You are on page 1of 6

Escola E. B. 2,3/ ES S.

Sebastião de Mértola
Ano Letivo 2012-2013

6º Ano
FICHA DE TRABALHO

Nome: ________________________________ Nº ____ Turma ____ DATA: ___/___/____
TEXTO A - Fábula da fábula

TEXTO B - A Cigarra e a Formiga

Fábula da fábula
Era uma vez
Uma fábula famosa,
Alimentícia
E moralizadora,
Que, em verso ou prosa,
Toda a gente
Inteligente,
Prudente
E sabedora
Repetia
Aos filhos,
Aos netos,
E aos bisnetos.
À base de uns insectos,
De que não vale a pena fixar o nome,
A fábula garantia
Que quem cantava
Morria
De fome.
E, realmente….
Simplesmente,
Enquanto a fábula contava,
Um demónio secreto segredava
Ao ouvido secreto
De cada criatura
Que quem não cantava
Morria de fartura.

Tendo a cigarra em cantigas,
Folgado todo o Verão,
Achou-se em penúria extrema,
Na tormentosa estação.

Miguel Torga – Diário VIII

Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.
Rogou-lhe que lhe emprestasse,
Pois tinha riqueza e brio,
Algum grão com que manter-se
Até voltar o aceso Estio.
“Amiga - diz a cigarra -,
Prometo, à fé d’animal,
Pagar-vos antes de Agosto
Os juros e o principal.”
A formiga nunca empresta,
Nunca dá, por isso junta.
“No Verão em que lidavas?”
À pedinte ela pergunta.
Responde a outra: “Eu cantava
Noite e dia, a toda a hora.”
“Oh! Bravo! - torna a formiga -;
Cantavas? Pois dança agora!”
(Versão de Bocage)
Fábulas de La Fontaine

________________________________________________________________________________ 6. Transcreve os versos que justificam esta afirmação. Justifica a afirmação seguinte: “Miguel Torga escreveu o poema “ Fábula da fábula” inspirado noutro texto já existente. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 4. era muito contada. “ À base de uns insetos”. Há quatro versos que evidenciam que a fábula a que se referem tinha a ver com comida. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2. Transcreve-os. Transcreve os adjetivos que caracterizam aqueles que divulgam esta história.INTERPRETAÇÃO/COMPREENSÃO Os dois textos apresentados têm elementos que os aproximam. na opinião do autor. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3. Esta fábula. Identifica as duas personagens dessa fábula. Retira do texto os versos que comprovam a transmissão oral destes textos que integram a literatura oral tradicional. TEXTO A 1. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ . ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 5.

Tinha boa vontade. Em que situação se encontrava a Cigarra. 6. 5. depois do verão? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 3. Concordas com a sua atitude? Porquê? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ . ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 2. Por que razão a Cigarra vai ter com a Formiga? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 4. Quais os argumentos que a Cigarra apresentou à Formiga? A Formiga era rica e digna.1.1.TEXTO B 1. Refere o que fez a Cigarra durante o verão. O verão é quente. Completa: A expressão «tormentosa estação» refere-se ao _________________ 4. A expressão «acesso Estio» significa: Há muitos incêndios no verão. No estio há muitas luzes acesas. Como reage a Formiga ao pedido da Cigarra? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 6. Tinha bom coração.

distribui-os pelas duas personagens. Assinala o seu significado. Que nome se dá a esse recurso expressivo? _____________________________________________ 10.7. Escreve um provérbio que se possa adaptar à moralidade desta fábula. A Formiga utiliza duas interjeições na sua última fala. Adjetivos Sovina Alegre Poupada Imprevidente Egoísta Divertida Trabalhadora Formiga Cigarra 8. marcando com X a(s) hipótese(s) correta(s): espanto troça ironia mágoa 9.1. Identifica-as. ___________________________________________________________________ . Que lição podemos retirar desta fábula? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 11. Dos seguintes adjetivos. A Cigarra e a Formiga comportam-se como se fossem pessoas. de acordo com a história. ___________________________________________________________________ 8.

5. A Cigarra vai ter com a Formiga pedir-lhe emprestado. encontrou-se na miséria. Resposta pessoal . porque nunca emprestar é um dos segredos do seu sucesso a acumular comida. Os adjetivos que caracterizam os divulgadores desta fábula estão presentes nos seguintes versos: “ Inteligente/ Prudente / E sabedora”. de geração em geração. sem nada para comer. A expressão «acesso Estio» significa: X O verão é quente. Miguel Torga escreveu este poema inspirado na conhecida/ famosa fábula “ A cigarra e a formiga”. Além disso. uma vez que não tinha feito qualquer esforço no verão. Durante o verão a cigarra cantou. 6. jurando pagar com juros. Os insetos referidos são a cigarra e a formiga. Tendo cantado durante todo o verão. como comprovam os seguintes versos: “ Repetia aos filhos/ Aos netos / E aos bisnetos”. por isso. 4. 2. 3. 4. porque não tinha nada para comer. “Que. 6. a cigarra não acumulou a comida de que necessitaria no inverno e. 5. “ Alimentícia/ Morria/De fome / Morria de fartura”.1. A expressão «tormentosa estação» refere-se ao inverno. mostrou considerar que a cigarra não merecia apoio.1. 3. TEXTO B 1. 4. 2. Quais os argumentos que a Cigarra apresentou à Formiga? X A Formiga era rica e digna. sendo um texto integrante da literatura tradicional. era transmitida oralmente. A formiga negou-lhe a ajuda pedida. 6.CORREÇÃO TEXTO A 1. A fábula. em verso ou prosa/ Toda a gente / “ Repetia”.

11. distribui-os pelas duas personagens.outra perspetiva) . nela se deitará / Quem não semeia não colhe/ Quem nada cria. “Oh!”. Adjetivos Sovina Alegre Poupada Imprevidente Egoísta Divertida Trabalhadora Formiga X Cigarra X X X X X X 8. 10. marcando com X a(s) hipótese(s) correta(s): espanto troça X ironia X mágoa 9. Qualquer um destes provérbios sintetizaria esta moralidade:  Quem vai ao mar previne-se em terra / Grão a grão enche a galinha o papo / Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje / Quem tudo quer. eve-se prever sempre o dia de amanhã. Personificação. de acordo com a história. Assinala o seu significado. “Bravo!” 8.1. nada tem / (A preguiça é o mal de todos os vícios . Dos seguintes adjetivos. tudo perde / Quem boa cama fizer. Esta fábula visa transmitir a lição de moral segundo a qual devemos preocupar-nos com o futuro e prepará-lo no presente.7.

Related Interests