You are on page 1of 9

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO Professora Maria Luisa da Silva Borniotto FICHAMENTO No incio de todo trabalho monogrfico de pesquisa

acadmica, como na construo de uma dissertao ou tese, existe a necessidade de que se tenha em mos, todos os livros ou textos que possam conter os dados para o desenvolvimento do referencial terico que nortearo o desenvolvimento da pesquisa. Como nem sempre a aquisio desse material possvel, os livros de Metodologia Cientfica orientam o aluno-pesquisador que faa um levantamento bibliogrfico de todos os livros que possam conter o tema-problema de sua pesquisa, textos, captulos, revistas, peridicos, que tratam dos assuntos de seu interesse utilizando-se de fichas bibliogrficas para anotao de informaes a respeito desses contedos. O armazenamento dessas informaes poder ser feito tanto num arquivo de fichas, manualmente ou digitado pelo computador. Podem ser anotados como: arquivo de leitura/ arquivo de idias/arquivo de citaes/ arquivo bibliogrfico. Para facilitar o manuseio das fichas ou consulta aos arquivos, pode-se escrever no topo de cada ficha: ex. FICHA DE COMENTRIO/ FICHA DE RESUMO/ FICHA DE CITAO DIRETA. O aluno deve comear a fichar os assuntos e bibliografias que so de seu interesse, desde o incio de sua vida acadmica, facilitando assim, estudos futuros e realizaes de trabalhos monogrficos que geralmente so realizados no final dos cursos de graduao. COMO SE FAZ UM FICHAMENTO? Antes de iniciarmos as anotaes bibliogrficas de um determinado assunto necessrio ficarmos atentos compreenso que se tem do

determinado tema. Para isso, bom lembrar que o aluno deve ter: capacidade de analisar o texto, separar suas partes e examinar como se inter-relacionam e como o texto se relaciona com outros, competncia para resumir as idias do texto vocabulrio, informaes sobre o autor, contexto scio-econmico-histrico e objetivo do texto; fica atento para qual a teoria desenvolvida, os conceitos apresentados. Ou seja, o aluno deve ficar atento s diretrizes para leitura, anlise e interpretao de textos conforme apresentado por (SEVERINO, 2007) no livro Metodologia do trabalho cientfico. Pginas: 49 a 66. FICHAS DE LEITURA Registram informaes bibliogrficas completas de livros, anotaes sobre tpicos de obras, citaes diretas, juzos valorativos a respeito da obra, resumo de textos, comentrios, artigos cientficos, resenhas de filmes, documentrios. Enquanto a ficha bibliogrfica contm apenas as informaes bibliogrficas necessrias para localizar um livro, as fichas de leitura contm todas as informaes sobre um livro ou artigo. De modo geral, a ficha de leitura pode ter o seguinte tamanho: Tipo pequeno: 7,5 x 12,5 cm Tipo mdio: 10,5 x 15,5 cm Tipo grande: 12,5 x 20,5 cm As fichas de cartolina so facilmente manuseadas, mas o estudioso poder optar pelas fichas mais simples, confeccionadas de papel comum: dobra-se o papel ao meio, obtm-se duas fichas, cortando o papel, evidentemente. Quais so as formas de se fichar um livro? Indicaes bibliogrficas precisas;

Informaes sobre o autor; Resumo (ou de contedo); Citaes diretas (transcries); Comentrios apreciativos (ou analticos). Para facilitar a realizao do trabalho de redao e consulta ao arquivo, pode-se escrever no alto da ficha a especificao dela: ficha de comentrio, ficha de resumo, ficha de citao direta. Segue abaixo alguns exemplos de fichamentos 1) FICHA DE INDICAO BIBLIOGRFICA Anotaes das referncias bibliogrficas, segundo normas da ABNT (NBR 6023:2002). Esses dados so encontrados nos livros em suas primeiras pginas, denominada de FICHA CATALOGRFICA. ANDRADE, Maria Margarida de Comunicao em lngua portuguesa: Para os cursos de jornalismo, propaganda e letras/ Maria Margarida de Andrade; Joo Bosco Medeiros. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2000. Bibliografia. ISBN 85-224-2682-1 1.Portugus Estudo e ensino 2. Portugus Gramtica 3. Portugus Redao I. Medeiros, Joo Bosco, 1954- II. Ttulo. 97-0953 CDD 469-07

2) Ficha de assunto

ESTRUTURA SINTTICA DA FRASE

GARCIA, Othon. Comunicao em prosa moderna. 8 ed. Rio de Janeiro: FGV, 1980. P.6-112.

3) Ficha de ttulo de obra Problemas de redao

PCORA, Alcir. Problemas de redao. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1986.

----------------------------------------------------****-----------------------ESSES MODELOS DE FICHAS ACIMA SO MUITO ENCONTRADOS EM FICHRIOS DE BIBLIOTECAS. A SEGUIR, SERO APRESENTADOS OS MODELOS DE FICHAMENTOS DE LEITURA, NECESSRIOS PARA A PRTICA DA REDAO DE TRABALHOS CIENTFICOS. ESSES FICHAMENTOS PODEM SER DE VARIADOS TIPOS:

Transcrio direta/ de resumo/ de comentrios avaliativos.


1) Fichamento de transcrio A transcrio direta de at trs linhas deve ser contida entre aspas duplas. As aspas simples servem para indicar citaes no interior de citaes. Indica-se o nmero da pgina de onde foi transcrito o texto. Se houver erros de grafia ou gramaticais, copia-se como est no original e escrevese entre parnteses (sic). Exemplo: Os autores deve (sic) conhecer...

A supresso de palavras indicada com trs pontos entre colchetes. Exemplo: Completude, referncia, tematizao, coeso, unidade so conceitos que definem o texto como tal. [...] Assim, o autor apresenta critrios que orientam o processo da escrita.

Supresses iniciais e finais NO precisam ser indicadas: [...] Completude, referncia, tematizao, coeso, unidade so conceitos que definem o texto como tal [...]. PREFIRA: Completude, referncia, tematizao, coeso, unidade so conceitos que definem o texto como tal.

CITAES DIRETAS com mais de trs linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas. Essa forma de citao deve-se copiar as prprias palavras do autor do texto pesquisado. 2) Ficha de transcrio sem cortes Transcrio PEDAGOGIA LIBERAL: IMPLANTAO A

PORTO, Maria do Rosrio Silveira. Funo social da escola. In: FISCHMANN, Roseli (Coord.) Escola brasileira. So Paulo: Atlas, 1987. P. 39-42.

Conforme dissemos no item anterior, a pedagogia liberal que marca o desenvolvimento das escolas do sculo passado e que ainda influencia a prtica escolar no Brasil conseqncia de uma doutrina liberal, que defendia a liberdade e os interesses individuais numa sociedade cuja organizao se direcionava para a posse da propriedade privada e dos meios de produo; portanto, como justificativa do sistema capitalista. Para a pedagogia liberal, a escola a escola tem a funo de preparar o indivduo para desempenhar papis sociais, tendo em vista sua aptido individual, seu talento inato e seus interesses. Na verdade, o que ela tenta fazer adaptar o indivduo s normas e valores vigentes numa sociedade de classes, por meio do seu desenvolvimento cultural.

3) Fichamentos de transcrio com corte intermedirio de algumas palavras Transcrio LEGADO DE AUGUSTO ENGEL, Jean-Marie; PALANQUE, Jean-Rmy. O imprio romano. So Paulo: Atlas, 1978. P. 9-10.

Augusto morreu satisfeito. Meses ante da morte havia redigido um resumo de seus feitos, as Res gestae, destinado a ser gravado em bronze e exposto publicamente. Lisonjeava-se de ter institudo o regime mais venturoso, de ter dado ao Imprio limites definitivos e de morrer com a esperana de que os fundamentos do Estado permaneceriam inabalveis. [...] Augusto deixou um legado que bastaria simplesmente preservar. O que sobreveio a tais promessas? No foram mantidas, mas tambm no foram renegadas e, at o fim do sculo XI, a Roma imperial guardou uma aparncia to elegante que, por comparao, a tradio deu aos sculos seguintes o nome, talvez injustamente pejorativo, de Baixo Imprio. Dessa forma, cortou-se na evoluo de Roma um perodo que principia com a morte de Augusto, mas cujo trmino muito difcil determinar. [...] Todo limite ao mesmo tempo arbitrrio e necessrio. Aderindo ao costume geral, optaremos por 192.

4) Fichamento de transcrio com corte de pargrafos intermedirio Transcrio ETNOCENTRISMO ROCHA, Everardo P. Guimares. O que etnocentrismo. So Paulo: Brasiliense, 1999. Col. Primeiros Passos. p. 7-22.

Etnocentrismo uma viso do mundo onde o nosso prprio grupo tomado como centro de tudo e todos os outros so pensados e sentidos atravs dos nossos valores, nossos modelos, nossas definies do que a existncia. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferena; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. [...]. Como uma espcie de pano de fundo da questo etnocntrica temos a experincia de um choque cultural. De um lado, conhecemos um grupo

do eu, o nosso grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmos deuses da mesma forma, empresta vida significados em comum e procede, por muitas maneiras, semelhantemente. A, ento, de repente, nos deparamos com um outro, o grupo do diferente que, s vezes, nem sequer faz coisas como as nossas ou quando as faz de forma tal que no reconhecemos como possveis. E, mais grave ainda, este outro tambm sobrevive sua maneira, gosta dela, tambm est no mundo e, ainda que diferente, tambm existe.

5) Fichamento de transcrio sem cortes Transcrio IMPRESSIONISMO

SERULLAZ, Maurice. O impressionismo. So Paulo: Difel, 1965. P.8.

Representando aquilo que , por definio, passageiro, os pintores vo ser levados ulteriormente a executar sries onde acompanhamos as transformaes de um local s vrias horas do dia. Mas essas sries, onde o artista quer demonstrar essas transformaes impostas pela luz, no tardaro a tornar-se um sistema de que a espontaneidade uma das qualidades fundamentais do impressionismo nascente est logo ausente.

6) Fichamento de resumo Resumo IMPRESSIONISMO

SERULLAZ, Maurice. O impressionismo. So Paulo: Difel, 1965. P.8.

Define o impressionismo como movimento ocupado com o fugaz. O artista capta as transformaes impostas pela luz. Esta caracterstica espontnea inicialmente torna-se regra, fazendo o movimento posterior diferente do inicial.

7) Fichamento de comentrios Comentrio RELAO LEITOR/OBRA

TACCA, Oscar. As vozes do romance. Coimbra: Almedina, 1983. P. 152-153. Notam-se no texto de Tacca as seguintes transformaes por que passa o leitor: inicialmente, convidado; depois, participante da famlia e, por fim, transfigurado. A comparao explicita o comportamento do leitor com a obra e a impossibilidade de permanecer distante, amorfo, inerme. A leitura possibilita a transfigurao, a transformao radical que leva a atingir um estado glorioso, E neste caso, leva o leitor a um contato com realidades estranhas ao mundo sensvel. Talvez se possas ver a um resqucio da filosofia de Plotino que dizia que a arte d acesso realidade absoluta. E a arte transforma-se numa atividade espiritual.

Referncias: MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, Resumos, Resenhas. Pginas 110 a 131

You might also like