Por: Rev.

Marcos André Marques Uma exposição a partir do capítulo 10 da obra A Bíblia e o Futuro de Anthony Hoekema

 É futuro em outro. o Reino de Deus já esteja presente em um sentido.  Logo.  Porém virá novamente para introduzir a consumação daquele Reino. .  Com a primeira vinda: Cristo inaugurou seu Reino.A segunda vinda de Cristo é o centro das considerações sobre a “Escatologia Cósmica”.  Vivemos agora entre as duas vindas.

 Por todo o NT encontramos menção do retorno de Cristo.  Um apelo é feito para que se viva pronto para essa volta . Hoekema advoga a idéia de que a expectativa do Segundo Advento de Cristo é um dos aspectos mais importantes da Escatologia neotestamentária (basta ver que no NT a fé é denominada por essa espera).

37.27.20. 12.11.62.3.31. 17. 1Jo 3.5. 3. Evangelhos: Mt 16.42.13.2.28.  Apocalipse: Ap 1.19.11. Fp 4.8. 2Pe 3.7.28. Hb 9. Tg 5. 1Pe 5. 44.5. 1Jo 2. 1Ts 5.  Epístolas Paulinas: Revelam uma consciência vívida da proximidade e certeza da volta do Senhor.28. Mc 14. Lc 21.10.  Livro Histórico: At 1. 43. .40. Mt 24.4. Lc 12.  Cartas Gerais: Mesmo sentimento agudo da expectação da Segunda Vinda. Tt 2. 22.2. 1Co 4. Rm 8. Jo 14.

Expectativa • Fosse a mesma hoje. alguma coisa de muito errado está pela Volta acontecendo (Lc 12. de Cristo Expectativa • Se não houver. assim como foi no pela Volta período do NT.45) de Cristo .

.

 Alguns chamam isso de “Atraso na Parousia” (Albert Schweitzer). surge um problema quando se começa a perguntar quando será a volta de Cristo (parousia). Admitamos que a igreja vive à luz dessa expectativa.  Esses eruditos afirmam que Cristo e Paulo estavam enganados. pois Cristo não veio logo.  Para eruditos do NT Jesus. Paulo e toda a Igreja Primitiva aguardavam a volta de Cristo para muito em breve. nem ainda retornou .

Mas até nisso ele se enganou.  . Jesus percebeu seu engano. então morreu como um homem completamente desiludido. Este foi o primeiro atraso.Albert Schweitzer – para ele Jesus esperava que a Parousia e a vinda do reino escatológico ocorresse antes de os discípulos terem terminado sua jornada de pregação pelas cidades (Mt 10.23).  Quando os discípulos voltaras e nada tinha acontecido.  Então Jesus começou a pensar que ele teria de trazer o Reino através de seu próprio sofrimento e morte.

 Para essa escola.  Em outras palavras: não haverá Parousia ou Reino escatológico futuro. mas também acerca de todo o ambiente escatológico no qual ele situou o Reino.Além de Albert Schweitzer. defendem essa corrente.  . que é conhecida como Escatologia consistente. Jesus se enganou não apenas do tempo de sua Parousia. outros eruditos como: Fritz Buri e Martin Werner.  Toda a história do cristianismo torna-se uma “desescatologização” do cristianismo.

Defendem que em vez de um breve ínterim entre as duas vindas de Cristo.  . não é integrante da fé cristã e. que é preenchido pela história do dogma cristão. a Igreja agora se vê numa longa linha de continuidade histórica.  Werner um dos defensores dessa corrente defende que vivemos agora no vácuo criado pelo atraso da Parousia.  Esse conceito .  Dizem: “Não aguardamos nenhuma Segunda Vinda. portanto. deve ser simplesmente abandonado”.

 Embora ele não conheça o tempo exato em que ela vai ocorrer.Paulo ensinou que. o crente sempre deveria estar pronto para ela.  O crente deveria viver numa expectativa constante e alegre da volta de Cristo. o fato dessa vinda é certo.  Não podemos acusar o apóstolo Paulo de ter feito um erro de julgamento acerca do tempo da volta de Cristo. embora o tempo da Segunda vinda seja incerto.  .

 1Pe 4.  Fp 4.  Ap 1.1 – mostrar as coisas que em breve acontecerão.20 – Deus logo esmagará a Satanás sob os pés de seu povo.8 – Proximidade da Vinda do Senhor e também que o Juiz está às portas.11 – proximidade do dia.7 – o fim de todas as coisas está próximo.  Hb 10.  Tg 5. aquele que vem virá e não tardará.  Rm 16. ainda dentro de pouco tempo.  Rm 13.  .37 – Porque. Ap 2.5 – o Senhor está perto.1Co 7.20 – Venho sem demora.29 – escassez do tempo.

num sentido ela está sempre próxima  .Declarações como essas não devem ser interpretadas como uma tentativa de estabelecer uma data para a Parousia.  Pelo fato de a volta de Cristo ser tão certa. a proximidade dessa não é tanto cronológica quanto uma proximidade da “história da salvação”.  Para os escritores do NT.  As bênçãos da era atual são o penhor e garantia de bênçãos maiores por vir.  A primeira Vinda de Cristo garante a certeza da sua Segunda Vinda.

A escatologia inaugurada e a escatologia futura. porque a primeira já veio. mas.  . portanto.  A primeira não apenas garante a segunda. a segunda está sempre próxima na expectativa do crente. estão bem juntas na consciência do crente.

mas esperando.  Porém. Deus não está protelando a volta de Cristo. um olhar mais cuidadoso elucidará que o texto trata não de uma pergunta levantada por crentes ansiosos. para melhor revelar o seu amor. mas por zombadores que estavam tentando desacreditar a Palavra de Deus.  Ou seja.  Pedro responde satisfatoriamente nos versículos 8 e 9. sua compaixão e paciência . Esta passagem do NT sugeri atraso na Parousia.

. tem significado positivo e não negativo para a vida no presente”. a uma negligência de nossas responsabilidades nesse mundo atual.  Além disso afirmam que é uma espera passiva pela vida por vir. Críticos do cristianismo dizem que essa expectativa leva a um tipo de alienação improdutiva.  Hoekema discorda e baseado em Hermaman Ridderbos afirma que “o motivo escatológico. a consciência da vinda do Senhor como algo próximo.

2Pe 3. nossa expectativa pela Segunda Vinda deve afetar a qualidade da nossa vida.12-14. devemos estar confiantes e sem ter do que nos envergonhar quando ele aparecer (1Jo 2.14).11-13. assim como Timóteo o fez (1Tm 6.28). Incentivo para um viver santo Rm 13. 1Pe 1.  Se continuarmos em Cristo. Tt 2.2-3).  Portanto.  A manifestação futura do nosso Senhor deve nos levar a ser fiéis à comissão que Deus nos deu.11-12. 1Jo 3.13-15. .

não as que são aqui da terra. Hoekema termina o décimo capítulo afirmando que:  “Nossa expectativa pela volta do Senhor. e para buscar as coisas que são lá do alto.  Mas o melhor modo de buscar as coisas lá de cima é estar ocupado com o Senhor aqui e agora”. . deveria ser um incentivo constante para viver para Cristo e para o Reino.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful