You are on page 1of 1

Antena coletiva (condomnios)

Informaes tcnicas
1. Captao

Antena coletiva (condomnios)

Um sistema de antena coletiva formato por trs partes:

A captao a parte do sistema constitudo pelas antenas. Em cidades como So Paulo, onde as torres de transmisso esto instaladas em locais separados, necessria a instalao de uma antena para cada canal, fazendo com que as fbricas forneam antenas mono canal para facilitar a equalizao do sistema. No caso da TV digital, preciso que os condomnios iniciem o processo de substituio do sistema analgico para o digital. Os sinais da TV digital sero na faixa de UHF, o que implica a substituio de antenas de VHF pela de UHF. importante lembrar que, durante o perodo de transio, os canais de VHF ainda estaro no ar, e devero ser mantidos at que todos os condminos j tenham substitudo a recepo analgica pela digital. Os sinais captados pelas antenas so enviados para o painel de processamento de sinais por meio de cabo coaxial apropriado.

2. Processamento de sinais
O painel de processamento de sinais deve ser instalado em local fechado, livre de interferncias e umidade. A casa do elevador no um local indicado pelo fato de ter motores que geram interferncias. A esse painel, chegam os cabos das antenas. a que esto os misturadores, amplificadores e filtros cuja funo receber, combinar, equalizar e amplificar os sinais recebidos, preparando-os para a distribuio. Para a execuo desse trabalho, preciso que o tcnico de instalao tenha instrumento adequado para realizar a calibrao e ajuste do sistema. Com a entrada da TV digital, conveniente que seja instalado um painel de processamento de sinal em paralelo com o painel do sistema analgico. Os sinais de TV processados e equalizados so encaminhados sada desses dois painis (analgico e digital) que devem ser acopladas para serem distribudos via sistema de distribuio com cabo coaxial.

3. Sistema de distribuio de sinais


O sistema de distribuio de sinais constitudo por cabo coaxial e tomadas instaladas nos apartamentos. Normalmente, a distribuio de sinais de antena coletiva e CATV em prdios de apartamentos composta por uma ou mais prumadas por onde passam os cabos (linhas de descida de sinal), da qual se extrai uma frao do sinal para fornecer ao usurio. Os componentes normalmente utilizados para fazer essa distribuio so as tomadas blindadas e divisores. A esto os grandes problemas de adaptao do sistema de TV analgicos para o sistema de TV digital. Na maioria dos sistemas, o cabo coaxial instalado nas prumadas foi fabricado para passar sinais de VHF (canais 2 a 13) e, consequentemente, as tomadas de TV instaladas nos apartamentos tambm foram fabricadas para passar os canais de VHF (canais 2 a 13). Portanto, os canais de UHF (14 a 69) so bloqueados, motivo pelo qual o instalador faz a converso dos canais UHF (14 a 69) analgicos para canais VHF (2 a 13). Dessa forma, os antenistas distribuem os canais de UHF nos condomnios sem precisar trocar o sistema de distribuio. Com a TV digital, ser necessrio fazer o canal de UHF (14 a 69) chegar at o apartamento onde est o receptor de TV digital. Portanto, para os condomnios cujos cabos e tomadas no foram trocados para receber o UHF, ser necessria a substituio de todo o sistema de distribuio. Pelos cabos e tomadas substitudas, devero passar os sinais de VHF (2 a 13) e UHF (14 a 69).

You might also like