You are on page 1of 5

LUIZ PESSOA VICENTE NETO

A IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE PRÁTICA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Trabalho apresentado a faculdade Internacional Signorelli, como requisito para conclusão da 1ª etapa do Curso de pós-graduação em

Gerenciamento de Projetos.

Uberaba 2012

pois através destes conhecimentos. devido a situações e fatores inesperados? E de que maneira estipular corretamente o tempo de conclusão do trabalho. que na maioria das vezes se excedem a cifras totalmente exorbitantes dos valores inicialmente previstos. A IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE PRÁTICA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Desde o início dos tempos. Porém. Muitas formas e métodos de controlar e gerir estes projetos foram criados.2 1. Hoje pode-se dizer que é de fundamental importância o gerenciamento de projetos em qualquer área ou setor. residencial ou rural. Inicialmente este termo foi empregado para trabalhos arquitetônicos e consequentemente para a construção civil. Com a criação do guia de termos e conhecimentos de gerenciamento de projetos (PMBOK). pode-se verificar que qualquer tarefa ou serviço pode ser caracterizado como um projeto. aumentar a quantidade de pessoas neste trabalho? Definir pessoas responsáveis por cada área que se considere importante? Ou colocar apenas uma pessoa para controlar tudo? Dividir o serviço em etapas? E como ficariam divididas estas etapas? Como prever os custos. o Homem procura maneiras que facilitem ou diminuam o seu trabalho para efetuar determinadas tarefas. criando novos termos e padronizações para responder a todas as questões citadas anteriormente com propriedade. sendo caracterizado como um empenho ou esforço temporário para realização de um determinado objetivo. o responsável ou a equipe responsável pela gestão de um . e os preceitos do PMBOK poderão ser aplicados. Porém a grande questão sempre foi saber o que fazer para alcançar esta tão almejada solução. seja ele industrial. somente no final dos anos 50 é que o gerenciamento de projetos se consolidou. além de garantir que o mesmo não se extrapole ao prazo estipulado. mesmo com as intemperes citadas anteriormente? O primeiro passo para tentar responder estas questões foi dado no final do século XVII com o surgimento do termo projeto.

para dessa forma. Dessa maneira. Todas estas empresas relatam que com a utilização do gerenciamento de projetos. para garantir uma boa aplicação do gerenciamento de projetos é necessário que o responsável ou os responsáveis pela execução deste projeto. Ou ainda. porque se pode afirmar que o gerenciamento de projetos utilizando o guia PMBOK. são incontestáveis.3 projeto. otimizando seus serviços e garantindo o menor custo possível na obtenção destes resultados. Sem dúvida. Deve-se também. garantindo qualidade e eficiência em um menor tempo possível. Gerenciamento do escopo do projeto. seus serviços melhoram significativamente. Mas. tenham conhecimento de todos os stakeholders (todas as pessoas que serão envolvidas na execução do projeto). evitar problemas ou atrasos não previstos. de vários setores diferentes. Porém. sendo elas:          Gerenciamento de integração de projeto. consegue prever e controlar todo o andamento do mesmo e principalmente as duas variáveis mais importantes em qualquer projeto: o tempo de conclusão e o custo. que já se utilizam de seus métodos há muitos anos. as aplicações e a importância do gerenciamento de projetos em qualquer setor. Gerenciamento do tempo do projeto Gerenciamento dos custos do projeto Gerenciamento da qualidade do projeto Gerenciamento dos recursos humanos do projeto Gerenciamento das comunicações do projeto Gerenciamento dos riscos do projeto Gerenciamento das aquisições do projeto . conhecer e dominar as nove áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos. estejam familiarizados com todos os termos técnicos empregados. pois as mesmas podem estimar a quantidade de recursos necessários para uma boa execução de um trabalho ou a montagem de um equipamento. é tão importante e possui uma enorme aplicabilidade prática? Basta verificar a imensa quantidade de grandes e renomadas empresas multinacionais. verificar a viabilidade técnica ou prática de um produto ou serviço antes mesmo de se iniciar o seu empreendimento.

Relacionamentos interpessoais Nas normas e regulamentos da área de aplicação. Bom conhecimento do ambiente do projeto. o gerente ou os gerentes de projeto devem compreender e aplicar habilidades em:     Gerenciamento geral. Sabendo utilizar bem todos este conhecimentos. a importância e a aplicabilidade da gerência de projetos em qualquer situação ou área em que a mesma for utilizada.4 Além disso. . ficará bastante perceptível para o gerente de projetos ou mesmo para a empresa.

R.br/gppp03.pedagogiaemfoco.. Fundamentos da gestão de projetos. acessado em 03 de agosto de 2012.wikipedia. ed.htm. Disponível em: http://www.5 2. REFERÊNCIAS NEWTON. (trad. Projeto.pro. Daniel Vieira) O Gestor de projetos. 2. 2011. 2011. Projeto Político Pedagógico.. acessado em 03 de agosto de 2012. . Rio de Janeiro: Faculdade Internacional Signorelli.org/wiki/Projeto. Disponível em: http://pt. São Paulo: Pearson Prentice Hall.