Protetor para modem ADSL

Elias Bernabé Turchiello Técnico responsável Este manual se destina unicamente a orientar o montador interessado neste projeto, portanto não se encontram neste manual: detalhes de gabinete, layout de placas de circuito impresso, cabos de ligações, aparência final do produto, cor, forma, tamanho, etc., ficando estes detalhes por conta do montador. Acredito que o interessado neste projeto tenha conhecimentos suficientes em eletrônica a ponto de saber identificar: resistores, capacitores, transistores, reles, diodos etc. além de saber interpretar o circuito elétrico. Para obter maiores informações favor entrar em contato pelo e-mail: turchiellows@yahoo.com.br

Este circuito se destina a fazer uma espécie de proteção para modem ADSL desconectando o modem da linha telefônica toda a vez que desligamos o computador. Existem no mercado no-breaks e estabilizadores que já fazem esta função automaticamente quando os desligamos, mas para os que não têm tal recurso eis uma solução interessante. O circuito é bastante simples sem praticamente nenhum componente crítico ou que não possa ser construído pelo montador interessado.

Descrição de funcionamento
Na entrada do circuito da linha telefônica temos um fuzível e logo após um varistor e uma ponte retificadora que fazem o circuito de proteção propriamente dito. Toda vez que a tensão da linha telefônica ultrapassar os 75 v, o varistor conduz fechando um curto circuito na entrada da linha telefônica obrigando o fuzível a queimar. Nesta parte temos uma situação interessante que é a utilização de uma ponte retificadora comum como circuito de proteção. Esta ponte retificadora trabalha da mesma forma que o varistor, porém com uma velocidade de resposta muito maior que a do varistor. Mas para que esta ponte retificadora trabalhe da forma esperada é necessário que a tensão da linha suba a valores extremamente altos, isso significa que ela só vai funcionar com descargas elétricas maiores como, por exemplo, descargas de raios que possam vir pela linha telefônica. É verdade que não são muitas coisas que conseguem dissipar um raio (exceto o para raios), mas mesmo assim acredito na eficácia do uso da ponte retificadora. Pois a tenho instalado na entrada da rede elétrica de minha residência há muitos anos e já à vi explodir e queimar o fusível muitas vezes exatamente no momento do “estouro” do raio (quando esta ponte retificadora atuar, os diodos entram em curto e dependendo da descarga elétrica chegam a explodir, imagine então o que aconteceria com o que esta ligado após ela).

1

marrom. violeta. A fonte de alimentação do modem simplesmente passará por este circuito somente para fazer a alimentação dos relês de chaveamento da linha telefônica. cor forma ou tamanho K1 e K2 = reles (ver explicação no texto) Diversos = conectores P4 e RJ11(macho/fêmea). Mas nada impede que o montador use outro tipo de rele que tenha bobina de acordo com a fonte utilizada pelo modem. Forma de instalação Lista de componentes F1 = fusível de vidro 100mA Varistor = com tensão de trabalho de 75V D1 a D5 = 1N 5401 R1 = 4K7 (amarelo. dourado) LED1 e LED 2 = qualquer tipo. Estes reles podem ser retirados de telefones sem fio fora de uso (são os reles que fazem o chaveamento da linha e normalmente vêm com uma etiqueta que traz a designação 700Ω ou em alguns casos 400Ω ou até mesmo 250Ω) ou construídos com um reed-switch com uma bobina enrolada ao seu redor. 2 . Para fontes com tensões maiores deve se aumentar o número de espirras na mesma proporção que o número de Volts a mais de 5V que a fonte possuir.Na saída da ponte retificadora foi colocado um LED sinalizador que indica a presença do sinal da linha telefônica e que o varistor e a ponte retificadora estão prontos para atuar e o fusível não está queimado. ou seja. os relês estão com os contatos fechados. dourado) R2 = 330 homs (laranja. vermelho. No caso de serem construídos o montador deve enrolar em torno de umas 200 espiras de fio esmaltado Nº. gabinete etc. placa de circuito impresso. Instalar como na figura abaixo.32 AWG ao redor de um reed-switch se a fonte for de 5V. Após o circuito de proteção existem dois reles que fazem o corte da linha telefônica toda vez que desligamos a fonte que alimenta o modem. laranja. mas se o LED estiver apagado significa que por algum motivo o fusível queimou ou há problemas na linha telefônica. Outro LED indica que o aparelho está ligado. Não se recomenda inverter a ligação dos cabos da linha telefônica para que a proteção de entrada sempre esteja pronta para atuar esteja o computador ligado ou não. fazendo-os fechar os seus contatos.