You are on page 1of 12

04/04/2013

CAKEPHP

Yuri Karsten B. de Medeiros – P8 Computação/UNIPÊ

O CAKEPHP
O CakePHP é um framework de desenvolvimento rápido para PHP, livre e de Código aberto. O objetivo é permitir que você trabalhe de forma estruturada e rápida sem perder a flexibilidade. O CakePHP tira a monotonia do desenvolvimento web. O CakePHP fornece todas as ferramentas que você precisa para começar programando o que realmente deseja: a lógica específica da sua aplicação. Em vez de reinventar a roda a cada vez que se constrói um novo projeto, pegue uma cópia do CakePHP e comece com o interior de sua aplicação.

1

6 e superior CRUD integrado para interação com o banco de dados https://groups.google.6 e superior CRUD integrado para interação com o banco de dados Abaixo segue uma pequena lista dos recursos que você poder desfrutar no CakePHP: Comunidade ativa e amigável Licença flexível Compatível com o PHP 5.2.com/forum/?hl=pt-PT&fromgroups#!forum/cakephp-pt 2 .04/04/2013 Abaixo segue uma pequena lista dos recursos que você poder desfrutar no CakePHP: Comunidade ativa e amigável Licença flexível Compatível com o PHP 5.2.

Geração de código Arquitetura MVC Requisições feitas com clareza. selecionar.04/04/2013 Scaffolding para criar protótipos Geração de código Arquitetura MVC Requisições feitas com clareza. atualizar e excluir objetos (operações CRUD). URLs e rotas customizáveis 3 . Scaffold no CakePHP também possibilita que os desenvolvedores definam como os objetos estão relacionados entre si além de como criar e destruir estas relações. URLs e rotas customizáveis Scaffolding para criar protótipos O recurso de scaffold de aplicações é uma técnica que permite ao desenvolvedor definir e criar uma aplicação básica que possa inserir.

Cookie. com pouca ou nenhuma configuração do Apache 4 . Segurança. formulários HTML e outros Componentes de Email. JavaScript.04/04/2013 Validações embutidas Templates rápidos e flexíveis (Sintaxe PHP. Sessão. e Tratamento de Requisições Controle de Acessos flexível Limpeza dos dados Sistema de Cache flexível Localização Funciona a partir de qualquer diretório do website. com helpers) Helpers para AJAX.

org/ 5 .04/04/2013 CONFIGURANDO O NOTEPAD++ NO WINDOWS No Windows em C:\Users\SeuNome\AppData\Roaming\Notepad++\langs.xml Antes: <language name= "html" ext="html htm shtml shtm xhtml “commentLine="" commentStart= "<!--" commentEnd ="-->" > Depois: <language name= "html" ext="html htm shtml shtm xhtml ctp" commentLine="" commentStart= "<!--" commentEnd ="-->" > DOWNLOAD http://cakephp.

04/04/2013 INSTALAÇÃO Descompactar o arquivo cakephp-cakephp-2.3.1-0-g48149cb em C:\wamp\www 6 .

cipherSeed” para qualquer string randômica (aperte qualquer letra e número). Nenhum arquivo deve ser alterado aqui pois caso você atualize a versão do Cake todas alterações serão perdidas. nela serão armazenadas toda a lógica. nela estão armazenadas as principais classes e componentes do framework.htaccess: arquivo de configuração do servidor Apache responsável por fazer reescrita de urls (usando mod_rewrite do Apache que deve estar ativo). imagens. logs. Abra o arquivo e substitua o valor atual da “Security.lib: pasta que contém o núcleo (conhecido como “core”) do CakePHP. .php” dentro da pasta “app/webroot/” invés de “app/”. deixando mais difícil a decodificação. Se você acessar “http://localhost/first-project/some_file. arquivos de estilos (CSS) e comportamentos (Javascript) do site. cache.plugins: diretório responsável por armazenar plugins (mini aplicações do CakePHP) de terceiros.php” no navegador por exemplo.app: essa pasta é onde você irá trabalhar.. Ele encaminha todas requisições feitas nesse diretório para “app/webroot/”. sessões e etc. esses campos servem para serem incluídos nas criptografias geradas pelo Cake. . 7 .04/04/2013 INSTALAÇÃO .salt” e “Security. . o Cake irá procurar o arquivo “some_file. ANTES DE TESTAR NO NAVEGADOR Acesse a pasta app/Config/ core.vendors: pasta responsável por armazenar bibliotecas e classes externas para serem utilizadas no projeto. como por exemplo uma classe para redimensionamento de imagens.php: arquivo responsável por armazenar principais configurações do projeto como: nível de debug. .

php” para ativar a conexão com banco de dados.email. digite o endereço do banco em “host”. Aproveitando que estamos aqui .php. . salve e renomei o arquivo para “database. senha em “password”.php. SQLite e SQL Server).routes. abra o arquivo “database.php. usuário em “login”. crie um banco de dados no MySQL ou outro que quiser (o CakePHP atualmente suporta M ySQL. PostgreSQL.default: arquivo responsável por armazenar configurações para envio de e-mails através da classe CakeEmail . nome do banco em “database” e o qual fonte de dados você usará em “datasource” (você encontra uma lista desse último no próprio arquivo).default”.php: arquivo responsável por defini r as rotas de nossa aplicação.04/04/2013 ANTES DE TESTAR NO NAVEGADOR database. . 8 . CONFIGURAÇÃO NO WINDOWS Em Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema > configurações avançadas do sistema > variáveis de ambiente > variáveis do sistema > Editar Path C:\wamp\bin\php\php5.13. C:\wamp\www\cakephp\app\Console.3.default: arquivo responsável por armazenar as configurações de acesso ao banco de dados.

rodapé e aplicamos as folhas de estilos (CSS) e arquivos Javascript usados em todo o site. Mas o que é layout no Cake? Layout nada mais é do que o HTML da sua aplicação que não muda entre todas as páginas. REQUISIÇÕES E LAYOUTS Para começar. permitindo que tenhamos apenas um arquivo de estrutura básico para manter. nele definimos normalmente o cabeçalho.ctp”. A função do layout é facilitar a manutenção. remova o conteúdo e cole o código abaixo: 9 .04/04/2013 ROTAS. temos o layout. menu principal. PRIMEIRA APLICAÇÃO CAKEPHP Acesse a pasta “app/View/Layouts” e abra o arquivo “default.

PRIMEIRA APLICAÇÃO CAKEPHP Crie o arquivo “app/View/Home/index.04/04/2013 PRIMEIRA APLICAÇÃO CAKEPHP Acesse “app/View/” e exclua a pasta “Pages” e “app/Controller/” e exclua o arquivo ”PagesController. Agora é só testar!! 10 . defina nossa action “index” e crie a pasta “Home” dentro de “app/View/” e nela crie nossa view “index.ctp”. vá até Crie um arquivo com nome “HomeController.ctp” e digite Olá Mundo e salve.php”.php” dentro da pasta “app/Controller/”.

04/04/2013 CRIANDO O PRIMEIRO BOLO COM O CAKE BAKE CRIANDO O PRIMEIRO BOLO COM O CAKE BAKE 11 .

Blog Glauco .com/2012/09/01/iniciando-comframework-cakephp/> Acesso em: março 2013.org/2. de Medeiros – P8 Computação/UNIPÊ 12 .0/pt/index.cakephp.glaucocustodio.x .Disponível em: <http://book.04/04/2013 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Cookbook 2.Disponível em: <http://blog.html> Acesso em: março 2013. CAKEPHP Yuri Karsten B.