You are on page 1of 4

Informativo Ano 5 - nº 52 - Raposos, 1º a 30 de abril de 2.013.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE - PROJETO PET CRIATIVO Aconteceu - 28/03 - Recebemos a visita de Laniela, coordenadora do Projeto “Vargem Grande: Comunidade Saudável”, em São Paulo. Ela veio conhecer nosso trabalho e vivenciar, na prática, as experiências do grupo e a aplicação das tecnologias e pedagogias, que formam nossa metodologia. - 09/04 - Roda com textos para reflexão e vídeos para estimular o trabalho em equipe e a criatividade da turma. Esse exercício é avaliado pelo grupo, que a cada dia envolve e apropria-se mais do trabalho. Acontece - Montagem das MDI, com o objetivo de ampliar a divulgação da Cooperativa dentro e fora da cidade. Essa ferramenta do CPCD estimula a criatividade de todo o grupo. - A Dedo de Gente recebe doações de banners da Secretaria de Assistência Social de Raposos. Esta parceria é de suma importância para nós! - Parceria com a Ascar - Associação dos Catadores de Raposos - com troca de materiais da coleta seletiva. Dessa forma, podemos também estimular a valorização de todos os materiais recicláveis, uma vez que cada um tem sua importância. Acontecerá - 16/04 - Reunião com toda a equipe da Cooperativa, para integração e acompanhamento do trabalho das três unidades - Araçuaí, Curvelo e Raposos. Essas reuniões enriquecem o trabalho e unem a equipe.

- 17/04 - Visita nas escolas da cidade para divulgar o trabalho e realizar a gincana para coleta de garrafas PET. A cada dia, os bolsistas da Dedo de Gente envolvem e se responsabilizam mais pela Cooperativa e sua metodologia.

PROJETO RAPOSOS SUSTENTÁVEL
Aconteceu - 01/04 - Oficina de tinta de terra na Escola Municipal Água Limpa, com a participação de 38 (trinta e oito) alunos de duas turmas. Essa oficina, além de despertar a criatividade das crianças e o cuidado com a escola, une alunos e familiares na busca por um lar mais bonito e alegre.

- 02/04 - Permacultura e oficina de sabão, todas as quartas e quintas-feiras, com diferentes turmas da Escola Dr. Francisco dos Santos Cabral. 50 (cinquenta) pessoas, entre alunos e funcionários, participaram da atividade. A comunidade doou 14 litros de óleo “usado” para ser reutilizado na oficina.

- 03/04 - Confecção de jogos, conforme as dificuldades dos alunos das escolas atendidas pelo Bornal de Jogos. Este ano, o grande desafio é a alfabetização de crianças com idade mais elevada (10 a 13 anos). O Bornal de Jogos é um grande aliado para vencermos esse desafio! - 04/04 - Cine Matinê, na Galeria da Casa Verde, com a participação de 32 (trinta e duas) crianças e algumas mães. As crianças envolvem os adultos, realizando as atividades em conjunto. Ao final da sessão, todos querem saber qual a data do próximo encontro. - 06/04 - Lançamento do livro “Ecos da Alma; Prólogo do Caos”, do autor Waulon Amarante. Mais uma vez a Casa Verde foi o palco de um evento de grande importância cultural em Raposos. Estiveram presentes vários amigos e familiares do autor, demais frequentadores da Casa Verde, o Prefeito de Raposos, Sargento Coelho, o Vereador José Martins e o estilista raposense Roberto Vascom, reconhecido mundialmente.

- Reunião da Plataforma Raposos Sustentável, com a participação de oito parceiros da comunidade. Estiveram presentes Agnaldo, Presidente da Câmara Municipal, José Martins, Vereador Municipal, Terezinha, representante da Escola Água Limpa, Valdirene, da equipe da Saúde, Dona Irene, integrante da Pastoral da Criança e Dona Enir e Sr. Lincoln, ambos da comunidade. A reunião foi muito produtiva! Cada representante se responsabilizou por trazer novos integrantes para o grupo. Além disso, o Sr. Lincoln nos contou várias histórias de Raposos; essas informações são importantes para a delimitação dos próximos passos da Plataforma Raposos Sustentável.

- 07/04 a 12/04 - A equipe da Casa Verde, Ricardo, Técnico da EMATER, e duas moradoras da comunidade rural de Cândida, Tiane e Vardirene, viajaram para Araçuaí com o objetivo de trocar experiências, absorver novas técnicas de permacultura e participar de atividades educativas com a equipe de Educadores do CPCD da cidade.

Essa viagem ampliou nosso olhar em relação ao cuidado com a água, o cultivo das plantas e o meio ambiente em geral. Assim, planeja-se a criação de um espaço para iniciar as práticas de permacultura e tão logo começar a produzir com qualidade.

oficinas de sabão, apresentação de filmes e reuniões. - Aulas de violão, todas as terças-feiras, às 19hs, e sextas-feiras, às 18hs e 19hs, na Galeria da Casa Verde. Essas aulas são bastante aprovadas pela população. A procura aumenta frequentemente devido ao ótimo trabalho e carisma do professor, voluntário e participante do Banco da Solidariedade. - Sessões de Cinema Itinerante nos bairros, todas as quartas-feiras, às 18hs. A cada semana, o encontro acontece em um bairro diferente de Raposos. A comunidade, além de organizar o espaço, prepara o lanche, pipoca, chá e bolo.

Acontece - 15/04 - Atividades com o Bornal de Jogos, três vezes por semana, em três escolas do município. As atividades são realizadas conforme as dificuldades apresentadas pelas crianças durante a semana. Neste momento, as maiores dificuldades apresentadas pelos participantes são em Língua Portuguesa - Alfabetização. - Todas as terças-feiras - reunião do Clube de Leitura das crianças, no período da manhã e à tarde, na Casa Verde.

A Secretaria de Transporte realiza o transporte do equipamento e a equipe do Projeto Raposos Sustentável distribui os convites, organiza as sessões e atende às solicitações de cada bairro. Essa atividade é o resultado de grandes e fortalecidas parcerias! Acontecerá - 21/04 - Seminário do Congado de Raposos, em parceria com a Casa de Gentil e a Casa Verde. Esse é um importante evento que tem como objetivo unir os grupos e fortalecer a cultura local. O Seminário é a culminância do evento que terá duração de um mês.

EM FOCO
- 05/04 - Visita dos alunos da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG -, para conhecer o Projeto Raposos Sustentável e as oficinas realizadas na Casa Verde e comunidade. Uma das alunas do curso de Antropologia participou da oficina de análise da água - ela já agendou uma nova visita e deseja trazer outros amigos para conhecer as ações do projeto-, juntamente com a equipe do Projeto Raposos Sustentável, um aluno da Escola Municipal Água Limpa, um bolsista da Dedo de Gente, um representante do Setor Epidemiológico de Raposos.

- Cine Matinê, a cada quinze dias, às 14hs, na Galeria da Casa Verde. Essas sessões contam, cada vez mais, com a participação de mães e até de alguns pais das crianças. Os adultos acabam se envolvendo em algumas atividades como as

O objetivo dessa oficina foi analisar as águas das nascentes de Raposos, levando os resultados para a população. Assim, todos podem saber os cuidados necessários que devem ter com a água, inclusive em casa.

Este informativo contou com a contribuição de Silmara Aparecida de Lima S. Rodrigues, Andréia G. Fonseca, Simone Cecília M. da Mata, Doralice B. Mota e Diana Ribeiro.

Coordenação:

Parceria:

Patrocínio: