UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

RODRIGO MAGNO SARAIVA PADILHA STELLA DE SÁ BRUNET CASTRO

SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS RADIOGRAFICAS ODONTOLÓGICAS

NATAL-RN 2009

RODRIGO MAGNO SARAIVA PADILHA STELLA DE SÁ BRUNET CASTRO

SISTEMA DE PROCESSAMENTO IMAGENS RADIOGRAFICAS ODONTOLÓGICAS

Proposta de projeto apresentado ao curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Potiguar – UnP, como parte dos requisitos para a obtenção da aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso O R I E N TA D O R D E S E J A D O : P r o f . Joilson Batista de Almeida Rego

NATAL

2009 SUMÁRIO 1. Introdução................................................................................................................4 2. Objetivo Geral.............................................................................................4 2.1 Objetivos específicos.............................................................................5 3. Justificativa...........................................................................................................5 4. Diagnóstico............................................................................................................6 5. Solução proposta.................................................................................................6 6. Metodologia..........................................................................................................7 7. Softwares utilizados..............................................................................................7 8. Cronograma de trabalho..........................................................................................8

1

INTRODUÇÃO

A era da comunicação exige cada vez mais manipulação, tratamento e armazenamento de informações diversas e complexas. Um tipo de informação muito utilizada é a imagem. Podemos obter imagens de fontes como indústria, hospital, banco, satélite e etc. Essas podem conter muitos padrões como: células, texto, fórmulas, texturas e outros. Utilizando ferramentas eficientes para localizar, extrair e visualizar informações relevantes e desejadas. A área de atividade proposta e desenvolvida neste projeto utiliza como informação a imagem, usando a Odontologia, especificamente a Endodontia, especialidade responsável pelo estudo da polpa dentária. A analise de radiografias, faz parte desse estudo, ou seja, da avaliação do dente. Essas informações são de extrema importancia para estudos e conscequentemente para desenvolvimento de soluções na área odontologica. O curso de Pós-Graduação em Endodontia (UNP - Odontologia) ainda possui a necessidade de uma ferramenta que auxilie no processo de analise de forma rápida e prática. Visando a melhoria das pesquisas e estudos em nossa Universidade, especificamente desta área, serão apresentados os objetivos, a justificativa para este projeto, o diagnóstico da situação atual e uma solução pretendida.

2

OBJETIVO GERAL

O sistema tem como objetivo principal determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, usando o método mais confiável, comparação entre novas radiografias e aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparação mostrará a massa óssea perdida após o canal. Assim possibilitando melhorias nos futuros tratamentos. Com esse avanço tecnológico, a busca de técnicas mais simples fará com que o aluno de graduação e todos os profissionais realizem um tratamento endodôntico melhor, mais rápido e seguro, com objetivo maior de aumentar os índices de sucesso do tratamento endodôntico da nossa população.

2.1

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Armazenamento: Armazenar em um banco de dados, as imagens radiográficas digitalizadas para processamento; · · · Pré-processamento da imagem: Buscar melhorar a qualidade da imagem por meio de aplicação de técnicas e filtros específicos; Análise: Analisar a radiografia obtida antes do canal com a radiografia póstratamento, assim, obtendo como resultado, a massa ossea perdida; Geração de relatórios: Mostrar os resultados da análise, com a finalidade de melhorar a exatidão diagnóstica e a interpretação da imagem pelo especialista.

3

JUSTIFICATIVA

Hoje, o curso de Pós-Graduação em Endodontia (UNP - Odontologia), o processamento de imagens radiográficas de canais odontológicos, ainda utiliza uma forma de que gera custos desnecessários e torna o processo de obtenção dos resultados mais lento. O meio que poderia ser utilizado, tornando o resultado mais preciso e rápido mantém um custo muito alto, sendo inviável para a Universidade Potiguar. Diante desses fatores existe o atraso para estudos e pesquisas. Pensando nisto se faz necessário um novo estilo de armazenamento, pré-processamento, análise e geração dos resultados. Sendo assim desenvolvida uma ferramenta que supra todas essas necessidades.

4

DIAGNÓSTICO

Após a avaliação com as informações obtidas e pesquisas realizadas, foi concluído que devido à falta de um sistema especializado existe lentidão nos estudos e pesquisas, e gastos desnecessários que poderiam ser revertidos em outros projetos.

Os problemas apontados são: · Problema na Obtenção rápida do resultado: Os resultados não são gerados de forma rápida, com isso a demora nos estudos, pesquisas e desenvolvimento de novas soluções; · Problema na geração de custos desnecessários: Os gastos que poderiam ser revertidos em novos projetos e soluções são gastos para pagar pessoas especializadas em AutoCad, que extraem as informações da radiografia usando um software não especializado, de forma lenta e não precisa.A forma mais rápida e precisa seria utilizando o método MEV(Microscopia eletrônica de varredura), que seria um tipo de microscópio eletrônico capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra. E s s e p r o c e s s o apenas o CTGÁS possui, porém o custo é extremamente elevado, não sendo viável para a Universidade.

5

SOLUÇÃO PROPOSTA

Serão realizados estudos e pesquisas no ramo I.A. (Inteligência Artificial), utilizando como método as redes neurais artificiais. Várias técnicas serão testadas como base de pesquisa para o desenvolvimento da solução. Após estudos concluídos, partiremos para a construção de algoritmos de análise e processamento de imagens, voltados para a solução do problema proposto, o reconhecimento de perda de massa óssea em um dente pós canal, usando imagens monocromáticas, as radiografias odontológicas disponibilizadas pelo curso de Pós-Graduação Endodontia (UNP - Odontologia). Inicialmente usaremos filtros para o tratamento da imagem, facilitando assim o reconhecimento da área afetada pelo algoritmo desenvolvido. Com a imagem já pronta para a analise, o algoritmo realizará o estudo da área afetada. Como resultado gerado teremos a área perdida no dente, proporcionando aos estudantes, professores e pesquisadores o estado real do dente pós canal, facilitando os estudos e pesquisas para os mesmos.

Buscando e testando as melhores técnicas para aquisição, préprocessamento, segmentação, representação, reconhecimento e interpretação. Ao fim da pesquisa será apresentado o sistema, o qual foi desenvolvido e treinado para ser aplicado da melhor forma diante dos problemas diagnosticados. · Solução Problema na obtenção rápida do resultado: Os resultados serão gerados de forma rápida e precisa, facilitando o desenvolvimento de novas soluções na área da endodontia; · Solução Problema na geração de custos desnecessários: Não haverá mais gastos desnecessários para a Universidade, pois o sistema será operado pelos próprios dentistas, de forma simples e sem custos adicionais.

6

METODOLOGIA

Será utilizada como metodologia no desenvolvimento do projeto as redes neurais artificiais, por se tratar do método mais indicado após o diagnostico, pois visa trabalhar no processamento de dados de maneira semelhante ao cérebro humano, nos trazendo um resultado mais preciso. Pretende-se realizar uma vasta pesquisa cientifica antes da fase de testes e simulação, nos proporcionando uma boa base de conhecimento e documentação consistente, assim evitando ações desnecessárias durante o treinamento da Rede Neural.

7

SOFTWARES A SEREM UTILIZADOS

Para simulação: · · Matlab 8 Para Desenvolvimento: Python 2.5 Python Imaging Library – (PIL) Numpy

8

CRONOGRAMA DE TRABALHO

Atividades Propostas Entrega da Proposta de TCC Pesquisa bibliográfica e documental Coleta de Dados Estudo das Redes Neurais Elaboração do Relatório nº 1 Entrega do Relatório nº 1 Analise e Organização do Conteúdo Elaboração do Relatório nº 2 Entrega do Relatório nº 2 Correções Entrega do Relatório Final

Períodos 1 (quinzenas)

2

3

4

5

6

7

8