondveis deste novo mundo, que a conscincia pura (Fragata, 1959, p. 117). Por fim, tem-se a definio da fenomenologia husserliana pelo prprio Husserl: Disciplina puramente descritiva que explora, pela intuio pura, o campo da conscincia transcendentalmente pura (Husserl in Fragata, 1959, p. 116). O objetivo deste trabalho no aprofundar neste momento o estudo da Fenomenologia de Husserl, mas mostrar que o mtodo fenomenolgico se justifica como uma interessante possibilidade para a psicologia clnica, na medida em que se volta para a descrio da apreenso do mundo pela conscincia, ou seja, do contedo intencional da conscincia. Embora o termo epoch tenha se vulgarizado no meio psi de forma muitas vezes pouco fiel definio e aplicao que lhe foi dada por Husserl, uma vez conhecida e exercitada de forma rigorosa, poder fazer com que se esteja mais atento prpria conscincia dos fenmenos na clnica, ao modo como se apresentam em sua evidncia originria. Afirma Fragata (1959, p. 117): Graas atitude aonde nos conduziu a epoch mais radical, estamos em contato imediato com as coisas que se nos apresentam na sua evidncia originria [...]. Dessa forma, em lugar de possuirmos o mundo em si, apenas podemos ter acesso conscincia do mundo. Em outras palavras, somente se tem

acesso ao fenmeno, que o mundo apreendido pela conscincia. A clnica pautada pelo mtodo fenomenolgico pretende descrever o que se passa com o cliente a partir daquilo que ele mesmo revela atravs da fala, do silncio, do desenho ou das tcnicas projetivas. Considera que tal descrio, que um modo de apreenso do mundo, de si mesmo e do outro, ser sempre singular (Mattar e S, 2008; S, 2002; Feijoo, 2000). Embora a psicologia existencial no especifique uma abordagem em psicoterapia infantil, como acontece com a Ludoterapia no diretiva e com a Gestalt-terapia por no partir de uma concepo desenvolvimentista da existncia , alguns trabalhos foram publicados de forma a relacionar o mtodo fenomenolgico e a filosofia da existncia ao contexto da psicoterapia infantil. Em um destes trabalhos, Feijoo (1997) discutiu os aspectos tericos e prticos da psicoterapia infantil sob a tica fenomenolgico-existencial. A autora afirma que preciso exercitar a epoch para que o terapeuta atue de forma prpria que no se confunda com a vivncia cotidiana. Atravs do brincar, a criana poder expressar toda a sua hostilidade, e o terapeuta vai criar um ambiente permissivo para que ela externe esses sentimentos, sem critic-la, censur-la ou dar-lhe lies de moral. Essa forma de atuar vai diferenciar o psiclogo das pessoas comuns, pois a ele cabe a compreenso desta expresso. A expresso dos sentimentos pode ser ambgua e contraditria. As intervenes do terapeuta devero mobilizar os sentimentos de forma que estes apaream atravs do brincar, da ao e pela linguagem (Feijoo, 1997). Segundo Feijoo (1997), a atitude tica do terapeuta frente ao cliente-criana isenta de seus valores. No cabe ao terapeuta avaliar uma atitude feia ou bonita, certa ou errada. Deve evitar uma atitude de julgamento, uma direo quanto ao caminho que a criana deve seguir. Nesse sentido, tambm se aproxima da proposta de Axline (1972). Ressalta ainda que a atuao do psicoterapeuta deva ocorrer muito mais como uma arte do que uma tcnica e que os aprendizes de ludoterapia passam por momentos difceis em que se separar da forma como lidam com o cotidiano torna-se uma tarefa rdua. Lembra que comum que psiclogos inexperientes cometam alguns deslizes como entrar em competio com a criana que assume no mundo uma postura autoritria, para mostrar criana quem que manda. Agir desta forma implica em prejuzo do processo,

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

79

Trs perspectivas em psicoterapia infantil: existencial, no diretiva e Gestalt-terapia

pois neste contexto no h lugar para disputa, a relao deve se estruturar como de ajuda. O psiclogo atua como facilitador que, junto com a criana, cria condies de crescimento num ambiente que lhe permita a expresso dos seus significados. Desse modo, o terapeuta ir aonde o cliente est, agindo de acordo com o mtodo proposto por Kierkegaard (2002a [1849]) para aquele que pretende ajudar o outro.

para ser bem visto em toda parte, para se elevar na sociedade. Aqui, nenhuma dificuldade, aqui o eu e sua infinitizao deixaram de ser um entrave. Polido como um seixo, o nosso homem gira dum lado para outro como moeda corrente. Bem longe de o tomarem por um desesperado, precisamente um homem como a sociedade o quer. (Kierkegaard, 2002b [1849], p. 37).

A estratgia da comunicao indireta em Kierkegaard e a relao de ajuda na psicologia existencial


O filsofo dinamarqus Sren Kierkegaard (1813-1855) empreendeu importante crtica da filosofia como especulao ou sistema. Defendeu que o interesse do filsofo deveria ser a existncia concreta do homem e sua ao no mundo, em lugar dos interminveis esquemas tericos distanciados da vida. O que um filsofo pensa e escreve, defendia Kierkegaard, deve fazer sentido para si mesmo como existente, ou no passar de mera teorizao acadmica. Kierkegaard alertava para o distanciamento do existente em relao a si mesmo, seu desconhecimento de si mesmo, que o faz viver na iluso de ser o que no . Perdendo-se na multido, tentando se esquecer de que um Indivduo1 (Kierkegaard, 2002a [1849]), o homem se deixa levar pelos outros, pela moda, por aquilo que todos so e fazem. Ao querer ser como todo mundo transforma-se em ningum. Para o pensador dinamarqus, a doena mortal o desespero, misria espiritual que consiste no querer libertar-se de si mesmo. Afirmava Kierkegaard (2002b [1849]) que o psiclogo sabe o que o desespero quando se encontra diante dele, conhece-o e no se contenta com a opinio de quem no se cr ou cr desesperado. Compara-o ao mdico, o qual tem condies de saber se aquele que se julga so , no fundo, um doente. Assim, o psiclogo tambm tem condies de reconhecer o desesperado mesmo que este no aparente slo, no tenha conscincia de o ser e tenha uma vida tranquila do ponto de vista da opinio comum. O desespero justamente a inconscincia em que os homens esto de seu destino espiritual (Kierkegaard, 2002b [1849], p. 28).
Este tipo de desespero passa completamente despercebido. Perdendo assim o seu eu, um desesperado desta espcie adquire uma aptido sem-fim
1

O eu, para Kierkegaard (2002b [1849]), se constitui como desespero, at que decida assumir-se em sua singularidade, ou seja, aceite ser o eu que verdadeiramente e se aceite como lanado ao mundo de contingncias e possibilidades. A palavra desespero no tem aqui o sentido corrente, de reao a um acontecimento desesperador, mas diz respeito a uma condio do homem pelo fato de se constituir como sntese de opostos, que so os paradoxos da existncia: necessrios e possveis, temporal e eterno, finito e infinito. O projeto autoral de Kierkegaard teve a inteno de promover uma aproximao do leitor, atraindo-o com os temas sobre os quais escrevia, para ento comear a desfazer os laos de sua iluso. Este projeto est descrito na obra Ponto de vista explicativo da minha obra de escritor (2002a [1849]), em que o filsofo sugere as atitudes nas quais deve pautar-se aquele que deseja ajudar o outro. De acordo com Feijoo (2000), estas atitudes podem ser tambm aquelas do psicoterapeuta existencial. Kierkegaard (2002a [1849]) prope o seguinte: a iluso s pode ser destruda por meios indiretos, pois a interveno direta a fortalece; aquele que pretende ajudar no deve esperar reconhecimento por sua ajuda, nem orgulharse dela; preciso promover de forma cuidadosa e paciente a aproximao, a fim de chegar onde o outro est e comear por a, caminhando com ele; deve-se entender o que o outro entende, da forma como entende, colocando-se de maneira humilde na relao, como desconhecendo mais do que aquele a quem ajuda; deve-se assumir a responsabilidade por sua atuao, e usar metforas, quando necessrio, pois as interpretaes poticas podem ajudar aquele que fala do seu sofrimento; o ajudante precisa ser um ouvinte atento, escutando o que o outro tem mais prazer em contar sem assombro; deve se apresentar com o mesmo tipo de paixo do outro homem, seja em tom alegre, para os alegres, seja em tom menor, para os melanclicos. Por fim, deve fazer tudo isso

O filsofo escrevia o termo indivduo com inicial maiscula (Kierkegaard, 2002a [1849]).

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

80

Cristine Monteiro Mattar

sem temor, embora no se possa faz-lo com plena certeza e segurana. Kierkegaard (2002a [1849]) pressupe que o outro se encontra iludido e distanciado de si mesmo, no se conhece nem sabe de si mesmo. Por este motivo, a aproximao deve dar-se de modo sutil, a fim de que aquele que est sob a iluso no sinta a ajuda como ameaa e permita que o ajudante se aproxime, como algum que compartilha de seus pontos de vista, de sua iluso. Ao invs de romper os laos da iluso diretamente, o que se prope desfaz-los aos poucos e de forma cuidadosa. Portanto, a suspenso dos juzos e representaes e a aproximao indireta atravs do brincar permitiro ao terapeuta infantil estabelecer com a criana uma relao de confiana e permissividade. Ao deixar de avali-la ou julg-la, de procurar ajust-la s expectativas dos adultos a seu respeito, e de competir ou mostrar-se impaciente com as dificuldades que ela revele, o terapeuta estar aberto ao que se apresentar, a fim de captar e compreender o sentido das experincias vividas pela criana e ajud-la no processo de expresso de sentimentos, autorreconhecimento e singularizao. Rollo May (1974, 1980) estabeleceu aproximaes entre a filosofia da existncia e a psicologia clnica. Um dos poucos psiclogos a citar Kierkegaard, May (1974, 1980) deixou clara a influncia da filosofia kierkegaardiana em seu pensamento quando narrou um episdio sobre o perodo em que esteve internado com tuberculose, por exemplo. Ao longo da internao, que durou um ano, ele estudou os dois nicos livros escritos at aquele momento sobre a angstia: O problema da ansiedade de Freud, onde a ansiedade, na primeira teoria, o ressurgimento da libido reprimida, e, depois, na segunda hiptese, uma reao do ego ameaa da perda do objeto amado; e O conceito de angstia de Kierkegaard, que descreve a angstia como um desejo daquilo que se teme, uma antipatia simptica. Eis como descreve a diferena entre as duas leituras:
O que me impressionou fortemente foi que Kierkegaard escrevia precisamente sobre o que meus companheiros doentes e eu prprio estvamos sofrendo. Freud, pelo contrrio, escrevia em nvel diferente, dando formulaes dos mecanismos psquicos pelos quais se evidencia a ansiedade. Kierkegaard estava retratando o que diretamente experimentado pelos seres humanos
2

em crise [...]. [...] Freud escrevia no nvel tcnico, onde seu gnio era supremo; talvez ele soubesse, a respeito da ansiedade, mais do qualquer outro at aquela poca. Kierkegaard, um gnio de categoria diferente, escrevia em nvel existencial, ontolgico; ele conhecia a ansiedade2 (May, 1974, p. 2-3).

No obstante a importncia das influncias da filosofia da existncia levadas por May da Europa para os Estados Unidos, ao cunhar a expresso psicologia existencial-humanstica, May (1974) tentou fundir duas perspectivas que apresentam pressupostos filosficos e origens histricas diferentes (Feijoo e Mattar, 2008). A psicologia humanista pauta-se nos valores do Humanismo, que remonta Grcia Antiga, aos ideais do Renascimento, e, principalmente, ao Movimento do Potencial Humano que floresce na dcada de 1960 nos Estados Unidos, perodo de grande prosperidade econmica e otimismo. A psicologia existencial, por sua vez, se fundamenta na Filosofia da Existncia, que tem seu surgimento com Kierkegaard, na primeira metade do sculo XIX, na Dinamarca, no Existencialismo sartreano francs dos trgicos anos do ps-guerra, na dcada de 1940, e na Daseinsanalyse de Martin Heidegger, Medard Boss e Ludwig Binswanger. Enquanto a psicologia humanista cr em uma essncia humana positiva inata, que confere uma tendncia ao crescimento, ao equilbrio e autorrealizao, a psicologia existencial recusa qualquer trao essencial a priori, pois compreende o homem como uma abertura livre, indeterminada, lanada ao mundo, que no possui potenciais latentes, mas possibilidades, frente s quais est fadado a escolher. Traz luz de forma mais intensa as temticas da solido, angstia, vulnerabilidade e ser-para-a-morte, que marcam inevitavelmente a existncia do homem em qualquer idade.

O mtodo no diretivo de Virginia Axline: as atitudes do psicoterapeuta infantil


Na psicoterapia infantil, pode-se dizer que o brincar ser o modo indireto de ir onde a criana se encontra, partindo da a fim de ajud-la no autorreconhecimento. A perspectiva da ludoterapia desenvolvida por Virginia May Axline (1911-1988), a partir da no diretividade, em muito se aproxima desta forma de comunicao indireta.

A traduo mais adequada seria angstia, termo usado por Kierkegaard.

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

81

Trs perspectivas em psicoterapia infantil: existencial, no diretiva e Gestalt-terapia

Axline trabalhou com Carl Rogers (19021987), fundador da Abordagem Centrada na Pessoa. Adotando o mtodo no diretivo no atendimento a crianas, Axline publicou, em 1947, a obra Ludoterapia (1972), que viria a se tornar, ao lado do conhecido Dibs em busca de si mesmo (1989), uma referncia para o psicoterapeuta infantil no diretivo. No livro, a autora apresenta os princpios que considera indispensveis para os que se propem a atender crianas e que dizem respeito muito mais atitude do terapeuta do que a tcnicas ou informaes tericas. De acordo com Axline (1972), a primeira condio gostar de crianas, respeit-las e trat-las com sinceridade. O terapeuta deve assumir uma atitude diferente daquela dos outros adultos com os quais a criana convive, no sentido de que deve ser permissivo e aceitador, no dar ordens e no apressar a criana por impacincia. Seu papel no passivo e sim de alerta, de sensibilidade e de constante apreciao daquilo que a criana diz ou faz. So necessrios uma compreenso e um genuno interesse pela criana, de modo a encoraj-la a compartilhar seu mundo interior. Mantm uma atitude profissional em seu trabalho e no revela as confidncias da criana aos pais, professores ou quem quer que seja que pergunte sobre o que ela fez ou disse durante a sua hora de terapia. Esta hora da criana, e o que faz ou diz estritamente confidencial. Axline (1972) resume em oito as atitudes bsicas do terapeuta junto criana. So elas: (i) O terapeuta deve desenvolver um amistoso e clido relacionamento com a criana, de forma que logo se estabelea o rapport. O contato inicial de imensa importncia para o sucesso da terapia. Axline denomina estruturao ao desenvolvimento do relacionamento de acordo com os princpios bsicos, que visam conduzir a criana autoexpresso, entendimento de seus sentimentos e autoconhecimento. necessrio um empenho sincero em entender a criana e o controle sobre respostas que contrariem os princpios bsicos, alm da aceitao e reflexo de sentimentos sem tentar fazer a criana agir como outras crianas e sem coagir. Lembra que preciso no ser clido e amigvel em excesso. Revela ainda que a maioria das crianas entra prontamente na sala de brinquedos. Uma vez nesta, deve-se cuidar para evitar os elogios ou crticas feitos s aes praticadas na sala, dizendo, por exemplo, que a criana organizada e comportada

por guardar os brinquedos, ou o contrrio, que preguiosa ou indisciplinada por no guard-los. Observa-se o seu modo de revelar-se, sem julgar ou criticar. Evitam-se as sugestes, deixando que a criana escolha o que quiser fazer durante a sesso. Evitar-se-o tambm as falas do impessoal, que esperam que a criana aja como todas as outras. importante refletir os sentimentos que se mostram. Se a criana diz, aps um desenho, eu no pinto muito bem, no cabe ao terapeuta dizer que no verdade, que o desenho est muito bonito etc., pois, assim, se afasta do sentimento da criana e fica centrado em si prprio. (ii) necessrio aceitar a criana exatamente como ela , aceitar genuinamente o que ela diz ou faz, j que a criana pode perceber a rejeio, mesmo que velada. Esse ato permite, assim, criana a coragem para exprimir os sentimentos verdadeiros, sem se sentir culpada por estes. Ressalta que a aceitao no o mesmo que aprovao no sentido de incentivo aos sentimentos expressos, o que se busca possibilitar o seu reconhecimento. De acordo com este princpio, o terapeuta no tenta mudar a criana e no comea a fazer algo esperando que a criana o acompanhe. (iii) O terapeuta deve estabelecer uma sensao de permissividade no relacionamento com a criana, de forma que esta se sinta livre para expressar por completo os seus sentimentos. A hora da terapia pertence criana, para ser usada como ela quiser. A criana escolhe usar ou no usar o material, o terapeuta no a encoraja nem faz sugestes. O objetivo, segundo Axline, levar autossuficincia, independncia e capacidade de autodireo. O terapeuta aceita o silncio, como qualquer outra expresso. A criana, segundo a autora, resiste aos esforos para mud-la, e, por vezes, o seu silncio, ou o fato de no brincar podem ser testes para o terapeuta, quando a criana est atenta se ele tambm deseja modific-la e se, de fato, ela livre para agir ali como quiser. No deve fazer nenhuma pergunta tencionando esquadrinhar a vida ntima da criana, o que o far permanecer na prpria curiosidade. A criana dever sentir-se vontade para fazer tudo o que quiser, sem sentimento de culpa ou de ridculo, a fim de libertar-se das tenses, tornando-se emocionalmente relaxada, e, assim, chegar ao que a autora chama de comportamento construtivo. (iv) O terapeuta fica atento para reconhecer os sentimentos que a criana est exprimindo

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

82

Cristine Monteiro Mattar

e os reflete de maneira tal que possibilite a ela obter uma viso interior do seu comportamento. Durante os primeiros contatos, as respostas do terapeuta parecero inexpressivas: sero respostas ao contedo, no ainda ao sentimento que a criana est exprimindo; terapeuta e criana esto se experimentando e tentando estabelecer contato, a criana est explorando a sala de brinquedos. Pode-se responder s perguntas objetivas de maneira direta, o que permite criana ir adiante, partindo daquele ponto. Axline (1972) estabelece uma diferena entre o reconhecimento e a interpretao. O reconhecimento consiste em captar o sentimento expresso e reconhec-lo, a fim de ajudar a criana a ter uma viso clara de si mesma. Deve-se devolver exatamente as palavras da criana, incluindo o smbolo que for por ela utilizado, sem tentar traduzir o comportamento simblico em palavras. Se a criana disser o boneco, o menino, o terapeuta usar os mesmos termos. Se disser eu, o terapeuta pode dizer voc. Na interpretao, ao contrrio, se tenta traduzir o comportamento simblico em palavras, dizendo o que acha que a criana quis dizer com seus atos. (v) O terapeuta mantm um profundo respeito pela capacidade da criana de solucionar seus prprios problemas, se uma oportunidade lhe for dada. A responsabilidade de fazer escolhas, ou de estabelecer mudanas, pertence criana, e a mudana advm do insight. Diferente do conformismo que s vezes se espera da criana, a adaptao a certos padres estabelecidos no um sinal de ajustamento. Por mais limitaes que apresente, sempre possvel que a criana escolha. (vi) O terapeuta no tenta dirigir os atos ou a conversa da criana de maneira alguma. ela quem o faz e indica o caminho, o terapeuta a acompanha. Na orientao no diretiva, o terapeuta no faz perguntas indiscretas; exclui os elogios, no critica o que a criana faz. Pode ajudar, se a criana pedir e dar informaes sobre a maneira de usar o material, mas no sugerir. A hora de terapia no uma hora de recreio, ou social, ou de experincia escolar, a hora da criana. O terapeuta no um companheiro de brincadeira, no um professor, nem um substituto da me ou do pai. Guarda para si suas opinies, seus sentimentos e sua orientao. O terapeuta deixa seus prprios sentimentos fora da situao. Esse princpio impe restries ao terapeuta. No fcil deixar que a criana dirija por si mesma,

o brinquedo, quando parece que ela est bem prxima do centro do problema e, no entanto, v-se que ela gira em torno dele. A experincia ensina que no se pode apressar a terapia. (vii) O terapeuta no tenta abreviar a durao da terapia. um processo gradativo e assim deve ser reconhecido por ele. Axline (1972) fala em prontido: quando a criana estiver pronta para exprimir seus sentimentos em presena do terapeuta, ela o far, e no se pode for-la a faz-lo s pressas, o que a far retroceder. Frequentemente a criana passa por um perodo de brinquedo aparentemente sem significado, durante a hora de terapia. Exige pacincia e compreenso por parte do terapeuta. Deve deix-la em paz, demorar o quanto quiser, respeitar o ritmo da criana. Se a criana tem um problema, ela o trar apenas quando estiver pronta. O terapeuta no expressa os sentimentos da criana, apenas os reflete. (viii) Por fim, o terapeuta estabelece apenas aqueles limites necessrios para que se situe a terapia no mundo da realidade e para que a criana tome conscincia de sua responsabilidade no relacionamento. Os limites so poucos, mas importantes. Restringem-se s coisas materiais, como evitar que se destrua irremediavelmente o material de brinquedo, que se danifique a sala ou que se ataque o terapeuta, e aos limites do senso comum, que visem proteo da criana. No h valor teraputico em permitir situaes de risco. A hora de terapia no deve estar to desvinculada da vida cotidiana, a ponto de que o que nela acontece no possa ir alm da sala de terapia. Os limites propostos por Axline (1972) so os mnimos necessrios, como o tempo da sesso e o cuidado para que a criana no se fira e no fira a outra pessoa. Se a criana ficar com raiva, reflete-se o sentimento. O terapeuta interferiu em algo que queria fazer, e isto a irritou. Pode-se ajudar a criana a enfrentar os limites que lhe sero impostos pelos relacionamentos humanos em sociedade. Caso a criana insista em ultrapassar o limite colocado, no cabe ao terapeuta passar um sermo nem fazla sair da sala ou agir como se no se importasse. No ir rejeitar a criana como se esta o tivesse desobedecido, uma vez que no se trata de uma relao pedaggica. Poderia dizer: era importante para voc faz-lo de qualquer jeito; queria me mostrar que podia faz-lo. Axline (1972) sugere usar material o mais resistente possvel e define que qualquer ataque

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

83

Trs perspectivas em psicoterapia infantil: existencial, no diretiva e Gestalt-terapia

ao terapeuta deve ser interrompido imediatamente. A expresso de sentimentos negativos nos brinquedos no censurada, e a criana pode usar o material que h na sala para esse fim. Aps estabelecidos os limites, preciso mant-los. Deve-se esperar at o momento em que seja necessrio falar deles, e a colocao dos limites diferente da presso para mudar ou transformar a criana. Axline (1972) define uma terapia bem sucedida como aquela que liberta sentimentos e traz o desenvolvimento de insight que promover uma autodireo mais positiva. Seu livro Dibs: em busca de si mesmo (1989) exemplifica as intervenes pautadas nestes oito princpios. Sob suspeita de problemas mentais, Dibs passou a ser acompanhado em sesses de ludoterapia, no decorrer das quais teve a possibilidade de se expressar livremente, sem a presena de crticas e julgamentos, logrando, assim, contrariar todas as previses feitas a seu respeito. A obra tornou-se um clssico para os que se interessam pela psicoterapia com crianas nesta perspectiva. Por fim, Axline (1972, p. 124) resume o que compreende por psicoterapia infantil:
A experincia teraputica uma experincia de crescimento. D-se criana a oportunidade de se libertar de suas tenses, de se desfazer, por assim dizer, de seus sentimentos mais perturbadores e, assim fazendo, de ganhar uma compreenso de si mesma que lhe permita autocontrolar-se. Atravs dessa viva experincia na sala de brinquedos, ela descobre a si mesma como uma pessoa, assim como novos caminhos que lhe permitam ajustarse ao relacionamento humano, de maneira saudvel e realista.

A autora descreve, dessa forma, a concepo no diretiva pautada nos valores da Psicologia Humanista, em que a terapia constitui-se em espao privilegiado para a atualizao dos potenciais de crescimento e libertao da tendncia autorrealizadora do indivduo, ajudando-o a ser o autor de si mesmo.

A perspectiva da Gestalt-Terapia com crianas


Considerada uma referncia para a prtica da Gestalt-Terapia voltada para o atendimento infantil, a obra de Violet Oaklander (1980) descreve a abordagem gestltica com crianas, cuja meta ajudar a criana a tomar conscincia de si mesma e da sua existncia em seu mundo.

As tcnicas propostas pela autora so vistas como meios de promover uma expresso de si mesmo que ajude a estabelecer a autoidentidade e proporcione uma forma de expressar sentimentos. Procura trabalhar primeiro com o que fcil e confortvel para a criana, antes de entrar nos lugares mais difceis e desconfortveis. Nessa perspectiva, quando a criana revela algum tipo de perturbao, acredita-se que existe alguma disfuno no equilbrio e no fluxo do organismo total, e a terapia pode ser descrita como o voltar-se para localizar e restaurar a funo mal colocada. O desenvolvimento e crescimento normal de uma criana parte essencial neste modelo de trabalho. O desenvolvimento sadio, contnuo dos sentidos, do corpo, dos sentimentos e do intelecto da criana constitui a base subjacente do senso de eu da criana. Um senso de eu forte contribui para um bom contato com o meio ambiente e com as pessoas desse meio ambiente, valor importante para a Gestalt-Terapia. A maioria das crianas consideradas necessitadas de ajuda possui uma coisa em comum: alguma deficincia em suas funes de contato: olhar, falar, tocar, escutar, mover-se, cheirar e sentir o gosto (Oaklander, 1980). Crianas com problemas so incapazes de fazer bom uso de uma ou mais de suas funes de contato ao se relacionarem com os adultos de suas vidas ou com o ambiente em geral. A forma como fazemos uso de nossas funes de contato evidencia a fora ou fraqueza relativa que sentimos. Se um senso de eu forte predispe a um bom contato, Oaklander (1980) no se admira de que quase toda criana que atende em terapia no pense muito bem de si mesma, embora possa fazer tudo ao seu alcance para manter este fato oculto. As crianas se protegem de alguma maneira. Algumas se retraem para no serem feridas. Algumas criam fantasias para se entreterem e tornarem suas vidas mais fceis de serem vividas. Algumas brincam, trabalham e aprendem como se nada importasse, deixando de fora o que doloroso. Algumas se protegem, querendo aparecer, e estas so as que recebem mais ateno, o que tende a incentivar o comportamento mais detestado pelos adultos. As crianas fazem o que podem para ir em frente, para sobreviver, em direo ao crescimento. Em face de ausncia ou interrupo no funcionamento natural, elas adotam algum comportamento que parece servir para faz-las avanar. Assim, elas podero agir de modo agressivo,

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

84

Cristine Monteiro Mattar

hostil, irado, hiperativo; podero se recolher para mundos de sua prpria criao; podero falar o mnimo possvel, ou talvez nada; ter medo de todo mundo e de tudo, ou de algo em particular; tornar-se exageradamente solcitas e boazinhas; se apegar de forma irritante aos adultos em suas vidas; ter enurese ou encoprese, ter asma, alergias, tiques, dores de barriga, dores de cabea, acidentes. No h limite para o que possa fazer na tentativa de atender as suas necessidades. Debaixo destas tentativas de lidar com o mundo existem sempre necessidades no satisfeitas que resultam numa perda do senso de si prprio (Oaklander, 1980). O terapeuta, nessa abordagem, trabalha para construir o senso de eu da criana, para fortalecer as funes de contato e para renovar o seu prprio contato com seus sentidos, sentimentos e uso do intelecto. Ao fazer isso, os comportamentos e sintomas que ela tem utilizado para a expresso e crescimento mal dirigidos frequentemente caem por terra sem que ela tenha plena conscincia de que sua conduta est mudando. A sua conscincia redirigida para a percepo sadia de suas prprias funes de contato, seu prprio organismo, em direo a comportamentos mais satisfatrios. Para isso, Oaklander (1980) sugere diversas tcnicas, como a da fantasia, dos desenhos de famlia, e materiais diferentes ao longo do livro, como argila, tinta para pintura a dedo etc. Quando a criana em terapia experiencia os seus sentidos, o seu corpo, os seus sentimentos, e o uso que pode fazer do seu intelecto, ela recupera uma postura sadia frente vida. Proporciona-se criana o mximo de experincia nas reas em que mais necessita, encorajandoa a ter presente o seu processo de experienciar. A tarefa do terapeuta ser, desse modo, a de ajudar as crianas a sentirem-se fortes dentro de si prprias, ajud-las a ver o mundo a sua volta tal como ele realmente , escolhendo sua forma de viver no mundo. Para Oaklander (1980), so princpios fundamentais: gostar de crianas, estabelecer com elas uma relao de aceitao e confiana, conhecer algo acerca de como as crianas se desenvolvem, crescem e aprendem e compreender as questes importantes que correspondem a faixas etrias especificas; ter a habilidade de ser direto sem ser invasor, de ser leve e delicado sem ser demasiadamente passivo e no diretivo; saber algo sobre os sistemas familiares, conhecer as influncias ambientais que agem sobre a criana (lar, escola, igreja, cursos etc.); ser aberto e honesto com a criana,

evitar interpretaes e julgamentos, aceitando a criana com respeito e considerao; comear com a criana no ponto em que ela est, independente do que oua, leia ou diagnostique; relacionar-se com ela da forma que escolheu ser com ele agora; no fazer nada que no esteja vontade para fazer, e se no estiver realmente disposto, sugerir outra atividade; estar atento forma como a criana aborda a tarefa. Aguiar (2005) prope a necessidade de uma viso mais atualizada da Gestalt-terapia com crianas. Embora reconhea os mritos do trabalho de Oaklander (1980), no deixa de considerar que esta autora se concentra em recursos ldicos e tcnicas facilitadoras, em detrimento de um arcabouo terico que as contextualize e d sentido conduo do processo teraputico. O risco de tal abordagem, que acabou se tornando frequente entre gestalt-terapeutas, est em reduzir a Gestalt-terapia mera compilao de tcnicas, definida apenas como flexvel e intuitiva, como se isto j definisse tudo, sem uma fundamentao mais rigorosa do trabalho clnico com crianas. Tal fundamentao, ressalta Aguiar (2005), deve ser buscada na fenomenologia e no existencialismo, bem como na viso de campo e atitude dialgica. O homem considerado em uma perspectiva holstica e relacional, e, ao mesmo tempo em que influenciado pelo meio, age sobre este, modificando-o. A autora refere os trabalhos de Axline e Oaklander, no j reportado perodo ps-guerra nos Estados Unidos, como sendo o surgimento de uma perspectiva existencial fenomenolgica. Para Aguiar (2005), a prtica da Gestalt-terapia com crianas tem por objetivo a retomada do curso satisfatrio de desenvolvimento da criana. Para isso, deve oferecer criana a oportunidade de libertar-se daquilo que obstrui seus sentidos e seu contato pleno com o mundo. O fio condutor do processo teraputico est na relao estabelecida entre a criana e o psicoterapeuta, por intermdio da metodologia fenomenolgica e das tcnicas facilitadoras, que proporcionaro criana uma maior awereness a respeito de si mesma e do mundo, com a consequente expanso e flexibilizao de suas fronteiras de contato. A autora retorna a Oaklander em suas ideias mais recentes, j na dcada de 1990, como referncia para definir o objetivo da Gestalt-terapia infantil, que se refere a:
[...] reencontrar a vivacidade e o contato pleno com o mundo atravs da desobstruo de seus sentidos, do reconhecimento do seu corpo, da

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

85

Trs perspectivas em psicoterapia infantil: existencial, no diretiva e Gestalt-terapia

identificao, aceitao e expresso de seus sentimentos suprimidos, da possibilidade de realizar escolhas e verbalizar suas necessidades, bem como de encontrar formas para satisfaz-las, alm de aceitar quem ela na sua singularidade (Aguiar, 2005, p. 186).

Aguiar (2005) enfatiza que a escolha pelo mtodo fenomenolgico d-se pelo fato de que este no visa interpretar ou prescrever, mas sim descrever o significado do que expresso pela criana na sesso teraputica. Na interpretao se concede um significado ao que trazido pela criana, pautado em um a priori terico; na prescrio, o terapeuta estabelece formas especficas do uso de recursos ldicos para que a criana resolva o que traz como problema; na descrio fenomenolgica, o terapeuta possibilita que a prpria criana construa gradativamente o significado do material que traz para a sesso teraputica, sem a interferncia de qualquer a priori do terapeuta, seja ele de carter terico ou oriundo de seus prprios valores (Aguiar, 2005, p. 187). Desta forma, as intervenes do terapeuta so feitas de forma descritiva, exercitando a colocao entre parnteses de ideias pr-concebidas. Entretanto, no se detm apenas na reflexo e na pura descrio do que a criana faz, como no trabalho de Axline, mas assume um papel mais ativo, fomentando um maior desenvolvimento do material trazido pela criana.

tos filosficos e alguns objetivos, uma vez que a primeira admite o homem como detentor de potenciais inatos ao crescimento e a segunda fala em estar lanado s possibilidades, sem nenhuma tendncia inata que direcione o homem. Enquanto a psicologia humanista rogeriana fala em autenticidade como condio na terapia Kierkegaard, prope, contudo, que se compartilhe da iluso daquele que se quer ajudar. Sendo assim, a no diretividade no trabalho de Axline (1972) pretende permitir que o cliente cresa, o que ele far por si s, quando lhe forem oferecidas as condies para tal, pois tem em si mesmo o potencial e o conhecimento do que o melhor para si prprio. O cliente, portanto, sabe o caminho. Para a psicologia existencial, todavia, a grande maioria dos homens vive o desconhecimento de si, ignorando at mesmo ter um eu. Alm disso, o existente, nessa perspectiva, no alcanar a plena autonomia, tendo em vista as contingncias s quais est lanado. Buscou-se, por fim, refletir com aqueles que se encontram diante do desafio da psicoterapia infantil, contribuindo de forma mais prtica no que se refere s atitudes do psicoterapeuta, possveis tcnicas a serem usadas para auxiliar a expresso dos sentimentos e a importncia de aproximar-se da criana de forma interessada e cuidadosa.

Referncias
AGUIAR, L. 2005. Gestalt-terapia com crianas: teoria e prtica. So Paulo, Livro Pleno, 326 p. AXLINE, V.M. 1972. Ludoterapia. Belo Horizonte, Interlivros, 350 p. AXLINE, V.M. 1989. Dibs em busca de si mesmo. Rio de Janeiro, Agir, 290 p. FEIJOO, A.M.L.C.; MATTAR, C.M. 2009. Psicologia Humanista e Psicologia Existencial. In: C.D. TOURINHO; R.S. LIMA, Estudos em Psicologia: uma introduo. Niteri, Proclama Editora, p. 139-160. FEIJOO, A.M.L.C. 1997. Aspectos terico-prticos na Ludoterapia. Fenmeno Psi, 1:4-11. FEIJOO, A.M.L.C. 2000. A escuta e a fala em psicoterapia: uma proposta fenomenolgico-existencial. So Paulo, Vetor, 193 p. FRAGATA, J. 1959. A Fenomenologia de Husserl como fundamento da filosofia. Braga, Livraria Cruz, 286 p. FURNARI, E. 2000. Lolo Barnab. So Paulo, Moderna, 32 p. HUSSERL, E. 1919. Erinnerungen an Franz Brentano. In: O. KRAUS, Franz Brentano. Munique, Brech, p. 153-167. KIERKEGAARD, S.A. 2002a [1849]. Ponto de vista explicativo da minha obra de escritor. Lisboa, Edies 70, 207 p.

Consideraes nais
O artigo apresentou trs perspectivas de atuao em psicoterapia infantil, sendo as mesmas fundamentadas pelo mtodo fenomenolgico, o que as diferencia de abordagens diretivas, explicativas ou interpretativas. No caso da psicologia existencial, foi acrescentada a estratgia de comunicao indireta de acordo com a proposta kierkegaardiana. Alguns princpios e atitudes que podem auxiliar no trabalho da psicologia clnica com crianas foram trazidos, bem como apresentadas algumas diferenas entre as perspectivas abordadas, guardadas as suas semelhanas. Pde-se notar, com o trabalho de Axline (1972), que existem aproximaes interessantes entre a no diretividade rogeriana e o mtodo indireto de Kierkegaard, pois ambos propem ir onde o outro est, promovendo a aproximao de maneira cuidadosa, e a escuta, sem pressa, de maneira atenta e interessada no que o cliente revela. Diferem, entretanto, quanto aos pressupos-

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

86

Cristine Monteiro Mattar

KIERKEGAARD, S.A. 2002b [1849]. O desespero humano. So Paulo, Martin Claret, 128 p. MATTAR, C.M.; S, R.N. de. 2008. Os sentidos de anlise e analtica no pensamento de Heidegger e suas implicaes para a psicoterapia. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, 8(4):191-203. MAY, R. (org.). 1974. Psicologia existencial. Porto Alegre, Globo, 134 p. MAY, R. 1980. O significado de ansiedade: as causas da integrao e desintegrao da personalidade. Rio de Janeiro, Zahar, 374 p.

OAKLANDER, V. 1980. Descobrindo crianas: abordagem gestltica com crianas e adolescentes. So Paulo, Summus Editorial, 362 p. S, R.N. 2002. A psicoterapia e a questo da tcnica. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 54 (4):348-362.

Submetido em: 14/03/2010 Aceito em: 19/07/2010

Contextos Clnicos, vol. 3, n. 2, julho-dezembro 2010

87

You might also like