You are on page 1of 10

UNICID MARIA NGELA DA SILVA

A BRINCADEIRA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Santo Antnio do Monte MG 2013

MARIA NGELA DA SILVA

A BRINCADEIRA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Projeto apresentado como pr-requisito para a concluso do curso de Graduao em Pedagogia pela UNICID.

Santo Antnio do Monte - MG 2013

SUMRIO

1. INTRODUO ................................................................................. 4 2. JUSTIFICATIVA ............................................................................... 5 3. OBJETIVOS .................................................................................... 6 3.1 GERAL ....................................................................................... 6 3.2 ESPECFICOS ........................................................................... 6 4. METODOLOGIA ............................................................................... 7 5. REFERENCIAL TERICO ............................................................... 8 6. REFERNCIAS ................................................................................. 9

1. INTRODUO

A discusso sobre as brincadeiras no processo de aprendizagem, se faz com base na perspectiva de estabelecer recursos que auxiliem a compreender de que forma estas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem. Pretende-se ento com essa pesquisa, averiguar e reconhecer como as brincadeiras contribuem para a socializao e identificar o orientador como articulador no processo de aprendizagem. Dessa maneira, o brincar a principal atividade da criana, pois por meio desta que ela se interage com o mundo. Os brinquedos so ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam as crianas para a expanso da criatividade. O objetivo desta pesquisa mostrar como alcanar uma aprendizagem afetiva, onde o aluno aprende a conhecer as atividades relacionadas ao seu cotidiano.

2. JUSTIFICATIVA

Este tema foi escolhido ao perceber que brincar interfere no desenvolvimento das crianas e a importncia dessas atividades no contexto escolar. As brincadeiras auxiliam no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianas na Educao Infantil, possibilitando um aprendizado mais prazeroso. Assim com o tema buscaremos valorizar e proporcionar as brincadeiras em sala de aula, levando as crianas a aprender de forma alegre e divertida, possibilitando o desenvolvimento das mesmas em todas as suas potencialidades.

3. OBJETIVOS
Diante dos temas abordados esse projeto tem os seguintes objetivos:

3.1 GERAL

Este projeto tem o objetivo de esclarecer a importncia do buscar para a autoestima e interao da criana, proporcionando situaes de aprendizagem, desenvolvimento e sua autonomia.
6

3.2 ESPECFICOS

Apresentar a brincadeira como ferramenta para o aprendizado; Incentivar a importncia do brincar Auxiliar no processo de socializao da criana

4. METODOLOGIA

O Projeto ser feito com levantamentos bibliogrficos de autores que falam sobre o tema, buscando adquirir informaes e explicaes para tirar dvidas sobre a Educao Infantil com relao ao brincar. O trabalho ser redigido para que possa servir de pesquisa e incentivo aos educadores.
7

5. REFERENCIAL TERICO
Ao brincar a criana faz o uso da imaginao e criatividade. Aumenta a auto-estima e a interao com seus pares, proporcionando situaes de aprendizagem que desafiam suas capacidades cognitivas. (Kishimoto 2000) A brincadeira entendida como uma atividade que gera prazer viabiliza tambm, o desenvolvimento cognitivo, semelhana da aprendizagem. (Friedmann) Seja que for brincadeira por mais simples que parea ajudar a criana no seu desenvolvimento, visando o processo de aprendizagem, dando oportunidade para que isso ocorra de forma simples e espontnea, pois a brincadeira para a criana tem um sentido prprio e por isso, deve ser um momento de divertimento e prazer.

6. REFERNCIAS
CUNHA, N.H.S. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE, 2004. KAMII, C. Jogos em grupo na educao infantil implicaes da teoria de Piaget. So Paulo: Trajetria Cultural, 2005. HUIZINGA, J. Homo Ludens O Jogo como elemento da cultura. So Paulo: Perspectiva, 2001. VYGOTSKY, L.S. A Formao Social da Mente . So Paulo, Editora Martins Pontes, 1989. WAJSKOP, G.F.Brincar na pr-escola. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2003.

10

You might also like