You are on page 1of 21

Escola Superior de Educação de Bragança

Educação Física no Jardim de Infância

Exercícios e jogos com

ba l õe s
José Bragada
Prof. Adjunto da Área de Educação Física Junho de 2000

Introdução
A Educação Física para crianças de jardim de infância não pode estar centrada nos objectivos que regem essa disciplina em idades p o s t e r i o r e s ,c o m on o1 ºC i c l oe , m a i sv i s i v e l m e n t e ,n o sc i c l o ss e g u i n t e s . Portanto a pretensão da Educação Física no ensino pré-primário tem que orie n t a r s ep o r outras finalidades possivelmente mais abrangentes mas que possibilitem o desenvolvimento das capacidades motoras e das habilidades motoras ou básicas. Para este desenvolvimento h a r m ó n i c o ,m u l t i l a t e r a lei n t e r d i s c i p l i n a rp o d e ,aE d u c a ç ã oF í s i c a ,d a r o seu contributo. Para Fonseca (1976) a evolução da crianças é sinónimo de consciencialização e conhecimento cada vez mais profundo do seu corpo. Acrescentando, ainda, que a dimensão do movimento é essencialmente social, dado que é através dele que a criança encontra possibilidade de relação e comunicação com os outros. No jardim de infância, a actividade física tem como tarefa essencial exercer influência pedagógica simultâneamente, tanto sobre o desenvolvimento biológico do organismo em crescimento como sobre o processo social de evolução da personalidade (Bento, 1986). A utilização de jogos e brincadeiras com o objectivo de proporcionar momentos alegres e agradáveis, aproveitando a motivação da criança, pode contribuir para a plena consecução daquelas finalidades (Neto, 1987). Sabendo que a criança se desenvolve pelo jogo, temos que ter p r e s e n t eq u ea q u i l oq u ep a r aoa d u l t oéj o g on ã ooé ,n e c e s s a r i a m e n t e , Dentro deste contexto, a proposta de actividades de jogos e brincadeiras com balões, para crianças de Jardim de Infância ou 1º

· D e s c r e v e mt r a j e c t ó r i a sm a i sl e n t a m e n t e . (1976): Contributo paara o estuda da génese da motricidade. . C. podem ser j u s t i f icados pois. Fonseca. nomeadamente da Unidade Temática apresentada.oq u ef a c i l i t a a sua apreciação. Editorial Notícias. Rev.(1986): Formas e processos de exercitação em Educação Física. de acordo com diferentes níveis de exigência. · Permite jogos em grupo de grande dinamismo e. têm algumas vantagens: · São mais leves e. · As u at r a j e c t ó r i an ã o éc o m p l e t a m e n t ep r e v i s í v e l . .a n t e s do contacto. mesmo. V. H o r i z o n t e . individuais e em grupo. . no 1º Ciclo do Ensino Básico. normalmente. maiores. Tese de doutoramento ??? . de g r a n d ed i f i c u l d a d e . · Permite a realização de toques com determinadas partes do corpo.O. Bibliografia Bento. Assim. (1987): Motricidade e desenvolvimento: Estudo do comportamento de crianças de 5-6 anosrelativo à influência de diferentes estímlos pedagógicos na aquisição de habilidades fundamentais de manipulação. comparativamente com as bolas. J. que poderão servir de suporte para a planificação e realização de aulas. para aplicação nos jardim de Infância ou. Lisboa Neto. .p o s s i b i l i t a n d oar e a l i z a ç ã o d om e s m o jogo. não possíveis com bola. com este trabalho propomo-nos: · Apresentar u m exemplo de Unidade Temática de Educação Física. até.c i c l o . · Descrever jogos e brincadeiras com balões. .

Coordenar os movimentos com os do (s) colega (s).Unidade T emática . Efectuar sequências determinadas de batimento Efectuar toques no balão com tarefas intercaladas.Exercícios e jogos com balões Temática Objectivos Específicos Cognitivo Conhecer jogos e brincadeiras com balões. Manter o balão no ar alternando o batimento com um colega. e com realização de uma tarefa intercalada. Sócio-afectivo Despertar o gosto pelos jogos e actividade física Aceitar e cumprir as regras do jogo Solicitar a atenção e concentração Relacionar-se com os colegas Colaborar com os colegas para o mesmo fim Desenvolver o "espírito desportivo" . Efectuar toques / passes para o colega. Deslocar-se (a diferentes velocidades) mantendo o balão no ar por toques. Conhecer e aplicar regras. fundamentalmente as coordenativas: Efectuar toques com diferentes partes do corpo. Manter o balão no ar alternando o batimento com o(os) colega (s). na execução de jogos. por cima de uma corda. Encadeia tarefas diferenciadas. Sustentar o balão no ar em toques. Manter vários balões no ar simultaneamente. mantendo o balão no ar por toques. Conhecer e aplicar a pontuação adequada a determinado jogo. Psicomotor Solicitar as capacidades motoras.

• Sol f unda me nt a l me nt ea sc oor de na t i va s : • Ma nt e rvá r i osba l õe sno a rs i mul t a ne ament e .Exercícios e jogos com balões Temática Aul a Obj e c t i vose s pe c í f i c os ( a ní ve lps i c omot or ) Cont e údos Es t r at é gi as 1 2 i c i t a ra sc a pa c i da de sc oor de na t i va s .e m gr upo . Ac t i v. s • Enc a de i at a r e f a sdi f e r enc i a da s .ec om r e al i za ç ã o deuma t a r e f ai nt e r c al a da .ma s s i va Tr a b.e m va ga s Tr a b. • Sol Toque s f unda me nt a l me nt ea sc oor de na t i va s : Se quê nc i a s • Ef ec t ua rs e quê nci a sde t e r mi na da sde De s l oc ame nt os ba t i ment o Es t a f e t a s • Ef ec t ua rt oque sno ba l ã oc om t a r e f a s i nt e r c al a da s . • Sol Pa s s e s f unda me nt a l me nt ea sc oor de na t i va s .M a s s i va Tr a b.M a s s i va Tr a b. • De s l oc a r s e( adi f e r e nt e sve l oc i da de s ) ma nt e ndo o ba l ã o no a rport oque s • Ma nt e ro ba l ã o no a ra l t e r na ndo o ba t i me nt o Toque s c om um ( os )c ol e ga( s ) . i c i t a ra sc a pa c i da de smot or a s .Unidade T emática . J ogos 1 :1 • Coor de na rosmovi me nt osc om osdo ( s ) e 1X 1 c ol e ga( s ) .gr upo Ac t i v. • Sol • Sus t e nt a ro ba l ã o no a re mt oque s .i ndi vi dua l Tr a b. • Ef ec t ua rt oque sc om di f e r e nt e spa r t e sdo c or po • Sol i c i t a ra sc a pa c i da de sc oor de na t i va s . i c i t a ra sc a pa c i da de smot or a s . • Sus t e nt a ro ba l ã o no a re mt oque s .ma nt e ndo o Toque Se quê nc i a s ba l ã o no a rport oque s J ogos1 :1 • Ma nt e ro ba l ã o no a ra l t e r na ndo o ba t i me nt o c om um c ol e ga .gr upo Ac t i v. Se quê nc i a s • Ma nt e ro ba l ã o no a ra l t e r na ndo o ba t i me nt o J ogos1 :1 c om um c ol e ga . • Ef ec t ua rt oque s/pa s s e spa r ao c ol e ga .i ndi vi dua l Toque s Es t a f e t a s Ac t i vi dade ma s s i vaee m va ga s Tr a b.por c i madeumac or da .ec om r e al i za ç ã o deuma t a r e f ai nt e r c al a da .i ndi vi dua l Ac t i vi dadee m va ga s 3 e 4 5 6 e 7 8 i c i t a ra sc a pa c i da de smot or a s . s l oc a r s e( adi f e r e nt e sve l oc i da de s ) • De ma nt e ndo o ba l ã o no a rport oque s Toque s Ac t i v.

Exercícios e jogos com ba l õ e s .

* Mão direita. mão pé . * Cabeça. pé esquerdo ... cabeça e pé . cabeça. 4 Percorre distâncias com batimento com determinada parte do corpo * Mão direita / esquerda * Pés * Cabeça * Joelhos * Ombros 7 Exercícios e jogos com balões ...e m sequência determinada * Mão..N º Finalidade da tar e f a tare Mantém o balão no ar em toques à vontade Descrição / esquema * Parado * Marcha * Corrida 1 2 Mantém o balão no ar batendo com determinada parte do corpo * Mão direita / esquerda * Pés * Cabeça * Joelhos * Ombros 3 Efectua batimentos com d i f e r e n t e sp a r t e sd oc o r p o .

o u t r op é lão sem o deixar cair * Ventral. em percurso.àf r e n t e e a atrás. salta e batendo com a mão (ou cabeça) n op o n t om a i sa l t op o s s í v e l 8 Desloca-se em * Dorsal. Bate no balão no ponto mais alto possível * Parado ou em movimento. batendo com um ou quadrupedia.N º Finalidade da tarefa Descrição / esquema 5 E f e c t u at a r e f a si n t e r c a Á vontade ou batendo com ladas entre cada batimento determianda parte do corpo. executa e n t r ec a d ab a t i m e n t o : * Bate p a l m a s (exemplos: 3 v e z e s . debaixo das pernas * Toca com as mãos no chão * Dá uma v o l t a * Sentas eel e v a n t a s e * Uma 6 7 Idem. batendo no ba. batendo com as mãos Exercícios e jogos com balões 8 .

batendo com qualquer parte do corpo.c o md o i sb a l õ e s simultane-amente Á vontade. batendo com qualquer parte do corpo. Outras variantes: * Rodando pelo chão.N º Finalidade da tarefa Descrição / esquema Á vontade passa de uma posiç ã op a r aao u t r a : 9 Encadeia batimento na posição de decúbito dorsal e d e c ú b i t ov e n t r a l * Um toque em cada posição * Dois ou mais antes de mudar 10 1 0 Deita-se e levanta-se enquanto mantém o balão no ar em batimento Á vontade. * Com 2 ou mais balões Exercícios e jogos com balões 9 .d e i t a s eel e v a n t a s e 11 1 1 Executa o maior númer od et o q u e s . no eixo v e r t i c a l *S e n t a s e .

com qualquer parte Bate. cabeça. alternadamente. antes do batimento 15 1 5 Bate. 13 1 3 Idem. Um bate e dá a ordem: * Três palmas * Uma palma à frente e outra a t r á s * Toca com as mãos no chão * Dá uma volta *S e n t a t eel e v a n t a t e * Uma flexão . .extensão de bra Após o batimento indica a parte do corpo com que o colega tem que b a t e ras e g u i r : * Mão esquerda * Cabeça. e t c . d i r e i t a * Pé esquerdo. com o colega. Á vontade ou batendo com determianda parte do corpo.N º Finalidade da tar e f a tare Descrição / esquema 1 2 12 Á vontade. do corpo. ou com uma parte específic a : com o * Mão c o l e g a . alterna-damente. c a b e ç aep é. efectuando determinada tarefa suplementar.. efectuando determinada seqûencia. alternadamente. . executa entre cada batimento. . etc e jogos com balões 14 1 4 Bate. pé e s q u e r d o. * Cabeça. mão pé . . com o colega. * Mão. * Mão direita. com a parte do corpo que o outro indicar Exercícios 10 .

indica a parte do corpo com que o colega tem que b a t e ras e g u i reu m at a r e f as u p l e m e n t a rp a r af a z e ra n t e sd ob a t i m e n t o : Exemplos: * Uma volta. no ar. E s t a f e t a s . á vontade. bate com determinada parte do corpo e cumpre t a r e f as u p l e m a n t a r 17 1 7 Aos pares.N º Finalidade da tar e f a tare Descrição / esquema Após o batimento. etc. mão direita 16 1 6 Alternadamente com o colega. pé * Uma palma. 18 1 8 Efectuam o percurso o mais rapidamente possível Exercícios e jogos com balões 11 . * "Quantos balões conseguimos manter no ar"? Aos pares (ou grupos maiores). quer parte do corpo: ao mesmo tempo. com qualS u s t e n t a mv á r i o sb a l õ e s . * Á vontade * Com a cabeça * Mão.

um balão cada um. 2 1 21 a d e i r i Desloca-se na "c nha" batendo no balão. Descrição / esquema Aos pares. Percursos ou estafetas. Exercícios e jogos com balões 12 .N º Finalidade da tar e f a tare Efectuam o percurso o mais rapidamente possível. batendo no balão. Presos com uma corda na cintura E s t a f e t a s . Va r i a n t e s : * Um balão para o sd o i s * Presos pelo t o r n o s e l o * Mão 1 9 19 2 0 20 Aos paares. um balão para o que vai em cima. um balão para o que D e s l o c a s eà s" c a v a l i t a s " vai em cima. Grupos de três. E s t a f e t a s .

* Na nuca * Com dois b a l õ e s 22 2 2 23 2 3 Tenta pontapear o balão preso no colega Aos pares.O balão preso c o mu mf i on ac i n t u r ad oc a d au m .P e r seguição em corrida (todos contra todos). Tenta pontapear o balão preso em qualquer colega. Com o balão preso no abdómen.O balão preso com u mf i on ac i n t u r ad oc o l e g a . deslocando-se o mais rapidamente possível Va r i a n t e s : Balão preso * Nas costas.P e r s e g u i ção em corrida.E s t a f e t a s .N º Finalidade da tar e f a tare Coordena os movimentos com os do colega Descrição / esquema A o sp a r e s . Grupos grandes. Va r i a n t e s : * Bater com as mãos * Rebentar com as mãos ---Quem fica com o último balão cheio ? 24 2 4 Exercícios e jogos com balões 13 .

empurra o balão soprand o . Dois ou mais balões presos n ac i n t u r a . 2 5 25 * Quem dá mais toques ? 26 2 6 A o s Mantêm o balão no ar pares (ou gruos maiores). com um balão. * Qual o grupo que o mantém mais tempo n oa r 2 7 27 Percorre rapidamente o percurso soprando no balão I n d i v i d u a l m e n t e .N º Finalidade da tarefa Bater nos balões do col e g a Descrição / esquema Aos pares. Exercícios e jogos com balões 14 . T enta tocar no balão do adversário e e v i t aq u et o que no seu. Em quadrupedia (ou rastejando). sopram coordenadamente no balão de modo com o sopro a mantê-lo no ar.

Este jogo pode ser feito com os elementos da roda em pé ou sentados Exercícios e jogos com balões 15 . 28 2 8 " D e f e n d eaf o r t a l e z a " 29 2 9 " A t i r oa oa l v o " 30 3 0 As crianças dispostas em roda jogam entre si mas tentam sempre acertar no que está no meio. A equipe A munida de balões divide-se em dois grupos colocados em fileiras f r e n t eaf r e n t e .O se l e m e n t o sd ae q u i pe B tentam passar pelo meio sem serem atingidos pelos balões arremessados pela equipe A. Forma-se uma roda á volta de uma cadeira.N º Finalidade da tarefa " Atravessa o fogo" Descrição / esquema Duas equipes. Os elementos da roda tentam tocar a “fortaleza “ com o balão. Quando tocado o atacante passa a defensor. A e B. que será “a fortaleza”. e de uma criança que será o defens o r. O alvo uma vez atingido troca com a criança que lhe acertou.

um orientando o outro verbalmente. Apenas um dos balões de cada conjunto tem água (de forma que se confunda com os que não têm). e t c os Exercícios e jogos com balões 16 . *Com p é s *Com as c o s t a s * Cotovelo. Um elemento de cada equipa vai rebentar um balão.N º Finalidade da tarefa Descrição / esquema 3 1 31 Acerta no balão. Ganha a equipa que rebentar mais balões sem rebentar o que tem água 3 2 32 Evita o rebentamento do balão com água 3 3 33 "Rebenta o balão rebolando no chão Colchões e balões pouco cheios. orienPenduram-se balões cheios de tado pelo colega água . Dois jogadores tentam rebentar os balões. Este último encontra-se de olhos vendados e tenta rebentar os balões com um pau Um conjunto de balões presos e suspensos para cada grupo de alunos.

por cima de uma c o r d a . Improvisar um campo de "v o l e i b o l" com uma corda esticada no meio. uma cor para cada equipa (mal cheios. Exercícios e jogos com balões 17 . ou que os rebentar prim e i r o . impulsionam de forma a cabecear nos balões.) E s t a f e t a s . no qual vai tentar rebentar um balão. Jogo 1:1.C a d ac r i a n ç a se f e c t u a o seu prcurso. 34 3 4 35 3 5 "Rebenta o balão o mais rapidamente possível 36 3 6 Efctua toques / passes para o colega. com os pés e numa ú n i c at e n t a t i v a . * Quem cabeceia mais alto ? Balões de duas cores.N º Finalidade da tarefa Cabeceia no balão o m a i sa l t op o s s í v e l Descrição / esquema Balões suspensos a alturas prog r e s s i v a m e n t es u p e r i o r e s .Evitar que a bola caia no seu campo e tentando reenvi´-la para o campo advers á r i o . 2:2 Quem dá mais toques por cima da corda sem deixar cair o balão ? Jogo 1X1. Começam a alturas baixas e vão passando para os b a l õ e sm a i sa l t o s . Ganha a equipa que rebentar mais balões. 2X2 . Com alguns passos de corrida preparatória. delimitando o espaço.

Arcos pendurados e mf i l a s . Qual o grupo que mete mais rapidamente os seus balões na "sua" caixa? * Batendo com os pés ou com as mãos Recolhem os balões o mais rapidamente possível 3 9 39 Efect u a u m percurso fazendo passar o balão pelos arcos suspensos.s a l t aap é s j u n t o s : * No mesmo lugar * Em deslocamento lateral. 38 3 8 A turma dividida em 3 ou mais grupos.N º Finalidade da tarefa S a l t aap é sj u n t o sc o mo balão preso entre as pernas. *E s t a f e t a s * Percursos Exercícios e jogos com balões 18 . Descrição / esquema 3 7 37 Individualmente.au m aa l t u r au m pouco superior à sua e s t a t u r a . A cada grupo corresponde uma cor. frente ou à r e t a g u a r d a . Efectuar o percurso com batimento no balão fazendo-o passar p o re n t r eo sa r c o s . Balões espalhados pelo espaço de jogo. c o mu mb a l ã o .

*Quem salta por cima de mais balões? Exercícios e jogos com balões 19 . após alguns passos de corrida saltam por cima dos balões sem o sp i s a r. com um balão. Descrição / esquema Individualmente. 4 0 40 4 1 41 A turma dividida em três ou mais Muda os balões os bal õ e som a i sr á p i d op o s s í v e l grupo. As crianças. *E s t a f e t a s * Qual o grupo que traslada os balões mais rapidamente para outra caixa. * Ponta de um dedo * Cabeça.N º Finalidade da tarefa E q u i l i b r aob a l ã o c o m diferentes partes do corpo. etc. Balões misturados por três c a i x a s . Parado à vontade ou em percurso e q u i l i b r aob a l ã o : * No pé. A cada grupo corresponde uma c o r. situada no outro lado do camp o? 4 2 42 Salta em comprimento por cima de b a l õ e s Uma ou mais colunas de balões no chão.

rapidamente. Au ma p i t o . Alternadamente. batendo à vontade pelo espaço de jogo. tenta levar o seu balão e" e n c e s t a r " . Um balão cada aluno. 4 3 43 4 4 44 Troca de balão simultaneamente. batendo à vontade pelo espaço de jogo. A cada grupo corresponde um cesto colocado um pouco mais a l t oq u eae s t a t u r ad a sc r i a n ç a s .N º Finalidade da tarefa " E n c e s t a r "o m a i sr a p i damente possível Descrição / esquema A turma dividida em três ou mais grupo. mantêm o balão em toques e tentam e n c e s t a r. Va r i a n t e : *E s t a f e t a .C a d ag r u p op a r t e do outro lado do campo e. * Quem deixa ir o balão mais vezes ao solo? 20 Exercícios e jogos com balões .d e i x a o seu balão e continua batendo noutro qualquer.b a t em a i sa l t o . * Quem é o último a trocar de balão ? 4 5 45 Mantém o seu balão no ar e bate no do colega para o chão Um balão cada aluno.

N º Finalidade da tarefa Descrição / esquema 47 4 7 48 4 8 4 9 49 ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ Exercícios e jogos com balões 21 .