You are on page 1of 3

Gestão Nota 10

1. Gestão nota dez atuando na SEDUC O Gestão Nota 10 é um programa de gerenciamento das rotinas nas escolas e Secretarias para melhoria da qualidade do ensino. Voltado ao sucesso do aluno, o Programa aponta como solução escolas autônomas dentro da rede de ensino, geridas por diretores tecnicamente competentes e com apoio gerencial e pedagógico da Secretaria de Educação. O Programa trabalha com indicadores e metas gerenciais, capacitação dos profissionais em serviço e informações em tempo real, que funcionam como termômetro do processo educacional. O Programa propõe indicadores e metas que comporão o Plano de Ações e Metas (PAM) a serem elaborados pelas unidades escolares e pela SEDUC, são eles:       Cumprimento dos dias/horas letivas - 100%; Freqüência de professores e alunos - mínimo de 98%; Reprovação por falta - máximo 2%; Alfabetização - mínimo de 95% ao final do 2º ano do ensino fundamental; Aprovação de 1º ao 9º ano - mínimo de 95%; Correção de fluxo escolar - mínimo de 95%.

Objetivo: Fortalecer a Secretaria de Educação e as unidades escolares para:

O trabalho com foco no sucesso do aluno, com ênfase na gestão das quatro esferas do processo educacional, ou seja, aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional; A adoção sistemática de práticas gerenciais e efetivos processos administrativos.

Quem Participa? Atualmente o Programa Gestão Nota 10 está implantado em 150 municípios, em 521 escolas de ensino fundamental, beneficiando 106.207 alunos da rede estadual. Como funciona?

Para que o aluno dê certo, o programa opera através da Sistemática de Acompanhamento, um conjunto de instrumentos e estratégias que se inicia na sala de aula, sob a responsabilidade do professor, portanto diariamente. São informações relativas ao dia-a-dia das turmas que traduzem o comportamento dos indicadores e metas. Além das informações quantitativas, há relatórios onde se registram mensalmente dados qualitativos, preenchidos pelos coordenadores pedagógicos, gestores da escola, técnicos da GRE e coordenador do Programa. A inserção mensal de informações no Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações (SIASI) constitui-se em potente instrumento de avaliação do processo à disposição do gestor da rede de ensino, que lhe permite identificar os tipos e a localização dos problemas e atuar rapidamente para que sejam sanados. A avaliação se dá pelo acompanhamento sistemático da evolução do Plano de Metas de cada unidade escolar e da SEDUC, mês a mês ao longo de todo ano letivo.

2. Gestão Nota dez pelo instituto Ayrton Senna O que é? O Programa é dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino). Oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais. Objetivos: Elevar a qualidade da aprendizagem de forma equitativa, e promover a articulação de todas as condições necessárias para a eficácia dos processos educacionais nas redes públicas de ensino, incluindo princípios de gestão nas quatro esferas da educação formal: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional. Também objetiva fortalecer a competência técnica das lideranças e das equipes de trabalho, criando uma interação ativa e cooperativa na escola e entre a escola e a secretaria de educação. Como funciona? O Gestão Nota 10 trabalha com indicadores e estabelece metas a serem parceladas e cumpridas pelas escolas e secretarias de educação, devidamente ajustadas a cada ano letivo a partir da realidade dos resultados obtidos no ano anterior. Suas ações estão diretamente ligadas aos diretores de escola e equipes de secretaria de educação. Onde acontece?

O Gestão Nota 10 foi adotado como política pública nas redes estaduais do Maranhão, de Roraima, Pernambuco e Piauí. O Programa está presente em 556 municípios de 19 Estados. Os resultados:  O Programa garante a eficácia da implantação das políticas de alfabetização aos 7 anos com 95% a 100% de sucesso.  Em 2008, o índice de aprovação dos alunos das primeiras séries do ensino fundamental em Pernambuco chegou a 91,6%.  Em Pernambuco, 73% dos alunos da primeira série regular foram alfabetizados. Números do Programa em 2010  Crianças e jovens atendidos: 1.154.576  Educadores formados: 35.145  Municípios atingidos: 556 em 19 Estados Depoimento: "O sucesso da aprendizagem dos alunos está contagiando toda a escola. Os professores têm dedicação total e são qualificados. As crianças que estavam marcando passo na mesma série, agora estão sendo alfabetizadas e acelerando. Estou particularmente feliz. Mudou o rumo, mudou a história, mudou a rotina, mudou tudo na escola. Eu queria que o mundo inteiro soubesse!" Maria Celeste Barbosa de Almeida, 51 anos, diretora de escola, Jaboatão dos Guararapes/PE