You are on page 1of 34

CURSO DE PEDAGOGIA

PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR

2006.2

Como professor preciso me mover com clareza na minha prática. Preciso

conhecer as diferentes dimensões que caracterizam a essência da prática, o que me pode tornar mais seguro no meu próprio desempenho.
(Paulo Freire)

PREZADO (A) ALUNO (A) Finalmente você está chegando a uma etapa importantíssima do seu Curso de Graduação. Trata-se do Estágio Supervisionado. É o momento de enriquecer e aplicar seus conhecimentos no campo; de entrar em contato com a realidade educacional das Creches, das Pré-Escolas e das Escolas de Ensino Fundamental da 1ª à 4ª série; enfim, é o momento da reflexão na ação. Comprometidos com as idéias de Schön, propomos uma formação profissional baseada numa epistemologia da prática, ou seja, na valorização da prática profissional como momento de construção do conhecimento, através da reflexão, da análise e da problematização desta. Certamente você terá oportunidade de investigar sobre muitos aspectos estudados, e de vivenciar experiências que lhe permitirão desenvolver uma prática docente voltada para uma perspectiva de mudança, visando sempre à renovação da ação educativa. Nesse sentido, apresentamos o PLANO DE TRABALHO DO ESTÁGIO

SUPERVISIONADO nas HABILITAÇÕES GESTÃO EDUCACIONAL E MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO EDUCACIONAL E MAGISTÉRIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Este documento consolida as propostas de trabalho dos Professores Orientadores de Estágio de Pedagogia, em 2006.2, e pretende orientá-lo(a) para que você possa planejar bem suas atividades de estágio, de modo consciente, crítico e dinâmico. A Coordenação do Curso de Pedagogia deseja que os Estágios realizados contribuam para o seu aperfeiçoamento profissional, e para reafirmar o seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação em nosso Município, Estado, País... Sucessos !

Angela Maria Rebel de Carvalho
Coordenadora de Pedagogia CEUCEL- 2006

24.Introdução II- Fundamentação Legal III.24.Específicos IV .1.Gerais 3.Avaliação X- Anexos I- Introdução .14.Roteiro para o Relatório Final IX.SUMÁRIO I.2.Atribuições 4.Etapas do processo do Estágio Supervisionado em Magistério da Educação Infantil e Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental VIII.Objetivos 3.3VDo Coordenador do Curso Do Professor Supervisor Do Supervisor de Campo Do Estagiário Carga Horária VI.Etapas do processo do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar VII .

Gerais: Possibilitar ao aluno.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Resolução CNE / CP 01/2002 de 18/2/2002: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior. estão divididos nos seguintes segmentos: a) b) c) d) e) Estágio em Gestão Escolar (creches. a concretização e a integração da teoria com a prática. Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do senso crítico. no curso de Licenciatura em Pedagogia. dos conhecimentos necessários a sua formação profissional em instituições educacionais públicas e/ou privadas. - - - - . estimulando a criatividade no campo profissional. Resolução CNE 01/2006: Regulamento de Estágio do CEUCEL IIIObjetivos - - 3. curso de licenciatura de graduação plena. IIFundamentação Legal Lei 9394 / 96 de 20/12/1996 . Oportunizar o desenvolvimento de competências e o exercício das habilidades necessárias para o desempenho profissional Propiciar o desenvolvimento de uma consciência profissional a ser enriquecida pela participação efetiva nas diferentes situações e problemas concretos da comunidade escolar. Compreender a importância do contato com a realidade escolar. pré-escolas e escolas de ensino fundamental) Estágio em Magistério da Educação Infantil I Estágio em Magistério da Educação Infantil II Estágio em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I Estágio em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I I Este PLANO DE TRABALHO está em consonância com o Regulamento de Estágio Supervisionado do Centro Universitário Celso Lisboa e o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. refletindo sobre os desafios que a profissão oferecerá.1.Os Estágios Supervisionados. Resolução CNE / CP 02/2002 de 19/02/2002: Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura plena de formação de professores da Educação Básica em nível superior.

Divulgar para os alunos a relação de campos de estágio. seus saberes consolidados e sua bagagem cultural. orientando o mesmo na sua execução. Manter-se informado de toda a legislação e normas sobre o estágio e fazer cumpri-las. Atuar no campo de estágio. Inserir o aluno na realidade viva do mercado de trabalho.Específicos: Integrar teoria e prática de forma dialética. Aprovar o plano de estágio elaborado pelo aluno. Convocar reuniões com Professores Orientadores e alunos para tratar de assuntos relacionados ao estágio. Encaminhar os relatórios dos alunos ao NAE.2 . uma atitude de reflexão crítica para que possa saber comunicar.para obtenção da Carta de Apresentação e Apólice de Seguro. Manter contato periódico com o supervisor do campo de estágio. Estimular no estagiário. a fim de contribuir na expansão de campos de estágio.2 .. Indicar Professor Orientador. para o enriquecimento e aprimoramento do processo educativo.3. Orientar e acompanhar o aluno no transcurso do estágio supervisionado em todas suas etapas. IVAtribuições - 4. após apreciá-los. levando em consideração sua vivência e experiência na área do estágio . Manter contato com o Setor de Convênios do CEUCEL. Acompanhar o planejamento e a execução da proposta de estágio supervisionado. 4. colaborando com sua experiência individual. - - - - - . Registrar a avaliação do estágio no sistema “on line” do CEUCEL obedecendo o calendário acadêmico. problematizar e criar alternativas na busca de soluções.Professor Orientador: Encaminhar o aluno ao Núcleo de Atendimento ao Estudante – NAE .1– Do Coordenador de Curso: Executar a política de estágio estabelecida pelo CEUCEL.

em pequenos grupos. da Carta de Apresentação (Doc. - - - - - - - - - - . através da Direção. Elaborar seu Plano de Trabalho junto com o Professor Orientador seguindo as etapas de observação.Obs. co-participação e intervenção. utilizando-se.: O acompanhamento do Professor Orientador do CEUCEL ocorrerá. Entrar em contato com o responsável pelo Estágio Supervisionado na instituição do estágio. Encaminhar a avaliação final do estagiário e a declaração da carga horária cumprida no estágio. nos encontros com os alunos.4. Entregar a instituição onde realizará o estágio. observando formas e padrões estabelecidos. Executar as atividades previstas no planejamento de estágio.3. 2) à instituição onde o estágio será realizado. 3). semanalmente. controle e avaliação das tarefas do Estagio Supervisionado. Solicitar a Declaração de Aceitação do Estagiário (Doc. Apresentar a Declaração de Aceitação do Estagiário (Doc. o Termo de compromisso de Estágio (Doc. solicitando o carimbo e a assinatura do responsável da instituição. o formulário de Apólice de Seguro.Do Estagiário: Dispor de horário para cumprir atividades previstas para o estágio. e proporcionadas oportunidades de reflexão e crítica para o aperfeiçoamento do desempenho da atividade. mantendo-o informado sobre as atividades do aluno. Preencher os instrumentos de acompanhamento. Preencher em três vias. Acompanhar o aluno no desempenho das tarefas. 1). assinada e carimbada pelo responsável da instituição onde o estágio será realizado. 4. 4. Selecionar a Instituição para realizar o Estágio Supervisionado. 2) ao Professor Orientador de Estágio Supervisionado da Celso Lisboa. encaminhado pelo CEUCEL. acompanhamento e avaliação de cada etapa cumprida pelos mesmos. Solicitar a Carta de Apresentação expedida pelo NAE e encaminhar à instituição escolhida para o estágio. enviando uma cópia para o NAE. através de registro em instrumento próprio. em sala de aula. ocasião em que serão desenvolvidas atividades de orientação.Do Supervisor de Campo (externo): Integrar-se com o Professor Orientador.

histórico da escola. cuidados especiais com suas atitudes.- Comparecer assídua e pontualmente ao estágio. Inserir-se no contexto das instituições escolares. Identificar o tipo de ação educativa desenvolvida pela Escola. distribuídas em 200 horas. - - Entregar ao Professor Orientador. para análise de redução de 50% da carga horária a ser cumprida no estágio em campo. - . V. durante um período mínimo de 1 ano dentro dos últimos dois anos. Verificar os recursos educacionais oferecidos pela Instituição. da seguinte forma: . por período letivo. instalações. deverá anexar ao seu pedido de Carta de Apresentação ao NAE. equipamentos).Estágio em Magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I e II: 40 horas no CEUCEL e 160 h no campo. número de dependências. devidamente assinado e carimbado pelo órgão superior.Carga Horária O estágio Supervisionado tem 400h ao longo do curso. sob supervisão . constando o respectivo período. . nos prazos estabelecidos. a documentação e o relatório de Estágio. Resguardar o sigilo e a veiculação de informações a que tenha acesso em decorrência do estágio. Apresentar semanalmente ao professor de Estágio Supervisionado da Celso Lisboa o relatório de atividades diárias e/ou plano de aula para discussão e avaliação. Reconhecimento das condições físicas (localização. Cumprir as normas vigentes na instituição onde estiver estagiando.Estágio em Magistério de Educação Infantil I e II: 40 horas no CEUCEL e 160 h no campo.Estágio em Gestão Escolar: 60h de orientação docente e 140h em campo. salas de aula. vestuário.Etapas do processo do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar a) Observação: Visita geral ao Estabelecimento de Ensino. Demonstrar durante o estágio. VI. O aluno que exerce ou exerceu a função de Gestor Escolar ou Professor da Educação Infantil ou de Professor de 1 a a 4a série do Ensino Fundamental. aparência pessoal e linguagem adequando-os ao ambiente institucional. Tomar conhecimento das normas que regem o funcionamento e a organização das atividades da Escola. comprovante do Estabelecimento de Ensino onde exerce ou exerceu a função.

Acompanhamento da dinâmica do fluxo de informações (circulares.- Reconhecimento do quadro administrativo (número de funcionários. Elaboração orientada de gráficos ou quadros representativos das atividades de ensino (evasão. atualização de fichas cadastrais de professores. - - - - a. atualização do registro de pessoal. circulares etc. distribuição de atividades. Entrevista com o Coordenador/Orientador Educacional/Supervisor Pedagógico. avisos. Acompanhamento dos trabalhos de Secretaria (registros escolares. diários de classe). rotinas). ordens de serviço. Co-Participação: Participação em Conselhos de Classe. alunos e funcionários de apoio. aproveitamento. Estudo da Grade Curricular Apreciação do Projeto Político-Pedagógico.Etapas do processo do Estágio Supervisionado em Magistério da Educação Infantil e Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental .. processo de matrícula e de transferência de alunos etc. formação.). Reuniões e outras atividades relativas à Direção. murais. Preenchimento de ficha-cadastro de aluno. formação. Elaboração orientada de ofícios. Assessoramento à Direção nas atividades de intercâmbio comunitário. Pesquisa sobre a realização de avaliação institucional na Unidade Escolar. boletins. levantamento de dados estatísticos. atribuições) Reconhecimento do quadro docente (número de professores. Entrevista com o Diretor da Unidade Escolar. Exame do arquivo e da documentação escolar (impressos. etc. recuperação). históricos. - - VII .). tempo de serviço) Apreciação do organograma (se houver). Acompanhamento das tarefas de Coordenação Geral da instituição (reunião. Análise do Regimento Escolar. avisos. por categoria.

eventos externos junto à escola.  Analisar o cotidiano do campo de estágio. Principais formas de co-participação: a) colaborar na (o): . • Desenvolver habilidades específicas relacionadas à orientação da aprendizagem.7.3. contribuindo para seu enriquecimento e capacitando-o para o saber fazer . através de um processo de observação de variadas situações do processo ensinoaprendizagem. Objetivos: • Participar como auxiliar das atividades desenvolvidas pelo professor. Principais pontos a serem observados: a) Caracterização e diagnóstico da comunidade escolar b) Caracterização do ambiente da classe c) Caracterização do trabalho docente 7.reuniões de pais e professores.  Observar a dinâmica da sala de aula.trabalho de recuperação de alunos. Deve ter oportunidade de realizar observações mais detalhadas da prática pedagógica. . . . de associar as experiências vividas no curso de licenciatura de Pedagogia.montagem de murais. . e de co-participar de ações educativas variadas.  Refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida pelo professor.aplicação e correção de exercícios.Observação Esta etapa proporciona ao aluno possibilidades para desenvolver seu senso crítico e reflexivo.programação de atividades culturais e sociais. .Co-Participação Nesta etapa o aluno participa como auxiliar das atividades docentes .2. .  Identificar o tipo de relacionamento entre professor-aluno e alunos entre si.preparação de material didático.  Apreciar o desempenho dos professores.comemorações da escola.1. • Executar tarefas pré-determinadas.atividades de rotina.Intervenção . 7. b) participar em: . . .campanhas escolares. Objetivos: • Identificar o perfil sócio-econômico-cultural da clientela.planejamento de atividades extra classe. .

Grêmio Estudantil e outros) 3.Período de duração do estágio .Total de horas realizadas 2 – Panorama da Instituição 2. através da interação professor-aluno.Ato autorizativo de funcionamento .) 3. no campo de estágio.4 – Instituições Auxiliares (CEC. VIII . supervisionado pelo professor da turma ou por outro responsável pela tarefa.Recursos Materiais 3 – Organização Administrativa 3. Principais formas de intervenção: a) atuação como docente em creches e em turmas de pré-escola e de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.Filosofia.Cursos oferecidos (turmas e turnos).Nome do Supervisor de Campo do Estágio .Nome do Diretor da Escola/Matrícula/Número de Registro do MEC . . orientar e avaliar o processo ensino-aprendizagem. Orientação Educacional) 3.1 – Direção 3. .3 – Setor Pedagógico (Coordenação Pedagógica.2 – Histórico da Escola 2.Espaço Físico.Nome do estagiário . • Desenvolver habilidades específicas junto às crianças de creches e pré-escolas. dando seqüência ao planejamento do professor da turma. Serviços Gerais. .Relatório Final Capa Folha de rosto Mensagem e agradecimentos (opcional) Sumário - 1 – Identificação . • Desenvolver metodologias de ensino adequadas à clientela da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental.3 – Características Organizacionais da Instituição .Nome da Instituição .5 – Corpo Docente . Supervisão.Nome do Professor Orientador do Estágio (CEUCEL) . Objetivos: • Planejar.Nesta etapa o aluno deve assumir a docência. Multimeios etc. . • Vivenciar situações.2 – Setor Técnico-Administrativo (Secretaria.Objetivos Gerais.1 – Localização (características do bairro e/ou região) 2.

Anexar planos de aula (estágio em magistério) 5 – Conclusão .Avaliação Critérios de avaliação do Estágio: . . Diário de Classe e outros (estágio em gestão escolar). todas as atividades realizadas. bem como.Descrever.Apresentação do relatório no prazo estipulado.Planta e fotos do prédio. .Modelos de Boletim Escolar. . X .Anexos . . • Declaração de Estágio preenchida e assinada pelo Diretor da Escola (Anexo 5).Avaliação geral do estágio. pormenorizadamente. . .Participação nas atividades de planejamento realizadas no CEUCEL. Ficha de Cadastro do aluno. em cada etapa do estágio. Requerimentos.Coerência entre as descrições das atividades e respectivas avaliações críticas. IX. devendo ser encadernado em espiral. . sumário). acompanhadas de uma avaliação crítica específica sobre as mesmas. • Quadro de Avaliação Final do Estagiário (Anexo4).4 – Atividades Realizadas .Apreciação crítica quanto ao valor do estágio para sua formação profissional. folha de rosto.Anexar cópia do Quadro de Atividades (Anexo 2) . de suas instalações. Histórico Escolar.Anexar cópias: • Fichas Cadastro do Estagiário (Anexo 3).Relevância das informações prestadas.Organograma da Instituição (se houver). 6 – Anexos (Sugestões) . Ata de Conselho de Classe. .Fotos de atividades desenvolvidas 7 – Considerações Finais Recomenda-se à apresentação do relatório segundo as normas estipuladas pela ABNT (capa. .

________ de _____________________ de __________.ANEXO 1 DATA TAREFAS PREVISTAS DE ESTÁGIO C. ____/____/____ ____/____/____ ____/____/____ Professor Supervisor Supervisor de Campo Estagiário(a) .H. Rio de Janeiro.

ANEXO 2 NOME DO ESTAGIÁRIO(A) ESCOLA TOTAL DE HORAS TURMA ENDEREÇO TELEFONE RUBRICA DO SUPERVISOR DE CAMPO DATA HORA DE ENTRADA HORA DE SAÍDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES: TOTAL DE HORAS DE ESTÁGIO: Visto: Professor Orientador de estágio CEUCEL: _____________________________________________ Data: ______________________ .

.ANEXO 3 FICHA DE CADASTRO DO ALUNO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Dados do aluno Nome: Habilitação Telefone: E-mail: Dados da Instituição Nome: Telefone: E-Mail Endereço: Dados do supervisor1 do estágio Nome: Telefone: E-mail: HORÁRIO DE ESTÁGIO HORÁRIO 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA SÁBADO Turno do Estágio INÍCIO: TÉRMINO: 1 Responsável pela supervisão do estágio na Unidade Concedente.

necessitando às vezes da ajuda E INTERESSE do Supervisor. SOCIABILIDADE ( ) No trabalho de estágio consegue razoável relacionamento com os demais membros. ( ) É bastante irregular a sua pontualidade. RESPONSABILIDADE ( ) Realiza normalmente as atividades. ( ) Apresenta sempre habilidade no relacionamento com o Supervisor e a equipe de trabalho. de modo produtivo e enriquecedor. faltando uma vez ou outra. EQUILÍBRIO EMOCIONAL ( ) Nem sempre aceita críticas com equilíbrio. Os itens não observados devem ser deixados em branco. com pleno domínio emocional. ASSIDUIDADE PARECER GERAL DO SUPERVISOR DE CAMPO ____/____/_____ DATA _______________________________ Supervisor de Campo ANEXO 5 . ITENS ( ) Não falta ao estágio. ( ) Freqüenta regularmente o estágio. NAS ATIVIDADES ( ) Apresenta contribuição aquém do desejado. ( ) Participa espontaneamente. ( ) Apresenta freqüência bastante irregular. ( ) Freqüentemente age com agressividade ou demonstra atitude apática.ANEXO 4 NOME DO ESTAGIÁRIO (A) ESCOLA Assinalar com X a coluna correspondente ao desempenho em cada aspecto. ( ) É sempre pontual. PARTICIPAÇÃO ( ) Depende de incentivos para participar. ( ) Age e reage em diferentes situações formulando e aceitando críticas. PONTUALIDADE ( ) É pontual. ( ) Dá pouca atenção aos compromissos do estágio. ( ) Tem dificuldade em trabalhar em equipe. ( ) Empenha-se sempre no cumprimento de tarefas. a não ser por motivo imperioso. atrasando-se uma vez ou outra.

que o (a) cumpriu ___________ ____________________ na aluno(a) __________________________________ horas de Estágio Supervisionado em Instituição __________________________________ (_____________) atendendo à exigência legal para o Curso de Licenciatura em Pedagogia. _______ de ____________________________ de _____________.(MODELO) PAPEL TIMBRADO DA INSTITUIÇÃO DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO Declaro. Rio de Janeiro.º _______________________________ CARIMBO DA INSTITUIÇÃO ROTEIRO BÁSICO PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE RECREAÇÃO ESCOLA: ________________________________________________________________________ . ___________________________________________________ Diretor da Instituição Registro n.

PROFESSORA REGENTE: _______________________________________________________________________ CICLO/TURMA DE ATUAÇÃO: ________ DATA DA ATIVIDADE: ____/_____/_____ ALUNO(A):______________________________________________________________ GRUPO ________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ATIVIDADE (S): ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 1 – Objetivos Específicos da Atividade: ▪ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ▪ ▪ ▪ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2 – Descrição da (s) atividade (s) : ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3 – Descrição das regras para sua realização: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ .

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4 – Materiais/ Recursos : ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ________________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ .

temas.ROTEIRO BÁSICO PARA O PLANEJAMENTO DA LITERATURA INFANTIL ESCOLA: ________________________________________________________________________ PROFESSORA REGENTE: ________________________________________________________________________ CICLO/TURMA DE ATUAÇÃO: ________ DATA DA AULA: ____/_____/_____ ALUNO(A):______________________________________________________________ GRUPO: ________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ BIBLIOGRAFIA: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 1 – Objetivos Específicos: ▪ ▪ ▪ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2 – Conteúdo (s): (assuntos. questões pessoais/sociais) ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ .

Expressão oral: (debate sobre as questões sociais ou pessoais e interpretação da história) Atividade artística ou jogo.3 – Recursos Didáticos: (materiais que serão utilizados) ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4 – Desenvolvimento: (Descrição detalhada dos passos que serão seguidos para a realização do trabalho) a) b) c) d) e) f) Apresentação do(a) aluna/grupo. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ . Apresentação da história. Conversa informal para descontração e incentivação. Culminância e encerramento.

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IDENTIFICAÇÃO Nome: Professor-orientador: Nome da Unidade Concedente: Endereço: Contexto sócio-econômico da Unidade Concedente: Prof. responsável pelo Estágio na U.: Início do Estágio: Término do Estágio: Telefone: Matrícula: OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONTEÚDOS METODOLOGIA .C.

____ de ____________________ de ________.DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBSERVAÇÕES Rio de Janeiro. ___________________________________ Aluno Estagiário __________________________________ Professor-Orientador de Estágio .

PLANO DE AULA INSTITUIÇÂO DE ENSINO: __________________________________________ DISCIPLINA: ______________________________________________________ ESTAGIÁRIO(A): ___________________________________________________ Série _______________ Turma: ______________ Horário: _________________ OBJETIVOS: CONTEÚDO ESTRATÉGIAS E RECURSOS DE ENSINO AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTAGIÁRIO COMO DOCENTE DE TURMA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL .

Nome do(a) Estagiário(a) Escola: ________________________________________________________________ Série: ________________ Turma: _______ Turno: ___________ Data: ___________ ASPECTOS A SEREM AVALIADOS 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 Plano de aula Seleção dos objetivos Domínio do conteúdo Adequação do conteúdo aos alunos Clareza e objetividade nas explicações Emprego dos procedimentos de ensino Utilização dos recursos didáticos Preocupação com a participação ativa do aluno Equilíbrio emocional Precisão e correção de linguagem Adequação da voz Domínio da turma Relação entre objetivos e avaliação Postura docente MB B R D NO Assinalar com X na coluna correspondente ao desempenho em cada aspecto MB – Muito Bom B – Bom R – Regular D – Deficiente NO – Não Observado _____/_____/_____ Data __________________________ Supervisor de Campo Nº do registro CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA .

...... Relatório Final de Estágio Supervisionado em Pedagogia Habilitação: ______________________________________ Elaborado por: . Nome e Matrícula do(a) aluno(a) Mês e ano Obs....5 cm. CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA .: As margens de todo relatório são de 3 cm..........................................................................CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Professora Orientadora de Estágio: ........................................... a letra Arial 12 e o espaço entre as linhas no desenvolvimento do texto é de 1................................

Relatório Final de Estágio Supervisionado em _________________ Trabalho apresentado como requisito parcial a disciplina de Estágio Supervisionado em ________________ do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Celso Lisboa Mês e ano .Nome do(a) Aluno(a) e matrícula.

RELATÓRIO DIÁRIO DE ATIVIDADES2 Data: Professor(a) responsável: Horário da aula: Tema da aula: Objetivo: Carga horária cumprida: Turma: 1Descrição da aula: 2- Análise da aula (Correlação teoria-prática) 2 As observações devem constar de: Como o assunto foi apresentado? Qual a metodologia utilizada? Quais os recursos utilizados? Dosagem do tempo de aula. . o estagiário deve fazer um resumo de todas as ocorrências da aula. Manejo de classe. Participação/interesse da turma. Além dos procedimentos didáticos acima.

1 Rio de Janeiro. estando o(a) aluno(a) sob a orientação e supervisão do(a) Professor(a) _____________________________________________________________________ ______ Na oportunidade em que é proporcionada esta parceria agradecemos a atenção nos colocando à disposição para eventuais solicitações e contatos.DOC. Ressaltamos que o(a) referido(a) Estagiário(a) se compromete a comparecer nos dias e horários previamente combinados e está ciente de que deverá cumprir as normas estabelecidas. Atenciosamente. O estágio ora solicitado não cria vínculo empregatício de qualquer espécie ou natureza entre o estagiário e essa Instituição. sendo a carga horária mínima exigida de ___ horas/aula cumpridas na Instituição concedente e com Supervisão do Centro Universitário Celso Lisboa. Maria Lília Paternó Castello Coordenadora Geral do Núcleo de Atendimento ao Estudante . nem gera para aquele o direito de ser posteriormente admitido como profissional. que deseja realizar ESTÁGIO SUPERVISIONADO. que este estágio integra a formação profissional. Profª. de 200 .NAE . ainda. Da Coordenação da Central de Estágio e Atividades Acadêmicas Maria Lília Paternó Castello Ao(a) Diretor(a) do(a) ____________________________________________ VIIAssunto: carta de apresentação de estágio Senhor (a) Diretor(a) Apresentamos matriculado(a) no ___º ( o(a) aluno(a) ______________________________________ ) período do Curso de Educação Física deste Centro Universitário. Informamos.

.... que o(a) universitário(a) .. ......... para fins de comprovação de Estágio Supervisionado em _________________........ bem como dos instrumentos necessários à sua implantação........ período....DOC.... foi aceito(a) para estágio nesta instituição de ensino.... ao seu desenvolvimento e à sua avaliação.. estar ciente dos objetivos desta modalidade de estágio........... desta Instituição.. de ........ Rio de Janeiro... habilitação do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Celso Lisboa.................. de ...... do .......... também..... .................... 2 CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DO(A) ESTAGIÁRIO(A) Declaro. Declaro............. Responsável pela instituição (assinatura e carimbo) Obs: Deve ser digitada em papel timbrado da Instituição cedente do estágio .

20950-091 Tel: 25014722 CNPJ: 34. entre o Estagiário e a Unidade Concedente. o qual.:_________________ CNPJ: _____________________________ I. 797 – Sampaio – RJ Cep.O ACORDO DE COOPERAÇÃO tem por objetivo formalizar as condições básicas para a realização de ESTÁGIO DE ESTUDANTE da INSTITUIÇÃO DE ENSINO junto à UNIDADE CONCEDENTE. nos termos do § 1º do Art. convencionado as cláusulas e condições seguintes: CLÁUSULA 1ª . o qual constituirá comprovante de inexistência de vínculo empregatício.354. 497/82.E.As condições básicas para a realização de Estágio de Estudante estão explicitadas no presente Termo de Compromisso de Estágio – TCE.Em decorrência do citado convênio.282/0001-47 Representada por: KARINA PATERNÓ CASTELLO LISBOA Cargo: Superintendente Geral UNIDADE CONCEDENTE Razão social: _____________________________________________________________ Endereço: ________________________________________________________________ Bairro: _________________ Telefones: __________________ CEP.DOC. CLÁUSULA 3ª . que se vincula a Unidade Concedente com interveniência e assinatura da Instituição de Ensino. obrigatório e de interesse curricular e pedagógico. 3 ACORDO DE COOPERAÇÃO e TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO INSTITUIÇÃO DE ENSINO Razão Social: INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO CELSO LISBOA Endereço: Rua 24 de maio. CLÁUSULA 2ª .TCE.: ___________________________________ Atividade: _______________________________________________________________ Representada por: ___________________________________ Cargo:_________________ Celebram entre si este ACORDO DE COOPERAÇÃO. celebra-se o presente Termo de Compromisso de Estágio . ESTAGIÁRIO . 6º do Decreto 87. com interveniência e assinatura da Instituição de Ensino. entendido o estágio como uma estratégia de profissionalização que integra o processo ensinoaprendizagem.

podendo ser denunciado a qualquer tempo. caracterizando a não vinculação empregatícia. proporcionado pela Apólice nº ___________________ sob a responsabilidade da ________________________. conforme Certificado Individual de Seguro fornecido ao ESTAGIÁRIO. e) Valor de BOLSA-AUXÍLIO: _____________ CLÁUSULA 7ª . ou ainda. d) As atividades acima descritas poderão ser ampliadas ou substituídas. convencionado as cláusulas e condições seguintes: CLÁUSULA 4ª .TCE. CLÁUSULA 6ª . caberá a Unidade Concedente: .No desenvolvimento do estágio ora compromissado.NOME: ___________________________________________________________________ Endereço: ________________________________________________________________ Bairro: _________________ Cep: ______________ Tel: ___________________________ Cidade: __________________ Identidade: ______________________________________ Ctps Nº/Série: _______________________ Curso: ________________________________ Regularmente Matriculado no(a) ____________ Matricula: ________________________ Celebram entre si este TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO – TCE. b) As atividades de Estágio a serem cumpridas pelo Estagiário serão desenvolvidas nos seguintes horários: das ________ às ________ horas. CLÁUSULA 5ª . que decorre de Acordo de Cooperação. tem por finalidade particularizar a relação jurídica especial existente entre o Estagiário e a Unidade Concedente. mediante comunicação escrita ou ser prorrogado através de emissão de Termo Aditivo.Ficam compromissadas entre as partes as seguintes condições básicas para a realização do Estágio: a) Este Termo de Compromisso terá vigência de ____/___/____ a ____/____/____. sempre dentro do Contexto Básico da Profissão.Na vigência do presente termo.O Termo de Compromisso de Estágio . totalizando ______ horas médias/mês estagiadas. c) AS atividades principais a serem desenvolvidas pelo ESTAGIÁRIO. de acordo com a progressividade do estágio e do currículo. unilateralmente. compatíveis com o Contexto Básico da Profissão ao qual o curso se refere são ____________________________________________. conforme discriminação _____________ totalizando _____ horas mensais. o Estagiário estará incluído na cobertura do Seguro Contra Acidentes Pessoais . em caráter subsidiário e complementar.

No desenvolvimento do estágio ora compromissado.Fica eleito o Foro da Comarca do Rio de Janeiro. prazo e padrões estabelecidos. as partes assinam em 3 (três) vias de igual teor.Por estarem de inteiro e comum acordo com as condições e dizeres do Acordo de Cooperação e do decorrente Termo de Compromisso de Estágio . bem como no Acordo de Cooperação do qual decorre. profissional e cultural. ____ de _________ de 200__ Estagiário Unidade Concedente ________________________________________________ CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA . CLÁUSULA 8ª . ao qual seu curso se refere .TCE . CLÁUSULA 10ª . toda a programação estabelecida para seu estágio. PARÁGRAFO ÚNICO . na forma. II . CLÁUSULA 9ª . b) Observar e obedecer às normas internas da Unidade Concedente.O não cumprimento do convencionado neste Termo de Compromisso. compatível com o Contexto básico da Profissão. como também o ACORDO DE COOPERAÇÃO.a) Proporcionar ao Estagiário atividades de aprendizagem social. subsídio que possibilitem o acompanhamento. c) Elaborar e entregar relatório(s) sobre seu ESTÁGIO para posterior análise da INSTITUIÇÃO DE ENSINO. caberá ao Estagiário: a) Cumprir com todo empenho e interesse. para dirimir todas as questões porventura surgidas em decorrência do presente TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO – TCE. Rio de Janeiro. a supervisão e a avaliação do ESTAGIÁRIO.A conclusão ou abandono do curso e o trancamento de matrícula. sempre que necessário. b) Proporcionar à INSTITUIÇÃO DE ENSINO.Constituem motivos para interrupção automática da vigência do presente Termo de Compromisso de Estágio: I .

REQUERIMENTO ATENDENTE DOC. 4 NOME: MATRÍCULA IDENTIDADE NACIMENTO TURMA ÓRGÃO DURAÇÃO DO ESTÁGIO CURSO CPF INÍCIO DO ESTÁGIO Pessoa Beneficiada em caso de acidente com aluno no local de estágio (NOME) Local de Estágio: ______________________________________________________ Rio de Janeiro ___/___/____ REQUERENTE: _____________________________ REQUERIMENTO ATENDENTE ALUNO(A) ATENDENTE Rio de Janeiro ___/___/___ _____________________ Visto TURMA: Retornar em: ___/____/_____ Prazo de 5 (cinco) dias úteis .