You are on page 1of 2

Inovao e Tecnologia Na Comunicao nfase: O uso da vdeo conferencia como meio de comunicao nos projetos de educao distncia.

. Introduo Os meios de comunicao visual vo muito mais alm do texto escrito, de uma troca de cartas, ou de uma simples conversao. A evoluo tecnolgica dos computadores e das redes teve implicao direta em vrios setores da sociedade, como na indstria, no comercio, no setor de investimentos e educao. Segue- se um processo evolutivo dos meios de comunicao, em sua criao, e em processos de utilizao como no caso do uso para ensino de educao, tema que ser abordado no decorrer do trabalho com uma nfase em vdeo aula. Esse processo se d desde os tempos antigos com pinturas rupestres, que hoje so historicamente necessrios para a compreenso do surgimento da comunicao visual. Com a evoluo dos meios de comunicao visual surgem os meios de ensino distancia, hoje muito procurados por pessoas que no dispem de tempo hbil para estar num segmento considerado normal de ensino.(Presencial) A Educao a Distancia (EAD), um dos mais diferentes meios de comunicao, isolados ou combinados como, por exemplo: material impresso distribudo pelo correio, transmisso de radio ou TV, fitas de udio ou de vdeo, redes de computadores, telefone, sistemas de teleconferncia. Este ultimo ser abordado mais detalhadamente. Videoconferncia >>> Conceito: uma forma e comunicao interativa que permite que duas ou mais pessoas, em locais diferentes, possam se encontrar face a face atravs da comunicao audiovisual em tempo real utilizando equipamentos especficos e conexes de equipamento de rede/internet. (FERRARI; BUENO; LAPOLLI, 2002). Existem sistemas de vdeo conferencia que so utilizados por um grupo de pessoas em uma sala de reunies, outros utilizados por um grupo menos, como em um escritrio. E outros atravs do seu prprio computador. Em todas as situaes poder ser realizado uma vdeo conferencia, (sistematizao visual de imagens em movimento, com sons claros, avaliao de documentos em power point, desenhar um quadro), enfim qualquer tipo de evento considerando que seja indispensvel interao e comunicao audiovisual entre os participantes remotamente situados. O compartilhamento dos recursos tecnolgicos com comunidades distantes, a realizao de experincias visuais, quando as reais no esto acessveis; a possibilidade de divulgar aos alunos as opinies de especialistas atravs de palestras ou reunies; A aplicao de debates e exerccios em grupo e a possibilidade de diversas mdias so apenas algumas das vantagens obtidas com o uso da videoconferncia no ensino a distancia.

Apesar de tantas vantagens, preciso enfatizar que se no houver um planejamento criterioso para a videoconferncia ser detectado problemas que precisaro ser sanados em diversas suas etapas. A educao umas das mais favorecidas pelo processo evolutivo dessas novas tecnologias, com o uso das vdeo aulas, que potencializam os processos de ensino-aprendizagem. Na pratica, no entanto, aparecem muitas dificuldades. Dentre os problemas j conhecidos destacam-se: Falta de preparao pessoal (nervosismo, ansiedade, etc.) do palestrante/professor; Falta de treinamento tcnico quanto ao uso dos equipamentos, posicionamento diante das cmeras, etc; Falta de tempo e recursos para planejamento e elaborao de contedos audiovisuais utilizados; Falta de retorno imediato (feedback) doa alunos, j que so abertos espaos para perguntas em momentos determinados. Apesar de existir a 150 anos no mundo, somente nas ultimas duas dcadas a educao a distancia se tornou alvo de estudos e pesquisas acadmicas, de forma sistemtica, segundo Maia & Abal (2001) Espera-se que os resultados obtidos beneficiem a equipe de gesto, coordenao das equipes, a equipe de tecnologia, gesto tecnolgica, e equipe de comunicao, produo e edio de material, alm dos alunos e professores. Este trabalho inicia-se com a viso de literatura. Os dados apresentados foram baseados em artigos acadmicos publicados em revistas da rea de comunicao e educao, de mbito nacional. Trechos tambm foram encontrados em livros, anais de congressos, teses de doutorado e dissertaes de mestrados. Demonstrao da infraestrutura adequada para a visualizao de projetos de videoconferncia, a aplicao da mesma como uma importante ferramenta na educao, mais precisamente no ensino a distancia. Em nosso estudo, realizamos ainda a fim de enriquecer nossa discusso um estudo quanto implementao do cenrio do ensino a distancia. importante lembrarmos a nossa participao como agente ativo nesse processo de implementao da EAD.

You might also like