You are on page 1of 26

O MONITOR LCD

O monitor de cristal lquido ou LCD vem se tornando cada vez mais popular nos ltimos anos e aos poucos vai substituindo os modelos tradicionais de tubo de imagem (CRT) com muitas vantagens. Devido a este fato h necessidade de se conhecer melhor este aparelho, assim como as tcnicas de manuteno do mesmo. Pensando assim resolvi elaborar este pequeno curso aqui no site onde ensinarei de forma simples como funcionam e como consert-los. Por isto peo que me acompanhem por este curso.

O monitor LCD tem muitas vantagens em relao aos convencionais, tais como:
- So mais finos e mais leves. Por isto ocupam menos espao na mesa; - No aquecem como os convencionais; - Consomem menos energia eltrica; - No cansam a vista; - Toda a rea til da tela ocupada; - Nunca fica com a imagem desfocada. Mas eles apresentam algumas desvantagens em relao ao tradicional, tais como a possibilidade da tela LCD apresentar algum "pixel morto" que um ponto branco ou preto em alguma regio da tela ou ao fato do brilho e contraste ser inferior ao monitor convencional. Porm com as novas tcnicas de fabricao das telas LCD j possvel elas competirem com os tubos em termos de brilho e contraste.

COMO ABRIR OS MONITORES LCD


A maioria dos monitores LCD possui travas na tampa s quais devem ser liberadas para abrir o aparelho. Devemos tomar o mximo de cuidado para no quebrar tais travas e/ou amassar a caixa do monitor ao tentar destravar usando chaves de fenda ou outros objetos metlicos. Aps retirar os parafusos da tampa abra uma fresta entre a tampa e a parte da frente do monitor. Introduza nesta fresta um pedao de placa de fenolite ou madeira. Arraste a madeira ou fenolite pela fresta forando levemente as regies onde esto as travas at elas irem soltando. Aps basta retirar a tampa. Veja abaixo uma seqncia de desmontagem de um monitor LCD da "Samsung":

CIRCUITOS DO MONITOR LCD


Ao abrirmos um monitor deste encontraremos uma placa ligada no display LCD. Est a placa principal. Tambm encontraremos uma plaquinha ligada nas lmpadas do display. Este a placa da fonte inverter. H casos em que a fonte inverter est na placa da fonte de alimentao geral do monitor. Tambm teremos a placa do teclado ligada na principal atravs de um conector. Em alguns monitores encontraremos uma placa onde entra o cabo AC. Esta a placa da fonte. Veja abaixo um monitor LCD desmontando mostrando suas placas em destaque:

DIVISO DO MONITOR LCD EM BLOCOS


No desenho abaixo vemos como se dividem as etapas dos monitores LCD e a seguir temos a funo dos seus circuitos:

Conector DB15 - Este igual ao do monitor convencional. Leva os sinais RGB e sincronismo ao monitor. Os pinos 1,2 e 3 recebem os sinais RGB analgicos vindos da placa de vdeo do computador e os enviam ao CI scaler. Os pinos 13 e 14 recebem os sinais de sincronismo e os enviam ao micro junto com a comunicao DDC (canal de dados do monitor) vinda dos pinos 12 e 15. A funo do DDC fazer o computador reconhecer o modelo do monitor e instalar algum drive para melhor desempenho do mesmo.

Conector DVI - Este opcional e leva o sinal de vdeo j digitalizado do computador ao monitor. Lembrando que o monitor LCD digital, ao contrrio do convencional que analgico. Assim a imagem reproduzida ter maior qualidade do que a aplicada pelo conector DB15. A desvantagem do DB15 que a placa de vdeo do computador deve transformar o sinal digital em analgico e o monitor passar de analgico para digital novamente. Neste processo h perdas no sinal de vdeo, o que no acontece quando se usa a conexo DVI entre o computador e o monitor LCD. CI Scaler - o maior e principal CI SMD do monitor LCD. Ele recebe os sinais RGB vindos do conector DB15 ou o vdeo digital do conector DVI e os transforma em sinais digitais adequados produo de imagens no display LCD. O scaler fornece sinais correspondentes 60 a 75 imagens completas por segundo para o display LCD. Os sinais so transferidos ao display atravs de um conector LVDS. Dentro do scaler h memrias SDRAM que vo armazenando as imagens completas processadas pelo CI. Da o CI l cada imagem e solta estes dados rapidamente ao display LCD. Este CI tambm converte os sinais RGB analgicos do conector DB15 em digitais e faz o controle de contraste e demais correes necessrias na imagem antes de mand-las para o display. O CI scaler controlado pelo micro. Uma falha no scaler deixa o monitor com a tela acesa, porm sem imagem. LVDS - "Low voltage diferencial signalizing" ou trfego de sinais diferenciais em baixa tenso - um conector com vias de 0 ou 1,2 V que transfere os sinais digitais do scaler ao display em alta velocidade e com o mnimo de rudos. CI micro (ou micom) - Vai ligado no teclado e controla as funes do monitor como brilho, contraste, etc. um CI SMD e vai ligado no scaler para controlar o contraste e a taxa de transferncia de imagens por segundo para o display (resoluo). O micro tambm est ligado na fonte inverter para ligar, desligar e controlar o brilho das lmpadas do display. Em alguns monitores o micro est junto com o scaler num nico CI. A eeprom armazena os dados de controle do monitor. Clock - um sinal de relgio produzido a partir de um cristal de quartzo. necessrio para sincronizar a transferncia de dados entre CIs digitais. Sem o clock os CIs digitais no funcionam. Display LCD - Converte os sinais vindos do scaler em imagens. Conforme visto o display recebe uma imagem completa de cada vez do scaler. So de 60 a 75 imagens por segundo dependendo da taxa escolhida dentro do windows. No mdulo do display h o CI de controle e os CIs LDI que acionam os transistores TFT. Fonte inverter - Transforma o +B entre 12 e 19 V numa tenso alternada entre 300 e 1300 V para acender as lmpadas CCFL do display. controlada pelo micro.

IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES NA PLACA PRINCIPAL


Na foto abaixo temos a placa principal de um monitor Samsung destacando suas principais peas:

Em primeiro lugar encontramos os dois maiores CIs SMD. O maior deles o scaler e o menor o micro. Inclusive este ltimo est perto do conector do teclado e tem o CI eeprom de 8 terminais ao lado. Prximo ao scaler temos o cristal de clock. De um lado do scaler temos o conector DB15 que leva os sinais ao monitor e do outro lado temos as sadas LVDS para o display LCD. Prximo do conector da fonte temos os CIs reguladores de tenso e os respectivos eletrolticos de filtro. Os reguladores fornecem +B de 3,3 e 2,5 V para alimentao do scaler, micro e display LCD. CI mosfet - um mosfet chaveador ou regulador montado dentro de um CI contendo vrios terminais de source e dreno e um terminal de gate para controle. Desta forma se consegue uma boa dissipao de calor num espao reduzido. Este tipo de componente comum nos monitores e televisores LCD.

IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES NA PLACA DA FONTE Fonte de alimentao - Transforma a tenso alternada da rede (110 ou 220 V) nas tenses contnuas necessrias ao funcionamento do monitor. Normalmente fornece um +B de 5 V para o display LCD e para a placa principal que depois sero reguladas em 3,3 e/ou 1,7 V para alimentar o scaler e o micro, e outro +B entre 12 e 19 V para alimentao da placa inverter. Abaixo temos a foto da placa da fonte de um monitor Samsung com seus principais componentes identificados:

Aps a entrada do cabo de fora temos uma bobina e alguns capacitores grandes. So os filtros de rede que deixam a tenso da rede entrar e no deixam a freqncia da fonte chaveada sair para no interferir em outros aparelhos. A seguir temos o fusvel, a ponte retificadora e o eletroltico de filtro principal. Aps este temos a fonte chaveada formada pelo CI oscilador e chaveador, o transformador chopper, diodos retificadores e os eletrolticos de filtro das linhas de +B que iro alimentar os circuitos do monitor.

IDENTIFICAO DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DA FONTE INVERTER Na foto abaixo vemos o circuito inverter de um monitor Samsung pela parte superior e inferior do circuito impresso:

Localizamos um transformador grande no meio da placa. Ele fornece a tenso alternada para alimentao das lmpadas do display. Podemos observar que o conector de ambas as lmpadas esto ligados no trafo citado. s vezes h dois trafos, sendo um para cada lmpada (no caso do display usar duas lmpadas). O primrio do trafo vai ligado em dois transistores (normalmente mosfets) que ligam e desligam o enrolamento na freqncia de 40 a 80 kHz. Assim o trafo transfere uma grande tenso alternada para o secundrio (que tem muito mais espiras que o primrio). Tal tenso vai acender a lmpada. Os mosfets so controlados por um CI oscilador. A alimentao do circuito inverter controlada pelo micro da placa principal, assim como a freqncia de oscilao para ajustar o brilho da lmpada. Tome o cuidado de no tocar nas soldas desta placa quando a mesma estiver energizada. O choque na alta tenso no fatal, mas di bastante.

TELAS LCD DO TIPO TFT USADAS EM MONITORES E TELEVISORES A tela LCD o equivalente ao tubo de imagem dos monitores tradicionais. Ela formada por vrias camadas e abaixo de todas temos o difusor de luz, sendo este uma placa branca de plstico que distribui a luz de duas ou mais lmpadas fluorescentes de catodo frio (CCFL) de maneira uniforme por trs da tela. Tambm dentro do mdulo do display LCD encontraremos os CIs drivers dos pixels que formaro as imagens em tal display. Na figura abaixo temos a foto de um display retirado de um monitor mostrando em detalhes os terminais de uma das lmpadas CCFL:

Importante: O display de LCD um mdulo s, portanto qualquer defeito que ele vier a apresentar, tais como manchas, pixel morto, vidro quebrado, CI ou lmpada queimada, ele deve ser trocado inteiro, assim como acontecia com os tubos dos monitores convencionais quando estes enfraqueciam, queimavam o filamento ou entravam em curto.

COMO O CRISTAL LQUIDO CONTROLA A LUZ


Cristal lquido - uma substncia com caractersticas entre a dos slidos e lquidos. No slidos as molculas so bem prximas e organizadas em estruturas. J nos lquidos as molculas so bem mais separadas e se movem em direes diferentes. No cristal lquido as molculas so organizadas em estruturas, mas no to prximas como nos slidos. Veja abaixo:

Quando um feixe de luz passa pelas molculas do cristal lquido, sua direo alterada. Ento basta colocar a placa de cristal lquido entre dois polarizadores, aplicar tenso entre eles e fazer a luz passar por um dos polarizadores, atravs do cristal lquido at chegar no outro polarizador.

Polarizador - Filtro de vidro formado por ranhuras que s deixa a luz passar numa direo. Os polarizadores so colocados nas extremidades do cristal lquido com as ranhuras a 90 um em relao ao outro. Entre eles vai uma fonte de tenso que pode ser ligada ou desligada. Veja a estrutura na figura abaixo:

Quando no h tenso aplicada entre os polarizadores, a iluminao atravessa o primeiro e as molculas do cristal lquido torcem a luz em 90 de modo que ela consegue atravessar o segundo e se torna visvel na frente do display. Assim o display fica claro. Quando h tenso aplicada entre os polarizadores, as molculas se orientam de outra forma de modo a no alterar o sentido da luz vinda do polarizador 1. Assim a luz no consegue sair pelo polarizador 2 e no pode ser vista na frente do display. Assim o display fica escuro. Controlando o nvel de tenso aplicada entre os polarizadores possvel variar o nvel de luz que atravessar o display.

A DIVISO DO DISPLAY LCD E OS TFTs Pixel - a menor parte que forma a imagem. Cada pixel formado por 3 subpixels, um vermelho (R), outro verde (G) e outro azul (B). A tela de LCD dividida em pixels e subpixels. Por exemplo: uma tela SVGA tem resoluo de 800 colunas x 600 linhas. Da ela formada por 480.000 pixels. Como cada pixel tem 3 cores, ento d um total de 1.440.000 divises nesta tela. J uma tela XVGA tem resoluo de 1024 x 768, possui 786.432 pixels e 2.359.296 divises. Quanto maior a resoluo da tela, mais divises ela deve ter. Cada diviso (subpixel) da tela controlada por um minsculo transistor mosfet montado num vidro localizado atrs do bloco de cristal lquido. Cada transistor deste chama-se TFT.

TFT - "Thin Film Transistor" - Ou transistor de filme fino um transistor montado num substrato de vidro. Conforme explicado, o monitor LCD possui milhes de transistores mosfets TFT num vidro localizado entre o polarizador 1 e o bloco de cristal lquido. Uma tela LCD de resoluo 800 x 600 possui 1.440.000 transistores destes montados no vidro. Cada transistor responsvel por fazer o seu subpixel deixar passar a luz (aceso) ou bloquear (apagado). Veja abaixo a estrutura bsica:

Cada transistor TFT acionado pela linha de gate e pela linha de source atravs de pulsos digitais de nvel "0" ou nvel "1". Quando o gate e o source recebem nvel 1 (tenso), o TFT conduz e deixa a luz passar pelo subpixel, este aparecendo verde, vermelho ou azul bem claro na frente da tela. Quando o gate ou o source recebem nvel 0 (sem tenso), o TFT no conduz e o subpixel fica apagado. Para cada imagem formada no painel LCD, cada TFT recebe oito bits "0" e "1" de cada vez. Se todos os bits forem 1, aquele subpixel apresenta brilho ao mximo. Se todos os bits forem 0 aquele subpixel fica apagado. Se alguns bits forem 0 e outros forem 1, o subpixel se acende e apaga oito vezes bem rpido de modo que o nosso olho enxergar um brilho mais fraco.

Como cada subpixel (cor) recebe 8 bits de cada vez, ele pode apresentar 256 nveis de brilho. Como cada pixel tem trs cores, multiplicando os 256 nveis de brilho para cada uma, resulta que este pixel pode reproduzir 256 (R) x 256 (G) x 256 (B) = 16.777.216 cores, ou seja, mais de 16 milhes de cores.
Os capacitores "storage" armazenam por alguns instantes a informao de brilho daquele subpixel. As telas LCD usando transistores TFT so chamadas de matriz ativa e proporcionam maior vivacidade imagem, sendo usadas por todos os monitores de computador e televisores LCD da atualidade.

CONTROLE DOS TRANSISTORES TFT DO DISPLAY LCD


A ligao entre o display LCD e a placa do monitor feita por um conector chamado LVDS (sinalizao diferencial de baixa tenso). Assim os dados digitais so aplicados ao display por linhas de 0 ou 1,2 V proporcionando maior velocidade de transferncia destes dados e sem rudos. Ao passarem pelo conector LVDS, os dados vo para um CI controlador do display e deste para vrios CIs LDI que fornecem os bits para acionamento dos transistores TFT. O CI controlador do display fica localizado numa placa ligada no substrato de vidro onde esto os TFTs. J os CIs LDI ficam entre a placa e o substrato de vidro. Porm estes componentes no so substitudos quando queimam. A soluo a troca do display inteiro. Veja na figura baixo a localizao dos CIs de acionamento dos transistores TFT do display:

Na placa do display tambm entra um +B de 3,3 ou 5 V para alimentar os CIs de ESTRUTURA DO DISPLAY LCD E DA ILUMINAO TRASEIRA ("BACKLIGHT") Conforme explicado, o display LCD um sanduche de placas e substratos de vidro, assim como a estrutura da iluminao traseira ("backlight"). Veja abaixo:

Tela LCD - formada pelos seguintes componentes:


Polarizadores - S deixam a luz passar numa direo; Placa TFT - Substrato de vidro onde esto os transistores mosfets que controlam o brilho individual para cada subpixel; Filtro de cor - Substrato de vidro que d as cores RGB aos subpixels controlados pelos mosfets; Cristal lquido - Modifica ou no a trajetria da luz que passa por ele dependendo da tenso aplicada entre os polarizadores pelos mosfets da placa TFT. Backlight - formada por: Lmpadas CCFL - Lmpadas fluorescentes de catodo frio usadas para iluminar o display. O monitor pode ter duas ou mais destas; Fonte inversora - Ou inverter fornece entre 300 e 1300 VAC para alimentar as lmpadas. Controlando a tenso para a lmpada, ajustamos o brilho do display; Guia de luz - Direciona a luz para o display LCD; Refletor - Refle a luz para o guia; Difusor - Espalha a luz uniformemente pela unidade de backlight; Prisma - Transfere a luz da unidade de backlight para o display LCD. Placa de circuito impresso do display LCD - Contm o CI controlador do display e os CIs LDI para fornecerem os bits de acionamento para os TFT. A tela LCD, a unidade de backlight e a placa de circuito impresso formam um conjunto s e como j explicado, se der defeito em qualquer parte, o conjunto todo deve ser trocado.

AS LMPADAS DE ILUMINAO DO DISPLAY LCD


Conforme explicado a iluminao feita com lmpadas fluorescentes de catodo frio (CCFL). Estas lmpadas tm um tubo de vidro contendo gases inertes dentro (neon, argnio e mercrio), dois terminais internos chamados catodos e uma camada de fsforo nas paredes internas do vidro. Aplicando uma alta tenso entre os catodos, o gs interno se ioniza e emite luz ultravioleta (UV). O UV excita o fsforo de dentro que produz ento luz visvel no tubo da lmpada. Para maior durabilidade da lmpada ela deve trabalhar com tenso alternada. Se for tenso contnua ela tambm acende, porm com o tempo os gases se acumulam nos cantos da lmpada, escurecendo-os e produzindo uma luz desigual nestas regies em relao ao restante. Veja o esquema destas lmpadas CCFL alimentadas com tenso alternada e contnua:

As lmpadas CCFL so alimentadas com tenso alternada de 300 a 1300 V. Tal tenso obtida por uma fonte inverter. Esta fonte formada por transformadores, transistores chaveadores e CI oscilador que trabalham em alta freqncia (entre 40 e 80 kHz). O inverter transforma ento uma tenso contnua baixa entre 12 e 19 V numa alta tenso alternada para acender as lmpadas. A fonte inverter bem fcil de se encontrar no monitor. Basta seguir os cabos das lmpadas (dois cabos para cada). A placa onde eles esto encaixados a fonte inverter. Veja abaixo a localizao da fonte inverter de um monitor LCD:

Na fonte inverter entra tambm um sinal de controle vindo da placa do monitor para controlar a tenso fornecida para as lmpadas e desta forma ajustar o brilho da tela. Tambm entra um sinal de controle para desligar a lmpada em caso de alguma falha no sistema como por exemplo a queima de uma das lmpadas do display.

PRINCIPAIS DEFEITOS NO MONITOR LCD


DEFEITOS NO DISPLAY LCD Normalmente so falhas que exigem a troca completa do display. So causadas por: algum ou alguns transistores TFT queimados, lmpada ou CI queimado na placa do display ou ainda quebra do vidro ou manchas no display. Veja na figura abaixo alguns defeitos relacionados com o display:

DEFEITOS EM OUTRAS ETAPAS DO MONITOR


Na figura abaixo temos alguns sintomas de defeitos em monitores LCD. Basta clicar na figura e ir para a pgina com o roteiro correspondente:

EXEMPLO DA TROCA DE CI NUM MONITOR LCD


Abaixo temos o exemplo de um defeito bastante comum num dos monitores Samsung das linhas 510N, 540N, 710N e 740N. Aparece apenas um quadradinho que fica passando pela tela indicando falta de sinal no cabo (mesmo este ligado no computador) ou erro de resoluo. Esta falha ocorre devido a um erro ocorrido no programa interno do CI micro. Neste caso a soluo a troca do referido CI e como SMD tomamos alguns cuidados neste procedimento.

TROCA DO CI SMD
Necessitaremos dos seguintes materiais: - Ferro de solda 30 ou 40 W, ponta fina e bem limpa; - Solda comum de boa qualidade tipo "Best" ou "Cobix" - Solda de baixa fuso; - Fluxo de solda (breu + lcool isoproplico); - Pedao de fio malha ou na falta deste um cabinho decapado; - lcool isoproplico para a limpeza da placa; - Escova de dentes; - Pedao de pano de algodo (tipo malha de camiseta velha). 1 - Adquira um novo CI com exatamente o mesmo cdigo daquele a ser trocado, especialmente no caso dos micros. Peas para monitores LCD podem ser obtidas em lojas especializadas em monitores como por exemplo www.federalcomp.com.br. 2 - Espalhe a solda de baixa fuso por todos os pinos do CI que vai ser trocado. Tome cuidado de no exagerar na quantidade. A seguir usando a ponta do ferro de solda aquea a solda por igual em todos os pinos do CI. Usando uma pequena chave de fenda como alavanca levante o CI da placa para que ele caia na bancada. A seguir retire as sobras da solda da placa com a ponta do ferro. Nas trilhas da placa onde estava soldado o CI a limpeza pode ser feita com o fio malha: Passe fluxo de solda na ponta da malha, encoste-a nas trilhas. Encoste a ponta do ferro na malha e o calor desta atrair os restos de solda que estavam nas trilhas. A seguir limpe o resto da placa com uma escova de dentes, lcool isoproplico e o pano de camiseta. Veja abaixo o CI j retirado da placa:

3 - Posicione corretamente o novo CI sobre as trilhas da placa e aplique solda comum nos pinos extremos do CI, no se preocupe com os pinos que ficarem em curto. A finalidade desta operao fixar o CI na placa. 4 - Aplique um pouco de fluxo de solda num dos lados do CI. Faa uma grande pelota de solda nos pinos da ponta neste lado onde foi aplicado o fluxo. Levante a placa e deslize a ponta do ferro de solda puxando a solda para baixo. A solda descer , soldar os pinos nas trilhas e devido ao fluxo no ficar entre dois pinos. Se acontecer de ficar dois ou mais pinos grudados podemos desgrud-los usando o fio malha embebido no fluxo, encostando-o nos pinos grudados, aquecendo e assim ele atrai a solda desfazendo os curtos. Veja na figura abaixo o CI novo j na placa e o monitor voltando a funcionar corretamente:

OBSERVAO FINAL
O CI micro do monitor LCD tambm costuma ser chamado de micom ou MCU e em alguns monitores mais modernos fica junto com o scaler num nico chip. Abaixo temos o exemplo de um chip de 100 terminais usado pelos modernos monitores LCD da LG e que tem o scaler e o micro juntos.

You might also like