You are on page 1of 3

Física Mecânica – COVEST (UFPE) - ETEASD

01. Um bloco de madeira de 5,0 kg, está em repouso sobre uma superfície horizontal lisa. Uma bala
colide com o bloco, atravessando-o. Após a colisão o bloco desliza e comprime a extremidade livre 3 de uma mola ideal horizontal de constante elástica k = 2,0 x 10 N/m. O gráfico mostra a força média exercida pela bala sobre o bloco, durante os 2,0 ms que durou a colisão. Considerando que o bloco não perdeu massa, qual a compressão máxima atingida pela mola, em mm?

02. Uma caixa de massa mc = 10 kg é ligada a um bloco de massa mb = 5,0 kg, por meio de um fio fino
e inextensível que passa por uma pequena polia sem atrito, como mostra a figura. Determine o valor da força horizontal F, em N, que deve ser aplicada à caixa de modo que o bloco suba, com 2 aceleração a = 2,0 m/s . O coeficiente de atrito cinético entre a caixa e o piso é c = 0,10.

mc F

mb

03. Um projétil é lançado obliquamente no ar, com velocidade inicial v0 = 20 m/s, a partir do solo.
Desprezando a resistência do ar, a quantos metros do solo, a sua energia cinética é reduzida à metade do seu valor inicial?

04. Uma

força F, perpendicular ao plano inclinado, é aplicada a um corpo de 6,0 kg, mantendo-o em repouso, como mostra a figura. Calcule o módulo da força de atrito estático, em newtons, que atua no bloco.

F

 30

calcule o valor mínimo de F. Nos vértices de um triângulo isósceles. Considerando a colisão perfeitamente inelástica. de lado L = 3.8 x 10 N.0 cm e ângulo de base 30. Qual a intensidade da força elétrica. que atua sobre a carga qA? qA L L 30 qB 30 qC .05. como indicado na figura abaixo. em m/s. k m1 m2 10 cm 06. Em um dado instante. devido ao teto. são colocadas as cargas pontuais qA = 2. Um bloco de massa m1 = 100 g comprime uma mola de constante elástica k = 360 N/m. em unidades de 10 N. Um bloco de massa m = 20 kg é escorado contra o teto de uma edificação. através da aplicação de uma força oblíqua F. como mostra a figura. em N. Sabendo-se que este escoramento deve 3 3 suportar o peso p = 8.0 cm. Despreze o atrito entre os blocos e o piso. determine a velocidade final dos blocos.0 C e qB = qC = 3. inicialmente em repouso. vindo a colidir em seguida com um outro bloco de massa m2 = 200 g. por uma distância x = 10. teto F 60 m 07. esse bloco é liberado.0 C.

o atleta tem que levantar o peso acima da cabeça num ato contínuo.0 s. ao longo da direção vertical. medida a partir do objeto .0 x 10^(-6) C. Considerando que o intervalo de tempo transcorrido para levantar o corpo até a altura de 2. em unidades de 102 W? . em centímetros. Nos vértices de um triângulo isósceles são fixadas três cargas puntiformes iguais a Q1 = +1. O triângulo tem altura h = 3.0 mm.2. e Q3 = +4. A distância entre os objetos 1 e 2 é 4 L. Uma chapa metálica de densidade de massa uniforme é cortada de acordo com a forma mostrada na figura. Nos jogos olímpicos de 2008.0 x 10-6 C. Determine a coordenada do seu centro de massa.0 m tenha sido de 1. A figura a seguir mostra um conjunto de objetos pontuais com massas iguais.0 mm e base D = 6. conhecida como arranque. Q2 = . o atleta que ganhou a medalha de ouro levantou um corpo de 165 kg. Calcule a posição do centro de massa do conjunto. 10. dispostos ao longo de uma reta. em unidades de 109 V/m. Determine o módulo do campo elétrico no ponto médio M. 11. da base.0 x 10-6 C. em unidades de L. Numa das classes de provas de halterofilismo. 09.08. qual a potência requerida do atleta. enquanto que a distância entre os objetos 2 e 3 é igual a 16L.