You are on page 1of 2

TUROTEST MEDIDORES LTDA

FOLHETO INFORMATIVO - PAINEL PARA MOTOR ESTACIONÁRIO
CUIDADOS IMPORTANTES NA INSTALAÇÃO:
1. Utilize cabo adequado na ligação da bateria ao motor de partida. Cabos não compatíveis (finos) causam queda na tensão, mal funcionamento do equipamento eletrônico e super aquecimento do cabo. 2. Verificar se todos terminais estão ligados corretamente e bem fixados, principalmente os da bateria. 3. Não inverter a polaridade dos cabos da bateria. 4. Manter a chave de partida do painel protegida contra água e resíduos.

FUNCIONAMENTO:
1. CHAVE DE PARTIDA na posição 0 (zero): DESLIGADO. 2. CHAVE DE PARTIDA na posição ignição ( ): ENERGIZA O PAINEL:  Acendem-se os led’s vermelhos da “BATERIA” e “PRESSÃO DE ÓLEO”. Onde disponível acenderá o led verde “TEMPERATURA NORMAL”. 3. CHAVE DE PARTIDA na posição partida ( ): ACIONA O MOTOR DE  Mantendo-se o motor de partida acionado de forma contínua ou não, por PARTIDA: 30 segundos, num intervalo de 2 minutos, o circuito interno impedirá o acionamento do motor de partida por 2 minutos, como forma de proteção ao motor de partida (exceto painéis para motores MWM); NOTA: Para o funcionamento desta proteção na operação de partida do motor, a chave não deverá ser retornada à posição zero.  Com motor em funcionamento, não é possível acionar o motor de partida;  Recomenda-se que toda nova partida, após parada do motor, se inicie da posição 0 (zero) da Chave de Partida. 4. O motor estando em funcionamento e em condições normais, apaga-se os led’s da “BATERIA” e “PRESSÃO DE ÓLEO” e o Tacômetro passa a indicar a rotação. 5. Painéis com a função “Restrição de Ar”: O led vermelho irá acender, quando o filtro de ar estiver entupido.

PARADA DO MOTOR:
Nota: O modelo de painel para motor estacionário Mercedes 24 Vcc, possui dois cabos para acionamento do solenóide de parada, os quais devem ser conectados ao Shinchro start. Caso a bomba utilizada seja do tipo rotativa, utilizar apenas o cabo VERMELHO e isolar o AZUL. O cabo AZUL irá manter a bobina forte acionada por aproximadamente 3 segundos, liberando-a em seguida. O cabo VERMELHO aciona a bobina de manutenção, a qual permanecerá alimentada pelo período que o botão estiver pressionado. PARADA MANUAL: • Girar a Chave de Partida para a posição 0(zero); • Para painéis equipados com “Botão de Parada” , mantê-lo pressionado até a completa parada do motor e em seguida, girar a Chave de Partida para a posição 0 (zero), desligando o painel. PARADA AUTOMÁTICA POR BAIXA PRESSÃO DE ÓLEO: PARADA AUTOMÁTICA POR ALTA TEMPERATURA: • O led indicativo “Pressão de Óleo” irá acender e o painel atuará sobre o solenóide do combustível, por 10 segundos, parando o motor. • O led indicativo “Alta Temperatura” irá acender e o painel atuará sobre o solenóide do combustível, parando o motor. Onde disponível, o led Verde “Temperatura Normal” apaga-se. NOTA: A temperatura de parada do motor é ajustada no painel, de acordo com informações do fabricante do motor.  Para painéis com esta função, o led indicativo “Nível de água” irá acender e o painel atuará sobre o solenóide do combustível, por 10 segundos, parando o motor.

PARADA DEVIDO A BAIXO NÍVEL D’ÁGUA NO RADIADOR:

RECOMENDAÇÕES GERAIS:
1. Não desconectar os cabos da bateria com o motor em funcionamento, pois podem ocorrer picos de tensão de até 300 Volts que poderão danificar o circuito do painel. 2. Não utilizar solventes na limpeza das superfícies com gravação. 3. Em caso de dúvida ou falha no funcionamento, consulte a Turotest, setor Vendas ou Qualidade, assegurando desta forma o direito à garantia dada pela fábrica. Telefone: (11) 4092-7200 Fax: (11) 4091-2092 E-mail: info@turotest.com.br

208233

PARA MOTOR INTERNATIONAL 208233 .