You are on page 1of 50

Igreja Batista Sinai em Renovação Espiritual

Catecúmeno parte 1
LIÇÃO Nº1 Palavra de origem grega que significa discípulo ou (pessoa), que recebe instrução religiosa. Encontra-se no texto grego em gálatas 6;6. Jesus disse: Ide, fazei discípulo de todas as nações, batizando-os em nome do pai, do filho e do espirito santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado (mateus 28:19-20). Além de crer é necessário ser batizado e aprenda os ensinos de Jesus. (não basta simplesmente levantar as mãos). -É necessário conhecer as principais doutrinas da bíblia. -É necessário crer que Jesus é o seu único e suficiente salvador e não meramente o salvador do mundo. -Aceitar a Bíblia como a palavra de Deus, única regra de fé e de prática para o verdadeiro cristão. -Rejeitar tudo que seja contrario a vontade de Deus. -como discípulo de Jesus, deve ser e considerar-se sal da terra e luz do mundo, mas com toda a humildade. (Mateus 5:13-14). -que como membro da igreja de Cristo, trabalhe com consagração, procurando cumprir a grande comissão ( Mateus 28:19-20).

LIÇÃO 2 O batismo.
A ordem; - Mateus 28:19 O símbolo: - sepultamento Rom. 6:4 – col. 2;12 e Ressurreição. Quem deve ser batizado? – atos 8:36 e 37. O que significa batismo? – imersão – mergulho 001

Qual a prova? – 1º o próprio significado da palavra; 2º o próprio símbolo: sepultamento 3º o texto de atos 8:38-39. O batismo salva? – Não. O batismo é para os salvos. Ler atos 16:30 e 31. ( o que crer em jesus é salvo e o batismo é para os que creem). O batismo lava pecado? – Não. Só o sacrifício de Jesus pode fazer isto, porque ele permitiu que seu sangue fosse derramado (Hebreus 9;22) e (1ª João 1:7). O batismo é um dos primeiros passos de obediência a palavra d Deus. Jesus foi batizado, dando exemplo: Mt. 3:13-15. É necessário que haja confissão sincera de pecados para que receba o batismo. Mateus 3:6 e Mateus: 3:7-8 LIÇÃO Nº 3
Cristão

Foi na cidade de antioquiai que os discípulos foram chamados de cristão pela primeira vez (Atos 11:26). Os cristãos primitivos foram perseguidos porque criam em Jesus como salvador, mas perseveraram. Os cristãos primitivos reuniam-se para aprender a respeitar os ensinos de jesus e para cultuar a Deus. (atos 2:41-42). Os cristãos primitivos viviam unidos. ( atos 2:44). Os cristãos primitivos ajudavam-se mutuamente. (atos 4:32 a 37). Os cristãos primitivos oravam unidos atos. (4:31). Os cristãos primitivos evangelizavam (atos 4:31).

Lição Nº04

vida cristã
Como cristão, somos: Crente com toda firmeza de que cristo nos salvou. Discípulos de cristo, aprendendo sempre da sua palavra. (João 8:31). Servos de Jesus Cristo, pronto a obedecer (mateus 9:9). Filhos de Deus, por adoção: Rom. 8:15 - Efésios 1:5 - João 1:12 – á muitos que não são filhos de Deus. 1ª João 3:1 e 10. Deveres: Adorar a Deus unicamente. Servi-lo por meio da igreja, através da cooperação com outros crentes nos cultos e serviços vários e pela contribuição. Ser honesto nas relações humanas de caráter geral; Dentro ou fora da igreja; pagar os impostos, respeitar as leis amar o próximo – evangelizar o descrente. Evitar o pecado santificando-se pela oração e leitura cuidadosa e obediente da palavra de Deus, a bíblia sagrada. Evitar contenda, maledicências, mentiras, e a participação em conversação pecaminosa. Procurar ser gentil com todas as pessoas.

LIÇÃO Nº 5 A bíblia.
É o livro da revelação de Deus. Conhecida pelos seguintes nomes: Às escrituras (mateus 21:42 – mateus 22:29 – João 5:39. As santas escrituras Rom. 1;2

As sagradas letras 2ª Timóteo 3:15. A palavra de Deus 1ª coríntios 14:36 – Lucas 8:21. As palavras ou oráculos de Deus Rom. 3:2 – 1ª Pedro 4;1.

Divisões.
Em quantas parte se divide a bíblia? Duas - V. T. e N. T. Número de livros. Quantos são os livros da bíblia? - 66 Quantos no V. T. -39. Quantos no N. T. 27

Classificação do velho testamento.
Lei - (5 livros). (pentateuco) Gênesis, êxodo, Levítico, número e deuteronômio. História – (12 livros). Josué, Juízes e Rute, 1º e 2º Samuel, 1º e 2º Reis, 1º e 2º Crônicas, Esdras, Neemias, e Ester. Poesia – (5 livros). Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Profecias – (17 livros). Profetas maiores – Isaías, Jeremias, Lamentação de Jeremias, Ezequiel, e Daniel.

Profetas menores – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum Habacuque, Safonias, Ageu, Zacarias, e Malaquias.

Classificação do novo testamento.
Biografia – (4 livros). Mateus, marcos, Lucas e João. História – 1 livro). Atos dos apostolo. Doutrina –( 21 livros). 7 cartas as igrejas. Romanos, 1ª e 2ª coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses e 1ª e 2ª tessalonicenses. 3 direcionadas a pastores – 1ª e 2ª Timóteo, Tito, e Filemom. 1 com autor desconhecido – Hebreus. Cartas de autoria própria - Tiago, 1ª e 2ª Pedro, 1ª, 2ª e 3ª João e Judas. Profecia – (1 livro). Apocalipse. Livros apócrifos. 3ª e 4ª Esdras – Judith – Tobias – Ester cap. 10 a 16v. 24 – Sabedorias de Salomão, Eclesiástico, Baruque, Daniel acréscimo, Oração de Manassés, 1º e 2 º Macabeus. Falhas. 2º Macabeus 12:44-45 justifica o suiscidio e oração pelos mortos. 2º Macabeus 15:38-39 o escritor pede desculpas ao leitor se a obra não ficou a contento. Nos apócrifos há textos que justificam a mentira, a salvação pelas obras, recomendam o gozo carnal.

Os apócrifos foram acrescentados no cânon do velho testamento no concílio de Trento em 1546 e 1564 A. D. Os Judeus só reconheciam os 39 atuais livros do A. João 20:30-31 . Os próprios apócrifos. Época e lugares distintos. Provas da inspiração bíblica. Homens santos e Deus falaram inspirados pelo espirito santo. Unidade da diversidade. (ano Domini ). 2ª Pedro 1:21. Provam e documentação: O novo testamento. 3:15 – Salmos 22 . Novo testamento: Grego. Miquéias 5:2 . -unidade em seus livros: unidade histórica. C –Sobre Jesus: Gen. 53.Isaías 7:14 – Isaías 9:6 – Cap. Autores de classe sociais e intelectuais distintas: pescadores.Mateus 16:21.Lucas 16:27-31. Estes livros faram escritos após Malaquias. A – sobre os Judeus. Etc.Romanos 15:4 . Inspiração. T. Línguas da Bíblia Velho testamento: Hebraico (Daniel e Esdras tem testos em aramaico). . doutrinária e de propósito. reis intelectuais. pastores de ovelhas.2 Timóteo 3:15-17 . B – sobre as nações antigas: Assíria-Babilônia.

22:18-19. É de estilo oriental.Lucas 4:16-22. Única regra de fé.Lucas 24:44-45 . Sua inspiração não comunicou aos escritores conhecimentos científicos ou gramaticais. Não é científica ou técnica em sua linguagem. Sua linguagem é literária e popular.Apoc.Marcos 7:5-8.Romanos 4:3. O sermão da montanha é inigualável e beleza moral e justiça. . A bíblia fala em nome de Deus: Isaías 1:10 . dada ao homem desde tempos remotos até a era apostólica.Josué 1:7-8 . Jesus e os apóstolos apelaram para as escrituras: Lucas 16:29 . as escrituras são o registro inspirado da revelação de Deus. 4:2 . 1:16. O decálogo é a base de toda justiça defendida pelos direitos moderno. Darwin e os resultados da introdução das escrituras na patagônia (contribuiu para a sociedade bíblica).Lucas 1:3 . Para nós crentes evangélicos. nem mesmo ao tratar de assuntos relacionados a ciência. Todo registro bíblico é para o nosso ensino por inspiração de Deus.João 5:39 . Jesus censurou os fariseus por darem maior valor as suas tradições: Mateus 15:7-9 . 15 anos antes declarara ser impossível reerguer uma raça tão decaída como a que encontramos naquela região. influencia o caráter dos que a lêem. A bíblia não oculta falhas dos santos. como fenômenos físicos.12:32 ..Superioridade moral.Rom. É um livro divino e humano ao mesmo tempo. Aspecto da inspiração bíblica. 4:4-9 ..Mateus 4:4 . Acréscimos são proibidos: Deut. A Bíblia dirige-se a todos: Deut. etc.Lucas 10:26 .

somos consolados. A experiência humana comprova a suficiência dessa regra de fé. Deus filho. Gen. Elohim. deus. o filho. Façamos e nós.Isaías 8:20. no original hebraico. A escrituras é inteligível. Deus nos fala. trinitas. Pela bíblia somos instruídos. todavia a encontramos na bíblia: Trindade no Gênesis. E Deus nos fala sempre para nos orientar. Quando a lemos. A trindade no batismo de Jesus. somos fortalecidos espiritualmente e nos capacitamos a evangelizar outras pessoas que ainda estão nos caminho do engano. A palavra trindade é derivada do latim. João 3:14-19. que vem do adjetivo trinus. cristalino. Há um só Deus. Gen. 1:26 “façamos o homem a nossa imagem e semelhança”. estão no plural para representar as pessoas da trindade. LIÇÃO Nº 6 Trindade. em Jesus Cristo que ia ser batizado. há pontos difícil de entender. Não é uma doutrina para ser compreendida matematicamente. Deus. . somos corrigidos. na pomba que desceu sobre Cristo. 3:22 “eis que o homem é como um de nós”. subsistindo em três pessoas distintas: Deus. o espirito santo. deuses é plural de Eloá. o pai. ou literalmente: três em um. na vós vinda do céu: Este é o meu filho amado. Deus espirito santo. Deus pai. mas o que é necessário para a salvação é claro. A bíblia é a palavra de Deus.Os bereanos deram um bom exemplo quando demostraram cuidado em conferir os ensinos de Paulo com os das escrituras: Atos 17:11 . Deus. . O melhor interprete d bíblia é o espírito santo de Deus.

(gênesis 1:27 . – Rom. para que? Para duas finalidades: lavrar e guardar o jardim. Suas atitudes são diferentes. transformado em serpente e descreu da palavra de Deus (Gen.Em Jerusalém no dia de pentecostes. Adão. Deus achou necessário dar-lhe uma ajudadora.lucas 3:22-23 . da justiça. A transgressão seria punida com a morte. De que maneira? Pelo sopro de Deus em suas narinas. (descida do consolador e comunicador de poder espiritual aos crentes. daquele que convence os pecadores do pecado. Há um ser na terra bem diferente de todos os outros. Salmos 73:25-26. .1ª coríntios 10:31. 2:17).14:26 .Atos 1:8 . LIÇÃO Nº 7 O homem. 11:36 . Não se trata apenas da diferença física. João 16:13 . Manifestação distintiva do filho – monte calvário – (dadiva da salvação). formado do po da terra e feito alma vivente. no Éden. Manifestação distintiva do espirito santo. O homem adão foi feito por Deus a sua imagem e a sua semelhança. A separação da comunhão com Deus é a morte (Gênesis 2:16-17). Esse ser é o Homem. Ele lidera e domina as outras criaturas embora não seja a mais forte e é capaz de transformar o ambiente físico em que vive. tinha liberdade de ação e podia orientar e decidir sobre tudo que estava as suas mãos. Uma só. apenas não podia comer de uma única arvore. Ambos erraram o alvo estabelecido por Deus: viver e glorificar a Deus eternamente.17 – Marcos 1:9-11 . Era o teste de obediência. Eva creu na mentira de satanás.monte sinai (entrega da lei). Transgrediu e induziu seu marido a transgredir a determinação de Deus. e do juízo.2:7-8 -15). Ele foi colocado no jardim do Éden.João 1:32-34. não duas ou três. A árvore da ciência do conhecimento do bem do mal.Mateu 3:13. Manifestação distintiva do pai. Deu-lhe Eva (gênesis 2:21-23).João 16:8-11.

16). embora que muito tempo depois. Pecar por omissão: quando não fazemos o que a palavra de Deus determina. Era plano do diabo. Deus. Adão. Não podemos esquecer esta verdade.19 . LIÇÃO Nº 8 O pecado Já estudamos a respeito da entrada do pecado no mundo. todavia. ficou separado da comunhão com Deus e consequentemente. . em Cristo todos os creram em seu sacrifício em nosso lugar. toda a humanidade herdaria uma natureza pecaminosa.O que é pecado? R.Consequência do pecado. pode recuperar o que perdeu com a queda de Adão. 5. regenerado. É tudo que é contrario a lei de Deus. O homem novo. Isto é. toda a sua descendência fora arrastada ao pecado. Sabemos que. Rom. ou seja. Pecar por comissão: quando fazemos o que a palavra de Deus proíbe. 5:18). ainda tinha um plano para o homem (João 3. Adão morreu com 930 anos de idade Gênesis 5. Foram expulsos do paraíso. . Morreram espiritualmente. Deus pois querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada flamejante que andava ao redor para impedir a entrada do homem ali. serão considerados justos (Rom. seus filhos e toda a sua descendência estaria fora da presença. da presença de Deu. como tronco da raça humana. Éfesios 4:24 nos anima a buscar a total recuperação. O pecado afastou o homem de Deus. É uma enfermidade espiritual que só ode ser curado pelo médico da alma a saber – JESUS CRISTO. da comunhão com Deus. em consequência o homem ficou afastado de Deus. Em Romanos 6:23 esta escrito que “o salário do pecado é a morte. tendo Adão e Eva ficado fora da presença de Deus. foi posto fora do jardim do Éden. E morreram fisicamente também.salmos 51:5. É verdade que em adão todos pecaram. Sabemos que.5.

O homem se desviando do caminho que Deus lhe estabeleceu.17). O próprio nome de Jesus indica a sua finalidade (Mateus 1:21). (Gen. A primeira promessa de um redentor estar registrado em Gen. isto é. É oque foi cometido pelos nossos primeiros pais. Deus quer a salvação de todos os homens tito 2:11. 8.10). 02 – TRANSGRESSÃO: Ir além do limite. morreram espiritualmente. Deus. E toda a sua descendência já nasce espiritualmente morta (Rom.6). Perderam o estado de inocência e caíram da graça. . como Deus havia prometido (Gen. 5:12). Então. entretanto. Pecado original R.Há na bíblia 4 expressões para significar o pecado: 01 – ERRAR O ALVO. fazer o que é injusto. 8 há o registro de que o plano de salvação já havia sido feito por Deus desde o princípio. (Isaías 1:2). Jesus é o único salvador (João 14. é presciente (1ª Pedro 1. passando a ter o conhecimento do mal (v. 03 – INIQUIDADE: Este vocábulo significa: praticar o mal. 5. perderam a amizade e a comunhão com deus e passaram a ter a natureza moral depravada. 3:7). o homem deixou de ter alegria cm Deus. 3:15. O homem ultrapassando o limite traçado por Deus.2) e já havia providenciado o meio para salvá-lo. 04 – REBELDIA: quando o pecador se levanta contra a vontade de Deus.7). Perdeu a comunhão com o criador. LIÇÃO Nº 9 A salvação 1 – Após o pecado. remorso e medo de Deus (v. No livro de apocalipse capitulo 13 v. 2.

2 – a salvação não pode ser alcançada por nosso merecimento. a mudança de atitude. predestinados. ela é progressiva.Uma vês salvo.Estágio da salvação: conhecidos.(João 15:3 e João 17. Conversão implica em arrependimento. mudança de sentimento e. 4 . Ele é salvo (João 5:24) e (João 5:21-22). Quando o homem se converte. isto é: mudança de entendimento. e chama-se santificação. realiza-se nele a regeneração. O arrependimento do pecado cometido e a fé em Jesus para o perdão e salvação. . pela fé.17). chamados. Romanos 6:11 nos fala da necessidade de nos considerarmos mortos para o pecado e vivos para Deus. É que a santificação não é um ato instantâneo. Meios para a santificação: 01 – a palavra de Deus . Com a regeneração o crente recebe uma disposição santa a qual é mantida e fortalecida através de sua vida cristã. Efésio 2:89. Justificados e glorificados. torna o homem em uma nova criatura. 3 . LIÇÃO Nº 10 Santificação Santificação é a operação contínua do espirito santo no crente. a disposição santa cresce se o crente cuidar da sua vida espiritual. mediante a fé que o homem deposita em Jesus Cristo. (Efésios 2:8).28) – (1ª Pedro 2:9-10). 03 – sangue de Cristo – (Hebreus 13:12) – (1ª João 1:7). Isto é. A santificação é diferente da salvação ou regeneração. o homem tornou-se propriedade de Deus e por Deus é guardado. (João 10. 02 – Espirito santo – (1ª Pedro 1:2). A salvação é um ato de Deus.

a santificação continuará sendo progressiva e ele sempre poderá santificar-se mais. Para santificar-se o crente deve ler diariamente a palavra de Deus. ter vos . Separação do mundo para Deus. cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração. Há pessoas que se mostra com aparência de mansidão. evitar contenda e maledicências e esforçar-se para evangelizar os descrentes diariamente. mas é apenas aparência exterior. Ser manso e humilde não é obrigatoriamente. Tiago 4:4 como interpretar? O crente se santifica afastando-se do pecado e seguindo o exemplo de Jesus (Mateus 11:29). Outras parecem mansas. cantar hinos de louvor a Deus. (Santo é o mesmo que separado). mesmo assim. Em efésios 5:18 e 19 está o ensino: enchei-vos do espirito falando entre vós em salmos. alcançar de imediato um nível muito alto de espiritualidade e santificação. frequentar os trabalhos sacros de sua igreja. Santificação é separação. hinos e cânticos espirituais. mas esquecem a humildade. separar horários diários para a oração.Pode ocorrer de alguém em uma experiência com Deus.

É reagir como Jesus. As orações podem ser de : Silenciosas: 1º Samuel 1:12-13.9 Paulo orou: colossenses 4:2 .João 16.1ª Timóteo 2:5. Públicas: João 17:1-26 . Oração é a súplica que dirigimos a Deus em nome de seu filho Jesus Cristo. Nas orações deve haver adoração. João 14:13-14 . Petição: Lucas 11:9-10. Ação de graças: Filipenses 4. A bíblia aconselha a orar: Jesus orou : Lucas 11.23 .1ª Timóteo 2:8. As orações podem ser de: Confissão: 1ª João 1:8-9. (Santificação é ter o rosto triste e roupas compridas e escuras? ) (Ter cabelos penteados para traz com coque?) Lição 11 ORAÇÃO.6 .João 11:41-42.colossenses 3:15. Tiago 5:13. É proceder como Jesus. . Intercessão: 1ª Timóteo 2:1-4. Mateus 6:9. Devemos orar em caso de : Aflição ou tristeza.baixinha e rosto triste. Particular: Mateus 6:6.Mateus 6:9-15 .

ou com pouca oração. Se todos orarem ao mesmo tempo não será possível acompanhar a oração de um por um dos irmãos. A oração deve ser inteligível quando feita em reunião. Não há vida poderosa sem oração. apresenta as atribuições diaconais de um modo simples. Quais os cargos oficiais exercidos internamente em uma igreja? Pastores: (Atos 20:17. Logo a oração feita por um irmão precisa ser ouvida pelos outros. cuidando da parte secular da igreja: a supervisão da beneficência. do ensino da palavra de Deus. etc. Os diáconos servem a três mesas: 1 – A mesa do Senhor: (santa ceia)... da exortação. salvas e batizadas em nome do pai .Doenças: Tiago 5:14-15. Beneficência. afim de que posam dizer o amem nos momentos certos. . Os pastores cuidam principalmente da parte espiritual: do aconselhamento bíblico e de vida cristã. visto que não sabe o que dizes? (1ª Corintios 14:16b). patrimônio da igreja. O que é a igreja? Conjunto de todas as pessoas regeneradas. do filho e do espirito santo. a supervisão da manutenção do templo. a igreja da era contemporânea já. O crente deve separar um horário diário para a oração. (Mateus 28:19). o apóstolo pergunta: como dirá ao amem sobre a sua ação de graças. Os diáconos são assessores dos pastores.. Lição 12 A Igreja. Diáconos: ( Atos 6:1-7) (1ª Timóteo 3:8-10). da presidência e governo da igreja. 28) (1ª Pedro 5:1-4). 2 – a mesa da igreja: ( cuidados gerais. Tanto que no caso de línguas estranhas.

1ª Cor.(atos 20:7) . Jesus Cristo Mateus 16:18. Jesus Cristo: 1 Pedro 2.atos 9.(Mateus 28. Deveres da igreja: A – pregar o evangelho de Cristo (Mateus 16:15) .42) .26. D – celebrar a santa ceia do Senhor (atos 2.15.4-5 .6 . Quais são as ordenanças cerimoniais da igreja? A – batismo ( Mateus 28:19) símbolo de sepultamento rom. B – estudar a palavra de Deus e orar (Atos 2:42). Quem seria a pedra sobre a qual a igreja seria edificada? R. Quem é o fundador da igreja? R.1ª coríntios 10:4 . B – ceia 1ª coríntios 11. 11:2332). Qual a espécie de governo da igreja segundo o novo testamento? Congregacional: Mateus 18:17 – atos 11:22.3 – a mesa do pastor: (salário pastoral e periódicos reajustes e outras necessidades). Apostólico ou pastoral: atos 6:2-3. 6.12. E espera-se que cada Pastor seja orientado por Deus para tanto. . 11. C – Realizar batismo.(atos 5:42). 2.4 e col.19). Conclusão: Governo teo-pastoral: atos 15:23-28. Teocrático: atos 13:2 .23-32 ( símbolo da morte de Cristo 1ª cor. Governo teo-congregacional: Os assuntos de doutrina são orientados pastoralmente.1ª Pedro 2. (atos 2:41) .

. para os cristãos. B – foi no domingo que Cristo apareceu aos seus discípulos em várias ocasiões. triunfando sobre a morte. para tanto. o lugar do sábado judaico. foi dada em um domingo (apocalipse 01:10). C – era aos domingos que a igreja primitiva se reuniam para o culto e para a ceia do Senhor (atos 20:07). Entre os anos setenta e cem de nossa era. Na ilha de pátimos. e espera-se que a igreja seja orientada por Deus. “vós não respeitais o verdadeiro sábado e é por isso que nós respeitamos um oitavo dia com alegria. D – a revelação das ultimas coisas feita a João. na Síria. o domingo tem uma mensagem. dia de ressurreição”. como uma festa. foi escrita uma carta por barnabé. que diz. não o sábado.Os assuntos gerais são deliberados pela igreja (congregação). em comunhão com deus pela oração e meditação. o domingo tomou. mas um sinal para os Israelitas.10 Lição 13 O dia do Senhor. No domingo devemos em maior cultivo espiritual. Para o cristão. dia em que Jesus ressuscitou de entre os mortos” 15:09. pastor da igreja de antiquais. Inácio. O VALOR DA IGREJA: Manifesta a sabedoria de Deus Efésios 3. mas vivemos na observância do dia do senhor. o domingo deve ser dia de descanso para o corpo e para a alma e de adoração a Deus. no sábado Jesus estanho ainda no túmulo. (João 20:01) -19 – 26. “Não mais observamos o sábado. o domingo”. A – foi no domingo que Jesus ressuscitou. O sábado era um sinal. Depois da ressurreição de Jesus Cristo. domingo Jesus ressuscitou. escreveu “e depois da observância do sábado que todo amigo de Cristo observe o dia do Senhor.

veio o trabalho obrigatório e em condição desagradáveis. Quem ordenou a guarda domingo. para nos atacar e defender a guarda do sábado. no dia 6 de maio ele assinou um decreto determinando. Como exemplo. mesmo sem decreto este dia já vinha sendo comemorado desde 18 de junho de 1919. com referência ao dia das mães: em 1932 . Entretanto.). Deixarmos. para fazermos compras no domingo quando se é possível fazer isto na véspera. frequentemente. isto é. habitualmente. compromisso para o domingo e deixam de ir a igreja. se. o imperador romano (306 a 337 A. Alguns. para fazer passeios. com o desgaste físico e a . Deixarmos de assistir os cultos divinos. que este dia fosse comemorado em todo o Brasil. piqueniques e assistir festas. mantendo comunhão com os irmãos e como pai celestial. A morte é a consequência natural do pecado. Lição 14 A morte. Porém o que Constantino fez. foi determinar oficialmente o que já vinha sendo feito desde a ressurreição de Cristo entre os cristãos de toda a parte. no segundo domingo de maio. 13 anos antes. Há crentes que marcam. lembramos o que fez o presidente Jetulho Vargas. Com a prática deste. D. Ficarmos assistindo programas profanos de televisão invés de irmos a igreja.Assistir os cultos divino. E nós profanaremos o domingo. Os Israelitas eram proibido por deus de profanarem o sábado. dizem que foi Constantino. Ficarmos em casa para serviços domésticos que possam ser feitos em outro dia.

Por isso deu uma ordem geral a todos os crentes: marcos 16. Porque o mundo jaz no maligno (1 João 5:19). Porque as grandes recompensas do crente serão dadas depois de sua morte: (apocalipse 2:10 e apocalipse 22:12). para os cristãos verdadeiros. Todavia¸ para os crentes em Jesus Cristo. . Deixa crianças desamparadas. 3º . 2:1-5). 2:17 . O livro do apocalipse. Morte. Pessoas em aflição. para os nascidos de novo (regenerados). É um castigo.morte eterna (Mateus 25:46).3:23 e Ef. O incrédulo deve temer a morte e temer muito.Morte espiritual (Gen. tomando por começo a morte física (Sê fiel até a morte 2:10). Para os cristãos. 2º . A morte é consequência do pecado. a morte é a passagem do vale de lágrimas para a cidade de paz.17-19. separação da alma do corpo levando o homem a perder a comunhão com Deus (V. A morte em si não é um bem. 6:23. não tem motivo para temer a morte (ler filipenses 1:2125 e João 5:24. o crente. o lugar de delicia. Ela interrompe os planos do homem.morte gênesis 3. Porque no céu os crentes viverão na sua presença: (salmos 140:13). ela não traz pavor.apocalipse 21:8. chama também a morte eterna de 2ª morte: Apocalípse 2. O salvo. Deus não deseja a morte eterna para ninguém: 1ª Timóteo 2:4.Morte física (Gen. Deus ver a morte do crente como coisa preciosa (Salmo 116:15). 3:19). 22). O homem não se alegra com a ideia da morte.15 Por isso deu uma bem aventurada alternativa a todas as pessoas: Rom. pois ela o leva para o inferno de onde jamais sairá (lucas 16:24) – (Lucas 25:46). Há três espécie de morte: 1º .11 – apocalipse 20:14 .

2º reis 4:18-36 e 13:20-21. João 5. quando se verifica a ressurreição dos mortos.12 .atos 20:912.Lição 15 A ressurreição.Marcos 16:1-8 .Mateus 18:8. Jesus foi as primícias da ressurreição: Mateus 27:53 . No antigo testamento são registradas três ressurreições: 1º Reis 17:17-23 .Mateus 28:1-10 . 15:48-49. É usada com dois sentidos no novo testamento: A – Para significar o que se levanta do pecado.1ª coríntios 15:12-13. lucas 24:39 – 1ª Cor. Lucas 13:3-5 . . Mateus 22:30-31. B – Para significar a volta do morto a vida. 4:16.Lucas 24:1-12 e joão 20:1-10.Lucas 7:11-15 . 2:1.joão 11:1-44 . Ressurreição é a palavra grega que significa literalmente levantar-se do assento. do leito ou do sono. HAVERÁ DUAS RESSURREIÇÕES: 1ª a dos crente: um pouco anrt es do arrebatamento (fração de segundos) 1ª tess. João 11:24 . No novo testamento são registradas 5 ressureições: Marcos 5:21-22 .Atos 9:36-42 .24 e Ef. por Jesus: mateus 4:17 e pelos apóstolos : Marcos 6.atos 2:38 – 3:19. quando nos arrependemos do pecado e nos voltamos para Deus. quando se verifica a ressurreição espiritual. Terão corpos iguais ao de Cristo. O arrependimento foi pregado pelo Batista: Mateus 3:2. aceitando a Cristo e sua obra de salvação. No primeiro sentido é o caso da conversão.

Jesus descerá do céu. sobre a morte. Lição 16 A 2ª VINDA DE CRISTO.2ª a dos descrentes: será depois do milénio. 6:15. -A base da nossa esperança e confiança de que também ressuscitaremos como Cristo ressuscitou e com ele subiu para o pai.13. -A confirmação de que o sacrifício no calvário foi aceito por Deus pai. nós também iremos para p céu. definitivamente vitoriosos e de pose da VIDA ETERNA. É chamada a ressurreição da condenação. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO SIGNIFICA. 20:5. Ocorrerão dois acontecimentos. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO É A GSARANTIA DE NOSSA RESSURREIÇÃO: 1ª coríntios 15. Detalhes sobre a manifestação de Jesus na sua 1ª e na sua 2ª vinda:Na 1ª vinda Jesus veio como o messias sofredor Isaías 53. 14 e 17. O apóstolo Pedro: atos 3:19:20. 1:7. 1ª Tim. . 3. 2 – Como será o arrebatamento: (Jesus vindo nos ares). -A garantia de que também com cristo estamos vitoriosos. mas permanecerá nos ares. Na sua 2ª vinda Jesus virá como Rei para reinar. João 5:28-29 e apocalipse 20:11-14 e Ap. Creem porque é um ensinamento bíblico. O apóstolo Paulo: 1ª Tess. Jesus falou sobre sua 2ª vinda: João 14:3 O apóstolo João falou: Ap.13. Os anjos: atos 1. 1 – Os cristãos creem na 2ª vinda de nosso senhor.11.

Depois do milênio satanás será solto de novo e depois de sua revolta será lançado no lago de fogo e enxofre onde estarão também a besta e o falso profeta ap.8. . Crer que a vinda de Cristo estar próxima mat.1).39-40) – (Mateus 13:47-49) – (2ª Pedro 3:10-13). portanto devemos: Vigiar e orar Mat. Depois disto. Não sabemos quando isto acontecerá.. 20:7-10. Ter paciência Tiago 5:7-8. Imediatamente todos os crentes. 4:13-17). 5:23. Lição 17 Os juízos. A seguir haverá o fim do mundo (Mmateus 13. Haverá então as bodas do cordeiro. Estar firme em Cristo 1ª João 2.13. Onde habitará a justiça (2[ Pedro 3. . Enquanto isso.a transformação dos crentes vivos. 25. Guardar espirito. 21. Jesus descerá e estabelecerá o milénio. haverá paz e para isso satanás estará preso apocalipse 20:2 – Isaías 11:1-12. com corpos glorificados subirão e nos ares. na terra haverá a grande tribulação Mateus 24:21. Desejar a vinda de Jesus 2ª Tim. (1ª tess.A ressurreição dos crentes mortos. Não se encontra na Bíblia sagrada a doutrina de qur haverá um juízo geral para julgamento de crente e não crente.surgirá novo céu e nova terra (Ap. 24:33.13. . 4. Haverá paz na terra que antes não conheceu desde os primeiros habitantes. os ressuscitados e os transformados. alma e corpo em pureza 1ª tess. se encontrarão com Jesus.28.

Lugar . Base. mas o tal será salvo como que pelo fogo. JULGAMENTO DOS CRENTES. Base .rande tribulação(Apoc.Daniel 12:1.Justificação do crente (1ª Pedro 2:24 – 2ª cor.Recompensa ou detrimento. Tempo guando Jesus vier (1ª Cor. Resultado .na cruz no monte calvário . Resultado . 7:14 .Dan. JULGAMENTO DOS ANJOS CAIDOS.Lucas 14:14 .Ano 30 A. Lucas 23:17 Ao espirito santo. 3:13). 5:8 . 15:3-4). 12:1) Ugar . Resultado .A bíblia refere-se a vários julgamentos ou juízos.A obra de cada um (1ª Cor. 14:2).João19:17-18 Base .D.ao pai: 1ª sam. 5:21). JULGAMENTO DAS OBRAS DO CRENTE. . pessoas. lugar. Lugar . 30:9 . Reservados em prisão (Judas 6). Havemos de julgar os anjos (1ª cor.Resistencia a divindade . Atos 7:51. 4:5 . 13:14-15).8:7 .morte de Cristo (Rom. Há nesses julgamentos.Sua conversão e aceitação de cristo (Jer. 6:3). Tempo .2ª Timóteo 4:8). Tempo . 4:16-17).1ª Cor. segundo Scoffield. O JULGAMENTO DA INCREDULIDADE DOS JUDEUS.Zac. e resultado.Jerusalém e arredores (Jeremias 33:7 . Base .Nos ares (1ª Tess.Ao filho. diferença entre tempo. (1ª Cor.

HÁ E JÁ COMEÇOU. Arrojado a terra . JULGAMENTO DOS IMPIOS MORTOS. Lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10). e sim com Jesus Cristo na cruz do calvário. .(Apocalipse 20:11) Base . TEMPO .40).(Isaías 14:12-15).(Apocalipse 20:12).tormento eterno (Mateus 25:46). Quanto as suas obras.Atos 17:31). elas serão julgadas no tribunal de Cristo.17). SIM.A QUALQUER MOMENTO . Lugar . Caíste do céu .QUANDO O FILHO DOHOME VIER (Mateus 25:31-32).diante do trono branco . perguntar se quando o crente peca nada lhe acontece. JULGAMENTO DO DIABO.Mil anos depois da 1ª ressurreição (Apocalipse 20:5.Vale de jeosafá (Joel 3:12 .Mateus 25.Lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:15).Reservado para o juízo (2ª Pedro 2. Será que pode pecar impunimente? Ou haverá um JULGAMENTO DA CONDUTA DOS CRENTES . como já estudamos.Apocalipse 12:12-13). Tempo . TEMPO .Coisas escritas nos livros .4).(1ª PEDRO 4. JULGAMENTO DAS NAÇÕES. O julgamento dos crentes. já se realizou e não propriamente com os crentes.7 . É então cabível ao onteressado no estudo bíblico. Resultado . Lugar . já estará salvo. mas ali já será céu e quem estiver ali. Resultado .

Assim. 5:5). RESULTADO . porque de Deus não se zomba.ESTADO DE FILHO (HEBREUS 12:7). podem sofrer muito aqui na terra.PENSAR . A teologia acrescenta ainda: CONSCIENCIA PRÓPIA e DIREÇÃO PRÓPIA. LIÇÃO 18 O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO.(1ª COR. BASE . O que é uma pessoa? Os filósofos ensinam que é um ser que reúne três atributos: QUERER .SENTIR. E os salvos. embora salvos na eternidade. Esse é um julgamento especial só para filhos de Deus.CASTIGO (1ª COR. As nossas vidas devem manifestar o amor e gratidão ao Senhor pela sua salvação e não o pecado que é uma ofensa contra Deus. Só para salvos. O que o espirito santo não é: . O QUE É O ESPIRITO SANTO? É uma pessoa. que traga sobre si este julgamento. Não é para perdidos. 11:30-32) . mas nenhum salvo deve viver de maneira errada. É a terceira pessoa da Trindade Divina.EM QUALQUER PARTE DA TERRA.LUGAR . pessoa é um ser que reúne 5 atributos: QUERER PENSAR SENTIR CONSCIENCIA PRÓPIA DIREÇÃO PRÓPIA.

o pai. É eterno Hebreus 9:14. Contende: (Genesis 6.1 Cor.é santo Efésios 1:13. Pentecostes se repete? Isto é. 15:30 .Ele é Deus.Atos 2:1-4. 12:4-6. Onde se caracterizou a manifestação de Deus.verdade João 16:13 .Não é uma influencia: não é um pombinho: não é uma língua de fogo (labaredas).Mateus27:51-52. Guia (João 16:13). Ele é onipresente: Salmos 139:7. Fala (atos 10:19).12).3). No monte Sinai . 2. O espirito Santo apresenta as características de pessoa (atributos)? -SIM. É onisciente 1ª cor. A bíblia diz claramente que o Espirito santo é Deus? Sim.Exodo 20:18. 8:2 . Atos 5:3-4 . O espirito santo é divino . Pode ser entristecido Efésios 4:30.no dia da festa de pentecostes .10. Há provas disto? Sim. E a do filho? -no monte calvário . Faz lembrar (João 14:26).Em Jerusalém .Amor Rom. Ensina (Lucas 12. Tem o mesmos atributos que o pai e o filho: Vida: Rom. E do Espirito Santo? . as bênçãos daquele dia se repete? .

automaticamente já se estar sendo batizado com o Espirito santo. Porque há igrejas que não creem no batismo com o espirito santo? . e do espirito Santo. Repetiu-se pela primeira vez em Samaria: atos 8:17. e dai por diante foi senda dada pela fé aos que buscam orando.porque seus pastores não aprenderam e por isso não ensinam.O batismo com o Espirito santo já se cumpriu e não é para os crentes de hoje. . Para que nos é dado o batismo com o Espirito Santo? Atos 1:7-8 . somos batizado no Espirito santo. Repetiu-se pela segunda vez em Cesaréa: Atos 10:44-47.-Sim. do filho. Repetiu-se pela terceira vez em Éfeso: Atos 19:1-7. no momento em que o pastor diz: eu te batizo em nome do pai . 04 – Batismo com o Espirito Santo é uma bênção que foi concedida inicialmente no dia de pentecostes. Quem não é batizado com o Espirito Santo não é salvo? Romanos 8:9. Então se repete também em nossos dias e com os crentes que crer nessa promessa? -sim. Qual a afirmação bíblica correta? 01 . 03 – Quando somos batizados nas águas. 02 – Quando se aceita a Jesus. 05 – É uma bênção de revestimento de poder realizada definitivamente no dia de pentecostes. Ler Atos 2:39. em Jerusalém.Lucas 24:49.

Uma apostila criada com a finalidade de instruir os novos convertidos no desenvolvimento espiritual e no conhecimento da palavra de Deus. ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado (mateus 28:19-20). “Conhecemos e prossigamos em conhecer o Senhor”. Adquirida com o pastor Darcy. Encontra-se no texto grego em gálatas 6.se cremos devemos ter maior compreensão e devemos por isso. Além de crer é necessário ser batizado e aprenda os ensinos de Jesus.Será justo fazermos pouco caso dos crentes que não aprenderam esta doutrina nas outras igrejas? . que recebe instrução religiosa. Jesus disse: Ide. Oséias 6:3. ter maior responsabilidade se saber trata-los.6. fazei discípulo de todas as nações. Carlos Lessa APOSTILA DE CATECÚMENO Catecúmeno. batizando-os em nome do pai. do filho e do espirito santo. (não basta simplesmente levantar as mãos). Igreja batista monte calvário . -É necessário crer que Jesus é o seu único e suficiente salvador e não meramente o salvador do mundo. . -É necessário conhecer as principais doutrinas da bíblia. Fim Pr.

2º o próprio símbolo: sepultamento 3º o texto de atos 8:38-39. Quem deve ser batizado? – atos 8:36 e 37. O batismo salva? – Não. deve ser e considerar-se sal da terra e luz do mundo. ( o que crer em jesus é salvo e o batismo é para os que creem). LIÇÃO 2 O batismo.sepultamento Rom. Ler atos 16:30 e 31. Só o sacrifício de Jesus pode fazer isto. Mateus 3:6 e Mateus: 3:7-8 LIÇÃO Nº 3 Cristão Foi na cidade de antioquiai que os discípulos foram chamados de cristão pela primeira vez (Atos 11:26).22) e (1ª João 1:7). O batismo é um dos primeiros passos de obediência a palavra d Deus. . A ordem. O que significa batismo? – imersão – mergulho 001 Qual a prova? – 1º o próprio significado da palavra.12 e Ressurreição. dando exemplo: Mt. É necessário que haja confissão sincera de pecados para que receba o batismo. mas perseveraram.-Aceitar a Bíblia como a palavra de Deus. 2. trabalhe com consagração. -como discípulo de Jesus. porque ele permitiu que seu sangue fosse derramado (Hebreus 9. 3:13-15. O batismo lava pecado? – Não. . Os cristãos primitivos foram perseguidos porque criam em Jesus como salvador. -que como membro da igreja de Cristo. única regra de fé e de prática para o verdadeiro cristão. (Mateus 5:13-14). procurando cumprir a grande comissão ( Mateus 28:19-20). -Rejeitar tudo que seja contrario a vontade de Deus. mas com toda a humildade. Jesus foi batizado. O batismo é para os salvos. 6:4 – col.Mateus 28:19 O símbolo: .

(atos 4:32 a 37). Ser honesto nas relações humanas de caráter geral. Evitar o pecado santificando-se pela oração e leitura cuidadosa e obediente da palavra de Deus.Os cristãos primitivos reuniam-se para aprender a respeitar os ensinos de jesus e para cultuar a Deus.Efésios 1:5 . aprendendo sempre da sua palavra. ( atos 2:44). somos: Crente com toda firmeza de que cristo nos salvou. por adoção: Rom. pronto a obedecer (mateus 9:9). maledicências. a bíblia sagrada. (atos 2:41-42). É o livro da revelação de Deus.João 1:12 – á muitos que não são filhos de Deus. Lição Nº04 vida cristã Como cristão. através da cooperação com outros crentes nos cultos e serviços vários e pela contribuição. pagar os impostos. Servos de Jesus Cristo. Os cristãos primitivos viviam unidos. Os cristãos primitivos evangelizavam (atos 4:31). 1ª João 3:1 e 10. Dentro ou fora da igreja. Conhecida pelos seguintes nomes: . e a participação em conversação pecaminosa. respeitar as leis amar o próximo – evangelizar o descrente. Os cristãos primitivos ajudavam-se mutuamente. mentiras. Os cristãos primitivos oravam unidos atos. Servi-lo por meio da igreja. (4:31). Deveres: Adorar a Deus unicamente. Evitar contenda. (João 8:31). LIÇÃO Nº 5 A bíblia. Filhos de Deus. Procurar ser gentil com todas as pessoas. 8:15 . Discípulos de cristo.

Classificação do novo testamento. Zacarias. Jeremias. T.2 As sagradas letras 2ª Timóteo 3:15.(5 livros). e Malaquias. Levítico. Juízes e Rute. Profecias – (17 livros). Provérbios. Neemias. 1. Amós. Poesia – (5 livros). Jonas. T. Eclesiastes e Cantares. Quantos no N. 1º e 2º Samuel. Ageu. Miqueias. Josué. As palavras ou oráculos de Deus Rom. 1º e 2º Crônicas. Lei .66 Quantos no V. Biografia – (4 livros). Quantos são os livros da bíblia? . História – (12 livros). número e deuteronômio. e N. Obadias. (pentateuco) Gênesis.Às escrituras (mateus 21:42 – mateus 22:29 – João 5:39. 27 Classificação do velho testamento. 3:2 – 1ª Pedro 4. A palavra de Deus 1ª coríntios 14:36 – Lucas 8:21. êxodo. Naum Habacuque. As santas escrituras Rom. Em quantas parte se divide a bíblia? Duas . T. e Ester. . Profetas maiores – Isaías. -39. Número de livros. Divisões. T.1. Profetas menores – Oséias. Joel. Jó. Ezequiel. Lamentação de Jeremias. Safonias.V. Esdras. e Daniel. 1º e 2º Reis. Salmos.

Daniel acréscimo. Os apócrifos foram acrescentados no cânon do velho testamento no concílio de Trento em 1546 e 1564 A. 1º e 2 º Macabeus. 7 cartas as igrejas. 1ª. Efésios. Os Judeus só reconheciam os 39 atuais livros do A. Gálatas. Os próprios apócrifos. Línguas da Bíblia Velho testamento: Hebraico (Daniel e Esdras tem testos em aramaico). Romanos. Livros apócrifos. 3 direcionadas a pastores – 1ª e 2ª Timóteo. Falhas. Eclesiástico. 10 a 16v. Atos dos apostolo. recomendam o gozo carnal. a salvação pelas obras. marcos. T. 3ª e 4ª Esdras – Judith – Tobias – Ester cap. D. Baruque. Nos apócrifos há textos que justificam a mentira. Oração de Manassés. Provam e documentação: O novo testamento.Tiago. 1ª e 2ª coríntios. 1ª e 2ª Pedro. 2ª e 3ª João e Judas. 1 com autor desconhecido – Hebreus. 24 – Sabedorias de Salomão.Mateus. Doutrina –( 21 livros). 2º Macabeus 15:38-39 o escritor pede desculpas ao leitor se a obra não ficou a contento. . Colossenses e 1ª e 2ª tessalonicenses. e Filemom. Profecia – (1 livro). Cartas de autoria própria . (ano Domini ). Lucas e João. Filipenses. Apocalipse. História – 1 livro). 2º Macabeus 12:44-45 justifica o suiscidio e oração pelos mortos. Tito. Estes livros faram escritos após Malaquias.

Provas da inspiração bíblica. A – sobre os Judeus. O sermão da montanha é inigualável e beleza moral e justiça.. Época e lugares distintos. nem mesmo ao tratar de assuntos relacionados a ciência. influencia o caráter dos que a lêem.. Inspiração. pastores de ovelhas. C –Sobre Jesus: Gen. -unidade em seus livros: unidade histórica.Isaías 7:14 – Isaías 9:6 – Cap. como fenômenos físicos. 53. Homens santos e Deus falaram inspirados pelo espirito santo. Autores de classe sociais e intelectuais distintas: pescadores.Novo testamento: Grego. João 20:30-31 .2 Timóteo 3:15-17 . É de estilo oriental. Unidade da diversidade. . 3:15 – Salmos 22 . O decálogo é a base de toda justiça defendida pelos direitos moderno. etc.Romanos 15:4 . Darwin e os resultados da introdução das escrituras na patagônia (contribuiu para a sociedade bíblica). Única regra de fé. B – sobre as nações antigas: Assíria-Babilônia. Todo registro bíblico é para o nosso ensino por inspiração de Deus. Sua inspiração não comunicou aos escritores conhecimentos científicos ou gramaticais. Sua linguagem é literária e popular. Etc. A bíblia não oculta falhas dos santos.Mateus 16:21. reis intelectuais. Superioridade moral. É um livro divino e humano ao mesmo tempo.Lucas 16:27-31. 2ª Pedro 1:21. doutrinária e de propósito. 15 anos antes declarara ser impossível reerguer uma raça tão decaída como a que encontramos naquela região. Miquéias 5:2 . Aspecto da inspiração bíblica. Não é científica ou técnica em sua linguagem.

3:22 “eis que o homem é como um de nós”. somos corrigidos. Façamos e nós. as escrituras são o registro inspirado da revelação de Deus. ou literalmente: três em um. há pontos difícil de entender. Jesus e os apóstolos apelaram para as escrituras: Lucas 16:29 .Marcos 7:5-8. Acréscimos são proibidos: Deut. estão no plural para representar as pessoas da trindade. o espirito santo. . somos fortalecidos espiritualmente e nos capacitamos a evangelizar outras pessoas que ainda estão nos caminho do engano. A Bíblia dirige-se a todos: Deut.12:32 . somos consolados. A experiência humana comprova a suficiência dessa regra de fé. A palavra trindade é derivada do latim.Para nós crentes evangélicos. 1:26 “façamos o homem a nossa imagem e semelhança”. Gen.Josué 1:7-8 .Isaías 8:20.Lucas 24:44-45 . o pai. Gen. no original hebraico. Pela bíblia somos instruídos. Deus. E Deus nos fala sempre para nos orientar. Elohim. 4:2 . 22:18-19.Rom. A trindade no batismo de Jesus.João 5:39 Romanos 4:3. A bíblia é a palavra de Deus. Deus nos fala. O melhor interprete d bíblia é o espírito santo de Deus. mas o que é necessário para a salvação é claro. 4:4-9 . Há um só Deus. João 3:14-19.Apoc. dada ao homem desde tempos remotos até a era apostólica. . deus. cristalino.Lucas 4:16-22. o filho. A bíblia fala em nome de Deus: Isaías 1:10 . LIÇÃO Nº 6 Trindade. todavia a encontramos na bíblia: Trindade no Gênesis. 1:16.Lucas 10:26 .Lucas 1:3 . Jesus censurou os fariseus por darem maior valor as suas tradições: Mateus 15:7-9 . A escrituras é inteligível.Mateus 4:4 . Deus. Quando a lemos. Não é uma doutrina para ser compreendida matematicamente. deuses é plural de Eloá. que vem do adjetivo trinus. trinitas. Os bereanos deram um bom exemplo quando demostraram cuidado em conferir os ensinos de Paulo com os das escrituras: Atos 17:11 . subsistindo em três pessoas distintas: Deus.

da presença de Deu. Deu-lhe Eva (gênesis 2:21-23). daquele que convence os pecadores do pecado. Deus espirito santo. LIÇÃO Nº 7 O homem.monte sinai (entrega da lei). Foram expulsos do paraíso. não duas ou três. Manifestação distintiva do espirito santo. Transgrediu e induziu seu marido a transgredir a determinação de Deus. Morreram espiritualmente. no Éden.Deus pai.João 16:8-11.2:7-8 -15). Adão. Manifestação distintiva do filho – monte calvário – (dadiva da salvação).João 1:32-34. Ambos erraram o alvo estabelecido por Deus: viver e glorificar a Deus eternamente. Esse ser é o Homem.Em Jerusalém no dia de pentecostes. Ele lidera e domina as outras criaturas embora não seja a mais forte e é capaz de transformar o ambiente físico em que vive. da justiça. Deus . Há um ser na terra bem diferente de todos os outros.1ª coríntios 10:31. Suas atitudes são diferentes. ou seja. formado do po da terra e feito alma vivente.5. 2:17).lucas 3:22-23 . para que? Para duas finalidades: lavrar e guardar o jardim. A separação da comunhão com Deus é a morte (Gênesis 2:16-17). Ele foi colocado no jardim do Éden. (descida do consolador e comunicador de poder espiritual aos crentes. e do juízo. Consequência do pecado. Adão morreu com 930 anos de idade Gênesis 5. Não se trata apenas da diferença física. Eva creu na mentira de satanás. 11:36 .Atos 1:8 . Mateu 3:13. transformado em serpente e descreu da palavra de Deus (Gen. embora que muito tempo depois. Era o teste de obediência. Manifestação distintiva do pai. A árvore da ciência do conhecimento do bem do mal. em Jesus Cristo que ia ser batizado. na vós vinda do céu: Este é o meu filho amado. na pomba que desceu sobre Cristo. Deus filho. (gênesis 1:27 . tinha liberdade de ação e podia orientar e decidir sobre tudo que estava as suas mãos. apenas não podia comer de uma única arvore. A transgressão seria punida com a morte. E morreram fisicamente também. Salmos 73:25-26. João 16:13 . Uma só.14:26 . Deus achou necessário dar-lhe uma ajudadora. Em Romanos 6:23 esta escrito que “o salário do pecado é a morte. – Rom. O homem adão foi feito por Deus a sua imagem e a sua semelhança.17 – Marcos 1:9-11 . De que maneira? Pelo sopro de Deus em suas narinas.

Isto é. toda a humanidade herdaria uma natureza pecaminosa. Rom. O homem ultrapassando o limite traçado por Deus. É tudo que é contrario a lei de Deus. ficou separado da comunhão com Deus e consequentemente. . 5:18).19 . Perderam o estado de inocência e caíram da graça. Era plano do diabo. Sabemos que. 03 – INIQUIDADE: Este vocábulo significa: praticar o mal. em Cristo todos os creram em seu sacrifício em nosso lugar. fazer o que é injusto. Éfesios 4:24 nos anima a buscar a total recuperação.O que é pecado? R. toda a sua descendência fora arrastada ao pecado. serão considerados justos (Rom. da comunhão com Deus. remorso e medo de Deus (v. É verdade que em adão todos pecaram.pois querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada flamejante que andava ao redor para impedir a entrada do homem ali. perderam a amizade e a comunhão com . O homem novo. 02 – TRANSGRESSÃO: Ir além do limite. Sabemos que.salmos 51:5.16). regenerado. O homem se desviando do caminho que Deus lhe estabeleceu. Pecado original R. Há na bíblia 4 expressões para significar o pecado: 01 – ERRAR O ALVO. tendo Adão e Eva ficado fora da presença de Deus.7). seus filhos e toda a sua descendência estaria fora da presença. LIÇÃO Nº 8 O pecado Já estudamos a respeito da entrada do pecado no mundo. Adão. Não podemos esquecer esta verdade. (Isaías 1:2). É uma enfermidade espiritual que só ode ser curado pelo médico da alma a saber – JESUS CRISTO. 3:7). É oque foi cometido pelos nossos primeiros pais. 5. em consequência o homem ficou afastado de Deus. foi posto fora do jardim do Éden. (Gen. 04 – REBELDIA: quando o pecador se levanta contra a vontade de Deus. todavia. como tronco da raça humana. ainda tinha um plano para o homem (João 3. isto é. Deus. 8.10). Pecar por comissão: quando fazemos o que a palavra de Deus proíbe. passando a ter o conhecimento do mal (v. Pecar por omissão: quando não fazemos o que a palavra de Deus determina. pode recuperar o que perdeu com a queda de Adão. O pecado afastou o homem de Deus. 5.

O próprio nome de Jesus indica a sua finalidade (Mateus 1:21). chamados. A salvação é um ato de Deus. Romanos 6:11 nos fala da necessidade de nos considerarmos mortos para o pecado e vivos para Deus. Efésio 2:8-9. A primeira promessa de um redentor estar registrado em Gen. No livro de apocalipse capitulo 13 v.Uma vês salvo. 8 há o registro de que o plano de salvação já havia sido feito por Deus desde o princípio. Justificados e glorificados. 3:15. Deus. isto é: mudança de entendimento.28) – (1ª Pedro 2:9-10). e chama-se santificação. como Deus havia prometido (Gen. Ele é salvo (João 5:24) e (João 5:21-22). é presciente (1ª Pedro 1. pela fé.2) e já havia providenciado o meio para salvá-lo. Então.Estágio da salvação: conhecidos. o homem tornou-se propriedade de Deus e por Deus é guardado. . mudança de sentimento e. E toda a sua descendência já nasce espiritualmente morta (Rom. Perdeu a comunhão com o criador. predestinados. (João 10. (Efésios 2:8). Com a regeneração o crente recebe uma disposição santa a qual é mantida e fortalecida através de sua vida cristã.6). 2 – a salvação não pode ser alcançada por nosso merecimento. Conversão implica em arrependimento. 4 . 2. a disposição santa cresce se o crente cuidar da sua vida espiritual. O arrependimento do pecado cometido e a fé em Jesus para o perdão e salvação. 5:12). a mudança de atitude. LIÇÃO Nº 9 A salvação 1 – Após o pecado. LIÇÃO Nº 10 Santificação Santificação é a operação contínua do espirito santo no crente. entretanto.17). o homem deixou de ter alegria cm Deus. Deus quer a salvação de todos os homens tito 2:11. Jesus é o único salvador (João 14. Isto é. Quando o homem se converte. torna o homem em uma nova criatura. morreram espiritualmente. 3 .deus e passaram a ter a natureza moral depravada. realiza-se nele a regeneração. mediante a fé que o homem deposita em Jesus Cristo.

cantar hinos de louvor a Deus. Em efésios 5:18 e 19 está o ensino: enchei-vos do espirito falando entre vós em salmos. evitar contenda e maledicências e esforçar-se para evangelizar os descrentes diariamente. (Santificação é ter o rosto triste e roupas compridas e escuras? ) (Ter cabelos penteados para traz com coque?) Lição 11 ORAÇÃO. Tiago 4:4 como interpretar? O crente se santifica afastando-se do pecado e seguindo o exemplo de Jesus (Mateus 11:29). Ser manso e humilde não é obrigatoriamente. Outras parecem mansas. separar horários diários para a oração. mas é apenas aparência exterior. ter vos baixinha e rosto triste. alcançar de imediato um nível muito alto de espiritualidade e santificação. Pode ocorrer de alguém em uma experiência com Deus. hinos e cânticos espirituais.A santificação é diferente da salvação ou regeneração.(João 15:3 e João 17.17). Santificação é separação. Para santificar-se o crente deve ler diariamente a palavra de Deus. É proceder como Jesus. . mas esquecem a humildade. a santificação continuará sendo progressiva e ele sempre poderá santificar-se mais. frequentar os trabalhos sacros de sua igreja. É que a santificação não é um ato instantâneo. (Santo é o mesmo que separado). Separação do mundo para Deus. Meios para a santificação: 01 – a palavra de Deus . 03 – sangue de Cristo – (Hebreus 13:12) – (1ª João 1:7). cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração. É reagir como Jesus. 02 – Espirito santo – (1ª Pedro 1:2). ela é progressiva. mesmo assim. Há pessoas que se mostra com aparência de mansidão.

ou com pouca oração. Lição 12 A Igreja. visto que não sabe o que dizes? (1ª Corintios 14:16b). Particular: Mateus 6:6. Logo a oração feita por um irmão precisa ser ouvida pelos outros. Petição: Lucas 11:9-10. Devemos orar em caso de : Aflição ou tristeza. Intercessão: 1ª Timóteo 2:1-4. afim de que posam dizer o amem nos momentos certos. Nas orações deve haver adoração.1ª Timóteo 2:8. A bíblia aconselha a orar: Jesus orou : Lucas 11.6 .colossenses 3:15.João 16. Públicas: João 17:1-26 .João 11:41-42. O que é a igreja? . Não há vida poderosa sem oração. Doenças: Tiago 5:14-15.9 Paulo orou: colossenses 4:2 . Ação de graças: Filipenses 4. Tiago 5:13.Oração é a súplica que dirigimos a Deus em nome de seu filho Jesus Cristo. o apóstolo pergunta: como dirá ao amem sobre a sua ação de graças. A oração deve ser inteligível quando feita em reunião. Tanto que no caso de línguas estranhas. Se todos orarem ao mesmo tempo não será possível acompanhar a oração de um por um dos irmãos. João 14:13-14 Mateus 6:9-15 .1ª Timóteo 2:5.23 . O crente deve separar um horário diário para a oração. As orações podem ser de: Confissão: 1ª João 1:8-9. Mateus 6:9. As orações podem ser de : Silenciosas: 1º Samuel 1:12-13.

do filho e do espirito santo.. Os diáconos são assessores dos pastores.19).(atos 5:42). 2 – a mesa da igreja: ( cuidados gerais. Quais os cargos oficiais exercidos internamente em uma igreja? Pastores: (Atos 20:17. Beneficência. salvas e batizadas em nome do pai .. cuidando da parte secular da igreja: a supervisão da beneficência.4-5 . Os pastores cuidam principalmente da parte espiritual: do aconselhamento bíblico e de vida cristã. Jesus Cristo: 1 Pedro 2. apresenta as atribuições diaconais de um modo simples.23-32 ( símbolo da morte de Cristo 1ª cor. Teocrático: atos 13:2 . Jesus Cristo Mateus 16:18.15. 2.atos 9. (Mateus 28:19).. 3 – a mesa do pastor: (salário pastoral e periódicos reajustes e outras necessidades). D – celebrar a santa ceia do Senhor (atos 2. B – estudar a palavra de Deus e orar (Atos 2:42). Quais são as ordenanças cerimoniais da igreja? A – batismo ( Mateus 28:19) símbolo de sepultamento rom. 11:23-32). Quem é o fundador da igreja? R. Quem seria a pedra sobre a qual a igreja seria edificada? R. do ensino da palavra de Deus. (atos 2:41) . etc.Conjunto de todas as pessoas regeneradas. a supervisão da manutenção do templo.12. 6. a igreja da era contemporânea já.26. patrimônio da igreja. Deveres da igreja: A – pregar o evangelho de Cristo (Mateus 16:15) . Qual a espécie de governo da igreja segundo o novo testamento? Congregacional: Mateus 18:17 – atos 11:22. Diáconos: ( Atos 6:1-7) (1ª Timóteo 3:8-10).(Mateus 28.4 e col.1ª Pedro 2.1ª coríntios 10:4 .(atos 20:7) . da presidência e governo da igreja. 11. da exortação.1ª Cor.42) . C – Realizar batismo. B – ceia 1ª coríntios 11. . 28) (1ª Pedro 5:1-4).6 . Os diáconos servem a três mesas: 1 – A mesa do Senhor: (santa ceia).

como uma festa. O VALOR DA IGREJA: Manifesta a sabedoria de Deus Efésios 3. pastor da igreja de antiquais. O sábado era um sinal. foi escrita uma carta por barnabé. Inácio. mas vivemos na observância do dia do senhor. o domingo tem uma mensagem. Para o cristão. escreveu “e depois da observância do sábado que todo amigo de Cristo observe o dia do Senhor. Os assuntos gerais são deliberados pela igreja (congregação). foi dada em um domingo (apocalipse 01:10). na Síria. para tanto. o domingo”. Depois da ressurreição de Jesus Cristo. não o sábado. domingo Jesus ressuscitou. Na ilha de pátimos. Conclusão: Governo teo-pastoral: atos 15:23-28. A – foi no domingo que Jesus ressuscitou. e espera-se que a igreja seja orientada por Deus. o domingo deve ser dia de descanso para o corpo e para a alma e de adoração a Deus. no sábado Jesus estanho ainda no túmulo. . dia em que Jesus ressuscitou de entre os mortos” 15:09. Entre os anos setenta e cem de nossa era. E espera-se que cada Pastor seja orientado por Deus para tanto. C – era aos domingos que a igreja primitiva se reuniam para o culto e para a ceia do Senhor (atos 20:07). que diz. Governo teo-congregacional: Os assuntos de doutrina são orientados pastoralmente. B – foi no domingo que Cristo apareceu aos seus discípulos em várias ocasiões. “vós não respeitais o verdadeiro sábado e é por isso que nós respeitamos um oitavo dia com alegria.Apostólico ou pastoral: atos 6:2-3. o domingo tomou. (João 20:01) 19 – 26. para os cristãos. triunfando sobre a morte. mas um sinal para os Israelitas. “Não mais observamos o sábado. o lugar do sábado judaico.10 Lição 13 O dia do Senhor. D – a revelação das ultimas coisas feita a João. dia de ressurreição”.

Com a prática deste. Como exemplo. Assistir os cultos divino. em comunhão com deus pela oração e meditação.). separação da alma do corpo levando o homem a perder a comunhão com Deus (V. se. Ficarmos assistindo programas profanos de televisão invés de irmos a igreja. Alguns. 13 anos antes. dizem que foi Constantino. Lição 14 A morte. no segundo domingo de maio. Morte. lembramos o que fez o presidente Jetulho Vargas. E nós profanaremos o domingo.17-19. mesmo sem decreto este dia já vinha sendo comemorado desde 18 de junho de 1919. que este dia fosse comemorado em todo o Brasil. A morte é a consequência natural do pecado. Deixa crianças desamparadas. O homem não se alegra com a ideia da morte.No domingo devemos em maior cultivo espiritual. para os cristãos verdadeiros. Porém o que Constantino fez. Ela interrompe os planos do homem. no dia 6 de maio ele assinou um decreto determinando. foi determinar oficialmente o que já vinha sendo feito desde a ressurreição de Cristo entre os cristãos de toda a parte. Entretanto. veio o trabalho obrigatório e em condição desagradáveis. para os nascidos de novo (regenerados). com referência ao dia das mães: em 1932 . para fazer passeios. o lugar de delicia. Pessoas em aflição. A morte é consequência do pecado. com o desgaste físico e a morte gênesis 3. o imperador romano (306 a 337 A. Os Israelitas eram proibido por deus de profanarem o sábado. compromisso para o domingo e deixam de ir a igreja. Deixarmos de assistir os cultos divinos. Ficarmos em casa para serviços domésticos que possam ser feitos em outro dia. frequentemente. Para os cristãos. Deixarmos. para fazermos compras no domingo quando se é possível fazer isto na véspera. A morte em si não é um bem. Todavia¸ para os crentes em Jesus Cristo. Quem ordenou a guarda domingo. isto é. Há crentes que marcam. piqueniques e assistir festas. ela não traz pavor. mantendo comunhão com os irmãos e como pai celestial. . 22). D. para nos atacar e defender a guarda do sábado. a morte é a passagem do vale de lágrimas para a cidade de paz. habitualmente. É um castigo.

O incrédulo deve temer a morte e temer muito. 2:1-5). O salvo. Há três espécie de morte: 1º . do leito ou do sono. Ressurreição é a palavra grega que significa literalmente levantar-se do assento. chama também a morte eterna de 2ª morte: Apocalípse 2. 3:19). 6:23. É usada com dois sentidos no novo testamento: A – Para significar o que se levanta do pecado.24 e Ef. o crente.2º reis 4:18-36 e 13:20-21.morte eterna (Mateus 25:46). tomando por começo a morte física (Sê fiel até a morte 2:10). O livro do apocalipse. João 11:24 . B – Para significar a volta do morto a vida.1ª coríntios 15:12-13.Morte física (Gen. Porque o mundo jaz no maligno (1 João 5:19). Deus não deseja a morte eterna para ninguém: 1ª Timóteo 2:4.Morte espiritual (Gen. Lição 15 A ressurreição. não tem motivo para temer a morte (ler filipenses 1:21-25 e João 5:24. quando se verifica a ressurreição dos mortos. 2:17 .atos 20:9-12.Lucas 7:11-15 .apocalipse 21:8. 2º . Mateus 22:30-31. João 5. No antigo testamento são registradas três ressurreições: 1º Reis 17:17-23 . .Atos 9:36-42 . No novo testamento são registradas 5 ressureições: Marcos 5:21-22 .11 – apocalipse 20:14 . Porque no céu os crentes viverão na sua presença: (salmos 140:13). Deus ver a morte do crente como coisa preciosa (Salmo 116:15).3:23 e Ef. 3º . Porque as grandes recompensas do crente serão dadas depois de sua morte: (apocalipse 2:10 e apocalipse 22:12).15 Por isso deu uma bem aventurada alternativa a todas as pessoas: Rom. pois ela o leva para o inferno de onde jamais sairá (lucas 16:24) – (Lucas 25:46). quando se verifica a ressurreição espiritual. Por isso deu uma ordem geral a todos os crentes: marcos 16.joão 11:1-44 . 2:1.

É chamada a ressurreição da condenação. aceitando a Cristo e sua obra de salvação. por Jesus: mateus 4:17 e pelos apóstolos : Marcos 6. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO SIGNIFICA. -A garantia de que também com cristo estamos vitoriosos.No primeiro sentido é o caso da conversão. -A base da nossa esperança e confiança de que também ressuscitaremos como Cristo ressuscitou e com ele subiu para o pai. lucas 24:39 – 1ª Cor. 6:15. Jesus foi as primícias da ressurreição: Mateus 27:53 . -A confirmação de que o sacrifício no calvário foi aceito por Deus pai. A RESSURREIÇÃO DE CRISTO É A GSARANTIA DE NOSSA RESSURREIÇÃO: 1ª coríntios 15. João 5:28-29 e apocalipse 20:11-14 e Ap.atos 2:38 – 3:19. 1:7. 3. Lucas 13:3-5 . Terão corpos iguais ao de Cristo.11. Lição 16 A 2ª VINDA DE CRISTO. O apóstolo Paulo: 1ª Tess. 4:16.Marcos 16:1-8 . 14 e 17. Detalhes sobre a manifestação de Jesus na sua 1ª e na sua 2ª vinda:Na 1ª vinda Jesus veio como o messias sofredor Isaías 53. Os anjos: atos 1.Mateus 28:1-10 . . O arrependimento foi pregado pelo Batista: Mateus 3:2.12 .13. definitivamente vitoriosos e de pose da VIDA ETERNA. HAVERÁ DUAS RESSURREIÇÕES: 1ª a dos crente: um pouco anrt es do arrebatamento (fração de segundos) 1ª tess.Lucas 24:1-12 e joão 20:1-10. 20:5. 1ª Tim. quando nos arrependemos do pecado e nos voltamos para Deus. 1 – Os cristãos creem na 2ª vinda de nosso senhor. Creem porque é um ensinamento bíblico. Na sua 2ª vinda Jesus virá como Rei para reinar. 15:48-49.Mateus 18:8. nós também iremos para p céu. 2ª a dos descrentes: será depois do milénio.13. sobre a morte. Jesus falou sobre sua 2ª vinda: João 14:3 O apóstolo João falou: Ap. O apóstolo Pedro: atos 3:19:20.

Base. . Não se encontra na Bíblia sagrada a doutrina de qur haverá um juízo geral para julgamento de crente e não crente. portanto devemos: Vigiar e orar Mat. Onde habitará a justiça (2[ Pedro 3. Depois disto. na terra haverá a grande tribulação Mateus 24:21. 25.A ressurreição dos crentes mortos.13. Haverá então as bodas do cordeiro. Enquanto isso. Crer que a vinda de Cristo estar próxima mat. A bíblia refere-se a vários julgamentos ou juízos. mas permanecerá nos ares.13. Não sabemos quando isto acontecerá. haverá paz e para isso satanás estará preso apocalipse 20:2 – Isaías 11:1-12. . alma e corpo em pureza 1ª tess. 4:13-17). segundo Scoffield. Ter paciência Tiago 5:7-8. com corpos glorificados subirão e nos ares. e resultado. Jesus descerá e estabelecerá o milénio.surgirá novo céu e nova terra (Ap. . 5:23. 4. (1ª tess.1).a transformação dos crentes vivos. Imediatamente todos os crentes. Ocorrerão dois acontecimentos. Estar firme em Cristo 1ª João 2. . diferença entre tempo. Há nesses julgamentos.2 – Como será o arrebatamento: (Jesus vindo nos ares). pessoas. 24:33. os ressuscitados e os transformados. Lição 17 Os juízos. Guardar espirito. Jesus descerá do céu. Depois do milênio satanás será solto de novo e depois de sua revolta será lançado no lago de fogo e enxofre onde estarão também a besta e o falso profeta ap. 21. Desejar a vinda de Jesus 2ª Tim.8.28. se encontrarão com Jesus. A seguir haverá o fim do mundo (Mmateus 13.39-40) – (Mateus 13:47-49) – (2ª Pedro 3:1013). lugar. 20:7-10. Haverá paz na terra que antes não conheceu desde os primeiros habitantes.

30:9 . Resultado .ao pai: 1ª sam. 5:8 .morte de Cristo (Rom.8:7 . 5:21). 6:3). 4:16-17).tormento eterno (Mateus 25:46). 3:13).1ª Cor. Base .Sua conversão e aceitação de cristo (Jer.Nos ares (1ª Tess. mas o tal será salvo como que pelo fogo. JULGAMENTO DOS IMPIOS MORTOS.Resistencia a divindade . 14:2). Resultado .7 . JULGAMENTO DOS ANJOS CAIDOS.na cruz no monte calvário . Reservado para o juízo (2ª Pedro 2. 4:5 . Lugar . Tempo .JULGAMENTO DOS CRENTES.Mil anos depois da 1ª ressurreição (Apocalipse 20:5.Ano 30 A.Atos 17:31). Tempo . Lugar .Justificação do crente (1ª Pedro 2:24 – 2ª cor. Lucas 23:17 . 12:1) Ugar . Resultado . 7:14 . O JULGAMENTO DA INCREDULIDADE DOS JUDEUS.Lucas 14:14 .Ao filho. JULGAMENTO DAS NAÇÕES. Base . (1ª Cor.diante do trono branco .Recompensa ou detrimento. TEMPO .Vale de jeosafá (Joel 3:12 . JULGAMENTO DAS OBRAS DO CRENTE. 15:3-4).rande tribulação(Apoc.QUANDO O FILHO DOHOME VIER (Mateus 25:31-32).4).Jerusalém e arredores (Jeremias 33:7 .Ao espirito santo.Dan. Atos 7:51. Resultado . Lugar . Tempo .D.Zac. 13:14-15).Mateus 25.40).João19:17-18 Base .Daniel 12:1.2ª Timóteo 4:8). Reservados em prisão (Judas 6). Havemos de julgar os anjos (1ª cor.(Apocalipse 20:11) . Tempo guando Jesus vier (1ª Cor.A obra de cada um (1ª Cor. Lugar .

embora salvos na eternidade.A QUALQUER MOMENTO . Quanto as suas obras.(Isaías 14:12-15). É a terceira pessoa da Trindade Divina. Lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10). mas nenhum salvo deve viver de maneira errada. Esse é um julgamento especial só para filhos de Deus. Resultado . Caíste do céu . perguntar se quando o crente peca nada lhe acontece. Arrojado a terra .Base .Lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:15). É então cabível ao onteressado no estudo bíblico. que traga sobre si este julgamento.PENSAR .CASTIGO (1ª COR.EM QUALQUER PARTE DA TERRA. O que é uma pessoa? Os filósofos ensinam que é um ser que reúne três atributos: QUERER .Apocalipse 12:12-13). já estará salvo. já se realizou e não propriamente com os crentes. SIM. mas ali já será céu e quem estiver ali. O julgamento dos crentes. JULGAMENTO DO DIABO. As nossas vidas devem manifestar o amor e gratidão ao Senhor pela sua salvação e não o pecado que é uma ofensa contra Deus. Será que pode pecar impunimente? Ou haverá um JULGAMENTO DA CONDUTA DOS CRENTES . O QUE É O ESPIRITO SANTO? É uma pessoa. TEMPO . 5:5).(Apocalipse 20:12).Coisas escritas nos livros . e sim com Jesus Cristo na cruz do calvário. como já estudamos. BASE . porque de Deus não se zomba.ESTADO DE FILHO (HEBREUS 12:7).(1ª COR.(1ª PEDRO 4. LUGAR . podem sofrer muito aqui na terra.17). HÁ E JÁ COMEÇOU. LIÇÃO 18 O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO. 11:30-32) . Só para salvos. E os salvos. RESULTADO . A teologia acrescenta ainda: CONSCIENCIA PRÓPIA e DIREÇÃO PRÓPIA. elas serão julgadas no tribunal de Cristo. Não é para perdidos. .SENTIR.

Atos 2:1-4.Exodo 20:18. Contende: (Genesis 6. É onisciente 1ª cor. Fala (atos 10:19). Há provas disto? Sim.Mateus27:51-52. pessoa é um ser que reúne 5 atributos: QUERER PENSAR SENTIR CONSCIENCIA PRÓPIA DIREÇÃO PRÓPIA.Ele é Deus. No monte Sinai . 8:2 . Ensina (Lucas 12. O que o espirito santo não é: Não é uma influencia: não é um pombinho: não é uma língua de fogo (labaredas). Atos 5:3-4 . O espirito Santo apresenta as características de pessoa (atributos)? -SIM. A bíblia diz claramente que o Espirito santo é Deus? Sim.10.Em Jerusalém . 15:30 . Onde se caracterizou a manifestação de Deus. 2. Pode ser entristecido Efésios 4:30. Ele é onipresente: Salmos 139:7.verdade João 16:13 .Amor Rom. o pai.1 Cor.Assim. E do Espirito Santo? .12).3). 12:4-6. É eterno Hebreus 9:14.no dia da festa de pentecostes . E a do filho? -no monte calvário . Tem o mesmos atributos que o pai e o filho: Vida: Rom.é santo Efésios 1:13. Faz lembrar (João 14:26). Guia (João 16:13). O espirito santo é divino . .

Repetiu-se pela primeira vez em Samaria: atos 8:17. em Jerusalém. Repetiu-se pela segunda vez em Cesaréa: Atos 10:44-47.Lucas 24:49. as bênçãos daquele dia se repete? -Sim. somos batizado no Espirito santo. no momento em que o pastor diz: eu te batizo em nome do pai . automaticamente já se estar sendo batizado com o Espirito santo. 02 – Quando se aceita a Jesus. do filho.O batismo com o Espirito santo já se cumpriu e não é para os crentes de hoje. Então se repete também em nossos dias e com os crentes que crer nessa promessa? -sim. Ler Atos 2:39. Quem não é batizado com o Espirito Santo não é salvo? Romanos 8:9. e dai por diante foi senda dada pela fé aos que buscam orando. Fim Pr. e do espirito Santo. Repetiu-se pela terceira vez em Éfeso: Atos 19:1-7. 05 – É uma bênção de revestimento de poder realizada definitivamente no dia de pentecostes. Carlos Lessa APOSTILA DE CATECÚMENO . Será justo fazermos pouco caso dos crentes que não aprenderam esta doutrina nas outras igrejas? . Porque há igrejas que não creem no batismo com o espirito santo? . ter maior responsabilidade se saber trata-los.se cremos devemos ter maior compreensão e devemos por isso. Qual a afirmação bíblica correta? 01 . 04 – Batismo com o Espirito Santo é uma bênção que foi concedida inicialmente no dia de pentecostes.porque seus pastores não aprenderam e por isso não ensinam. 03 – Quando somos batizados nas águas.Pentecostes se repete? Isto é. Para que nos é dado o batismo com o Espirito Santo? Atos 1:7-8 .

Uma apostila criada com a finalidade de instruir os novos convertidos no desenvolvimento espiritual e no conhecimento da palavra de Deus. Igreja batista monte calvário .Catecúmeno. Adquirida com o pastor Darcy. “Conhecemos e prossigamos em conhecer o Senhor”. Oséias 6:3.