You are on page 1of 26

Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática

1

Compressores de Ar e Acessórios
O compressor de ar é o componente básico de qualquer sistema pneumático. O ar é comprimido em um sistema pneumático, de forma que possa ser usado para puxar, empurrar, realizar trabalho ou desenvolver potência. Quando o ar atmosférico entra no compressor, é comprimido pela máquina a uma pressão maior e descarregado então em um sistema de tubos. O ar comprimido pode ser usado para impulsionar motores a ar, martelos pneumáticos, ferramentas, e outros dispositivos a ar. A operação e a instalação dos compressores de ar e seus acessórios, bem como a seleção dos componentes do sistema pneumático são discutidas neste texto.

TIPOS GERAIS DE COMPRESSORES
Na indústria, usam-se dois tipos principais de compressores de ar. Dependendo da ação do fluido, são classificados: (1) tipo de deslocamento positivo, ou de pressão; (2) tipo de velocidade, ou dinâmico. 1 - Tipo de deslocamento positivo, ou de pressão No compressor do tipo de pressão, a ação característica é uma ação volumétrica ou de deslocamento. A pressão de fluido é desenvolvida inicialmente por uma ação de deslocamento. A construção geral dos compressores de deslocamento positivo pode ser dividida em dois grupos, segundo o movimento das peças mecânicas: (a) reciprocação; (b) rotativo.

(a) Compressores de reciprocação - A bomba de bicicleta é um exemplo simples de compressor de reciprocação (figura 1). Como ilustrado pelo diagrama, esta máquina simples incluí cilindro, pistão, copo de vedação de couro, haste de pistão, cabo, e válvula de retenção. Se o pistão estiver na parte superior de seu curso, o ar atmosférico no cilindro será comprimido quando o cabo for empurrado para baixo. Quando o ar no cilindro atingir uma pressão levemente maior que a pressão na linha ligada à bomba, a válvula de retenção se abrirá e o ar será descarregado do cilindro. Quando o pistão atingir a base do cilindro, a válvula de retenção se fechará. Quando o pistão for puxado para cima novamente, para a parte superior do curso empurrado para baixo o copo de vedação de couro flexível que deixará o ar atmosférico penetrar no cilindro. Quando o pistão empurrado para baixo, o corpo de vedação atuará como uma válvula de retenção, vedando o
Compressores

Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática

2

espaço entre o cilindro e o pistão.

Figura 1. Diagrama ilustrando a construção básica de uma bomba de bicicleta, como exemplo de um compressor de ar de reciprocação.

O movimento para cima e para baixo do pistão é um de movimento de reciprocação. Uma bomba a vácuo é um compressor que opera com uma pressão de entrada menor que a pressão atmosférica, e com uma pressão de descarga próxima da pressão atmosférica ou maior. A figura 2 ilustra um compressor típico de deslocamento positivo de reciprocacão. O virabrequim pode ser movido por um motor elétrico ou por um motor a explosão. O movimento do virabrequim é transmitido pela haste de ligação à cruzeta, que se move para frente e para trás. A cruzeta também é ligada a uma extremidade da haste do pistão, sendo a outra ligada ao pistão. Assim, o pistão se move para frente e para trás no cilindro. As válvulas no cilindro controlam o fluxo de ar através do cilindro. O ar é aquecido pelo calor do compressor. Como indicado pelo diagrama, a água circula por meio de camisas hidráulicas que circundam o cilindro, resfriando o ar. As camisas hidráulicas usadas em compressores são similares às encontradas nos motores de automóveis. Como apresentado pela figura 2, o compressor apóia-se sobre uma base, e o cárter requer óleo para a operação normal. O ar atmosférico é admitido através da válvula de sucção, e deixa o compressor através da válvula de descarga. Essa máquina (veja a figura 2) é chamada compressor “horizontal”, já que o pistão se move num sentido horizontal. O termo compressor de “um só estágio” indica que o aumento de pressão ocorre somente em um cilindro. Em um compressor de “dois estágios”, o ar passa primeiro através de um cilindro e, depois, através de um segundo cilindro, ocorrendo uma elevação de pressão em cada
Compressores

Como mostra a figura 2a. Principio de funcionamento compressor reciprocação. Compressores . Ao inverter-se o sentido de movimentação do pistão. Vários tipos de compressores de reciprocação estão em uso. e o compressor pode ser movido por um motor elétrico. na etapa de admissão o pistão se movimenta em sentido contrário ao cabeçote. Figura 2a. fazendo com que haja uma tendência de depressão no interior do cilindro que propicia a abertura da válvula de sucção. um motor de combustão interna. um motor diesel. ou uma turbina a vapor. Uma ligação de transmissão direta entre o eixo rotativo do compressor e o eixo rotativo da unidade motora é freqüentemente usada. a válvula de sucção se fecha e o gás é comprimido até que a pressão interna do cilindro seja suficiente para promover a abertura da válvula de descarga. 0 gás é então aspirado. Vista em corte de um típico compressor de ar de reciprocação em corte de um típico compressor de ar de reciprocação. Isso caracteriza a etapa de compressão. Dois ou mais pistões podem ser movidos pelo mesmo virabrequim. entretanto. Figura 2.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 3 cilindro. um motor a vapor. são possíveis transmissões por correia e por polia.

Novamente observando a figura 3. faz com que a pressão no interior do cilindro não caia instantaneamente quando se inicia o curso de retorno. O gás penetra pela abertura de sucção (entrada) e ocupa os espaços definidos entre as palhetas e a carcaça.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 4 Quando a válvula de descarga se abre. Quando o tambor gira. A variação do volume contido entre duas palhetas vizinhas. O elemento rotativo. em que as duas válvulas estão bloqueadas e o pistão se movimenta em sentido inverso ao do cabeçote. uma relação de compressão interna fixa para a máquina. a movimentação do pistão faz com que o gás seja expulso do interior do cilindro. Quando o ar entra. compreendido entre o cabeçote e o pistão no ponto final do deslocamento desse. desde o fim da admissão até o início da descarga. Nesse momento. se denomina etapa de expansão. no entanto. podemos notar que. Assim. e precede a etapa de admissão de um novo ciclo. as palhetas deslocam-se radialmente sob a ação da força centrífuga e se mantêm em contato com o invólucro (carcaça).O compressor do tipo de lâmina deslizante (figura 3) é uma máquina do tipo de deslocamento positivo rotativo. a pressão do gás no momento em que é aberta a comunicação com a descarga poderá ser diferente da pressão reinante nessa região. a válvula de descarga se fecha. O equilíbrio é. Compressor rotativo . é descentralizado com relação ao invólucro ou estojo. mas a de admissão só se abrirá quando a pressão interna cair o suficiente para que a válvula de admissão possa abrir. que nem todo o gás anteriormente comprimido é expulso do cilindro. Essa situação corresponde à etapa de descarga e dura até que o pistão encerre o seu movimento no sentido do cabeçote. em função da natureza do gás e das trocas térmicas. sendo levado então para o orifício de descarga. Vista em corte de um compressor de ar rotativo de laminas deslizantes e o sistema de montagem das laminas deslizantes (palhetas). Essa etapa. os Figura 3. devido à excentricidade do rotor e às posições das aberturas de sucção e descarga. define. quase instantaneamente atingido e o gás descarregado no sistema de Compressores . com suas lâminas deslizantes. porém. fica preso entre as lâminas (que se apóiam no interior do invólucro). A existência de um espaço morto ou volume morto. Ocorre. espaços constituídos entre as palhetas e a carcaça vão se reduzindo de modo a provocar a compressão progressiva do gás.

Tipo de velocidade. essa máquina é chamada de compressor de quatro estágios. No compressor do tipo de velocidade. e a ação é repetida. em vez de lâminas. O aumento total de pressão do ar é o resultado dos aumentos de pressão nos quatro estágios separados. é jogado para fora. O compressor centrífugo (figura 5) e o compressor de fluxo axial (figura 6) são exemplos de compressores do tipo dinâmico . o ar entra no impulsor de primeiro estágio próximo ao eixo. Compressores . ou jito. e giram em sentido oposto. Ilustração de um compressor de ar rotativo de lóbulos. ou dinâmico. mantém a relação adequada entre os lóbulos. Cada impulsor é um elemento circular. Engrenagens reguladoras. localizadas em um dos extremos de cada eixo paralelo.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 5 distribuição. se intensificando a pressão em cada estágio. do mesmo modo (figura 4). com aletas. a pressão é intensificada ou aumentada de uma dada quantidade. a ação entre o ar uma peça mecânica envolve uma variação apreciável na velocidade do fluido. e levado do orifício de entrada para o de saída. Os dois lóbulos são montados em eixos paralelos. O ar que deixa a primeiro impulsor entra então no segundo. Na operação real. ou dinâmico. O ar é puxado para os espaços entre os lóbulos e o invólucro. Outro tipo de compressor rotativo usa lóbulos que quer dizer extremidades arredondadas. Figura 4. A alta velocidade do ar de um impulso é reduzida quando a pressão do ar aumenta. No compressor centrífugo (veja figura 5). e deixa o diâmetro extremo do impulsor em alta velocidade. Em cada impulsor. existem quatro impulsores. ou estágio.

Vista em corte de um compressor de ar centrífugo.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 6 Figura 5. Fluxo de ar em um compressor centrífugo. Compressores . Figura 5a.

Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 7 Figura 5b. Entre cada fileira de aletas rotativas. Figura 6. Compressores . a medida que se desloca da entrada (sucção) para a saída. o componente básico é um elemento rotativo com aletas. o ar é expelido pelas aletas ao longo do eixo do compressor. ou seja. o que explica o termo compressor de “fluxo axial”. há uma diminuição na área entre as aletas o que ocasiona o aumento de pressão. estão presas à camisa (carcaça) aletas de deflexão estacionárias. O movimento geral do ar é paralelo ao eixo. No compressor de fluxo axial (veja figura 6). Ilustração de um compressor de ar de fluido axial. Corte de um compressor centrífugo.

Resumindo. os de palhetas. aquecendo o mínimo possível e com menor esforço.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 8 Os compressores de maior uso na indústria são os alternativos. sua eficiência é de 72%. os centrífugos e os axiais. Portanto. Eficiência Adiabática: Indica a quantidade de energia que o compressor perde em forma de calor para produzir potência. Um compressor com 100% de eficiência adiabática irá utilizar toda a energia necessária para comprimir o ar. Um compressor com 45% de eficiência deverá ter o dobro do tamanho. Alternativos Volumétricos Rotativos Compressores Centrífugos Dinâmicos Axiais Palhetas Parafusos Lóbulos (Roots) Eficiência de compressores de ar Podemos dizer que um compressor eficiente é aquele que desloca maior quantidade de ar. Tabela 1 – Classificação dos compressores de ar. é aquele que possui melhor eficiência volumétrica e adiabática (ou térmica). mas apenas 7. Num quadro geral. se um compressor tem capacidade de 10 litros de ar de deslocamento. Compressores . essas espécies podem ser assim classificadas. para deslocar o dobro de ar e se comparar ao mesmo volume deslocado por um outro compressor de 90% de eficiência. Por exemplo.2 litros são deslocados. Eficiência Volumétrica: Indica o quanto de ar que o compressor consegue comprimir e quanto é perdido através de vazamentos. os de parafusos. sem aquecer o conjunto ou o próprio ar. de acordo com o principio conceptivo. os de lóbulos. um compressor eficiente deve ter alta eficiência volumétrica para minimizar o seu tamanho e alta eficiência adiabática para maximizar a quantidade de ar comprimido pela unidade.

o planejamento da distribuição da tubulação de distribuição ao longo da linha de trabalho. devem ser protegidos contra corpos estranhos. e o concreto deve ser mantido úmido durante esse período. No comprimento e na largura do alicerce devem ser colocados tirantes de aço reforçado para aumentar sua resistência. o que significa uma parte de cimento Portland. A ação de vibração dos compressores de reciprocação deve ser absorvida pelo alicerce. Deve ser adicionada somente a água necessária para urna mistura plástica consistente. já que este tipo de localização é mais conveniente à operação e manutenção. A areia e o cimento devem ser completamente misturados antes de se adicionar a brita. Quando os compressores são localizados em lugares como elevadores de grãos e moinhos de cereais. é mais vantajoso situa-1os em uma única área. Muitos compressores pesam mais de uma tonelada. No caso de se necessitar de vários compressores. Localização O compressor deve ser localizado em área acessível. As portas da sala em que fica o compressor devem ser grandes o bastante para que qualquer peça do mesmo seja transportada sem prejudicar qualquer trecho do invólucro. Outra mistura recomendada é uma parte de cimento Portland para quatro partes de cascalho lavado limpo. Compressores . Consideráveis inconveniências e gastos extras de manutenção podem ser evitados se for planejando cuidadosamente a localização e instalação do compressor. devem ser considerados diversos fatores. O alicerce deve ser curado por no mínimo urna semana antes que o compressor seja instalado. e o peso normalmente é muito concentrado. caso não haja impurezas em excesso na atmosfera. Os alicerces feitos de concreto são positivamente preferíveis aos feitos de outros materiais. bem como. O alicerce deve ser construído com urna mistura de concreto com relação 1:2:5. Deve também ser bem ventilada. duas de areia e cinco de brita. os fabricantes de compressores fornecem desenhos que mostram as dimensões adequadas e as características da área da base de um bom subsolo para alicerce. Freqüentemente. Instalação O alicerce ou fundação de um compressor deve ser sólido. A área que abriga o compressor deve ser limpa e bem iluminada. mas numa área que possa ser vedada a pessoas que não estejam vinculadas à operação e manutenção do compressor.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 9 LOCALIZAQAO E INSTALAÇÃO DO COMPRESSOR Antes de se instalar um compressor.

como vapores químicos. e partículas de areia ou escória. e a abertura da tomada deve estar localizada em um ponto fresco. As luvas de aço permanecem no alicerce. pode ser feito um gabarito para manter as cavilhas de alicerce em posição. Após a cura completa da argamassa. Recomenda se uma distância de 8 a 10 pés acima d nível do solo. deverão ser instalados tirantes de ligação verticais para unir um ao outro. e as cavilhas de alicerce podem ser colocadas nestas. a caixa e os calços deveram ser removidos. Quando as formas para o alicerce forem feitas. O compressor não deve ser acionado antes que o alicerce esteja defineitvamente e firmemente assentado Tomada de ar – A tomada de ar para o compressor e um componente importante. O filtro deve reter as impurezas. Os buracos deveram ser preenchidos e a argamassa rasada.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 10 As cavilhas do alicerce devem ser colocadas antes de se derramar o concreto. Sepossível o ar deve ser trazido do exterior do edifício. ou papel usado. Uma luva de aço. e deve se colocar uma estopa ou u material similar em cada luva antes de se lançar o concreto. Logo que a argamassa tenha curado suficientemente. Compressores . Se o coxim e o alicerce não forem lançados ao esmo tempo. pode ser necessário uma profundidade de três ou mais pés. pó de farinhas. pode ser colocada em torno de cada cavilha. será extremamente indispensável um filtro para a abertura da tomada.Um sólido alicerce as vezes necessita de um coxim e pilares em lugares em que acha umidade acentuada ou um subsolo pobre. e misturadas totalmente com água uma consistência que possa ser lançada e trabalhada abaixo do leito da máquina. Uma vez que a umidade é extremamente prejudicial ao sistema pneumático. a abertura da tomada não deve etsar próxiama fonte de umidade. e deve ser equipado com abas para o abrigo de chuva. o que ajuda a localizar as cavilhas quando o concreto é 1ançado. Em torno do alicerce deve ser construída uma caixa de madeira ou de argila. O espaçamento correto dessas cavilhas pode ser obtido pelas plantas da máquina. para evitar o entupimento da tomada por folhas. Se a abertura da tomada d computador estiver localizada num local em que as fabricas desprendem uma considerável impureza para o ar. Após o endurecimento do concreto. A abertura de entrada deve ser localizada numa distância suficientemente acima do nível do solo. entulhos. fumaça. ou podem ser medidos diretamente no leito do compressor. O gabarito pode ser feito de tabuas. O alicerce deve ser colocado bem abaixo do nível de penetração geada. A estopa pode ser removida após a cura do concreto. e a máquina preparada para a montagem de compressor. se possível. A argamassa deve ser preparada com uma mistura contendo parte de cimento Protland para duas partes de areia grossa limpa. consistindo de cerca de 3 a 4 polegadas de tubo. calços para suportar o leito da máquina acima do alicerce. Podem ser utilizados temporariamente. As cavilhas de alicerce não devem se fundir solidamente ao concreto. as porcas da cavilhas de alicerce devem ser apertadas. à sombra.os gabaritos de cavilhas devem ser removidos.

que poderia causar danos ao compressor.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 11 Deve se tomar precauções para impedir a entrada de impurezas nos tubos de entrada de ar para o compressor. causando danos por todo o sistema. A tomada de ar pode ser feita de concreto lançado. Pós-esfriador . pistões e paredes do cilindro do compressor. e passarão também através dos tubos de ar comprimido. estas terrão efeito prejudicial sobre as válvulas. estes devem estar livres de incrustações e ferrugem. Se forem usados canos. deve ser passado uma solução na superfície deste para evitar a pulverização. Compressores . Uma recomendação é a de que o diâmetro do ducto de tornada deve exceder o diâmetro da abertura de entrada do compressor de uma polegada para cada 10 pés de comprimento. Caso seja usado concreto. Figura 7. Os tubos de tomada de ar devem ser feitos de materiais de longa duração (figura 7). A junta entre o ducto de tomada de ar e o compressor não deve permitir o escapamento de ar isso evita a captação de poeira que algumas vezes acumula se no chão. É aconselhável também que os ductos de tomada sejam suficientemente grandes.Um sistema que possua somente um receptor pode ter problemas com umidade nos tubos de distribuição além do receptor (figura 8). Se forem aspiradas impurezas para o compressor. Um método satisfatório para evitar dificuldades com a umidade é remover esta imediatamente após a compressão. Diagrama apresentando a tomada de ar para um compressor de ar.

Diagrama ilustrando a função de um pós-esfriador em um sistema. contendo um grupo de tubos. Diagrama ilustrando um arranjo de compressor e receptor de ar. para resfriar o ar comprimido a uma temperatura próxima à da entrada. A figura 11 apresenta o diagrama de um compressor com um pós-resfriador e um receptor. São construídos normalmente de chapas de aço. O pós-refriador deve ser colocado próximo ao compressor. O pós-resfriador deve ser instalado interiormente. Esse tipo de pós-resfriador é ilustrado na figura 10. se usa água para o resfriamento. Assim a umidade no ar comprimido condensada.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 12 Figura 8. pois a água que passa pelo separador pode cair no receptor. e antes do receptor. Figura 9. em torno do tubo flui água refrigerada. Compressores . Normalmente. separador de água e receptor. pós-esfriador. é removida então pelo separador de água. diversos tipos de pós-resfriadores estão em uso. A figura 9 ilustra um arranjo de compressor. Atualmente. No diagrama uma camisa hidráulica refrigerante envolve o de tubo de ar. para evitar congelamento.

Receptores de ar . O receptor de ar amortece as pulsações criadas pela descarga intermitente de ar pelo compressor. de nenhuma a uma demanda muito alta. perturbando operários próximos. e podem ser bastante ruidosas.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 13 Figura 10. As pulsações podem danificar o sistema de ar comprimido. podem formar-se ondas de pressão. Além disso. Na figura 8. por exemplo. e proporciona uma capacidade de ar de Compressores . às vezes. pós-esfriador e receptor. a compressor de ar é movido por um motor elétrico ou à explosão. Figura 11. O ar atmosférico entra no compressor. É necessário. e uma máquinaferramenta demandar temporariamente 120 pés cúbicos de ar por minuto para a operação adequada. uma ação similar à maneira na qual ondas de pressão sonoras são criadas nos tubos de um órgão. Os compressores de reciprocação distribuem um fluxo pulsante. um “receptor de ar” ou tanque de armazenamento para o ar comprimido. portanto. a receptor de ar é colocado na tubulação de descarga do compressor de ar.Corte de um pós-esfriador.Na figura 8. e sai deste então no ponto A a alta pressão. o compressor de ar não será capaz de satisfazer a demanda temporária de ar. Diagrama ilustrando um arranjo típico de compressor. a demanda de ar comprimido pode variar amplamente. Após a instalação do compressor é importante ligar um sistema de distribuição adequado da abertura de descarga do compressor para as máquinas-ferramenta ou cilindros onde o trabalho deve ser realizado. o fluxo de ar de uma bomba de bicicleta pulsa. Se um compressor de ar distribuir 100 pés cúbicos de ar por minuto. Quando essas pulsações ocorrem somente em um trecho da tubulação.

diminui-se as flutuações de pressão no fornecimento de ar no ponta de uso. O ar atmosférico que entra em um compressor normalmente contém algum vapor de água. para garantir a construção segura desses recipientes. próximo do compressor. Se a pressão de armazenamento começar a exceder a pressão máxima de segurança.. e a temperatura também poderá cair. o compressor é montado diretamente acima do tanque de armazenamento em unidades compressoras usadas para fornecer ar para pneus de automóveis em postos de serviço. A maioria das instalações de ar comprimido é envolvida a ar comprimido usado intermitentemente. e muitos estados incorporaram o código em suas leis que regem a operação segura de receptores de ar.E estabeleceu um código para a classificação das válvulas de segurança.M.. contendo ainda vapor de água.E. válvula ou outro componente.M. O tamanho do receptor determina as demandas de pico que podem ser satisfeitas. Só se deve instalar um receptor de ar ou tanque de armazenamento quando este é aprovado.M. Muitos locais baixaram leis que seguem a código da A. melhoram a operação de todo o sistema.S. A pressão poderá cair quando o ar passar por uma máquina-ferramenta. A maioria dos receptores de ar conta com válvulas de segurança. Umidade . Normalmente. Um recipiente de armazenagem relativamente grande para ar comprimido apresenta um problema de segurança. o ar comprimido que contém vapor d’água pode sofrer várias mudanças. Assim. a A. O ar atmosférico contém certa quantidade de umidade. períodos de pico usam causam uma maior demanda que o compressor pode atender. em geral. o vapor ee água no ar é condensado a um líquido perceptível ou gotas de água.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 14 reserva para operações de máquinas-ferramenta. se possível. Nos Estados Unidos. A válvula é ajustada a urna pressão máxima de segurança.S. O receptor de ar ou tanque de armazenamento deve ser colocado. Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos. Quando o ar atmosférico é resfriado ao chamado “ponto de orvalho”. O ar é comprimido então. Um receptor sub-dimensionado limita o fornecimento de ar.S. Após deixar o compressor.Várias experiências podem provar que o ar atmosférico normal não é completamente seco. Os receptores são fornecidos também com manômetros. A A. Há risco no uso de receptores de ar inadequadamente construídos. o Compressores . a válvula de segurança abrirá e aliviará a pressão excessiva. Reduzindo-se a trecho de encanamento entre o compressor e o receptor. A umidade esta na forma de vapor de água transparente e invisível. não pode haver risco no uso de um receptor super-dimensionado. Os grandes receptores.E. estabeleceu um código e padrões para a construção aceitável e aprovada de recipientes de pressão usados para receptores de ar. aberturas de acesso e suportes para montagem vertical.

Compressores . dreno e válvulas adequados na base do receptor. para remover a água líquida que coletar. O óleo lubrificante poderá ser lavado. Gotas de água podem acumular-se em pontos baixos numa linha sob condições particulares de fluxo. portanto. as gotas de água ricocheteiam no interior dos tubos de distribuição.Ilustração da colocação de um tanque de pulso no lado de descarga do compressor. Figura 12. válvulas. além da criação de uma perturbação ruidosa. É necessário. o que pode resultar em um dispendioso trabalho de manutenção. e outros componentes. resultando em um efeito de “martelo de água”. A umidade freqüentemente condensa-se no receptor. O diagrama da Figura 8 apresenta um arranjo típico de compressor. A presença de água ou umidade em um sistema pneumático é inconveniente. por exemplo. A umidade um problema real. as etapas devem ser cumpridas. A água condensada move-se ao longo dos tubos para as máquinas-ferramenta. e a falta de lubrificação adequada poderá ocasionar desgaste excessivo. Em alguns casos. A umidade congelada pode interferir na operação adequada de várias ferramentas e componentes. Durante certas condições de fluxo.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 15 vapor d’água pode ser condensado. Figura 13. Diagrama ilustrando uma localização incorreta para a válvula de parada. a temperatura pode cair o bastante para a umidade congelar. A operação intermitente de uma linha de pressão. Não é prático eliminar o vapor de água antes de o ar ser comprimido. podem causar expansão (aquecimento) e contração (resfriamento) suficientes para as juntas vazarem. para evitar inconvenientes em razão da condensação. em ferramentas pneumáticas. O líquido ou gotas de água nos tubos podem também causar outros inconvenientes. Assim. As gotas de água podem fazer a linha ficar quente em um dado instante e frio em outro. juntamente com mudanças de temperatura.o gelo pode obstruir as pequenas aberturas de válvulas e outras passagens. que pode danificar o tubo e os encaixes.

A figura 15 também mostra um local adequado para a válvula de segurança. o compressor poderá criar uma pressão perigosamente alta. A ação adequada da válvula de segurança pode ser bloqueada pela válvula de parada. Se a válvula de parada for fechada enquanto o compressor estiver funcionando. como ilustrado pela figura 12. para evitar pulsos de pressão. Compressores . e a válvula de segurança não poderá proporcionar qualquer proteção ao sitema. estes poderão ser reduzidos às vezes instalando-se um tanque ou tambor próximo à descarga do compressor.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 16 Tubulação de descarga de ar . A figura 14 mostra um local adequado para a válvula de segurança. pois a pressão do ar na descarga do compressor não poderá atingir a válvula de segurança onde poderia ser descarregada corretamente. Válvulas de segurança .O tamanho do ducto na descarga do compressor deve ser menor que o tamanho do ducto na saída do compressor. A figura 13 mostra uma válvula de parada localizada incorretamente. Se surgirem pulsos de pressão. Figura 14. isto é. se a válvula de parada estiver fechada e o compressor estiver funcionando. O tanque ou tambor de pulso atua como uma almofada para evitar a transmissão de pulso de pressão ao longo dos tubos. Diagrama ilustrando o posicionamento correto de uma válvula de de parada para operação em segurança. Deve-se tomar cuidado para evitar qualquer interferência na ação adequada da válvula de segurança. Neste caso. não poderá agir adequadamente.Uma válvula de segurança no receptor de ar protege o sistema de distribuição de ar. a válvula de segurança poderá aliviar a pressão se esta tornar-se perigosamente alta. A válvula de parada colocada entre o compressor de ar e a válvula de segurança. O ducto de descarga que conduz ao receptor deve ser tão pequeno e reto quanto possível. Os pulsos de pressão ocorrem com freqüência quando se usam tubos longos.

Nessas instruções. A água refrigerante deve ser ligada antes de o compressor ser acionado.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 17 Figura 14. Outros passos. as recomendações dos fabricantes devem ser seguidas na operação do compressor. são feitas recomendações quanto à lubrificação. entretanto. como um tipo para o cárter e mancais e outro para o cilindro do compressor. Os lubrificantes devem ser adquiridos dos de revendedores que garantam este corno satisfatório ao serviço desejado. é importante que um fornecimento adequado de água refrigerante seja levado ao pós-esfriadores e as camisas hidráulicas do compressor. operação e cuidados com o compressor. Diagrama ilustrando outra maneira correta de montagem da válvula de segurança e de parada OPERAÇÃO DOS COMPRESSORES Na maioria dos casos. econômica e eficiente do equipamento. É importante usar óleo limpo de boa qualidade. Da mesma forma. O fabricante do compressor fornece instruções para a instalação. e tais recomendações daevem ser seguidas. A água refrigerante tem importância similar numa unidade de compressão. Resfriamento de água Para a operação adequada. Cada compressor de ar requer um sistema de 1ubrificação. É bem conhecida a importância da água refrigerante no sistema resfriador do motor de automóvel. assim como em sua instalação. Um compressor pode exigir diferentes tipos de óleo. podem ser efetuados para proporcionar uma operação mais segura. Lubrificação A 1ubrificação adequada é essencial à operação adequada do motor de um automóvel. Compressores . a 1ubrificação adequada importante para na operação de um compressor de ar.

A tornada de ar deve ser limpa de qualquer corpo estranho. Devem ser feitos exames para verificar se: (1) não há peças frouxas. Após um cuidadoso período de interrupção. Todos os mancais.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 18 Acionamento de um novo compressor Antes de acionar um compressor novo recém-instalado. e (5) os vários ajustes. INSTALAÇÕES DE AR COMPRIMIDO O propósito principal de uma instalação de ar comprimido é fornecer ar comprimido (sobre pressão) na pressão adequada e na quantidade justa para o funcionamento eficiente de máquinasferramenta e outras máquinas pneumáticas. pontos de lubrificação e reservatórios devem ser cheios com o tipo de óleo adequado. e religando então a tubulação de óleo. deve ser verificado um certo número de itens. (4) há água refrigerante adequada. Deve-se tomar cuidado no planejamento e seleção de Compressores . estão corretos. A tomada de ar do compressor deve ser examinada para certificar-se de que todas as peças estão no lugar. O cárter deve ser cuidadosamente limpo e enchido até o nível recomendado com o tipo adequado de óleo. As recomendações do fabricante devem ser seguidas. (3) os mancais não estão’ superaquecendo-se. para evitar que suas partículas penetrem junto com o ar que entra. Isto pode ser feito primeiro desligando-se temporariamente a tubulação de óleo no ponto de lubrificação do cilindro. Os manuais de instruções do fabricante devem ser sempre consultados antes de tentar acionar o novo compressor. A água refrigerante deve ser ligada e examinada para certificar-se de que a circulação é adequada. operando o lubrificador até que o óleo seja lançado para fora. e a potência motora deve ser aplicada somente em pequenos intervalos. Urna verificação deve ser feita para certificar-se de que a lubrificação do cilindro começará tão logo a máquina seja acionada. (2) há lubrificação está adequada. como das vedações pistão-haste. Não se deve usar estopa de algodão na limpeza. como pó e partículas de ferrugem. as operações normais podem ser iniciadas. A máquina deve ser operada primeiro sem qualquer carga de ar no lado de descarga. O compressor deve ser girado várias vezes manualmente para certificar-se de que todas as peças de operação estão livres.

onde a portabilidade é importante. O compressor. as válvulas de entrada do compressor são mantidas abertas mecanicamente durante os cursos de sucção e compressão. Em um outro sistema (como nos sistemas movidos por motores a vapor. assim. para satisfazer a demanda. para reduzir ou interromper a distribuição do ar. o piloto agirá. e instalações similares. garagens. oficinas de máquinas pequenas.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 19 componentes para a instalação de ar comprimido. oficinas de pintura. Em um tipo de sistema regulador. A potência do compressor normalmente é de 20 HP. não há compressão de ar no cilindro. Vários tipos de dispositivos reguladores podem ser usados para controlar a distribuição de ar. Os compressores tipo unidade são comumente encontrados em postos de serviço. Em outro tipo de sistema. é montada sobre um tanque de armazenagem ou receptor de ar. Um sistema de controle pode ser acionado por um dispositivo ou piloto sensível à pressão. o ar comprimido é necessário em quantidades variáveis. Reguladores ou controles do compressor Normalmente. Embora os compressores de ar portáteis sejam usados com mais freqüência em serviços de construção. Compressores tipo unidade Um compressor de ar tipo unidade é normalmente construído com todos os componentes necessários para colocar a máquina em operação. o piloto agirá. podem ser muito úteis em aplicações internas da instalação. um regulador ou controlador de pressão no compressor pode ser concebido para variar a distribuição de ar do compressor. um controle de resfriamento. obtendo assim todos os benefícios do ar comprimido e evitando dificuldades na operação dos componentes e de todo o sistema. uma válvula é utilizada para fechar o ducto de tomada completamente. isso evita que o ar entre no compressor. um sistema de 1ubrificação. a velocidade do compressor é variada. A instalação inclui um compressor de ar. diesel e gasolina). Se a pressão do ar tornar-se muito baixa. um sistema regulador de pressão e um sistema de partida. que. motor e acessórios são montados em uma base. ou menor. Compressores de ar portáteis Um componente de ar portátil é uma instalação de ar comprimido autônoma montada em um chassi para pronto funcionamento. outros componentes de comando. de acordo com as variações de pressão percebidas Compressores . para restaurar ou aumentar ou aumentar a pressão. A maioria dos compressores desse tipo é refrigerada a ar. Se a pressão do ar tomar-se muito alta. por sua vez.

é aconselhável estudar as várias exigências especificas de instalação. Talvez seja necessário diferentes faixas de pressão. Quais são as exigências de ar. PLANEJAMENTO DE UMA INSTALAÇÃO A AR COMPRIMIDO A instalação de ar comprimido inclui um ou mais compressores (incluindo o motor para impulsão). Os tamanhos padrões dos Compressores . filtro de tomada de ar. pós-esfriador. podem ser mantidos em funcionamento grandes compressores. utiliza-se urna chave acionada a pressão. Necessidades de emergência e o possível efeito de fornecimento inadequado de ar também devem ser considerados. mas exigem grande fornecimento de ar quando operam. Muitos dos dispositivos pneumáticos de uma instalação operam quase que continuamente. Que proteção automática deve ser providenciada para a solicitação não atendida? 4. de ar comprimido. Uma vez estabelecidas as exigências de uma instalação de ar comprimido. ou necessidades. para fechar o circuito do motor. comandos. Antes de considerar os detalhes de uma instalação (uma nova instalação ou uma expansão de uma já existente). A relação entre custo de operação e custo original deve ser considerada. enquanto outros grupos requerem uma pressão diferente. e um sistema de distribuição para levar o ar comprimido aos vários pontos de utilização. Qual é a capacidade do equipamento de fornecimento de ar atual? Este fornecimento de ar pode ser expandido ou está sendo utilizado em sua capacidade plena? 5. Devem ser considerados os seguintes pontos: 1. a quantidade de ar necessária. Pequenos compressores podem ser fechados com uma ação automática de partidaparada. tubos de interligação co encaixes e acessórios. e quais serão as exigências de uma possível expansão futura? 2.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 20 pelo piloto. de quantidade de pressão. vários fabricantes poderão fornecer informações a respeito do equipamento disponível. Enquanto o ar está sendo distribuído. receptor de ar. Quais são as exigências atuais. para a instalação durante operações normais? O intervalo de tempo em que as ferramentas e máquinas funcionarão. pois certos tipos de ferramentas pneumáticas requerem uma pressão de 90 libras por polegada quadrada. manométrica. outros funcionam intermitentemente. e a pressão exigida deverão ser considerados. 3.

Em um compressor a motor. As especificações típicas para um dado compressor de ar podem ser lidas como se segue: rotação nominal do eixo. A eficiência volumétrica é definida como a razão entre a capacidade real do compressor e o deslocamento do pistão. montado sobre um tanque de armazenamento e movido por um motor elétrico podem ser as seguintes: Compressores . Normalmente. e a temperatura do ar podem variar em lugares diferentes. por exemplo. Para ser preciso. Rotação nominal da máquina refere-se normalmente ao funcionamento. distribuição real de ar. Capacidade real é a quantidade de gás ou ar realmente comprimida e distribuída ao sistema de descarga numa dada rotação nominal da máquina sob condições especificas de pressão. Desde a altitude. o deslocamento do pistão é dado em cfm (pés cúbicos por minuto). por exemplo. este termo é normalmente expresso em percentagem. a rotação nominal ou mais eficiente do eixo do compressor é normalmente expressa como 250 rpm (rotações por minuto). deslocamento do pistão. O ar livre pode ser aplicado ao deslocamento ou capacidade como uma medida de volume. Essas especificações indicam que o compressor de ar pode distribuir 1 330 cfm de “ar livre” quando a temperatura e a pressão do ar que circunda a tomada de ar forem 60 0F (15. SELEÇÃO DO COMPRESSOR A seleção do compressor um problema na consideração dos tipos de compressores disponíveis.55 0C) e 14. à melhor rotação ou rotação nominal do eixo do compressor. a pressão barométrica. 1 330 cfm. Como outro exemplo típico. do número de compressores necessários. 1 550 cfm. 280 rpm.7 psi absoluta. e da localização dos compressores. ou 86 por cento. as especificações de um compressor de ar de dois estágios encontrado comercialmente. Em compressores de reciprocação. as condições do ar livre devem ser especificadas. O ar livre é definido como o ar em condições atmosféricas em um lugar especifico. o deslocamento do pistão é definido como o volume bruto realmente deslocado pelo pistão a uma rotação nominal especifica. No exemplo anterior. Os termos comumente usados devem primeiro ser definidos. podem ser obtidos de fabricantes e fornecedores de equipamentos. respectivamente. o termo “ar livre” não indica ar sob idênticas condições. a eficiência volumétrica é (1 330/1 550) X 100.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 21 compressores e seus custos correspondentes.

O compressor de ar do tipo dinâmico é mais satisfatório onde pressões de ar relativamente de baixas e altas capacidades forem necessárias para a operação eficiente. pressão de descarga máxima = 1 75 psi manométrica. Pressão de entrada (PSI manométrica) 90 90 90 90 90 80 80-90 80-90 Taxa de ar (cfm de ar livre) 50 53 39 40-50 95 340 1 8 Ferramentas Esmeris. A especificação de abertura e curso indica que o diâmetro do pistão do primeiro estágio é de 6 polegadas. Exigências de ar para ferramentas Pneumáticas. uma tonelada Pistola de Pintura Já que a seleção de um compressor satisfatório é em grande parte determinada pelas exigências de pressão e capacidade. coxim de 9 pol Martelo desincrustador. um compressor capaz de urna pressão de descarga manométrica maior que 90 psi deverá ser selecionado. volume do tanque de armazenagem = 80 galões. abertura e curso = 6 X 3½ X 23/4. que o diâmetro do pistão do segundo estágio é de 3½ polegadas. bocal de D 1/2 pol Guindaste. rotativa. deve-se considerar previamente os tipos de máquinas e máquinasferramenta que deverão ser ligadas à linha de distribuição de ar. e que o comprimento do curso para cada estágio é de 23/4 polegadas. para suportar a queda do pressão no sistema entre a descarga do compressor e a entrada Compressores . discos de 6 e 8 pol Lixadeira.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 22 deslocamento do pistão = 67. potência do motor = 15 HP.5 cfm. rotação nominal do eixo = 1 450 rpm. Se tiverem que ser utilizadas ferramentas pneumáticas que exijam uma pressão manométrica do 90 psi na entrada da ferramenta. Os compressores de deslocamento positivo são usados geralmente quando forem necessárias capacidades relativamente baixas e altas pressões de ar. pesado broca de encaixe brocas de aço até 11/4 pol pesando 30 libras Jato de areia. Tabela 2.

e pode ser utilizado para estudar as necessidades de ar para ferramentas pneumáticas.2 bar 10 hp . Compressor linha industrial Wayne modelo W 96011-H A figura 15 mostra um compressor tipo industrial com acionamento via correia de três estágios e cinco pistões em V. do acordo com a instalação.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 23 da ferramenta.5 bar 250 lbf/pol² . Tabela 3.17. por exemplo. retirada do Compressed Air and Gas Handbook.5 kW 4 3 5 em V 488 L 4500 ml 608 Kg 688 Kg . Uma decisão relativa ao número de compressores exigidos envolve os problemas de custo. As exigências das várias ferramentas pneumáticas estão relacionadas na Tabela 2. eficiência. Características compressor linha industrial Wayne modelo W 96011-H Larg x Alt x Comp Deslocamento Teórico RPM Mínima Máxima Potência Motor Nº de Pólos Nº de Estágios Unidade Compressora Nº de Pistões Pressão de Operação Volume do Reservatório Volume de Óleo Peso Líquido com motor Peso Bruto com motor Compressores 710 x 1960 x 2160 mm 40 pés³/min . que podem variar.1132 l/min 710 210 lbf/pol² . e capacidade de emergência. A capacidade necessária é determinada pela demanda de cada dispositivo pneumático que deva ser ligado à linha de distribuição do ar. a tabela 3 fornece algumas das principais características deste compressor. Esse tipo de dado pode ser obtido dos fabricantes de equipamentos pneumáticos. manutenção.14. controle. operando continuamente requer um fluxo do ar do 50 cfm do ar livre. Figura 15. Um esmeril de 6 polegadas (conformo a relação).7.

5 kW 2 1 2 em linha 178 L 270 ml 81 Kg Figura 17. Compressor Profissional Portátil Classic Móbile MSL 15 MAX/100 VERTICAL Compressores . 2 pistões em linha.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 24 Figura 16. Compressor linha Profissional leve Mundial MSL 10 ML/175 A figura 16 mostra um compressor tipo industrial com acionamento via correia de um estágios. a tabela 4 fornece as principais características desse compressor.3 bar 2 hp .5 bar 120 lbf/pol² / 8. Tabela 4.1.283 l/min 2185 80 lbf/pol² / 5. Características compressor linha Profissional leve Mundial MSL 10 ML/175 Peso Bruto Larg x Alt x Comp Deslocamento Teórico RPM Pressão de Operação Motor Unidade Compressora Volume do Reservatório Volume de Óleo Peso Líquido Mínima Máxima Potência Nº de Pólos Nº de Estágios Nº de Pistões 90 Kg 510 x 850 x 1060 mm 10 pés³/min .

Faça um diagrama esquemático da figura 14.5 bar 120 lbf/pol² . Características compressor Profissional Portátil Classic Móbile MSL 15 MAX/100 VERTICAL Peso Bruto Larg x Alt x Comp Peso Líquido Deslocamento Teórico RPM Pressão de Operação Volume do Reservatório Motor Unidade Compressora Volume de Óleo Potência Nº de Polos Nº de Estágios Nº de Pistões Mínima Máxima 127 Kg 620 x 1100 x 680 mm 93 Kg 15 pés³/min . a tabela 5 fornece as principais características desse compressor. utilizando símbolos gráficos da ANS.Por que o alicerce para um compressor do ar deve ser sólido? 2 .5.Que fatores determinam a localização de uma válvula do segurança ou do alivio em um sistema? 6 .Por que a tomada do ar deve estar localizada numa área em que a temperatura o a percentagem do umidade do ar sejam baixas? 3 .Qual é a diferença entre um compressor do ar do um (1) estágio o um de dois (2) estágios? 8 – Faça um diagrama esquemático da figura 12.8. 9 . Compressores . utilizando símbolos gráficos da ANS.Qual é a função do um pós-esfriador? 5 . Tabela 5.Faça um diagrama esquemático da figura 15. 2 pistões em linha.Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 25 A figura 17 mostra um compressor tipo profissional portátil com acionamento via correia de um estágios. utilizando símbolos gráficos da ANS.Por que é importante a lubrificação adequada em um compressor do ar? 7 .Qual é o propósito do um receptor do ar? 4 .3 bar 114 L 3 hp .2 kW 2 1 2 em linha 520 ml EXERCICÍOS DE REVISÃO 1 . 10 .2.425 l/min 1250 80 lbf/pol² .

Compressores .Faculdades UNICEN Tecnólogo em Mecanização Agrícola Fundamentos de Hidráulica e Pneumática 26 Sistema de ar comprimido e seus componentes.