You are on page 1of 5

O IMOBILISMO POLTICO DO PS GUERRA A 1974

1. Quando em 1945, a maior parte dos pases europeus festejou o triunfo da democracia sobre o nazifascismo, parecia que estavam reunidas as condies polticas para, tambm em Portugal, Salazar enveredar pela democratizao do pas. O regozijo popular pela vitria das democracias na guerra tambm se estendeu ao nosso pas.

No imediato ps-guerra, demonstrando preocupao em renovar a imagem do regime, Salazar encenou uma viragem poltica, aparentando uma maior abertura, e foi neste contexto que, entre outras, tomou as seguintes medidas liberalizantes: Concedeu amnistia parcial a alguns presos polticos; Supresso do regime excecional sobre a segurana do Estado e abrandamento temporrio da censura e da represso; Reorganizao da policia poltica, que de PVDE passou a chamar-se PIDE (de Polcia da Vigilncia para Policia Internacional de Defesa do Estado); Antecipou a reviso constitucional (aumento do n de deputados) Nova lei eleitoral que introduz o sistema de eleio dos deputados por crculos distritais (incluindo um para cada colnia), em vez de um crculo nacional nico; Dissolveu a Assembleia Nacional e convocou eleies legislativas antecipadas que anunciou to livres como as da livre Inglaterra Permisso da constituio legal de movimentos oposicionistas, ou seja, anunciou que a oposio poderia concorrer e fazer a sua campanha com total liberdade.

2. Todavia, a liberalizao poltica no passou de uma fachada, ou seja, a nova poltica e a atuao do Governo no evidenciaram as alteraes. Manuteno do regime e das suas estruturas repressivas aps 1945: a) Aparente democratizao do regime, continuando a no existir nem liberdade, nem democracia. As novas eleies em nada divergiram das eleies realizadas anteriormente: no foi dado tempo para os partidos da oposio organizarem as listas de candidatura; continuava a no serem dadas aos partidos candidatos condies para que pudessem desenvolver livremente a sua interveno poltica junto dos eleitores; os cadernos eleitorais, onde apenas constava uma minoria de recenseados, no eram atualizados, de modo que pessoas h muito falecidas continuavam a votar; as campanhas eleitorais eram feitas sempre sob apertada vigilncia da policia poltica; os resultados eram sistematicamente manipulados.

Nesta conjuntura, para no contriburem para a legitimao daquilo que era considerado uma farsa, as organizaes oposicionistas acabavam por desistir boca das urnas, no se apresentando ao sufrgio.

O anncio do carcter democrtico das eleies era apenas para dar cumprimento letra da Constituio e para iludir a opinio pblica internacional.

b) Manuteno da policia poltica, da censura e de outras prticas repressivas. Manuteno da perseguio poltica, no obstante o seu carcter atenuado nos perodos eleitorais, registando-se, aps os atos eleitorais, uma vaga de julgamentos por motivos polticos. Na realidade, a abertura poltica anunciada por Salazar contribuiu para que os opositores ao regime passassem a ser mais conhecidos, intensificando-se as perseguies, a as prises e os despedimentos dos empregos pblicos ou, em alternativa, o exlio. c) A feio autoritria e conservadora do regime dava claros sinais de se perpetuar, evidenciando o imobilismo poltico de Salazar, que contava com apoios internacionais Aceitao do regime pelo mundo ocidental, como parceiro na luta contra o comunismo no contexto da Guerra Fria Portugal como membro fundador da NATO /OTAN em 1949, e, como membro da ONU, em 1955.

3. OPOSIO AO ESTADO NOVO 1945 O incio da oposio democrtica Em 1945, os portugueses foram convidados a apresentar listas de candidatura s eleies legislativas (para eleger os deputados da Assembleia Nacional). A oposio democrtica (conjunto dos opositores ao regime no segundo ps guerra) concentrou-se em torno do MUD (Movimento da Unidade Democrtica), criado no mesmo ano. Denncia, pelo MUD, da falta de condies justas e iguais para todas as candidaturas; no foram asseguradas condies que permitissem a realizao de eleies isentas o que fez o MUD desistir de ir s urnas em 1945; Tratou-se de uma manobra repressiva por parte do regime; a apreenso das listas pela PIDE permitiu perseguir a oposio democrtica.

1949 Momento de grande contestao ao regime

Em 1949, aquando das eleies presenciais, a oposio democrtica apoiou, pela primeira vez, um candidato - Norton de Matos, que concorria contra o candidato do regime, scar Carmona. Norton Matos era um destacado militar, combatente na I G. M. que, pelo seu prestgio poltico e integridade cvica, reuniu as diversas tendncias oposicionistas.

Esta candidatura da oposio suscitou um grande entusiasmo na opinio pblica e uma grande mobilizao popular.

Novamente, perante a intensificao da represso e a perspetiva de fraude eleitoral , Norton de Matos (que exigia, nomeadamente, a abolio da poltica politica, da abolio da Colnia Penal de Cabo Verde, da censura, do corporativismo e do regime de partido nico) desistiu do processo eleitoral.

O sobressalto poltico de 1958 Contradio entre a mudana que estava a ocorrer na sociedade e o imobilismo do Estado Novo.

1958 foi o ano de novas eleies para a Presidncia da Repblica . Superadas algumas dificuldades originadas nos desentendimentos entre uma tendncia comunista, que ganhava grande fora, e uma tendncia moderada, a oposio encontrou no general Humberto Delgado um homem determinado a afrontar o candidato da Unio Nacional, Amrico Toms. Afirmando publicamente e sem rodeios a sua inteno de demitir Salazar, caso fosse eleito,(clebre frase Obviamente demito-o) e assumindo o ttulo de general sem medo, congregou sua volta um movimento popular de apoio to amplo e fervoroso que fez tremer o regime pela primeira vez, de forma convincente. Defendeu a liberdade e a democracia.

Apesar de reconhecer que se preparava mais uma burla eleitoral e apesar da forte represso policial, Humberto Delgado levou a sua candidatura at s urnas, apelando, de forma entusistica, a todos os eleitores que comparecessem e que desmascarassem com o seu voto os traidores e os cobardes, aqueles que cometem ilegalidades constitucionais, os inimigos do povo e dos princpios cristos.

O resultado deu mais uma vitria esmagadora do candidato do regime (75% dos votos), mas, desta vez, a credibilidade do Governo ficou indelevelmente abalada. A oposio denunciou a burla eleitoral e considerou que o general Humberto Delgado foi o verdadeiro vencedor da eleies;

Salazar teve conscincia de que outro terramoto poltico podia acontecer e que comeava a ser difcil para o regime continuar a enganar a opinio pblica e subtrair-se s presses da comunidade internacional. Por isso, introduziu mais uma alterao Constituio de 1933 (reviso constitucional de 1959), segundo a qual era anulada a eleio por sufrgio direto do Presidente da Repblica, que passava a ser eleito por um colgio eleitoral restrito . Mais uma vez, Salazar recorria ao subterfgio das leis para recusar a inevitabilidade da mudana.

A necessidade de divulgar internacionalmente a natureza antidemocrtica do regime levou a oposio a intensificar a sua ao de contestao , recorrendo a atos de maior impacto, pela relevncia das personagens intervenientes e pela espetacularidade das aes. neste quadro que se inserem, entre outras ocorrncias: A carta do bispo do Porto, D. Antnio Ferreira Gomes, em que, no exerccio do magistrio episcopal e em defesa da doutrina social da Igreja, teve a coragem de tecer, com toda a frontalidade, crticas contundentes relativas situao poltica - social e religiosa do pas. A consequncia foi o seu exlio at junho de 1969; O exlio e o assassinato de Humberto Delgado. Tendo-se mantido cabea da oposio ao regime, o general sem medo acabou destitudo das suas funes militares e retirou -se para o Brasil. Em 1963, fixa-se na Arglia, onde passa a dirigir a Frente Patritica de Libertao Nacional. A sua ao era de tal modo lesiva da imagem internacional do regime que, em fevereiro de 1965, Salazar determinou a sua eliminao fsica. Em consequncia de uma trama da PIDE, Humberto Delgado atrado a Badajoz, onde assassinado; O assalto ao Santa Maria. Em janeiro de 1961, em pleno mar das Carabas, o navio portugus Santa Maria assaltado e ocupado pelo comandante Henrique Galvo, como forma de protesto contra a falta de liberdade cvica e poltica em Portugal. Apesar de o Governo A radicalizao das oposies portugus tentar rotular o ato de pirataria organizada, ele foi entendido nas instncias internacionais como um espetacular ato de protesto legtimo. Consumados os objetivos, o comando assaltante entregou-se armada americana que conduziu os rebeldes ao exlio no Brasil; este desvio mostrou ao mundo a impopularidade do regime e a existncia de uma oposio; O desvio de um avio da TAP. Ainda em 1961, um grupo de oposicionistas liderado por Palma Incio toma de assalto um avio da TAP e inunda Lisboa de propaganda antifascista. Os caas da Fora Area no o conseguiram intercalar antes de aterrar em Casablanca em busca de exlio, para desespero do regime; O assalto dependncia do Banco de Portugal, na Figueira da Foz, levado a cabo pelo mesmo Palma Incio, em maio de 1967, j frente de um grupo de ao armada LUAR Liga de Unidade e Ao Revolucionria, com o objetivo de angariar fundos para posteriores aes de revolta. Esta foi uma das operaes que mais feriram o orgulho de Salazar, no apenas pela operao em si, mas porque todos os pedidos de extradio solicitados pelas autoridades portuguesas s suas congneres estrangeiras foram recusados, uma vez que os respetivos orgos judiciais compreenderam que se tratara de uma operao de carcter poltico. Se ao seguinte de Palma Incio, que consistia em tomar a cidade da Covilh, fracassou e o levou priso, no faltariam outras aes violentas constitudas por assaltos a quartis militares, atentados bombistas, aes de sabotagem, enfim, uma dinmica oposicionista que fazia tremer permanentemente o regime e prenunciava o seu fim.

You might also like