You are on page 1of 2

O Alfabeto Braille

_O _Alfabeto _Braille
O sistema de leitura Braille para cegos foi inventado pelo francês Louis Braille. Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo. Em 1829, publicou o seu método. O sistema Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, que o cego distingue por meio do tacto.

A célula Braille é a unidade estrutural do alfabeto Braille. É composta por seis pontos em duas colunas, numerados de 1 a 6 como na figura. Os caracteres são formados levantando um ou mais pontos da célula, que ficam assim perceptíveis pelo tacto.

A partir dos seis pontos salientes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais. Como as 63 combinações não cobrem todos os símbolos existentes, o Braille recorre a símbolos duplos e prefixos para obter todas as combinações. Por exemplo, as letras maiúsculas são feitas com recurso a um prefixo (pontos 4 e 6). Os números são feitos com um prefixo seguido de uma letra.

Outros caracteres

( $ > * =
á í . à ó , ã õ : â ú ? é ç !

/ + [ ) & ' 1 3 5 6

Como se escreve o Braille Pauta O método mais simples. Mountbatten Brailler Uma máquina evoluída. Lda. O texto tem que ser escrito da direita para a esquerda. É uma máquina de escrever manual.electrosertec. a Perkins tem sido o cavalo de batalha do Braille em todo o mundo. Indicada para as escolas. O papel é empurrado para baixo formando o ponto. Os melhores modelos permitem impressão interponto (de ambos os lados da folha) e gráficos tácteis. 51-B 1885-024 Moscavide – Lisboa. que alia a simplicidade da escrita Braille a o poder das novas tecnologias. _Unidas nasceu em #1945. Prática e robusta. Acesso para Todos – Visão e Mobilidade Rua Combatentes da Grande Guerra. Para mais informações contacte: Electrosertec. Máquina Perkins A tradicional forma de escrever Braille.pt .pt Web: www. +351 219435183 Fax +351 219435184. Tel. facilita a aprendizagem e a comunicação entre professores e alunos. Consiste numa régua com os orifícios correspondentes aos pontos. E-mail: info@electrosertec. Permite troca de ficheiros com o computador e conversão directa de e para Braille.Os números em Braille O Braille também pode ser lido em computador com recurso a uma Linha Braille Prefixo de número: # Prefixo de Maiúscula: _ Exemplo A O r g a n i z a ç ã o d a s N a ç õ e s _A _Organização das _Nações U n i d a s n a s c e u e m 1 9 4 5 . Impressoras Braille O Braille pode ser produzido a partir do computador com recurso a uma impressora Braille.