You are on page 1of 14

Modelagem E-R Exercícios e Verificação

IME- Instituto Militar de Engenharia

Mini-mundos
Biblioteca Escola de música Oficina Distribuidora de filmes

MCRC - IME/RJ

1

Cada título pertence a uma área de conhecimento e possui um código único de identificação. Uma palavra-chave possui código e descrição.n) (1. telefone e endereço.5) codigo empresta data MCRC . MCRC .Biblioteca Sistema de controle e gerenciamento de empréstimos de livros de uma biblioteca acadêmica: — A biblioteca dispõe de livros. Estes possuem nome. — Usuários. Um autor possui código.n) exemplar (0. — As editoras possuem código. telefone e endereço. autores e editoras.IME/RJ Biblioteca área codigo descricao (1. nome. telefone e endereço — Cada título possui várias palavras-chave e uma palavra-chave pode estar ligada a vários títulos. nome. também denominados títulos. A data de empréstimo é importante no processo.1) autoria disponibiliza autor codigo nome telefone endereco usuário (0. professores ou funcionários.IME/RJ 2 . que podem ser alunos. — Cada título pode ter vários autores e um mesmo autor pode ter escrito vários títulos. nome. — Cada título possui vários exemplares.1) associa Palavra-chave (1.n) codigo descricao editora (1.1) codigo nome telefone endereco tipo (1. Cada exemplar possui um código único de identificação. tomam livros emprestados por uma semana.n) (1.n) codigo nome título (1.1) codigo nome telefone endereco edita (1.n) indexa (0. — As áreas de conhecimento possuem código e uma descrição. Cada usuário possui um código.n) (0.

por exemplo)? Professor não teria outros relacionamentos com título? Sugerir.MCRC . cardinalidades diferentes nos relacionamentos. Alguma outra generalização possível? Questão avançada: exemplar não deveria “herdar” os atributos de título? Mas não se configura como classe específica (herança) MCRC . fixar como livro-consulta? Se palavra-chave e área de conhecimento têm as mesmas propriedades pq não generalizá-las? Formação de código diferente..IME/RJ Considerações A disponibilização de um exemplar não deveria envolver o local (estante 15b. avaliar..IME/RJ 3 .

n) (0. Um músico só pode pertencer a uma orquestra. — Músicos tocam sinfonias. MCRC .1) (1. porém em alguns casos. Cada músico é catalogado contendo: nome do músico.n) apto a (0. país e data correspondentes à sua criação. um violinista pode virar maestro).1) comp (20.n) (0. o compositor e a data de sua criação. é possível saber o seu nome. A data em que um músico apresenta uma determinada sinfonia também é importante no contexto. nacionalidade e data de nascimento. flautista. alguns músicos podem mudar de função segundo a sinfonia (por exemplo. Os profundos conhecedores de música são capazes até de selecionar a orquestra que melhor desempenha uma determinada sinfonia. etc.n) (0. — Cada músico pode ser apto a tocar vários instrumentos. — Orquestras executam sinfonias.n) orquestra MCRC .IME/RJ Nome cidade país data_criação executa desempenho 4 .IME/RJ Escola de Música (0. De cada uma sinfonia.n) músico (0. orquestras. cidade. identidade.n) id nome nacionalida nascim Nome compositor data_criação data instrumento Id nome modelo (0. os mais variados. — Orquestras são constituídas de músicos. mas em cada sinfonia toca apenas um instrumento. as mais variadas.n) (0.n) sinfonia apres função usa (0.Escola de Música Uma escola de música precisa manter uma base de dados organizada com o objetivo de prover informações sobre músicos.n) (0. de acordo com a sua função dentro da mesma: maestro. sinfonias e instrumentos: — Cada orquestra é catalogada contendo o seu nome. pois depende de sua função na sinfonia.

IME/RJ 5 .MCRC .IME/RJ Considerações Função poderia ser atributo? O relac apto a é redundante? Falta um relac. entre musico e inst.? MCRC .

nome.n) (1. — Cada OS possui um número. consultando-se uma tabela de referência de mão-de-obra. Veículos possuem código. um valor e uma data para conclusão dos trabalhos.n) comp (1. MCRC . nome. — Cada veículo é designado a uma equipe de mecânicos que identifica os serviços a serem executados e preenche uma ordem de serviço (OS) e prevê uma data de entrega. — A partir da OS.n) MCRC . Clientes possuem código.1) os (0.n) item comp (1.IME/RJ 6 . Uma OS pode ser composta de vários ítens (serviços) e um mesmo serviço pode constar em várias ordens de serviço.n) código placa descrição num-os data_entrega data_emissao id descr valor pessoa id nome endereço orçam (0.n) especialidad (1.1) cliente t.e serviço peça (0. — Cada mecânico possui código. placa e descrição. endereço e telefone.n) demanda (0.n) equipe Id_equipe desc t.IME/RJ Oficina Mecânica possui telefone (0. endereço e especialidade.Oficina Mecânica Sistema de controle e gerenciamento de execução de ordens de serviço em uma oficina mecânica: Clientes levam veículos à oficina mecânica para serem consertados ou para passarem por revisões periódicas.n) veículo (0. — O cliente autoriza a execução dos serviços e a mesma equipe responsável pela avaliação realiza os serviços. uma data de emissão. calcula-se o valor de cada serviço.i mecânico (1. O valor de cada peça necessária à execução do serviço também é computado. Uma OS pode envolver vários tipos de peças e um mesmo tipo de peça pode ser necessária em várias ordens de serviço.

MCRC .IME/RJ 7 .IME/RJ MCRC .

obviamente. MCRC . e seu diretor. estado e sua capacidade de lotação.IME/RJ 8 . Cada filme é registrado com um título original. sendo nestes casos. sessões alternadas com um filme e outro. ser ator em outro filme. havendo sempre um intervalo de aproximadamente 15 minutos entre elas. — Os atores de um filme podem. o gênero. um nome. MCRC .. uma nacionalidade e uma idade. um nome fantasia. e se for filme estrangeiro. sua duração. As sessões possuem horários que variam de acordo com a duração do filme. — As sessões de cinema devem ter seu público registrado diariamente. assim como o diretor de um filme pode também ser ator neste filme ou ainda mais. informações sobre os atores que compõem seu elenco. — Alguns cinemas apresentam mais de um filme em cartaz. O veículo pode voltar à oficina sob outro cliente A equipe não teria um responsável? A OS teria um status? Especificada. — Cada cinema possui uma identificação única. Concluída.IME/RJ Distribuidora de filmes A empresa de distribuição possui vários cinemas. — Os filmes podem ser dos mais variados tipos e gêneros. Existirá um único diretor para cada filme. bairro. . sua impropriedade e seu país de origem. possuirá também o título em Português.. atuar em diversos filmes. em diversas localidades. Aprovada. para que se permita a totalização dos assistentes quando o filme sair de cartaz.. avenida. ou a qualquer instante. incluindo rua.Considerações Não preciso colocar valor em OS pois é um valor derivável Cliente possui um veículo por um dado período. um endereço completo.. Um ator possui as seguintes características: um número de identificação. município.

i data feriado festival tempo id nome nacionalid idade MCRC .n) (0.IME/RJ 9 .1) atua (1.IME/RJ pessoa MCRC .e filme (1.Distribuidora de filmes Id localizacao capacidade id titulo genero duração cinema (0.n) p.n) classe sessão horario publico diretor (0.n) dirige (1.n) ator t.n) Filme estrangeiro Tit-ingles gênero Descrição Impropriedade País-origem (0.

o que vc mudaria? MCRC .Considerações Não poderia colocar horário como um atributo identificador de sessão? Generalizar pessoa não afeta e melhor organiza o modelo Seria melhor manter filme estrangeiro como classe genérica e filme brasileiro como classe específica? Revisar os atributos usados em filme e filme estrangeiro.IME/RJ 10 .IME/RJ Verificação de um Esquema Não existe um esquema único para representar uma realidade Mas há critérios que devem ser observados Correção Completude Redundância Aspecto temporal MCRC .

Planejar a exibição de filmes com 1 mês de antecedência. Dado um determinado ator. localizar os cinemas onde estão em cartaz os filmes em que este ator atua. MCRC . Em quais cinemas estão sendo exibidos filmes nacionais. Em quais cinemas está sendo exibido um determinado gênero de filme.IME/RJ 11 . e por sessão de cada cinema. Cadastrar filmes antes mesmo de ter o plano de sua exibição. ou entre entidades.IME/RJ Completude Mais difícil de verificar Verificar as consultas necessárias Verificar as atualizações necessárias Apuração do público por município. ou • uma entidade aparece como atributo em outra entidade • Fundir em um único relacionamento entre entidades A e B. dois relacionamentos diferentes MCRC . por cinema. diretamente Erro semântico: Estabelecer associações incorretas • atributos em entidades erradas.Corretude Erro sintático: Não respeitar as regras do modelo ER • associações entre relacionamentos.

Redundância Um esquema deve ser mínimo Não deve conter conceitos redundantes Relacionamentos redundantes que podem ser obtidos através da combinação de outros relacionamentos Se retirados.IME/RJ 12 . e o codigo do departamento em empregado pode ser obtido através do relacionamento lotação cod-depto tot-emp DEPTO EMPREGADO cod-emp cod-depto LOTAÇÃO MCRC .IME/RJ Redundância Atributos redundantes Atributos que podem ser obtidos por cálculos sobre outros elementos do esquema Ex. não há perda de informação FABRICA COMP RESIDE REDUNDÂNCIA DEPTO EM USO MAQUINA MCRC .: tot-emp pode ser obtido contabilizando-se o número de empregados por departamento.

n) data ALOCAÇÃO Pq precisa de um identificador no relacionamento? (1.n) RECEBE Qual seria outra opção? (1.n) BAIUCA (1.1) data SALARIO MCRC . tornam-se n:m EMPREGADO (1.IME/RJ 13 .Aspecto Temporal Manter histórico de alterações Ex.: Na oficina podemos ter que tratar um carro que passa por vários proprietários Atributos que mudam salário EMPREGADO EMPREGADO (1.1) ALOCAÇÃO EMPREGADO (1.n) BAIUCA MCRC .IME/RJ valor Aspecto Temporal Relacionamentos que mudam Adiciona-se um atributo para identificar o momento de uma instância do relacionamento Relacionamentos 1:1 ou 1:n.

IME/RJ 14 .Outras considerações Entidades isoladas Será que faltam relacionamentos? Entidades sem atributo Será que precisam existir como entidades? Relacionamentos n-ários Será que deixamos de identificá-los? Restrições Que outras restrições precisamos explicitar que o modelo ER não permitiu? MCRC .