You are on page 1of 2

- tica, Poltica e Sociedade

Questo 1:
Nota: No gerada
Quando um juiz de futebol apita um jogo e durante a partida beneficia um dos clubes participantes. Neste caso ele est cometendo uma falha porque no est sendo imparcial como deve ser a conduta e ao dos rbitros de futebol. Bem, mas eu pergunta: O juiz est faltando com a tica ou com a moral? O que moral? Com base no texto assinale a alternativa correta.

Alternativas
1 - um conjunto de regras ditadas pela Igreja e adotadas pela sociedade. 2 - um conjunto de regras adotadas pela sociedade ou por um grupo para nortear as aes dos indivduos. 3 - o conjunto de aes aceitas socialmente. 4 - So comportamentos modificados e aprovados pelas normas de uma determinada sociedade. 5 - Moral so os costumes adotados por uma gerao e reforados pelas gerais que as sucederem.

Questo 2:
Nota: No gerada
Precisamos aprender que a tica e a moral so construes sociais e histricas. Isto , elas vo mudando de tempos em tempos e mudam, tambm, quando h mudanas polticas, sociais e formas de conhecimentos que aqui iremos chamar de epistemologias. Isto quer dizer que, quando h mudanas na forma de conhecer, de compreender o mundo, as pessoas e todas as coisas os costumes tambm se alteram. Ou melhor: a tica e a moral so alteradas, modificadas de acordo com o tempo histrico e as relaes sociais. O que tica? Assinale a alternativa correta.

Alternativas
1 - tica o conjunto de regras adotadas por um determinado grupo e/ou sociedade. 2 - tica so as regras que norteiam o agir do individuo. 3 - tica o bom comportamento moral ensinado pela religio. 4 - o conjunto de princpios e valores que norteiam as escolhas, a ao moral. 5 - So os valores familiares.

Questo 3:
Nota: No gerada
Quando h mudanas polticas, sociais e formas de conhecimentos que aqui iremos chamar de epistemologias. Isto quer dizer que, quando h mudanas na forma de conhecer, de compreender o mundo, as pessoas e todas as coisas os costumes tambm se alteram. Assinale a alternativa correta: Com base no texto podemos afirmar sobre a tica e a moral que:

Alternativas
1-A
tica e a moral no se alteram porque so construes sociais fixas.

2 - A moral se altera mas a tica no. 3 - A tica se altera mas a moral no se altera. 4 - tica e Moral so intrnsecas e inatas no sujeito. Ou seja, so valores que nascem com o sujeito e no se
alteram.

5 - A tica e a moral so alteradas, modificadas de acordo com o tempo histrico e as relaes sociais.

Questo 4:
Nota: No gerada
Na dcada de 1980 aqueles que gostam de futebol vo lembrar de um movimento que ficou muito famoso e que aconteceu dentro do Corinthians. Voc sabe qual foi este movimento? Acertou quem respondeu Democracia Corinthiana. A democracia foi o maior movimento ideolgico do futebol brasileiro onde as regras do que deveria acontecer eram decidas pelo voto entre os jogadores. Este movimento foi idealizado por um dos jogadores do clube e que se chamava, curiosamente, de Scrates. Guardadas as reas de atuao, houve um outro Scrates, mais no passado, que teve tambm embate de poder. O que estava em jogo neste caso no era o campeonato de futebol, mas o governo da cidade. O que ambos os Scrates tm em comum que ambos lidaram com a questo da liberdade. O Scrates que vamos estudar mais a fundo aqui viveu na Grcia antiga, em 469 a.C. e deu uma contribuio importantssima ao mundo que vivemos. Qual foi a grande contribuio do filsofo Scrates, do sculo VI a. C na Grcia Antiga? Assinale a alternativa correta.

Alternativas
1 - Mudou o eixo da discusso filosfica e passou a discutir temas sobre a liberdade e o agir humano. Assim,
fundou a tica.

2 - Fundou o regime poltico que conhecemos como Democracia. 3 - Scrates foi importante no movimento filosfico naturalista 4 - A contribuio de Scrates foram as questes em torno da Esttica. 5 - A contribuio de Scrates importante nas questes polticas.

Questo 5:
Nota: No gerada
A concepo de liberdade que temos hoje remonta a Scrates que imprime uma orientao racionalista tica. Isto significa que a Virtude como a justia, a prudncia ou a tolerncia, dependem do conhecimento que delas temos. Apesar de sua enorme contribuio, Scrates tambm tinha alguns inimigos. Quem foram os inimigos de Scrates? Assinale a alternativa correta.

Alternativas
1 - Plato e Aristteles foram inimigos de Scrates. 2 - Herclito e Parmnides foram os grandes inimigos de Scrates 3 - Os Sofistas foram inimigos de Scrates porque defendiam a ideia de relativismo e no racionalismo na busca
da verdade.

4 - Os cristos foram inimigos de Scrates. 5 - Os cidados atenienses foram inimigos de Scrates.

You might also like