You are on page 1of 2

Parte I – turma: noite 1. Como se chama a seguinte reação: Halogenação.

2. A vitamina A é percussor de qual classe de lipídeos: Terpenos. 3. Os determinantes dos grupos sanguíneos humanos são lipídeos do tipo: glicoesfingolipídeos. 4. São sintetizados a partir da condensação de varias unidades de isopreno: Isoprenóides. 5. Os ácidos graxos apresentam diversas formas de nomenclatura. Um ácido graxo representado por Δ9 significa que tem o que no carbono 9: Insaturação. 6. Que tipo de ligação ocorre entre o glicerol e o ácido graxo nos triglicerídeos: Éster. 7. A união de esfingosina com ácido graxo se chama: Ceramida. 8. Percussor dos demais esteroides: Colesterol. 9. A vitamina D também é conhecida como: Colecalciferol. 10. Uma das características dos ácidos graxos é formar sabões, que tem a capacidade de se organizar como micelas lipídicas, como se chama essa propriedade dos ácidos graxos: Detergência.

Parte II – turma: noite 1. Os ácidos graxos com mais de uma ligação dupla são chamados: poli-insaturados. 2. Gangliosídeo é um lipídeo formado por uma ceramida com um: Oligossacarídeo. 3. Que característica diferencia, em solução aquosa, um lipídeo com 20 átomos de carbono de outro com 30 átomos de carbono: Solubilidade. 4. Que tipo de reação química sofreu a margarina para a temperatura ambiente ela permanecer sólida: Hidrogenação. 5. Qual o álcool encontrado nos enfingolipídeos: Esfingosina. 6. Grupo de lipídeos formado a partir de uma reação entre ácidos graxos e o álcool glicerol: Acilgliceróis. 7. O processo de hidrogenação industrial e a reutilização de óleos a elevadas temperaturas podem dar origem a uma gordura não sintetizada pelo nosso organismo e que é bastante nociva, que tipo de gordura é essa: trans. 8. Classe de lipídeos presentes em folhas de muitas plantas, proporcionando impermeabilidade: Ceras. 9. Como se chama a estrutura lipídica formada por ácido graxo, glicerol e ácido fosfórico: Ácido fosfatídico. 10. Grupo de Lipídeos que constituem os hormônios sexuais, a vitamina D e o colesterol: Esteróides.

4. na inflamação. um lipídeo com 20 átomos de carbono de outro com 30 átomos de carbono: Solubilidade. A reação de saponificação ocorre entre uma base e um: ácido graxo. 5. Fator ativador plaquetário e plasmalogênio tem como característica a fusão de dois álcoois numa ligação do tipo: Éter. Como se chama o lipídeo de membrana que faz parte dos fosfolipídeos e dos esfingolipídeos: Esfingofosfolipídeos. Os fosfolipídeos são moléculas anfipáticas. 2. 6. na febre. 10. Principais lipídeos utilizados como moléculas de armazenamento: Triacilgliceróis. . Os óleos são líquidos a temperatura ambiente. 10. Lipídeos simples são formados por um ácido graxo e um: álcool. em solução aquosa. 9. Que característica diferencia. 7. Classe de lipídeos presentes em folhas de muitas plantas. 7. 3. 8. 3. O triacilglicerol é formado por 3 ácidos graxos e uma molécula de: glicerol. porque possuem ácidos graxos: insaturados. Quando ao ácido fosfatídico é adicionado fosfatidilglicerol. nos mecanismos de dor entre outros: Eicosanóides. Lipídeos predominantes nas membranas celulares: Fosfolípideos. Parte II – Turma tarde 1. A união de esfingosina com ácido graxo se chama: Ceramida. 4. 2. proporcionando impermeabilidade: Ceras. 8. Hormônios parácrinos que estão envolvidos nas funções reprodutivas. Os ácidos graxos que nós não somos capazes de sintetizar são chamados de: Essenciais. 6. uma das razões para a existência abundante desse lipídeo nos alvéolos é a sua capacidade: Surfactante. isso significa que eles possuem uma região hidrofílica e uma região: hidrofóbicas. o lipídeo passa a ser chamado: Cardiolipina. Que tipo de reação química sofreu a margarina para a temperatura ambiente ela permanecer sólida: Hidrogenação. 9. A fosfatidilcolina é muito abundante na membrana plasmática das células alveolares.Parte I – turma tarde 1. 5. Fosfolipídeo com função de mensageiro intracelular: Fosfatidilinositol. O modelo do mosaico fluido para a estrutura da membrana plasmática apresenta uma regulação da fluidez através da presença do: colesterol. A partir de ácido aracdônico qual outro lipídeo pode ser formado além de tromboxanos e leucotrienos: Prostaglandinas.