You are on page 1of 19

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO NOME DO CURSO TIAGO FERNANDES DE SOUZA

VISITA TÉCNICA À EMPRESA

Eunápolis 2012

TIAGO FERNANDES DE SOUZA

Sociologia. Prof. para as disciplinas de Teorias da Adminisstração. Wilson Sanches. Eunápolis . Filosofia e Comunicação. Marcia Bastos e Marcelo Silveira.VISITA TÉCNICA À EMPRESA Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná. Samara Headley.

.......................................................... DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA..................................................................................................SUMARIO 1............................................................................... INVESTIMENTO INICIAL........................12 7..................9 5............................ VISÃO E OBJETIVOS DA EMPRESA.............................. MISSÃO DA EMPRESA.................. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.. LISTA DE FIGURAS... 4 2...................................................................... A PLANO DE MARKETING....5 3.................................................................18 ..........................................10 6............................................15 9........................... INTRODUÇÃO....................... ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.......................................................................17 10.... CAPTAÇÃO DE RECURSOS.............................................................................................14 8....................8 4..............................

dados comparativos e depoimentos de colaboradores e clientes afim de montar uma imagem e analise da visão e valores que norteiam o negocio. história. com o objetivo principal de conhecer as estruturas internas de gestão. quadro administrativo e planejamentos: Atraves da captação de informações.INTRODUÇÃO O presente trabalho visa a a analise histórica. administrativa e estrutura organizaçional da empresa Viação Aguia Azul. .

História.Palavras chaves: Aguia Azul. Financeiro. Nome Fantasia: Águia Azul Localização: Estrada Arraial Trancoso Porte de Empresa: Média empresa Número de Funcionários: 97 Principais Departamentos: Setor de Compras. .Missão e valores. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA: Razão Social: Viação Águia Azul Ltda. Departamento Pessoal.

peça por peça por peça. HISTÓRICO DA EMPRESA O INICIO Criada no inicio dos anos 80.Manutenção. Gerência e Diretoria. Trafego. década conhecida pelo fraco desenvolvimento econômico e pela hiperinflação que castigou o Brasil temos uma história de luta e conquistas árduas de dois grandes Administradores. Cuja visão de futuro e contribuição de seus colaboradores tornou esta . Uma história construída tijolo por tijolo.

Jose Damião Bessa (motorista). Logo no ano de 1991. contudo com os investimentos houve diminuição para 02h30min. neste ano a frota já era de 18 carros. Em 1980. Km 715. que era feira três vezes na semana. no ano de 1980 houve a perca da concessão por parte da prefeitura devido a más condições dos ônibus. INFLAÇÃO O ano de 1994 foi lembrado devido à inflação e a mudança para o Real. após três anos os atuais sócios entraram na sociedade. No começo a viagens duravam em media 5 horas. houve a aquisição de da linha em Arraial D Ajuda a Viação Nossa Senhora D Ajuda. . Foi no ano de 2000 que houve a ampliação efetiva de sua sede no endereço do Pequi. Derneval Soares (motorista) e Jorge Gomes (Cobrador). a empresa já possuía quatro veículos e quatro funcionários sendo eles: Jose Raimundo Filho que exercia a função de mecânico. O sonho inicial da empresa era trocar os veículos cujo custo de manutenção era alto. Já no ano de 1996. ao lado da Auto Peças Colatina (cedida pela mesma). o grande sonho foi realizado ocorreu a compra do primeiro carro modelo rodoviário Top de Linha para atender a turista e passeios diversos. em 1991 foi adquirida a sede própria também na BR-101. pelas mãos do Sr. com 16 viagens por dia. logo em 1990 começaram a fazer Eunápolis Itabela uma vez por dia. O TRAJETO Um de seus primeiros itinerários de longa distancia foi de Trancoso a Itabela. que funcionou durante 10 anos. conseguida através do financiamento. a economia ficou instável e o turismo decaiu. Gilson Almeida do Santos. este ano também foi lembrado por um grave acidente. No ano de 1966 o Sr Gilson investiu todas as suas economias dando entrada em 01(um) ônibus. Nascida oficialmente em 22/10/1984. mesmo com a vitória da Seleção Brasileira de Futebol. A AMPLIAÇÃO Inicialmente sua primeira sede se encontrava na BR-101. Porém seus desafios estavam apenas começando.empresa uma família.

promovendo assim um novo conceito de empresa. Visando assim promover um transporte agil e eficiente para nossos clientes . Houve tambem a logomarca comemorativa ao 500 anos de Brasil.Atualmente ainda composta pelas mesmos diretores. Fernando Henrique Cardoso. Neste mesmo ano fomos brindados com o vitoria diante de 04 empresas para transportatar o Sr° Presidente da Repulblica. REESTRUTURAÇÃO GERAL Já no ano de 2000 após a reestruturação dos socios diretores. MISSÃO Missão: O objetivo principal da Viaçao Aguia Azul é trasnportar nosso clientes com segurança e conforto.A MUDANÇA DE SOCIEDADE O ano de 1997 foi marcado pela alteração da sociedade com a saída do Sr Gilson e Sinval e a entrada de Marcio Carletto e Carlete Oliveira. graças ao esforço e criatividade dos seus socios na pintura diferenciada e qualidade no serviço. data importante na empresa visto que o turismo aumentou bastante nos anos seguintes. houve a mudança na pintura e logomarca da Aguia Azul.

Trasnpondo assim obstaculos afim de oferecer um serviço pratico. . agil e com qualidade.Esperamos nos tornar referencia na qualidade do transporte coletivo de Arraial D´Ajuda. aliando qualidade no atendimento e sustentabilidade as novas pespectivas de mercado. OBJETIVO Tornar referencia no serviço de transporte coletivo de passageiros.VISÃO E OBJETIVO VISÃO Visando atraves dos esforços de seus colaboradores e parcerias com clientes fornecedores. Tornando assim uma empresa sólida que compreeende as necessidades de seus clientes.

exservidor Publico.ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CARACTERISTICAS PROFISSIONAIS PROPRIETARIOS E DIRETORIA: DIRETOR OPERACIONAL Nome: Carlos Alberto Barros Ferreira Formação Acadêmica: Bacharel em Administração Conhecimentos e experiência na área: Formado em Administração. DIRETORIA Nome: Amauri Santana Santos Formação Acadêmica: Bacharel em Administração .

ESTILO DE GESTÃO ADOTADO Analisando dado da Viação Águia Azul podemos observar através de analise comparativa e entrevistas com os diretores. e administrador de varias outras instituições. concluímos que o estilo de gestão adotado e Democrático. visto que e uma empresa onde seus . Participação da gestão de qualidade que levou o titulo de ISO 9001. com a função de supervisor de Trafego. GERÊNCIA Nome: Itamar Lopes Formação Acadêmica: 2º Completo Conhecimentos e experiência na área: Trabalhou 17 anos em empresa ônibus.Conhecimentos e experiência na área: Experiência como Servidor Publico. COORDENADORA DE DEPARTAMENTO FINANCEIRO E PESSOAL Nome: Jessica Amorim de Almeida Formação Acadêmica: Cursando Gestão em Recursos Humanos Conhecimentos e experiência na área: Exerce função há 4 (quatro) anos.

Analisar treinamento de motorista. A parte tocante a política de motivação: A empresa Águia Azul adota a política de promoção para motorista de micros. . cobradores e escritório: Existe um processo de avaliação para egresso na empresa através dos mecanismos contratuais.colaboradores. Existem também treinamentos para segurança no trabalho. clientes e diretores reúnem-se para discutir estratégias e planejamentos.

SISTEMA DE PRODUÇÃO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Tipo de matéria prima: Humana e física Maquinário e equipamentos: São usados ônibus para a prestação de serviços e o uso de maquinários para a manutenção. Suas instalações se adequan as condições realizadas no projeto. Conforme inspeção a empresa dispõe dos seguintes ambientes: Manutenção: Local destinado a correção de problemas e revisão dos carros. Condições das instalações: A empresa dispõe de condições adequadas para uso. Condições de trabalho (arejado. conforme analise estrutural. Área de Lavagem: . com iluminação adequada. ventilado. onde foram colocadas rampas para aceso inferior aos carros. bem como as impostas por órgãos de controle. iluminação): A empresa se adequa as condições solicitadas por órgãos reguladores.

Assim. que contém a síntese dos objetivos e das diretrizes estratégicos. dispondo de arejamento. podemos observar a seguintes tomadas de decisões: Financiamento de veiculos em 2000 para atender a demanda. bem como uso de material químico e braçal para execução do serviço. Compra do terrenos para construçao da Filial Eunapolis e Arraial D ´Ajuda. Planejamento Tático: Reestruturação da Gerencia. Plano de mudança nas pinturas para comemoração dos 500 anos de Brasil. A empresa disponibiliza ao colaborador uso obrigatório de Epi´s. Planejamento Operacional: . ventilação natural e artificial (ar condicionados) e iluminação com lâmpadas de baixo consumo. PLANO DE MARKETING Assim definido: O plano de marketing é derivado do plano corporativo. especialista em marketing” Planejamento Estratégico: Segundo estudos da empresa entrevistada.” Daniela Khauaja.Dispõe de estrutura. Escritório: É estruturado a fim de promover o bem estar á clientes e colaborados. É muito importante que haja um perfeito alinhamento entre os dois planos. deve começa rpela formulação estratégica do negócio.

Sua sede inicial situava-se na BR-101 (ao lado da Auto Peças Colatina). revonação da logomarca para comemoração dos 500 anos de Brasil. Logo depois atraves do financiamento foi comprada a sede do Pequi e Arraial D Ajuda. .Aumento do quadro de funcionarios. designação de funcionarios para os setores e contratação massiva para atender a demanda. INVESTIMENTO INICIAL Conforme analise dos documentos a empresa inicialmente possuia 04 onibus e 04 funcionarios no total. na situação de emprestimo.Em 1966 o Sr Gilson junto parte de suas economias e deu entrada em 01 onibus. Já no ano de 2000 houve o financiamento dos veiculos para atender a demenda do Consorcio Veracel e Comemoração dos 500 anos de Brasil.

é ter uma necessidade e precisar convencer pessoas ou instituições a colocar recursos. deve ser muito bem planejado antes de qualquer ação. 1. Para alguns. além de mostrar como a instituição beneficiária irá retornar o investimento. compromissos e parcerias de longo prazo. É baseado em relacionamentos. não uma atividade pontual. é encontrar quem participe dos riscos das boas idéias. (ANALISE DE RENTABILIDADE E RETORNO. INICIAL: CAPTAÇÃO INICIAL ATRAVES DE PESSOA FISICA POR MEIO DE POUPANÇAS PESSOAIS. buscar recursos no organismo externo. Sendo assim. O conceito para captação de recursos pode estar em várias definições. REVITALIZAÇÃO DA FROTA) .CAPTAÇÃO DE RECURSOS Em definição: A captação de recursos é um processo.

( REVITALIZAÇÃO DA SOCIEDADE. FINAL: INVESTIMENTO PARA A COMPRA DE 10 VEICULOS NOVOS TOP DE LINHA PARA SUPRIR A NECESSIDADE DA LINHA ARRAIALX EUNAPOLIS BEM COMO A DEMANDA DE TURISTAS . NECESSIDADE DE EXPANSÃO PARA ATENDER A DEMANDA DO ESPAÇO FISICO) 3. REVITALIZAÇÃO DA FROTA. ESTRATEGIA DE LUCRO FUTURO) CRONOGRAMA DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS INICIAL RENTABILIDADE E REVITALIZAÇÃO ESPAÇO FISICO DEMANDA LUCRO .( AUMENTO DA DEMANDA EXIGENTE.2. E FINANCIAMENTO PARA COMPRA DAS DUAS SEDES. SECUNDARIO: ENTRADA DOS NOVOS SOCIOS.

abril.br/7Rof7SWg6qmyvwJcFwF7I0aSDf9jyV/sitefebraban/C %E9sar%20Neves.merkatus.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS FENABRAN: http://www.htm SEBRAE http://www.com.com.pdf ABRIL http://exame.com.br/10_boletim/77.org.br/uf/ceara/tecnologia/bonus-certificacao/Livro %20Captacao%20de%20Recursos.sebrae.febraban.pdf MERKATUS http://www.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-fazer-um-planode-marketing PORTAL DO ADMINISTRADOR .

administradores. ( FALTA HISTORIA) Figra 02-Onibus antigo.com. Carro que percenceu a primeira frota de onibus da Viação Aguia azul .br/ LISTA DE FIGURAS Figura 01-Logotipo.http://www.