You are on page 1of 22

CDIGO DE ENVELOPE: CDIGO DE PROVA:

P PR RO OV VA AD DE EA AV VA AL LI IA A O OS SU UM MA AT TI IV VA AE EX XT TE ER RN NA A
C Cii n nc ciia as sF Fs siic ca as se eN Na at tu ur ra aiis s 3 3. . C Ciic cllo o

D DA AD DO OS SD DE EI ID DE EN NT TI IF FI IC CA A O O
NOME: __________________________________________________________________ DATA DE NASCIMENTO: ___ /___ /_____ (DIA/MS/ANO) ESCOLA: _________________________________________________________________

A preencher pelo aluno (no escrevas o teu nome): Idade A preencher pela escola: Cdigo de Envelope

Sexo: F Cdigo de Prova

A preencher pelo secretariado da DREF: N. Convencional da Escola

P PR RO OV VA AD DE EA AV VA AL LI IA A O OS SU UM MA AT TI IV VA AE EX XT TE ER RN NA A
C Cii n nc ciia as sF Fs siic ca as se eN Na at tu ur ra aiis s 3 3. . C Ciic cllo o

Observaes do aplicador Situao do aplicador


NP PA

Observaes do classificador Situaes Anmalas (cdigo y)

Outras

Casos Particulares
A B D N O P Q

Classificao (A preencher pelo classificador)

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

INTRUES GERAIS SOBRE A PROVA

Esta prova tem a durao de 90 minutos.

Deves respeitar as seguintes instrues: Antes de responderes s perguntas, l com ateno todas as informaes fornecidas nas mesmas; Consulta o formulrio fornecido pois pode ser til na resoluo da prova; Responde a todas as perguntas com a mxima ateno; Responde na folha da prova a caneta ou esferogrfica, de tinta azul ou preta; Apresenta todos os clculos que efectuares; No podes usar corrector; Se precisares de alterar alguma resposta, risca-a e escreve a nova resposta; Deves assinalar s o nmero de opes que te so pedidas; Nas questes para identificao de afirmaes verdadeiras ou falsas, no podes assinalar todas as afirmaes s como verdadeiras ou s como falsas; Se acabares antes do tempo previsto, devers aproveitar para rever as tuas respostas.

Material permitido: caneta ou esferogrfica, de tinta azul ou preta, lpis, borracha, rgua e mquina de calcular (simples ou cientfica, mas no grfica).

-3-

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

FORMULRIO

-4-

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

As Naes Unidas lanaram em Montreal uma campanha mundial de sensibilizao para a salvaguarda da biodiversidade, dando incio s comemoraes do Ano Internacional da Diversidade Biolgica 2010, declarado pela Assembleia Geral da ONU. De acordo com um comunicado da ONU, a campanha pretende celebrar a diversidade da vida na Terra e contrariar a perda da biodiversidade no mundo.

1. Os oceanos desempenham um papel fundamental na regulao da vida na Terra. Na zona costeira das nossas ilhas, as algas servem de alimento a microcrustceos, ouriosdo-mar e lapas, entre outros seres desta zona. Esses animais podem ser consumidos por estrelas-do-mar, bzios e pequenos peixes, os quais, por sua vez, so ingeridos por peixes de maiores dimenses como os sargos e as garoupas, entre outros.

1.1. Dos seres vivos referidos no texto, indica: 1.1.1 Um produtor.

1.1.2 Dois heterotrficos.

1.2. Uma forma de representar as relaes de alimentao entre os organismos de um ecossistema a cadeia alimentar. 1.2.1. Constri, a partir do texto, uma cadeia alimentar que contenha as garoupas.

-5-

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

1.2.2. O que poder vir a acontecer quantidade de algas se houver uma pesca excessiva de garoupas? Fundamenta a tua resposta.

1.3. A gua dos oceanos tem como principais componentes os referidos na tabela seguinte: Componente NaCl MgCl2 Na2SO4 KCl CaCl2 Composio (g/dm3) 24,5 5,7 2,2 0,7 0,5

Com base nos dados fornecidos pela tabela, classifica as afirmaes que se seguem em Verdadeiras (V) ou Falsas (F): A A gua dos oceanos uma soluo aquosa com vrios solutos. B A gua dos oceanos uma soluo lquida. C Na gua dos oceanos, o solvente o cloreto de sdio (NaCl). D Se adicionarmos cloreto de sdio (NaCl) gua dos oceanos, obtemos uma soluo mais concentrada. E Se adicionarmos cloreto de potssio (KCl) gua dos oceanos, obtemos uma soluo mais diluda. F Se deixarmos evaporar o solvente da gua dos oceanos, obtemos uma soluo mais concentrada.

-6-

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

2. O degelo, tal como o do Vero de 2007, quando ningum o esperava to cedo, permitir a abertura da Passagem do Noroeste (via martima do Atlntico ao Pacfico), encurtando essa rota entre a Europa e a sia. Acresce que neste territrio se encontram as mais importantes reservas de petrleo, gs, diamantes e chumbo do mundo, reacendendo a luta pela reivindicao destas reas. Agora, todos os pases que confinam com o Crculo Polar rctico querem sentar-se mesa das negociaes e redesenhar fronteiras. No Vero de 2020, segundo as previses mais pessimistas, navegar-se- do oceano Pacfico para o Atlntico atravs da Passagem do Noroeste sem quebra-gelos. Uma reduo de 70 por cento das emisses de gases com efeito de estufa, durante este sculo, bastaria para salvar os gelos do rctico e evitar as consequncias mais desastrosas das alteraes climticas, segundo um estudo cientfico publicado na revista " Geophysical Research Letters ".
Adaptado de EXPRESSO.PT (03.12.2009)

2.1. Classifica as afirmaes que se seguem em Verdadeiras (V) ou Falsas (F): A O petrleo um exemplo dos recursos naturais renovveis explorados pelo Homem. B A desflorestao contribui para o degelo polar. C O dixido de carbono e o ozono so os principais gases com efeito de estufa. D Uma das consequncias do degelo polar a perda de biodiversidade. E As espcies de seres vivos do ecossistema rctico constituem uma populao. F Os recursos hdricos, nos quais se incluem os icebergues, constituem recursos renovveis. G Efectuar a separao dos resduos contribui para a gesto sustentvel dos recursos naturais

2.2. Considera o esquema do icebergue, ilustrado na figura 1. Representa, nesse esquema, a fora de impulso que actua no icebergue.

Fig. 1
-7-

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

2.3. Uma pequena embarcao martima est sujeita a uma impulso de 2000 N. Calcula o volume submerso (volume de gua do mar deslocada) da referida embarcao, considerando que mdia (gua dos oceanos) = 1,02 g/cm3.

3. O pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri), figura 2, a maior ave da famlia Spheniscidae (pinguins). Os adultos podem medir at 1,22 m de altura e pesar at 37 kgf. Os machos desta espcie so um dos poucos animais que passam o Inverno na Antrctida.
Fig. 2

3.1. O pinguim-imperador a espcie de ave que se reproduz no ambiente mais frio. As temperaturas do ar podem chegar aos - 40 C. A espcie adaptou-se de vrias formas para evitar a perda de calor. Estes pinguins possuem uma camada subdrmica de gordura que pode chegar a ter 3 cm de espessura e as suas penas proporcionam de 80 a 90% do seu isolamento trmico. Para alm disso, possuem uma camada extra de isolamento que formada por tufos de primeira plumagem, entre as penas e a pele. Refere, com base no texto, dois isoladores trmicos que permitem aos pinguins manter a sua temperatura corporal.

-8-

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

3.2. Um cientista viajou numa expedio at ao Antrctico e, conhecendo o clima agreste, decidiu levar vrias peas de vesturio de materiais considerados maus condutores trmicos. Elabora um texto que inclua os termos: bons condutores trmicos, maus condutores trmicos, conservao de energia e dissipao de energia para justificar a deciso do cientista.

3.3. Para alm das condies adversas de frio, os pinguins-imperador encontram outro ambiente agreste enquanto fazem mergulhos profundos. Imagina que durante uma parte de um mergulho, a resultante das foras que actuam sobre o pinguim tem o valor de 100 N. Qual o valor da acelerao a que o pinguim fica sujeito durante essa parte do mergulho? Para os clculos, considera um pinguim com 25 kg.

3.4. Calcula, apresentando o resultado em unidades do Sistema Internacional, a presso exercida pelas patas do pinguim no solo gelado do Antrctico. Para os clculos, considera um pinguim adulto com 30 kg e patas com cerca de 50 cm2 cada uma. Considera g = 10 m/s2.

-9-

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

3.5. Como defesa contra o frio, os pinguins-imperador formam um agregado compacto, que pode consistir entre dez a vrias centenas de aves, com cada indivduo inclinando-se em direco ao seu vizinho. Identifica a relao bitica que estes pinguins estabelecem entre si.

4. medida que a populao foi aumentando, algumas sociedades humanas evoluram tecnologicamente, causando maior impacto ambiental. Certas intervenes do ser humano tm consequncias drsticas para os ecossistemas e para as populaes humanas. Uma das principais causas do desequilbrio dos ecossistemas a poluio atmosfrica, que pode causar as chuvas cidas. 4.1. Classifica as afirmaes seguintes, relativas s chuvas cidas, em Verdadeiras (V) ou Falsas (F): A Os gases no tratados provenientes das indstrias, das centrais termoelctricas e dos automveis so causadores de chuvas cidas. B As chuvas cidas contribuem para a eroso dos solos. C Os gases responsveis pelas chuvas cidas provm exclusivamente da actividade humana. D Utilizar fontes de energia renovveis reduz a formao de chuvas cidas.

4.2. Como sabes, a maior causa da formao de chuvas cidas a reaco entre o dixido de enxofre (SO2) libertado para a atmosfera e a gua nela existente, formando-se cido sulfuroso (H2SO3). Escreve a equao qumica que traduz esta reaco qumica.

4.3. Refere como poderias neutralizar uma soluo aquosa de cido sulfuroso.

- 10 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

4.4. Classifica as afirmaes que se seguem, em Verdadeiras (V) ou Falsas (F): A Os produtos da reaco entre um cido e uma base so um sal e gua. B Quanto maior for o valor de pH de uma soluo, maior a sua acidez. C Uma soluo alcalina apresenta, temperatura de 25C, um valor de pH superior a sete. D Durante uma reaco cido-base no h variao do valor de pH.

5. A produo de resduos representa uma grande perda de recursos, tanto materiais como energticos. A grande prioridade, por esse motivo, dever ser a reduo da sua produo e a melhoria da sua gesto. 5.1. Uma das formas de contribuir para a reduo de resduos orgnicos consiste em prolongar a conservao dos alimentos produzidos em excesso. Estes processos de conservao baseiam-se na diminuio da velocidade das reaces qumicas de decomposio dos alimentos. Um mtodo de conservar os alimentos armazen-los em locais frescos, secos e escuros.

Dos factores que podem alterar a velocidade de uma reaco qumica, a seguir apresentados, escolhe, assinalando com X, o conjunto de factores envolvidos no processo de conservao acima referido: A Temperatura, catalisador e humidade. B Temperatura, estado de diviso dos reagentes e luz. C Humidade, luz e catalisador. D Temperatura, humidade e luz.

- 11 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

5.2. Um passo crucial na gesto dos resduos a sua recolha. Analisa a seguinte lista de resduos: Cadernos Garrafas de plstico Espelhos Electrodomsticos Autocolantes Latas de bebida Jornais Lmpadas Frascos de vidro Pilhas Embalagens de iogurte Fotografias

Distribui os resduos acima referidos pelos ecopontos, indicados na tabela seguinte, de forma a realizar uma separao correcta.

Ecoponto azul

Ecoponto amarelo

Ecoponto vermelho

Ecoponto verde

5.3. Numa central de triagem utiliza-se, para accionar o tapete rolante, um motor de 5000 W. Ao longo do dia de trabalho, o motor dissipa, em mdia, 500 W. Calcula o rendimento do motor.

- 12 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

6. O arquiplago dos Aores est situado na confluncia de trs importantes placas litosfricas Figura 3. Este particular enquadramento geotectnico faz com que o arquiplago apresente uma sismicidade importante no contexto nacional. Exemplo disso o sismo que ocorreu a 9 de Julho de 1998 com magnitude 5,8, com epicentro a 17 km a NE da cidade da Horta, ilha do Faial, com intensidade mxima de VIII.

Fig. 3

6.1. Identifica as placas litosfricas representadas por A, B e C, respectivamente. A ____________________________________________________________ B ____________________________________________________________ C ____________________________________________________________

- 13 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

6.2. Classifica como Verdadeira (V) ou Falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes relativas ao enquadramento tectnico dos Aores. A Corvo e Flores so ilhas que apresentam maior risco ssmico do que So Miguel. B provvel que, no futuro, algumas ilhas do arquiplago sejam divididas por foras tectnicas. C As ilhas do grupo central apresentam maior risco ssmico relativamente s do grupo ocidental. D O limite entre as placas A e C classificado como destrutivo. E As diferentes falhas activas identificadas ao nvel da tectnica aoriana podem ser consideradas como fontes sismognicas.

6.3. Estabelece a relao correcta entre os termos da coluna I e as afirmaes da coluna II, fazendo corresponder a cada nmero da coluna I, uma letra da coluna II.

Coluna I 1 Magnitude ssmica _____ 2 Intensidade ssmica _____ 3 Rplicas _____ 4 Escala de Richter _____ 5 Epicentro _____ 6 Escala de Mercalli _____ 7 Abalo premonitrio _____

Coluna II A Parmetro de avaliao da grandeza de um sismo que se baseia nos efeitos produzidos por este. B Local, na superfcie terrestre, onde o sismo sentido com maior intensidade. C Parmetro de avaliao da grandeza de um sismo que se baseia na quantidade de energia libertada no foco ssmico. D Pequeno abalo que antecede um sismo principal. E Escala de intensidade ssmica. F Abalos de menor intensidade que se seguem a um sismo principal. G Escala de magnitude ssmica.

- 14 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

6.4. Observa a figura 4 que representa um comportamento que deves adoptar durante um sismo, caso te encontres, por exemplo, numa sala de aula.

Fig. 4

Classifica as afirmaes que se seguem em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) relativamente aos procedimentos mais correctos a adoptares depois de um sismo. A Desligar a gua, o gs e a electricidade. B Percorrer as ruas para ver o estado de degradao das habitaes. C Retirar rapidamente as pessoas que se encontrem soterradas. D No beber gua de recipientes abertos.

6.5. Um sismgrafo accionado por um pequeno motor, integrado num circuito elctrico simples como se mostra na figura 5. Faz a legenda dos componentes do circuito representados na figura: ----------------------------------------------------------------------Fig. 5

------------------------------------

6.6. Indica duas regras de segurana no manuseamento de equipamentos elctricos.

- 15 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

7. O ciclo das rochas uma das demonstraes da dinmica do planeta Terra. Observa com ateno o esquema da figura 6 que representa o ciclo das rochas.

Fig. 6

7.1. Identifica o tipo de rocha representado no esquema pelas letras A, B e C, respectivamente. A ________________________________________________________________ B ________________________________________________________________ C ________________________________________________________________

7.2. Faz a legenda dos nmeros da figura, utilizando os seguintes termos: consolidao, cristalizao, metamorfismo, diagnese, deposio e transporte. 1. ______________________________ 3. ______________________________ 5. ______________________________ 2. ______________________________ 4. ______________________________ 6. ______________________________

7.3. Como explicas que as rochas formadas em profundidade possam ficar em contacto com a atmosfera?

- 16 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

8.

Considera

duas

populaes,

B,

caracterizadas

da

forma

seguinte:

POPULAO A Constituda por cerca de 350 indivduos, dos quais 62% so do sexo feminino, vive num clima tropical hmido, apresenta uma elevada taxa de mortalidade devido a doenas de origem vrica ou bacteriana, nomeadamente clera e SIDA, sendo a taxa de gravidez na adolescncia superior a 5%.

POPULAO B Constituda por cerca de 500 indivduos, dos quais 56% so do sexo feminino, vive num clima temperado, apresenta uma elevada taxa de mortalidade devido a doenas cardiovasculares e a sinistralidade rodoviria, bem como uma taxa de gravidez na adolescncia de cerca de 3%. Com base nos dados dos textos anteriores, assinala em que populao (A ou B) deve ser implementada, cada uma das seguintes medidas de combate s doenas e de promoo da sade: Vacinao Alimentao equilibrada Prtica regular de exerccio fsico adequado Hbitos de higiene pessoal

- 17 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

9. Os processos vitais requerem o transporte contnuo, a todas as clulas, de nutrientes e de oxignio e, simultaneamente, que sejam eliminadas as substncias nocivas produzidas durante a actividade celular. Estas tarefas resultam do trabalho conjunto e coordenado dos diferentes sistemas de rgos que constituem o nosso organismo. Um desses sistemas o digestivo cujo conjunto de rgos tem por funo fragmentar os alimentos em molculas pequenas, absorver os nutrientes e eliminar os resduos no aproveitados. 9.1. Observa o diagrama seguinte que regista a variao quantitativa de alguns nutrientes durante o processo digestivo.

9.1.1. Identifica os nutrientes representados pelas letras A, B, C, D e E. ACE______________________ B ______________________ D ______________________ ______________________ ______________________

9.1.2. Qual o nome da enzima presente no suco digestivo responsvel pela diminuio da quantidade de protenas no estmago?

9.1.3. Explica os dados representados relativamente celulose.

- 18 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

10. Em cada clula do organismo humano ocorrem reaces qumicas essenciais ao seu pleno funcionamento, havendo a formao e a degradao de matria orgnica, bem como a produo de energia. Ao conjunto destas reaces celulares d-se o nome de metabolismo celular.

Fig.7

10.1. A figura 7 evidencia a aco conjunta de dois sistemas de rgos. Descreve o contributo de cada um deles para a eficcia do metabolismo celular.

- 19 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

10.2. O sangue identificado com o nmero 2 nas trocas gasosas das clulas (figura 7) para chegar aos capilares pulmonares tem de descrever um percurso ao longo do organismo humano. Assinala com um X a opo que traduz esse percurso. A Capilares Veias Ventrculo Aurcula Artria Capilares B Veias Artria Ventrculo Aurcula Capilares C Capilares Veias Aurcula Ventrculo Artria Capilares D Capilares Artrias Aurcula Ventrculo Veia Capilares

11. Considera a representao simblica de trs elementos:

12 6
Indica:

14 6

14 7

11.1. O nmero atmico de X:

__________ __________ __________ __________ __________; __________

11.3. O nmero de massa de Y:


11.5. Dois istopos:

11.2. O nmero de electres de Z:

11.4. O nmero de neutres de Y:

- 20 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

12. Sabendo que os elementos: Sdio, Na, pertence ao grupo dos metais alcalinos e encontra-se no 3 perodo; Cloro, Cl, pertence ao grupo dos halogneos e encontra-se no 3 perodo; Hlio, He, pertence ao grupo dos gases nobres e encontra-se no 1 perodo;

Indica: 12.1. O nmero atmico de cada um desses elementos. Na ________________ Cl _____________ He ________________

12.2. A distribuio electrnica dos tomos desses elementos. Na ________________ Cl _____________ He ________________

12.3. Os ies mais estveis que os tomos de sdio e cloro tendem a formar. io sdio ______________________ io cloreto _____________________

13. A reproduo o processo que permite aos seres vivos perpetuarem-se ao longo das geraes. Observa a figura 8.

Fig. 8

Classifica as afirmaes seguintes em Verdadeiras (V) ou Falsas (F). A O funcionamento do rgo 2 ocorre de forma independente do rgo 3. B no rgo 2 que ocorre a formao dos gmetas femininos. C A fecundao ocorre ao nvel do canal assinalado por 1. D A fase secretora uma das fases do funcionamento do rgo 2. E As hormonas da hipfise, FSH e LH, actuam ao nvel do rgo 2.

FIM DA PROVA
- 21 -

Cincias Fsicas e Naturais 3. Ciclo do Ensino Bsico

FOLHA DE RASCUNHO

- 22 -

You might also like