You are on page 1of 4

A ORAO DE JABEZ

Foi Jabez mais ilustre do que seus irmos; sua me chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abenoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mo e me preserves do mal, de modo que no me sobrevenha aflio! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido (1 Cr 4.9-10).

Quase ningum gosta de ler o livro de Crnicas. um livro onde conta as genealogias e descendncia do povo de Deus. Mas dentro desta genealogia Deus deixou registrado e incrusta esta prola na Bblia que a orao de Jabez., que na minha concepo a mais bela orao. Uma orao que serve para todos ns fazer. A Bblia no fala mais sobre a vida de Jabez apenas estes dois versculos. Existe outro nome, mas de uma cidade em Jud aparentemente prxima a Belm. Jabez Gileade. A Bblia s fala da vida de Jabez somente nestes versculos. I. O SIGNIFICADO DO NOME Jabes no hebraico Yabets procedente de uma raiz no utilizada e significando afligir, pesar, com dores dei a luz; aquele que causa dor. II. POR QUE ESTE NOME A Bblia diz que a me sofreu muito para dar a luz a este menino. Talvez nasceu contrria a natureza fsica e por isso ela deu este nome. III. JABEZ UM NOME NEGATIVO 1. Jabes tinha um nome carregado de negativismo e pessimismo. 2. Um menino que nasceu sobre o estigma da dor do sofrimento. 3. Um menino que nasceu fadado ao fracasso, destinado ao insucesso. 4. Jabez era um jovem que no tinha esperana, um jovem discriminado, um jovem que no tinha mais sada e perspectiva de vida. 6. Jabes poderia se conformar com todos os tipos de sofrimentos. 7. Jabes poderia dizer: Eu no vou ser ningum na tribo de Jud. * Hoje existem muitas pessoas que esto como Jabes; fracassados, derrotados, tristes e amaldioados. 8. Jabez tinha outros irmos. A Bblia diz que ele era o mais ilustre do que todos os seus irmos (v. 4).

IV. QUAL A ATITUDE QUE JABEZ TOMOU Jabez tinha tudo para ser um fracassado um derrotado, a prpria me colocou um nome negativo com dores dei a luz. Mas um dia aquele menino cresceu e j era jovem. Mas ele no se conformou com aquela situao de dor pelo nome que carregava. Para Jabez no tinha mais sada. Mas o que fez Jabez: 1. Invocou o Deus de Israel. Invocar no hb. qara, que significa: [chamar, clamar, recitar, ler, gritar, proclamar]. Quando o homem se volta para Deus e invoca [chama] pelo Seu nome, situaes turbulentas da nossa vida comea a mudar. V. A ORAO DE JABEZ CONTM QUATRO PEDIDOS 1. Peo que me abenoe. Abenoar no hb. [barak]. Talvez o diabo j tenha te dito: Acabou tudo para voc. Eu quero te dizer que ele o pai da mentira. Jesus diz: que o ladro vem seno para roubar matar e destruir, mas eu vim para que tenham vida e vida com abundncia (Jo 10.10). A tua beno Jesus j conquistou l na Cruz do Calvrio. Com a morte de Jesus, Ele nos deu: salvao, perdo, cura fsica, emocional, beno na famlia, no cnjuge, e vida eterna. No evangelho de Jesus segundo Joo diz: Quem cr em minha ainda que estejas morto viver. A Bblia relata mais de oito mil beno para Seu povo. A beno esta na mo de Deus e Ele no muda. Ele o mesmo ontem, hoje e eternamente! Hoje existem muitas pessoas correndo atrs das bnos, mas a Bblia diz as do Senhor nos seguiram. Basta sermos fiel e cumprir a Sua Palavra. Precisamos estar na presenaa de Deus e somente a Ele: Que o Senhor me abenoe. Eu sei de igrejas que fazem como Balao, esto vendendo beno. Fizeram Deus de um comerciante. Toma l da c. Tudo gira em torno do dinheiro. Como se Deus fosse um negociante. Tem movimento vendendo leo de Israel, terra de Jerusalm, gua do Jordo, etc. Jabez no negociou com Deus, apenas chegou diante de Deus e pediu: Eu quero que o Senhor me abenoe. 2. Que alargues as minhas fronteiras. No hb. [rabah]. (Piel) alargar, aumentar, tornar-se muitos - (referindo-se a pessoas, animais, objetos). Amplie minhas fronteiras. Precisamos crescer em tudo:

Na igreja, no ministrio, na famlia, na sociedade. Jabez era um homem de viso. Amplie meus territrios Senhor. Procure crescer, no se acomode. S quem cresce que trabalha: Isaas 54.2 diz: Alarga o espao da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitao, e no o impeas; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. 1. Amplia, estenda, alargues e firma bem as tuas estacas. Existem muitos ventos contrrios que muitas vezes batem em nossa tenda, mas se no firmarmos bem as estacas da nossa tenda ela vai cair. Onde eu posso firmar minhas estacas: Na orao, na Palavra e no principal fundamento que Cristo. 2. Que tua mo seja comigo. A mo Deus nossa proteo. O que habita no esconderijo do Altssimo e descansa sombra do Onipotente (Sl 91.1). Debaixo da mo de Deus estar na dependncia de Deus, na proviso de Deus, na beno de Deus. estar guardado pelo todo poderoso. Quando estamos debaixo da mo de Deus temos viso, projeto, sabedoria, graa. O segredo do crescimento estar debaixo da mo do El-Schadai. Veja o pedido ousado de Moiss para o Senhor Deus: A minha presena ir contigo, e eu te darei descanso. Ento, lhe disse Moiss: Se a tua presena no vai comigo, no nos faas subir deste lugar (xodo 33.14-15). Jamais chegaremos lugar algum sem a presena de Deus. No deserto a nuvem era a presena de Deus durante o dia e a noite como fogo. Hoje o Esprito Santo a presena real de Deus na vida do crente. 3. E me preserves do mal. Quando Jabez viu Deus lhe abenoando, as suas fronteiras estavam aumentando e mo de Deus estava sobre ele, ento Jabez compreendeu que o inimigo iria comear atacar. Por isso ele fez este ltimo pedido dizendo: e me preserves do mal. Quando Deus comea a te abenoar e alargar as tuas fronteiraras, o diabo fica feroz porque ele no gosta de perder terreno. Por isso ele envia os vendavais para derrubar a tua tenda. Por isso Jesus na orao do Pai nosso Jesus diz: Me guarde do mal, ou seja, me preserve do mal; livra me da tentao, do mal, do pecado.

Jamais iremos receber as as benso do Senhor Deus num estilo ou a conjuctura religiosa, mas o caminho para recebermos as benos do Pai celeste depende de inteiramente de nossa intimidade atravs da santificao, fidelidade, orao persistente e como estamos louvando e adorando Seu nome. Atravs da orao temos livre acesso ao Pai. Por isso o verdo 10 diz: E Deus lhe concedeu o que tinha pedido (v. 10) e ele se tronou o mais ilustre do que todos os seus irmos (v. 4).

You might also like